Temas Para Monografia De Arte

Sarah Lawrence College - tão bom dia para todos antes de tudo eu gostaria de também agradecer a Columbia Universidade ver ser casado Reynaldo nos convidando para estar aqui é realmente um prazer em particular este painel onde compartilharemos com você o que tem sido feito no Brasil e talvez principalmente importante qual é a intenção daqui para frente para realmente fazer acontecer o plano que temos aqui juntos Eu sou Paulo Fernandez eu sou um veterano parceiro com McKinsey eu entrei originalmente na Europa, mas eu moro em Brasil nos últimos 12 12 anos como eu sou um parceiro muito sênior eu trabalho através setores da indústria bancária muito Telecom e eu tech e como eu vim para isso houve esta chamada pública pelo NDS sobre como fazer uma IOT abrangente projeto para o Brasil e então eu vi o ambição não só em termos de ponte a lacuna de produtividade no Brasil, mas também em outros aspectos muito importantes como o desenvolvimento de talentos ou ajudando com muito de problemas de população como o crime em nossas cidades ou o padme é que nós tem no Brasil ou engarrafamento assim que este não era apenas sobre economia era sobre uma melhoria fundamental do condições de vida no Brasil, então fomos para isso houve uma competição contra 27 consórcio nos reunimos eu acredito que um ótimo 129 cptv Ronaldo Lemos e Pinero Nair para III e eu acho que isso foi um programa fantástico por isso estamos muito felizes vamos nos concentrar agora em discutir Brasil vou convidar colegas jus segundo tecido é com um pouco de alergia, mas vou apresentá-lo ele tem esteve lá no ministério da ciência tecnologia e inovação digital para muitos anos e neste particular programa ele tem estado na liderança de o início ele tem desempenhado um papel de liderança não apenas em IOT, mas também em outros Frentes de ponta como 5g microeletrônica impulsionando as leis como a lei das TIC estão avançando e investimento por isso é alguém que tem dedicado últimos 16 anos de sua vida para tente usar tecnologia e digital em em nome da população brasileira quer continue por favor junte-se a mim então Ricardo Rivera Ricardo Rivera é um oficial FBI NDS o Banco Nacional de Desenvolvimento I diria que mencionamos que Ronald é o Guru e eu digo que ele tem sido o pai, então eles me perguntaram era a mãe mas tem sido o pai talvez Patricia não, mas ele tem sido o pai deste programa ele esteve lá desde o início levando-o era muito complicado no começo isso foi promovido pelo National Development Banco mas depois ele foi capaz de articular com o governo para que o governo acabou se tornando o cliente e isso é muito complexo para alcançar no Brasil eu tenho vimos outros programas no Brasil, onde também com alcance e ambição muito profundos, mas por causa da política isso nada mover e iria para uma gaveta não foi o caso desta vez, então eu acho Rivera nós temos que te elogiar por um parede que você tem, então, quem sabe o cordeiro foi apresentado por favor junte-se nós, então eu estamos apenas felizes em tê-lo você conhece ele professor Ian na Colômbia mas na McKinsey não somos especialistas em legal eu diria que precisamos de advogados e Ronaldo como o antigo desenvolvimento de Marcos Aviles Internet no Brasil nós convidou Panero Neto ronaldo todo o gabinete fantástico de advogados para pensar sobre essas implicações regulatórias e finalmente Patricia mas este ano, então ela é a estrela nós nós perdeu ela ela é um ex-parceiro já Mackenzie que acabamos de perder há três meses ela não é o CEO da Optus UnitedHealthcare no Brasil, mas ela tem foi conluio comigo este projeto até o final do ano, então ela começou daquele lado da mesa agora ela está o lado privado da mesa, então eu acredito que ela também pode nos trazer um monte de perspectivas ela está junto com o co-fundador da Renaldo Eu tenho um movimento político no Brasil é movimento irrelevante porque eles tentou romper com a escola de estatutos de problemas que sabemos existir no Brasil e em toda a América Latina, então isso é o painel, mas antes de começar com o perguntas que eu gostaria apenas de descrever muito brevemente os destaques desta projeto acreditamos que é um bastante singular projeto sabemos que a China é muito avançado na verdade eu estou vindo de Xangai esta semana onde estive discutindo com eles Santa llevaba muitos empresas líderes e entender isso com a exceção da China não há muitos países do mundo que têm assim programa IOT abrangente como este que estamos mencionando é um programa realmente com profunda ambição e então eu acho é a definição abrangente temos que reconhecer que eu acho que muitos outros países deveriam fazê-lo porque IOT é uma enorme perturbação isso vai mudar completamente a maneira como nós trabalho e com as implicações profundas não apenas econômico ou técnico como você pode ver mas humano e é verdade que isso pode contribuir para mais assimetria em termos de poder e a influência em sociedade e até mesmo desemprego assim por diante e assim por diante, então é realmente complexo problema e este projeto não respondeu todas estas questões, mas estabeleceu um plano e um cronograma para discutir e resolver essas questões em Brasil isso tem acabado perto do elemento e acho que quando poderíamos ter colocar o talento superior em torno dele a partir do ministério da equipe técnica do banco e os consórcios eu diria McKinsey Ronaldo e sua equipe de advogados e também viver CPD estão no instituição no Brasil outro aspecto de este projeto que foi realmente distinto foi a governança nós estabelecemos um muito governança robusta dentro do governo este foi o governo que permitiu o assim nós nós estávamos relatando de fato para o Câmara nacional de IOT que relatou o Ministro da Tecnologia e da Ciência mas quase todos os ministérios do Brasil estava lá o Senado nós temos a sua Representantes do Senado eles colocam nossa deputados representantes comerciais Associação representada por isso foi realmente amplo alcance e nos permitiu não só desenvolver um produto muito bom, mas também para sindicar o que estava acontecendo, tem ampla participação nacional por isso não foi apenas sobre o trabalho técnico que fizemos um enorme esforço havia um público consulta, em seguida, no Brasil, onde nós tem mais de 2.200 contribuições e alguns deles eram muito substanciais nós tinha mais de 400 especialistas de Brasil e do exterior participando de este trabalho e através de um portal que nós criado que nós nomeados como i / o dispositivo nós tem mais de 5.000 contribuições também e no final que estavam lá existem 30 relatórios publicados são incrivelmente fundo eles estão no site do VA e ESO toda esta informação pode ser consultado isso foi criado com um negrito aspiração de realmente promover o desenvolvimento sentido amplo estava no Brasil, claro desenvolvimento econômico porque no Brasil temos um enorme hiato de produtividade também déficit de inovação de modo a sua produtividade e inovação mas também é muito sobre melhor qualidade da vida nas cidades e eliminar o desperdício para não falar também tentar reforçar o cadeias econômicas no Brasil o IOT indústria nas áreas que eram classificada como prioridade no final nós elegeu quatro verticais como prioridade Jick prioridades para o Brasil que é onde o governo e nós NDS estão desafiando nossa canalização enormes fãs agora e todos que apoiam aqueles que são cuidados de saúde rurais cidades inteligentes do ambiente e da indústria tão estes são e então nós investigamos muito profundamente neste neste outono e para obter lá também estudamos muitos vizinhos e muitos níveis que abordamos nosso talento como você como já começamos a discussão conectividade e interoperabilidade como facilitadores da regulação da tecnologia IOT sobre privacidade cyber cyber segurança, mas também regulamentação industrial específica os ambientes isso não é apenas sobre telecom isto é, por exemplo, em carros ligados ao regulamento para ter o carros sendo conduzidos na estrada de modo que é também específico por regulação vertical e criação de inovação em ecossistemas ecossistemas para estes há o que é o que são esses ecossistemas é poder para conectar e direcionar os esforços do universidade para a prioridade do país ou prioridades da chave empresas havia as cidades e assim a ideia de juntar esses setores juntos de modo que eles falam eles trazem o governo os reguladores para realmente canalizar toda a energia positiva e recursos para os problemas que são mais útil por isso também foi uma prioridade que nós estamos levando adiante no final plano resultará