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New York Academy of Art - Você que tem uma dificuldade imensa em decorar tabuada Fique ligado nessa aula! Considerada talvez a responsável direta pelos entraves na aprendizagem de matemática a tabuada pode gerar frustrações na garotada com danos irreparáveis durante toda sua vida escolar Mas afinal existe algum método para se saber a tabuada sem muitos esforços? Isso é o que veremos agora! Primeiro vamos analisar dois exemplos práticos Aqui temos duas situações na primeira quatro laranjas com nove lagartas em cada laranja na segunda nove laranjas com quatro lagartas em cada laranja Quantas lagartas existem em todas as laranjas da primeira situação? Quantas lagartas existem em todas as laranjas da segunda situação? Vamos analisar caso a caso e depois tirarmos uma conclusão Na primeira situação laranja e lagarta são representadas pelos seguintes fatores: quatro e nove O produto desses fatores é igual a trinta e seis Já na segunda situação a ordem dos fatores foram alternados ou seja antes era quatro vezes nove agora nove vezes quatro devido a mudança da configuração de laranjas e lagartas Apesar da alternância dos fatores o produto continua o mesmo Daí a famosa frase "A ordem dos fatores não altera o produto" Provavelmente você deve ter escolhido fazer a conta do total de lagartas nas laranjas utilizando a primeira situação Isso se deve ao fato do cérebro tender a evitar inúmeras repetições Como o ato de multiplicar é somar repetidas vezes um dos fatores nosso cérebro opta instantaneamente pela multiplicação dos fatores quatro vezes nove que pelos fatores nove vezes quatro Economizando etapas repetitivas de adição Diante esse conhecimento vamos olhar a tabela de tabuadas e tirarmos proveito do que acabamos de ver Rapidamente notará que as tabuadas do seis, do sete, do oito e do nove são as que apresentam maior dificuldade em decorar Agora que vem o pulo do gato. É que podemos reduzir essa dificuldade drasticamente Legal, não? Então continue atento. Veja que agora existe pequenas áreas coloridas. As áreas de mesma cor tem a mesma equivalência, mesmos fatores de ordem alternada como vimos anteriormente. E de mesmo produto. A coluna pintada em vermelho na tabuada do seis equivale a linha vermelha das tabuadas acima e assim sucessivamente com as cores restantes Visto isso percebe-se que se já foi decorado as tabuadas do um ao cinco significa que também decorou consequentemente metade das tabuadas do seis ao nove Observe que a tabuada do dez também considerei decorada Pois é acha que vamos parar por aqui? Avante galera! Como visto temos produtos equivalentes com ordem de fatores alternados por toda parte da tabuada representados por cores iguais Se ainda surgir alguma dúvida com um dos produtos como por exemplo seis vezes nove Lembrem-se do seis vezes o oito que é igual a quarenta e oito que até rima E acrescente seis Assim saberá o resultado de de seis vezes nove que é igual a cinquenta e quatro Agora ficou fácil, não? Conclusão Nunca se intimidam na primeira impressão O que parecia chato e trabalhoso agora é interessante e prazeroso A matemática é assim temos que analisar com cautela e perceber a lógica envolvida no conteúdo Isso é ser sábio Não perca seu tempo decorando coisas desnecessárias Guarde em seu cérebro aquilo que é mais fundamental o conhecimento Um grande abraço a todos e até a próxima aula! Siga-nos nas redes sociais e se inscreva no canal Assista cursos exclusivos acessando o site www.quantumead.com.

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Gerald Reynolds, Queens. São José dos Campos: The New School for Social Research; 2012.

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