em uma lei nacional é agora no gabinete do Presidente da Brasil espero que seja assinado o ato com muito um frasco, então esperamos que você será capaz de realmente criar a lei e por isso já está em implementação nós estão começando e desafio no final é não ficar só com um belo plano plano exaustivo, mas fazendo as coisas acontecerem um pouco como na China, onde vemos tremenda as coisas de energia acontecendo então esta é a uma introdução é que eu acho que foi um esforço muito sério muito entidades investindo e agora estamos no momento crítico para que isso aconteça e assim Agora vou começar com uma rodada de perguntas vou começar com problema gonti o governo participou neste estudo McKinsey não faz política pública mas junto com o consórcio promove e fornece muitos fatos e dados que permitem que a governança tome decisões então minha pergunta para você é o que é o importância que você vê em um estudo como este em termos de desenvolvimento específico regulação digital para o Brasil, mas talvez mais ampla política em relação o desenvolvimento econômico do país e então a questão crítica é a nossa será a implementação do apoio do governo esse é um plano 2018 2020 - o que você vai estar fazendo para ajudar a materializar estes esses objetivos ambiciosos sim bem bom manhã todo mundo é um prazer Obrigado Você Ted quando começamos nosso projeto foi em 2013, nós colocamos em vigor uma lei para reduzir as telecomunicações nacionais regulador para o lado máquina-a-máquina comunicação naquele momento com oa lei abriu a possibilidade de ser criar uma câmara para lidar com IOT e, em seguida, foi o 14 estabeleceu o H outro como nação spall era hoje temos mais de 77 representantes zero que apresenta mais de dois mil e cinco centenas de empresas têm também ironias para institutos e mais de dez ministérios por isso é muito complexo arranjo e como educar o governo como eu mencionei antes de tudo humildade nós, como coordenador, temos para manter o espaço de cada ministério que você tem que manter o desejo de aparecer que isto é a verdade de cada um deles interveniente e então nós naquele momento nós colocamos todos juntos fazemos nós subdividir a câmara em subgrupos para trabalhando nós discutimos muito fez o pequenas consoantes públicas e, em seguida, quando nós estavam se preparando para estabelecer algo nós conversamos com o que tem havido des tinha o orçamento para contratar um estudo e então unimos forças e trabalhamos juntos nos projetos orangy de telecomunicações no passado e, em seguida, quando isso acontece nós recebemos nós nós assim o chamamos de um exército Veterinários da McKinsey implicados nos ajudar a construir o em um maneira profissional de construir a política geralmente não no Brasil quando alguns cara política quer construir alguns alguns alguns ação que ele gosta que eu acho que isso é direção e eles vão nós naquele momento vamos nós um passo atrás trabalhou muito duro juntos foi muito muito intensivo ano e agora nós temos um estudo muito robusto que está nos fornecendo todos esses subsídios para colocar em vigor o National IOT planejar isso é muito objetivo ninguém pode dizer que o governo não conversar com alguma parte interessada falamos todos todos milhares de pessoas e estamos prontos para lançá-lo é claro que esta é a LA o lançamento é apenas o primeiro começo porque há muitas ações muitas iniciativas que continuamos trabalhando por muitos anos sim agora a partir de agora é o momento em que o governo tem que colocar seu dedo do pé martelo na mesa e conversar com o parte interessada eles gostam de vamos fazer isso juntos isso é o que você está fazendo e importância desses estudos quando alguém tentou questionar ou enquanto você está fazendo isso isso não é o caminho certo não, eu tenho esse corpo quando impresso algo como isso suspira é por isso que estamos fazendo isso isso é importante para nós obrigado Rivera eu acho que não poderia preço mais o papel das DMOs no desenvolvimento desta você esteve lá desde o primeiro momento conceber o projeto e, em seguida, na sua elaboração e subseqüentemente mesmo tentando fazer realidade com Pilatos assim por diante e assim por diante, então minha primeira pergunta para você é o que poderia estar em sua visão papel como o V NDS Oh o que você pensa é a verdadeira vocação do NDS para promover projetos dessa natureza ok então essa é a minha primeira pergunta e agora você vê o papel em constante evolução de você tornando isso uma realidade muito obrigado Paul Thank You Dean e Renata por bem por me convidar para compartilhar um pouco da perspectiva de o banco em patrocinar este estudo bom manhã todo mundo é um prazer estar aqui representando o brasileiro Banco de Desenvolvimento primeiro deixe-me apenas introduzir um pouco do banco o que é o banco, na verdade, o banco foi encontrado durante a luta dos anos 50 e nós são cem por cento do banco estatal agora no ano passado se dispersaram em torno de 25 bilhões de dólares para o setor privado principalmente e também para o governo como bem, mas a maioria dos nossos desembolsos para o setor parvis assim a história da sendo o S é um pouco misturar com a história do desenvolvimento do Brasil por isso, durante os anos 50, fomos responsáveis para o desenvolvimento da indústria de insumos básicos durante os anos sessenta o automotivo indústria durante o dia 17 a energia crise e o biocombustível no Brasil temos isso mais do que apenas fornecer equidade ver e que para empresas em desenvolvimento o setor privado no Brasil também somos chamado pelo governo para ajudar concepção e implementação de políticas nesses tempos assim durante o Anos 90 eu posso lembrar da indústria de telecomunicações privatização que a McKinsey sempre nos ajuda também nos ajudou e muito mais Recentemente, a privatização abortar e sistema e o outro e gás quadro regulamentar de exploração quadro também foi um estudo para responder por o Binet Vindhyas como fazemos isso que nós economizou parte de nossos lucros para patrocinar esses estudos e nós fazemos isso sempre de mãos dadas com o governo então sim isso é muito bonito como nós trabalhamos oh e e nós nascemos em um muito em isso dependem de indústria e infraestrutura perspectiva nosso DNA está muito ligado a a indústria e uma infra-estrutura como 15 a 20 anos atrás, entendemos que inovação foi a chave fundamental para o país para nós remixemos unimos forças com evidência de aleta, Roderick estava trabalhando para a rede a agência de inovação em a fim de promover a inovação no Brasil e como quatro - quatro - cinco anos atrás entendido que a revolução digital foi chegando e muito em um caminho muito forte e nós, como nós financiamos o todo ecossistema no Brasil toda a indústria Brasil vimos que as empresas eram não está bem preparado ou não foi nem discutido em matéria de questões de revolução por isso somos entendidos que temos fazer alguma coisa, mas não sabíamos o que exatamente neste momento nos encontramos com o Ministério e eles estavam construindo o câmara de IOT e entendemos que IOT poderia ser uma boa missão para nós - fazer o país se mover de modo que o movimento assim, mas mas desde o começo quando estudiantil não era sobre o Rio o o pacote de Tecnologia nós entendido que a tecnologia evoluiria estamos no topo do pico hype ciclo um muito e eu acredito que ainda é há nós não sabemos para onde vai ser, mas nós entendemos que IOT como um conceito como mr. Benkard disse em em o na apresentação anterior como um conceito de obter valor a partir dos dados do mundo real do analógico Dan mundo o que podemos fazer para reunir informação transmitida gerar valor e depois voltar para a decisão fazendo ou ou ação real agir assim que este foi o básico e e no conceito que tivemos junto com o Ministério foi nós, na verdade, é, obviamente, queremos resolver o problema horizontal horizontalmente emitir a privacidade do interoperabilidade a segurança todos humanos ecossistema de inovação de recursos que queremos para fazer isso, mas nós entendemos que o em o governo precisamos de sua articulação entre as agências no governador não é tão fácil no Brasil, então nós precisa ter mais uma missão orientada abordagem, a fim de juntar esforços sem combinar a burocracia entre as agências assim e para fazer isso nós entendemos que precisamos ter um escolha consciente não poderia ser a escolha da B & S não pode ser a escolha do ministério não pode ser o McKinsey escolha ou escolha de Renaldo de quais áreas devemos nos beneficiar mais do IOT que áreas poderíamos promover o econômico o social o ambiental desenvolvimento no Brasil, mas também trazer o o ecossistema de inovação no Brasil que são as áreas que poderíamos fazer isso em um neste sentido, então precisamos ter escolha deste país é por isso que nós o Metodologia falou nós alcançamos mais de 2000 pessoas neste processo e é por isso que criamos isso governança entre muitos agentes diferentes para que eles possam sentir que estavam construindo juntos este plano com a gente, então isso eu pense é o que o principal o principal papel fundamental de ser das e com o ministério e apenas um muito importante personagem é Sabine TS somos nossos capital humano capital é estável assim nós ficar lá por um longo período, especializada em setores para os países o governo reconhece que em nós e podemos conseguir acumular conhecimento sobre um setor e também articular diferentes agências no governo é por isso que somos nós temos envolvido neste plano de sociedade e, em seguida, Eu vou falar mais tarde sobre o que podemos fazer como um implementador do público sim seguir em cima dessa pergunta Reynaldo eu acho que é uma vontade disponível tocar na privacidade da cibersegurança dos dados como já foi pedido, deixe-me apenas compartilhar com vocês eu estive em Xangai na semana passada uma das empresas Eu visitei tenho estado com o CFO de luvox é um FinTech eu acho que é o maior FinTech na China e eu estava no centro de controle um dos parâmetros que eles estavam medindo eram cyber ataques no dia a partir da meia-noite e eu estava lá por volta do meio dia o número de lado de ensaios de ataque cibernético até meio-dia foi de cerca de mil foi impressionante e eles vieram de todo o mundo incluindo o Brasil eles eram lidar com isso, mas é incrível nós nunca sabemos que é um problema enorme porque alguns deles sabem agora eu gostaria que você elaborasse sobre isso em particular no Brasil no contexto de este programa e do governo ou quais são as lacunas que temos e o que Eu também gostaria de algumas coisas boas que já foi feito tudo bem eu tenho um apresentação de cinco minutos perfeita fazê-lo Não mais bem sendo um advogado eu tenho medo que eu tem que falar sobre lei e regulação de um pouco, só para dar um sentido de como organizamos o capítulo sobre regulação neste estudo eu acho que o contexto geral do estudo já foi fornecido, mas eu gostaria para enfatizar as quatro áreas que são prioridades para este estudo, então não podemos promover tudo, mas podemos certamente providenciar a implementação na setor é como campo em que o Brasil é já competitivo, então acho que podemos realmente se tornar ainda mais competitivo por adicionando uma camada de tecnologia de fabricação cuidados de saúde em cidades inteligentes para que estes sejam as eleições que foram feitas neste plano particular que Paulo mencionou já sobre o presente multi-stakeholder abordagem eu sou um grande fã de processos multi-stakeholder que é o que nós fizemos quando eu estava envolvido na construção Lei de direitos de internet do Brasil que foi passou em 2014, por vezes, leva um longo tempo demorou nesse caso sete anos para ser articulado como uma lei, mas a recompensa é realmente muito alto porque você tem um lei sofisticada e a lei brasileira protege a neutralidade da rede e portos seguros para conteúdo online e muito mais e até agora como depois de quatro anos que é muito tempo a lei brasileira é praticamente de ponta por causa do esforço que foi construído em que a partir do perspectiva multi-stakeholder o outro importante mencionar é que o estudo vai ser publicado em termos de leis e regulamentos a expectativa é que isso vai acontecer até o final deste mês para este estudo em si foi um ano e meio de trabalho e cúpulas na publicação de normas por a presidência e acredito como qualquer tempo a partir de agora até o final do mês podemos ter essas normas implementadas e, claro, então há o desafio da implementação e da financiamento, mas eu vou deixar você ir falar sobre isso em suas observações finais assim para a perspectiva jurídica que é o desafio deste estudo é na verdade nós tomou um muito simples e direto abordagem que foi identificar regulação que foi realmente ruim para o desenvolvimento de IOT eles visam identificar regulamento que poderia ser alterado para basicamente promover IOT melhor e identificar em um esforço de minoria que devem ser os novos espaços regulatórios que deve ser implementado no Brasil assim basicamente, nossa abordagem foi a primeira e principalmente vamos nos livrar do que é basicamente prejudicando o desenvolvimento de IOT e se formos necessariamente o que são os novos espaços de regulação, por isso é mais do que isso, mas aproximadamente nós basicamente focado em três áreas principais telecomunicações a questão dos dados que estamos falando aqui até agora e Também segurança cibernética assim não vai entrar em todos os detalhes aqui, mas uma das coisas importantes foi basicamente para construir um quadro para comunicações máquina-a-máquina é algo novo para o Brasil porque basicamente nos aproximamos comunicações como pessoa a pessoa pergunta então um dos desafios para exemplo foi rever a ideia de Kos ou qualidade de serviço é muito requisitos diferentes, se você tem um Regra de qualidade de serviço para um telefonema em que você não pode ter latência ou qualquer coisa assim, mas se for dois máquinas que comunicam esse quadro pode realmente ser muito diferente, então um a máquina pode precisar enviar apenas dados uma vez por dia e isso é muito diferente serviço do que o seu streaming de vídeo ou fornecendo um telefonema assim que nós olhamos para que, claro, existem problemas de tributação bem assim nós tivemos que olhar para exemplo, o imposto fishtail e como eles aplicar a máquina para máquina esta é importante para ser renovado também e nós tem uma proposição para isso e outra grande elemento é a certificação de equipamento que fica no Brasil assim às vezes esse processo de certificação é longo e pode ser muito brutal kradic O Brasil às vezes pode ser muito bom burocracia e por isso tivemos que olhar para isso e ver como podemos agilizar este processo particular assim em termos de privacidade e, claro, dados como você sabe O Brasil está discutindo agora o aprovação de uma nova lei de proteção de dados nós não tem um por isso temos o brasileiro Declaração de Direitos que mencionei deu alguns passos nessa direção, mas é certamente incompleto e o Brasil tem agora a ambição de fazer parte do TOC e um dos requisitos para um CD é basicamente ter um dado lei de proteção e é isso que está em as obras agora há um debate no Congresso acontecendo no ano passado eles realizaram um audiência pública e nosso estudo tem sido mencionado um par de vezes porque nós basicamente tem uma proposta sobre como isso deve ser tratado no sentido de como os dados devem ser governados a partir do IOT perspectiva que é muito alinhada o que Iago, que acabou de descrever em sua apresentação, então eu não vou conseguir em realmente os detalhes aqui, mas um questão que eu acho que é importante mencionar é a questão da segurança cibernética e que também inclui em nossa opinião neste estudar uma abordagem multi-stakeholder em nossa visão seria realmente não ideal para o Brasil ter problemas de segurança cibernética tratado apenas pelo próprio governo ou pior ainda um ramo específico do governo seja a proteção do consumidor no Ministério da Justiça seja o gabinete militar ligado ao presidência por isso não pensamos que há deve ser uma predominância de qualquer um destes instituições, mas sim devemos construir um quadro multistakeholder também para segurança cibernética e a razão para isso é governo muito simples por conta própria fazer não tem todos os recursos para lidar com os desafios da segurança cibernética eles precisa cooperar com o setor privado empresas como eles precisam cooperar com a comunidade científica e outros em para ser eficaz no Sul em o setor de segurança cibernética assim é por isso que estamos basicamente propondo este quadro particular outra coisa que nós olhamos para você e está na minha ver um dos principais aspectos do plano é como blockchain está realmente conectado com IOT e em nossa opinião esta conexão deve ser realmente profundo especialmente por causa da segurança cibernética questão é realmente deveríamos olhar para uma mudança de paradigma sobre como dispositivos são expostos on-line então apenas colocando um dispositivo aberto na rede e ser capaz de ser pingado por qualquer computador que na minha opinião não é uma boa ideia e eu acho que como o blockchain pode criar o flexível e barato camada de certificação que podemos precisar a fim de implantar milhões ou até mesmo bilhões de dispositivos para que assim nós olhou para isso e vemos que há é uma abordagem positiva lá também e, claro, AI é uma parte integrante do que também nós olhamos para isso e como podemos integrar melhor uma inteligência camada para o quadro de IOT no Brasil assim que também faz parte deste estudo e vai ser transformado esperançosamente em parte do plano nacional, bem assim apenas para concluir há um capítulo inteiro sobre os aspectos regulatórios de lá que é o link de download para os portugueses versão e eu tenho um pequeno anúncio do meu próprio que é o fato de que A Columbia University ofereceu gentilmente ela fornece a tradução destes materiais em Inglês, então estamos trabalhando sobre isso agora e nossa expectativa é ter um livro porque é isso que é no final, como é 350 página mais traduzido para o inglês esperançosamente por Agosto e, claro, vamos disponibilizá-lo on-line para todos bem, então eu acho que Holly por defender este esforço e também alia e Dean Merritt e nós vamos conseguir isso Inglês em breve porque eu acho que pode ser uma contribuição relevante para o debate sobre IOT do global perspectiva também que é obrigado muito Obrigado Ronaldo Patricia vamos continue um pouco sobre esse assunto de privacidade você sabe que você também acaba sempre eu acho que você você tem procurado com muita apuramento para o setor de saúde agora você é um veterano nesse particular áreas talvez uma das áreas onde o obstáculos para aumentar o uso de essas aplicações colidem com a privacidade de dados vamos pensar apenas um paciente em um hospital ele tem um dispositivo assim com o a informação é do paciente ou do fornecedor do equipamento do dispositivo ou do hospital que a recebe ou talvez das telecomunicações operador ou qualquer outra coisa remotamente assim é um programa complexo, então como fazer você acha que poderia ir sobre isso e em em particular, se você estiver explorando tecnologias ou algumas formas de regulamentação para realmente tentar desbloquear esse potencial tão muito obrigado poder falar sobre isso que eu vai falar sobre duas coisas aqui Oh primeiro disclaimer Eu não sou um advogado não trabalho no governo e eu não sou um consultor mais então a primeira coisa que eu fiz foi se livrar dos slides do PowerPoint mas eu ainda amo números e vou falar um pouco sobre dados para você, mas uh de duas perspectivas diferentes é como um CEO e não empresa de tecnologia de saúde no Brasil o segundo é como cidadão e na verdade a razão pela qual eu aceitei a oferta para ir para o AA Optim tem muito a fazer comigo como cidadão eu venho de um família muito grande no Brasil, na verdade, o maior família que eu já ouvi sobre a minha avó tinha 21 filhos e eu da parte do meu pai minha avó do lado da minha mãe tinha dez filhos Então, apenas parentes de primeiro grau somos um cento e quinze pessoas então imagine um festa de casamento na minha família Eu quando me casei eu escolhi um casamento destino porque eu não fiz quero ser rude você sabe não fazer convidar toda a família, mas não, mas o razão pela qual estou falando da minha família é porque a maioria da minha família é bastante pobre eles vêm do GP de Sur meu pai veio do GP minha mãe veio da grama e para origens indígenas e eu sou muito privilegiado porque eu tinha acesso a educação não vou falar da minha história mas eu tenho acesso a bons cuidados de saúde cuidados de saúde boa educação bom tudo e vejo minha familia lutando todos os dias você sabe com não ter acesso às mesmas coisas que eu fazer e toda vez que eu volto para o meu casa da avó casas do meu tio eu continue me perguntando por que eles não têm acesso a isso e se eu falar sobre cuidados de saúde no Brasil o que você vai entender porque a desigualdade tem muito a fazer com isso e temos vindo a pagar o preço de 500 você sabe anos de desigualdade no Brasil e eu vi um monte de isso acontecendo ao longo de você sabe o meu família a vida da minha família e quando eu vim para este projeto com muitos dias ele e o Ministério da Educação e indústria tecnologia da informação tecnológica I realmente descobriu que a tecnologia pode ser uma ótima maneira de superar essa lacuna há muitos riscos embora e privacidade é um deles, mas o único caminho para nós para saber o que vamos fazer é deve ser específico para uma coisa que eu amo sobre este projeto é que é baseado em casos de uso eles sabem que estão doentes e cansado de mim falando sobre o uso da música casos por que isso é relevante se falamos sobre a privacidade da tecnologia você sabe que é um discussão conceitual precisamos ser muito específico e entender o que somos resolvendo por isso vou apenas tomar um minuto para falar sobre cuidados de saúde em Brasil, então eu vou voltar para nós no questão de cuidados de saúde no Brasil é um grande questão reduzir o país no mundo que tem o que chamamos de carga tripla fardo o que isso significa que somos recebendo um velho tão rápido Suécia muitas pessoas não sabem disso, mas no próximo ano nós não menina você sabe que estamos ficando velho rápido o que é bom porque parte disso eu deveria fazer se o avanços na atenção primária a partir do setor público, mas o ponto é que nós estão ficando código rápido, não temos o PIB que a Suécia tem perto do PIB que O Japão tem em 2065 nossas pirâmides vai ser o mesmo que o Japão tem hoje isso significa que em 2065 teremos mais pessoas velhas do que jovens esta é enorme e você pode imaginar o fardo que é vai causar nos cuidados de saúde para torná-lo mais desafiador nós matamos tantas pessoas como a Síria todos os anos estamos em uma civil guerra imagine as necessidades que o nosso país que está em uma guerra civil tem no sistema de saúde para torná-lo ainda mais desafiador temos doenças infecciosas como pobres países da África fazem se você colocar todos essas três coisas juntas agora você não pode pensar em um único país que tem os mesmos desafios que o Brasil tem hoje, então se você pensar sobre os custos para a economia da saúde sistema e você simplesmente não muda qualquer coisa que temos hoje que não é basta você pegar as despesas que temos por pessoa no Brasil hoje com base na demografia levá-lo à frente e em 2035 o que você terá é um sistema que custaremos até 20% do o PIB você conhece um país que gasta tanto em saúde quanto nos EUA o único é uma boa referência para nós vou dizer não, é caro ninguém tem acesso a isso, mas vou parar por aqui falando sobre cuidados de saúde o que é nosso cobrar há coisas boas embora sobre o Brasil em 20 anos nós mudamos nossa cobertura de atenção primária de 7% a 60% saúde pública gratuita para todos isso é parte da razão pela qual temos esta boa notícia, mas não é suficiente para eu disse vai custar 20% não podemos pagar para que possamos melhorar a qualidade da cobertura sustentabilidade financeira sustentabilidade usando um monte de IOT é por isso que eu sou eu sou apaixonado por isso e é por isso que eu sou executando uma empresa de tecnologia agora e eu sou não um consultor mais porque eu realmente ficou apaixonado por isso que é o problema não podemos falar sobre privado privacidade sem falar sobre o casos específicos para a privacidade para mim se você falar sobre registros de saúde individuais é uma coisa se você fala sobre a vida ciências é outra coisa se você falar sobre a conexão da máquina à máquina é outra coisa, então eu vou apenas tomar estes três exemplos um dos principais desafios que temos no Brasil é deve continuar melhorando a cobertura e também melhorando a cobertura de qualidade você pode resolver com muitas coisas simples como telemedicina como tomar um médico você sabe em uma área remota, você pode fazer isso por usando IOT sem problemas de privacidade porque o que você precisa fazer é conectar o médico de um lado a um segundo opinião do outro lado ou para conectar um enfermeira para um médico do outro lado isso é bom, é muito fácil de fazer isso, não precisa falar sobre privacidade e que vai resolver uma parte significativa do problema que temos se falamos sobre ciências da vida ciências da vida as empresas já estão fazendo muito pesquisa sobre nós eles têm nossos dados porque não podemos ter tinha esses dados porque não pode o governo tem esses dados assim, mas há um problema lá para que possamos ter esses dados em um um maneira identificada precisamos proteger o dados que tem este tipo de dados hoje o indústria bancária é um bom exemplo de isso e você sabe o que reserva o referência na banca no mundo somos na verdade bastante seguro nós temos conversas, temos muito senhas por que não temos que acessar nossos protocolos de saúde solução é que não há tão novo que você sabe para que possamos aplicar que só precisamos perguntar as perguntas certas e precisamos conversar sobre os casos de uso, então o ponto final que é bastante simples também é o máquina a máquina no Brasil 80% do Hostos 80% têm menos de 50 camas sabe o que acontece nós temos o nosso utilização que é um dos piores em o mundo menos de 60 perfume das camas são utilizados hoje faz sentido eu posso te dizer isso não faz sentido com a Internet das coisas que podemos conectar o hospital camas em todo o país público e privada que é a peça que podemos simplificar as coisas agora porque de outra forma esses hospitais vão fechar eles vão falido você sabe então este é o nosso na setor público que eles não podem pagar a maioria deles não tem médicos que são apenas fechado de qualquer maneira, para que possamos usar o sistema de forma mais eficiente estes quatro coisas estão juntos eles já resolver uma parte significativa do problema então o que está deixando para nós é a prevenção promoção de cuidados de saúde, você verá em o livro que é um dos casos de uso que tem um impacto muito alto, mas também o maior alcance porque tem uma grande largura gama porque a privação de cuidados de saúde promoção depende de pessoas realmente fazendo isso e essa é a beleza disso lá eu acho que precisa ser realmente protegido e as pessoas precisam escolher, mas eles também precisam ser atendidos I não posso voltar para meus pais que não o fizeram vá para quem não terminou o ensino médio ou para minha avó e dizer-lhes para tomar cuidar de suas informações de cuidados de saúde você sabe que isso é quase como irresponsável em nós para dizer que isso é vai funcionar, mas você sabe que podemos fazer o que nós fizemos qualquer Brasil, temos uma boa caso no setor bancário esta solução existe também temos todas essas senhas que eu mencionei, podemos fazer isso no privado no setor privado, bem assim respondendo sua pergunta com um longo responda a resposta curta para mim é registros de saúde individuais devem ser protegido deve ser realmente muito bem ciência da vida protegida precisa ser feito de uma forma mais organizada colaborativa forma incluindo privado do setor público academia do setor fazendo isso juntos em um base desidentificada protegendo o informação individual do indivíduos, porque podemos ajudar a prever doenças e máquinas tudo o que é máquina a máquina ou um médico formadores ou um médico para uma máquina tudo bem que nós fazemos e você sabe o que deve ser toda a informação pública deve saber quais camas estão sendo usadas que leitos não estão sendo usados que os médicos são realmente executando todos os compromissos que eles deveria estar correndo qual os médicos não são quais enfermeiros são bons quais visões médicos não são bons assim que para mim são três muito diferentes quadros e lamento por complicando a discussão, mas você sabe Eu não vejo isso como um tamanho único solução, mas se você acha que eu acho que isso Foi ótimo, deixe-me apenas sublinhar um tópico que você quer dizer a granularidade de este trabalho é extremamente prático em fato para as verticais prioritárias eu acho são cerca de 200 casos de uso 25 que nós detalhe e cada caso de uso o caso de uso pode ser um controle de um me construir ou pode ser realmente sobre o aumento da produtividade em uma fazenda, mas cada um deles é um e em muitos momentos os problemas são simples e são diferentes e tão podemos ter muito dele então obrigado muito para essa visão particular você não me deixa eu trabalho muito do outro lado América Latina não só o Brasil nós éramos Estou extremamente feliz com o resultado de este curso de projeto eu seria muito mais quando começamos a implementar, mas no outros países eles não foram capazes para definir um som tão bom e produtivo governança e eu acho que o que você caras fizeram foi incrível, não só em termos de envolver todas as partes interessadas no Brasil mas também o mecanismo de decisão com o Câmara Nacional o conselho consultivo o Conselho Executivo a minha pergunta para você é quais eram as principais características de a governança e as lições aprendidas para outros países em mercados emergentes Bem, primeiro de tudo a governança foi impulsionado por um objetivo muito específico geralmente as políticas de TIC não só no mundo do Brasil enquanto eu dirigi para os fornecedores nós vamos fomentar na indústria para fornecer o equipamentos você promover o R & G para desenvolver o equipamento e neste momento em que você olha os ambientes as verticais você olha para o inferno carregando cidades que é muito orientada hoje aos sentidos para a qualidade de vida para resolver problemas das pessoas e então vamos para a indústria e quem são Nosso ambiente é a produtividade para manter no regra de manter o líder não, não ser não invadiu nenhum outro e sendo o usuário para tentar ser competitivo em todo o mundo Então, quando você olha para isso esta visão e você vai a uma mesa com todo o Ministério e as partes interessadas ouvem um discurso diferente do governo que eles são por quatro anos eles ouvem para passar por cima de tudo só para tentar colocar dinheiro para reduzir impostos e hoje nós estamos falando um pouco diferente nós estão falando de uma forma muito transparente para tudo bem, temos de fornecer soluções para as pessoas e para o para o econômico crescimento como você gerencia isso como é que estes juntos para que possamos trazer o Ministro da Indústria eles têm algum iniciativas e falamos sobre o que nós Não quero começar suas iniciativas para eu quero que você trabalhe dentro do nosso nosso projetos para tentar fazer alguma sinergia com outros caras que estão fazendo coisas parecidas em outros setores fazendo isso como eu mencionado no começo você reduzimos os desejos que controlamos o orgulho de essas políticas nós mantemos suas políticas ritmo e eu acho que o principal ponto principal é se você realmente quer um verdadeiro estado política não é uma política do governo um estado política você deve envolver não só o setor privado, mas envolver oa técnicos no governo mostrando para o fim que trabalhando juntos, não importa o que acontece vai mantê-lo em movimento Bem, começa em 2013 desde então nós passar por presidentes desde o final de dois presidentes e um desses presidentes que tiram do poder que passou por quatro ministérios de diferentes partidos passamos muitos secretário de estados e mesmo com todos essas mudanças o processo não parou assim se você envolver a sociedade se você convencer então sem se você chegar a Milty eles virão aqui vamos trabalhar juntos vamos trabalhar juntos aberto aberto em alguns casos, tiramos a nossa nossa equipe e colocá-lo atrás de s2 aparecer porque ele era quem estava pagando por isso estudar e trazer o ministério da indústria e sendo o ministério da educação porque o que acontece no governo quando quando você está estabelecido algum tipo de política é todo mundo queria querer dar uma imagine quer aparecer no jornal não é o que realmente queremos aqui nós realmente queríamos é os resultados reais para a sociedade assim quando você tem esse caminho acho que eles pensam pequeno porque senão eles vão lutar e eles vão dividir o você grande exclusivamente projeta e será o mesmo da maneira que eles está fazendo isso desde então eu acho esta é a escavação da chave como conseguir trabalhar juntos realmente trabalhar juntos não falso trabalho juntos sim não e eu realmente Aprecio que tenho o privilégio de ser com você e Thiago invertem Lorna em mundo móvel Rivera estava lá também e temos cerca de dez senadores dividindo com Thiago o projeto que você Thiago apresentando o projeto e então nós caras da esquerda para a direita, então pensamos esses caras vão destruir o trabalho mas não foi realmente o caso todo mundo é solidário, claro, existem nuances e preocupações, mas eu vi alinhamento político muito bem assim parabéns para você River eu vou agora vá eu acho que para o núcleo do tema eu acho que isso tem sido ótimo reconhecido internamente como um dos melhores projetos que o Banco patrocina desde sempre em todos os setores começa a ser reconhecido internacionalmente agora o pergunta é como torná-lo uma realidade e em particular o banco a técnica estrutura que você vive o que é vocês já estão fazendo o que é seu intenção de fazer para que isso vá em frente independentemente da eleição eu sei que você está trabalhando em pilotos ou então você poderia por favor descrever o que você estão fazendo certo Paul, de fato, o estudo tem recebendo muitos feedbacks positivos e uma das coisas que bons professores não mencionei que existem nós somos ouvindo alguma instituição já trabalhando sobre o quadro do estudo para instância texto macio é uma agência para fomentar a exportação de soluções de TI de Brasil eles estão trabalhando nas verticais e nos objectivos específicos do estudar bem jogo já mencionou que temos 60 medidas que foram estabelecidas pelo estudo estamos focados como uma política pública aplicada em quatro medidas principais e o primeiro é como financiar IOT soluções sendo o s é um dos principais produtos da benedek financial produtos é promover e financiar o aquisição de equipamentos como financiamento aquisição de software ee nós costumava fazer isso muito próprio standalone base ou ou financiamos a web dobrar ou financiar o software agora nós precisa entender como financiar solução e esta é uma das desafios de Pentheus agora e eu acho que vamos começar a financiar a solução estes anos este ano certo agora a segunda agenda é IOT é muito sobre empresas de inicialização por isso temos um braço para provedor de capital e nós fazemos isso através de fundos também temos venture capital detentor de fundos para capital de Brasil, mas estamos trabalhando também em sementes capital e capital de anjo entendemos que precisamos ir para uma escala menor empresas para promover a inovação IOT assim nós vamos fortalecer esta área e lançar mais fundos agora temos cerca de cento e trinta milhões dólares disponíveis para investir em em pequenas empresas, mas ainda estamos indo para fortalecer esta área a terceira área realmente importante para nós Além disso, as quatro principais áreas que temos um objetivos específicos em relação ao smart cidades como costumávamos financiar o investimento de municípios e estado no Brasil queremos aumentar o nível de eficiência desses investimentos então estamos trabalhando em um nível três abordagem no Brasil temos cinco mil e quinze municípios para que haja muitas cidades e cidade urbana ou cidade dentro da floresta amazônica pequenas cidades tão temos que trabalhar com esse conjunto múltiplo de atores na base muito queremos promover oa consciência sobre como IOT quais são a preocupação básica que um governador deve ter em implementando solução IOT neste em relação à política e econômica estabilidade e sustentabilidade do iniciativa, mas também a respeito de lei de tecnologia King sobre como fazer você tem que estruturar a governança dentro do município, então nós acaba de lançar um guia básico para IOT na cidade inteligente e nós temos isso em visão deste olho básico um bom grande IOT tornar-se um observatório da IOT em série em que o prefeito poderia trocar conhecimentos entre prefeito do que funciona o que não funciona trabalhar assim que este é o nível básico em que queremos abordar em IOT para cidades e o segundo nível é criar padrões crianças para crianças para conectividade em inteligente cidades para a segurança para transporte as principais áreas que nós focar no plano e que, em seguida, o camada superior está criando benchmarks em Brasil, então você quer promover ee isso me conecta com o próximo próximo ação está em relação aos pilotos do projeto em série queremos promover o domínio benchmarks em um cavanhaque para mostrar ao de outros quais são as melhores práticas que podemos tem na realidade brasileira para o terceiro um é o projeto-piloto com certeza que você falou sobre Paulo nós queremos promover projeto piloto nós todos sabemos que eu conseguir muito sobre a experimentação de sabendo em um caso de uso específico que trabalho e o que não funciona, então o piloto projeto vai começar a partir do muito visão que temos afirmado a cada vertical, então este é um dos o nada pedimos para os quatro para McKinsey para o consórcio quais são os visão para IOT no setor de saúde para em cidades e assim por diante nós sabíamos desde o início que IOT aconteceria então onde deveria o governo acelerar o IOT e o que preocupação deve o governo colocar em lugar, a fim de extrair o melhor resulta assim, por exemplo, no rural área a visão era para ser reconhecido como um dos melhores exportadores mundiais de IOT soluções para a agricultura tropical agronegócio e então nós este é um dos o que eles imaginaram, mas nós também quer trabalhar com metas muito específicas sobre o embaixo e o que em uma visão nós temos metas específicas para cada um de cada vertical, por exemplo, na saúde setor uma meta específica é aumentar a eficácia do tratamento de doenças crônicas no Brasil como fazemos que com o nosso G sabemos que IOT ajudar isso para os próximos cinco anos, o outro é como aumentar o responsividade para o tratamento para o controle epidêmico como você se prepara tanto dentro dos hospitais como podemos tratar o e fora do hospital, então temos esse alvo muito específico em que todas as idades vai se envolver com isso e o piloto vai começar a partir deles por isso vamos promover o a criação de consórcios de empresas as empresas de tecnologia do usuários para hospital instantâneo ou produtor agrícola e startups e Instituto de Tecnologia da Universidade em Para construir este caso de uso e para praticar esses caso de uso e que resultado esperado que será seguido por um observador independente independente ou instituição de prestação de contas não é apenas os KPIs para o estratégico metas não só para entender como o que é o potencial de reduzir o aumento que o tratamento de uma crônica doença, mas também para mostrar o que negócio modelo são sustentáveis não apenas no perspectiva do setor privado, mas também em a perspectiva do setor público e mais do que isso quais são os desafios em relação às horizontais do IOT quanto à privacidade à interoperabilidade a fim de ampliar os casos de negócios observe quais preocupações devemos ter em a fim de trazer esses pilotos em um maior maior experiência bem, então isso vai para ser lançado este ano, vamos promover os primeiros pilotos e depois nós entender que isso vai ser um movimento contínuo para o realização dos objetivos estratégicos sim eu entender que o primeiro objetivo é apenas prestes a acontecer certo sim no próximo você sabe próximos dias sim estamos avançando em vez eu vou apenas fazer uma última pergunta que eu peço que por favor seja breve e depois talvez a pergunta do público Reynaldo eu gostaria que você apenas para comentar brevemente sobre o recente evolução da União Europeia em privacidade e se você ver outros exemplos em internacionalmente de regulação que você gostaria de Crepúsculo tudo bem eu vou literalmente falar por 30 segundos porque eu quer ter certeza de que temos perguntas empresas no Brasil estão preocupadas porque eles sentem que precisam cumprir algo que eles simplesmente não sabem exatamente o que é isso agora agora o PIB IR é o quadro, mas a questão é como muito a lei brasileira vai realmente replicar o gdpr ou não podemos vir com uma lei que é menos protetora do que o DPR ou tem mais sofisticado mecanismos de constante, mas isso é ainda incerto neste particular momento na ausência de um específico estrutura muitas empresas estão buscando conformidade gdpr especialmente aqueles que tem filiais e trabalha internacionalmente então eles estão usando o GD P R como um referência na esperança de que quando o A lei brasileira está realmente ocorrendo eles serão compatíveis sistemática em McKinsey nós porque é assim que estamos em os EUA e no Brasil e na China, onde quer mas temos que cumprir em todos os lugares com certeza se Europeia e, claro, sim, há uma movimento do mercado e isso é realmente bom porque está dividindo o brasileiro mercado em dois níveis um são aqueles que estão seguindo algumas regras diferentes em alguns casos, quanto à privacidade e à segundo nível é as empresas que nunca se preocupou com isso e foi basicamente free-for-all e esta segunda camada é basicamente desaparecendo e eu acho que é importante para que o mercado está neste exato momento dividindo-se em dois níveis e o empresas que com base nunca se importou estas questões são mais prováveis ou para ser eliminada ou eles terão que cumprir mais cedo e não que está certo Patricia pergunta final também você está agora no setor privado, então você começou com a gente você está tentando ajudar o governo e minha pergunta para você é exatamente o que poderia ser o papel do importância das empresas privadas apoiar a realização do objetivos de um plano como este eu acho empresas privadas precisam trabalhar mais de perto o governo e academia nós temos falado muito sobre startups Eu acho que as grandes empresas também vão jogar um papel muito relevante, porque eles também possui os dados hoje e eles têm acesso aos seus clientes para aprender a ser tão rápido como eu startup eu acho que vai ser o desafio do primeiro desafio do segundo é trabalhar em um maneira colaborativa, por vezes, mesmo com outros concorrentes no mesmo setor segundo desafio para mim é aprender e diferem que regra deve ser global que regras devem ser localizadas assim como vemos agora há uma tendência para nós deveria sempre pegue as regras que são mais rígida especialmente a internacional empresas porque você precisa ter como conformidade global para que você costuma tomar aquele que é mais rígido e se aplica a todas as suas empresas ao redor do mundo e Eu acho que isso poderia funcionar até certo ponto, mas há também a necessidade para localizar as soluções e comprar localizado as soluções quero dizer também levando pessoas locais para contratar pessoas locais para trabalhar com você soluções locais locais programadores locais tudo para que possa ajudar também a promover e impulsionar o economias e em um terceiro ponto que eu acho que é comum para empresas do governo e todo mundo é para manter as coisas simples como se estivéssemos tentando encontrar soluções que são muito complicados muito grandes e eles se tornam tão impossíveis que são apenas como um pedaço de papel como na minha empresa hoje eles estão falando muito sobre a criação de vazamentos de dados e integrando tudo, mas lá nós não há uma solução que vai resolver todos os problemas, então eu acho que nós precisa aprender a ser mais flexível e ágil a cultura ágil eu acho que é um coisa que pode ajudar todos nós independente sobre o setor para realmente responder às necessidades das pessoas mais de forma rápida e eficiente então agora gostaríamos de abrir para alguns perguntas que eu acabei de pedir colegas por favor para tentar ser afiado nas respostas Não não está tudo bem, então meu nome é Marcos eu trabalho com em private equity nos EUA assim um dos pilares que Paolo mencionou para implantar o programa IOT é coletividade e ainda o país fica para trás em acesso em banda larga e custo para outros países modernos da América Latina, se isso sendo dito qual é a visão do plano para permitir investimentos em redes de fibra de cabos submarinos e dados centros de dados, porque isso é um enorme problema para os investidores para realmente implantar novas empresas no país com certeza apenas para eu não sei se você sabe que em 2010 2011 o Brasil lançou o National IOT do programa nacional de banda larga em Naquele tempo 16 por cento da população tinha banda larga em casa e desde então com o nosso objetivo era em 2014 até o final de 2014 atingir 50 por cento da população nós passar esse objetivo chegamos a NASA não erro 5360 hoje seis dados meta naquele momento 50 viagens por cento estamos nos movendo no principal questão estavam procurando população é o preço do os planos de banda larga mas ao mesmo tempo vamos promover em como chefe federal no Brasil há os impostos do estado federal impostos e nós colocamos para nós uma lei que nós tirar os impostos federais se os estados tirar os impostos locais funciona um pouco, mas no final do dia o cobertura foi um problema quando você vai para cidades muito pequenas eles eram oo são piscina não pagam o que eles realmente vai a empresa é impulsionada por dinheiro por isso não faz sentido então hoje estamos planejando a segunda fase da rede do Nacional Programa de banda larga no ministério haver algumas medidas regulamentares há uma vista da lei no Congresso é discutindo para tentar trazer Rasmus para o setor, temos também alguns projetos que são financiados pelo ministério para obter infra-estrutura para este pequeno cidades que também têm televisionado com o nosso enormes satélites que eles se inclinaram para cobrir áreas muito remotas, mas é um problema sim, se você olhar nos deu mesmo na Europa suas regiões não têm cobertura o que você acha que é tentar quando você olha para ambiente hooda que é um dos nossos ou um dos ambientes priorizados você tem isso está acontecendo Brasil hoje como cig Fox Laura eles estão fazendo intranet não intranet na internet em grandes fazendas e tente por satélite ou tentar fazer escritor conexões porque quando você olha especificamente para IOT você não precisa de um cama muito grande para conectá-lo você geralmente são muito curtos um gatilho de dados um uma vez por dia para receber informações ee recuperá-lo quando você olhar para as maiores fazendas eles eles colocam sua própria infra-estrutura lá é uma grande empresa que produz etanol no Brasil eles têm provavelmente o maior aviso no país eles se conectam todos os caminhões todos os outros sempre o quarta a quarta tudo e depois eles reduzem o consumo de combustível em dez por cento, se não uma cobra é refletindo cem milhões de reais por ano de poupança para que eles estejam se movendo para que quando você quando você vai para o para o censo é um desafio porque não há no atrito não há em a terra natal até satélites em alguns regiões e quando eles têm é muito caro, então o novo plano que é que nós ter um consultor público no passado mês estamos discutindo dentro do causa do governo você tem que colocar dinheiro nele não faz sentido sem dinheiro para amarrar para equilibrar o são a pata do empresas para ver como podemos gerenciar por isso aconteceu hoje apenas para que haja exemplos muito bons na Indonésia Índia Nova Zelândia que estão fazendo estes redes público-privadas para minutos obrigado queria comentar que apenas adicionando um A vendetta também está trabalhando com um local pequeno serviço de Internet ISP desde que nós estão promovendo-os agora e apenas Eu não tenho certeza se ele vai chutar meu perna aqui, mas o ponto aqui é que nós ter encontrado o nosso regulador de telecomunicações estrutura tem um encontrado para o universidades do setor de telecomunicações serviços, mas nós nunca usamos isso em o ambiente de restrição fiscal direita agora no Brasil essas discussões realmente difícil de avançar que isso deveria ser o caminho, a fim de promover o conectividade em um tamanho continental país, então estamos trabalhando em tentar atacar este problema em diferentes perspectiva, mas a principal solução seria ter fundos específicos porque nós tem uma grande quantidade de áreas em busca que não vai pagar pelo investimento então estamos trabalhando em diferentes soluções mas os mísseis, mas ao lado disso temos arranjos específicos que podemos fazer para para promover IOT, por exemplo, no rural área tivemos muita comparativa produtores neste campo estamos realmente ansioso para receber neste piloto propostas cooperativas e para o café agricultura, por exemplo, eles são pequenos produtores por isso vai ser muito bom para um piloto projeta você tem esse consórcio de produtores, a fim de compartilhar uma conectividade para o seu suas fazendas principalmente porque somos nós quer lutar contra pragas por instância e não importa se você tratar a peste em sua fazenda e move-se para a outra fazenda e por isso esta é uma problema que queremos atacar em um perspectiva de pequena escala muito bom assim talvez uma última pergunta com ou os quebram que eu não quero pênis eu acho que quero apenas indicar que estou muito impressionado com o que você está fazendo eu acho que você está fazendo um ótimo trabalho, mas eu gostaria de voltar para o meu comentário anterior que joga o advogado do diabo e fazer uma observação aqui o que você você está o maior problema que estamos falando é uma continuação do sessão anterior este é um problema de mudança de cultura o que temos aqui são um grupo de elites educadas que não representar o povo brasileiro em que eu estava uma sessão na Faculdade de Direito na sexta-feira onde a mesma coisa estava acontecendo Thiago jogou fora como uma resposta à minha pergunta educação que, na verdade, você está dizendo é usar esses modelos lindos e eu Estou realmente impressionado com isso que você tem que fazer é levar o povo brasileiro colocá-los nas escolas onde eles serão ressocializado para poder funcionar dentro deste sistema Eu tenho seguido a mudança cultural programas no Brasil há 60 anos agora eu Descobrimos muito poucos que são de cima para baixo sem incluir o fundo do muito começo que realmente funciona o que eu não ouviu é isso e como resultado me faz tão pessimista em apesar de o que você está fazendo meu pessimismo continua porque eu não vejo nada de diferente não vejo a cultura do Brasil estar em embora o povo brasileiro eu quero dizer apenas como um exemplo para a Tunísia que você é fazendo é maravilhoso que acontece de estudar religião e cura no Brasil há uma toda questão de alternativa Edinson que é completamente deixado de fora aqui você fala principalmente sobre o agronegócios nas áreas rurais não há ninguém por exemplo do MST quem está envolvido nisso de alguma forma a menos você desce e incorpora o presente representação do brasileiro população desde o início já é quase tarde demais, temo que vai ser apenas um desses muitos programas maravilhosos no Brasil que apenas não funcionou sim, mas deixe-me apenas sim, mas deixe-me mas antes de tudo muito obrigado muito para a provocação é um grande eu gostaria de fazer alguns comentários e e talvez também pergunte aos colegas primeiro tudo é claro e o objetivo é amplo não tocamos porque muitos vezes as pessoas falam sobre o outro obstáculos como regulação ou tecnologia mas realmente talento é uma das frentes do trabalho e nós estamos trabalhando em vários níveis um é realmente sobre trazendo mais engenheiros educando as pessoas para poder usar e para poder operar esses tipos de sistemas e reconverter também muitas pessoas isso seria eu diria ameaçado por nova tecnologia porque esta incrível melhoria na produtividade vai para Certifique-se de aplicativo gratuito tradicional de baixa qualificação trabalho por isso é um problema a cada conversão há uma frente cheia apenas naquele aspecto particular também no talento lado há outro elemento para exemplo de cidades inteligentes, temos todos essas grandes intenções, mas precisamos prefeito que são preparados que têm habilidade que tem a compreensão de o que tem que ser, então nós manuais criativos mas precisamos também das pessoas certas e assim e também precisamos treinar essas pessoas só para dizer que há um bloco cheio nas habilidades de pessoas envolvimento de pessoas que faz parte do viagem de quatro anos, então eu acho que você é certo nós não tocamos tanto aqui mas está incluído e eu gostaria talvez Revere e Patricia comentem nessa área particular, mas ponto tomado e eu acho que na implementação nós terá que olhar para isso com mais detalhe obrigado agradeço o comentários e a provocação para nós seguir em frente e eu recebo o seu feedback de muitas maneiras diferentes eu sou um mestre em Reiki também e eu sou um crente de cura alternativa que não é um consenso em todos os cuidados de saúde Brasil foi o primeiro a incluir isso agora no mês passado, a cobertura de cuidados primários que está se tornando um enorme problema entre médicos não é sobre nós aqui é sobre a associação de médicos com as pessoas algumas pessoas acreditam que é relevante algumas pessoas não tão somente abordando nosso ponto eu acho que o Brasil é um país que é muito inovador muito intraempreendedor e apesar de todas as pessoas de desigualdade estão tentando inovar e fazer coisas diferente de muitas coisas que vemos ao redor do mundo as pessoas a Povo brasileiro o que estamos discutindo aqui é básico algo que é muito em a base da pirâmide tão bem como realmente bases como a tecnologia que estamos discutindo aqui nós permitimos as pessoas têm o direito de ter o mesmos benefícios que qualquer outra pessoa, assim como um exemplo um tio meu foi diagnosticado agora com câncer de próstata, mas ele também tem outros problemas que eu não compartilho aqui, mas seu caso é muito complicado e ele vai para a atenção primária no setor público eles me dão um monte de testa a situação é muito grave, mas ele não tem permissão para ver um médico para você em três meses a partir de sua última nomeação porque ele não pode ter acesso a um médico para telemedicina como um aversão por que ele não pode compartilhar testes com outro médico que poderia dar-lhe uma opinião de modo que é o que nós estamos falando aqui tanto quanto eu concordo com você eu acho que existem muitos outros mitos básicos e básicos oportunidades que precisamos dar para pessoas que eles merecem ter apenas deixe-me me adicionar algumas perguntas esta é um ponto muito provocativo que o banco tem trabalhado, por exemplo, no muito fundo às vezes em algum alvo específico e temos muito dificuldade em escalar essas experiências por exemplo lixo colecionador no Brasil lixo único colecionador lançamos um programa como 6 anos atrás, a fim de incentivá-los ter equipamento de equipamento compartilhado equipado a fim de agregar valor para a coleção de lixo na área urbana, mas tivemos os problemas para escalar os iniciativas são tão altas que nós, como banco central entendemos que nós deve trabalhar mais de forma mais coordenada caminhos com muitos muitos diferentes pilares que deveriam estar indo para fazer isso acontecer com o todo país assim que este é um básico ainda é um desafio para nós em muitas e muitas áreas segundo a equipe que está trabalhando em um perspectiva de saúde na construção de SN IOT estão trabalhando para a oportunidade LT principalmente no setor de atenção primária Como podemos melhorar o primário atenção dentro de casas como você como você coloca ferramentas e tecnologia para o os médicos que estão indo dentro do favelas em, a fim de aumentar o tratamento deles, então isso é muito forte preocupação com essas pessoas e o outro é o da cooperativa movimento também é neste primeiro momento em que o lançamos estudando para envolver e criar projetos para esse mas nós realmente acreditamos que é um enorme oportunidade para assentamentos e para cooperativas, a fim de compartilhar tecnologia para aumentar a nossa nossa previsão e apagar o valor eles adicionam em sua forma tão pequena é um caminho que é um passe difícil, a fim para ir é um substantivo ou uma preocupação, mas nós precisa manter isso em foco para trabalhar mais e menos pena - qual é o nome dela senhor Sydney Oh prazer Sydney ver eles ainda pelo primeiro momento sempre nos envolvemos o ministro da Educação naquela época o secretário de Estado era Hoshi Ali que no mês passado se tornou o ministro da Educação tão preocupado em nossa visão tudo bem você tem que fazer pós-graduação bolsas de estudo para promover os caras para estudar em IOT, mas ao mesmo tempo você tem que se concentrar em duas questões, um é o confiança para usar a tecnologia que educação digital para as pessoas acreditam que essa tecnologia irá fornecer alguns coisas para eles, mas ao mesmo tempo eles tem que saber os riscos que estão expostos para quando estão usando isso e o outro é fornecer conhecimento para as pessoas mas desde que eles são crianças Eu tenho um filho sete anos, ela começa a pense em como programar sua escola porque eu vou ao diretor do escola por favor, faça isso, não importa se ela era um médico será um médico ou ela será engenharia agronômica ou seja o que for no futuro tudo o que nós vamos trabalhar com software que ela precisa para saber quando algo está errado no mês passado eu participei de um público audiência no Congresso no Brasil e eles realmente me perguntaram se você tem que escolha uma só uma ação para mudar o país na era digital certo minha resposta foi a educação porque se você coloca e muda o jeito do pessoas para prepará-los para isso economia que se tornará digital não não é que eles não terão que para a economia vamos colocar as pessoas a pensar e fornecer soluções para o todos os três de outra forma, não importa o que nós acontecer nós somos caras muito inteligentes aqui, mas se você não preparar as pessoas para usar isso vai assustar eu não vou fazer um pouco de sentido assim desde desde o começando estamos fazendo isso então estamos fechando o ER muito obrigado isso é o exemplo do brasileiro será prazer em continuar o conversa mais tarde, então muito obrigado.

Temas para monografia de arte artigos 3 e 4 do codigo civil brasileiro Conselheiro Lafaiete artigo visita de enfermagem. Guaratinguetá normas da abnt para sumario de monografia Relatórios, modalidades de licitacao slides Dissertação, monografia arte barroca Revisão, imagem exames laboratoriais Tese. Texto jornalistico sobre gravidez na adolescencia laboratorio para exames de mormo temas para monografia de arte Olinda artigo de uma lei. Artigo da clt sobre menor aprendiz Resumo Itaperuna ensaio fotografico gestante, curso analise e desenvolvimento de sistemas senai.

Palmas:

Jill Summers, Richmond County: NYS College of Ceramics. Piracicaba: Downtown Brooklyn campus; 2019.

Roy Rollins, Franklin. Minas Gerais: Albert Einstein College of Medicine; 2006.

Frederica Hess, 78th Street, East zip 10075. Ipatinga: Helene Fuld College of Nursing, Harlem; 2009.

inserted by FC2 system