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Hilbert College, Hamburg - No Recife e em várias cidades brasileiras, inclusive a responsabilidade pela construção e manutenção dos passeios públicos é do ocupante do imóvel frontal. Ou seja, a gente não tem uma visão integrada de calçada de passeio, de rota, a gente tem visão partida, retalhada. Antigamente, a calçada era um tipo de calçamento para proteger o beiral da chuva, da água, e é a parte do lote. Aí, quando... Mudou no tempo em 1800 e pouco até hoje, ficou a palavra calçada e essa calçada faz parte do proprietário. Então, incorporou para a responsabilidade do proprietário. Então imagina se... nem os arquitetos conseguem às vezes entender tudo da norma e fazer corretamente imagina os proprietários, entendeu? Então isso é um trabalho ainda de educação, precisa ser ampliado. A explicação disso é, tem pra mim dois vertentes de respostas, né. A mais cultural tá muito relacionada a negação histórica que a sociedade brasileira e particularmente o nordeste tem com relação ao espaço público Então de qualquer maneira , de uma maneira geral, a gente tende a valorizar muito mais o que é privado do que o que é público. Se for - a cidade for feita para as pessoas, ia ficar muito para adequação de acessibilidade na cidade. Acessibilidade também não é só troca do piso, que também se confunde. A inclusão é uma coisa muito recente. A inclusão é assim uma coisa assim, eu… nem todo mundo ainda se apropriou de tudo, né? A gente recebe aqui vários projetos de arquitetos e a gente dá sempre, né, as nossas orientações e os ajustes porque muita gente ainda não consegue fazer não consegue até entender direito as normas e aí, acaba fazendo o projeto ainda não completamente correto, entendeu? Acessibilidade é aproximação de alcance, segurança, autonomia Não depende de ninguém, não. E comodidade, conforto para qualquer pessoa com deficiência. A gente não pode enxergar acessibilidade apenas como, nem como algo exclusivo de pessoas com deficiência, a gente tem que abrir o olhar pra lógica do desenho universal. (música instrumental) Ou os carros tá em cima da calçada ou então tá esburacada . Aí não tem condições, aí eu ando na pista. Já duas vezes quase que o carro me lambe , tendeu ? Que eu só fiz 'meu deus'! Eu fechei o olho e empurrei aqui pra passar, porque ele não diminuiu a velocidade. Às vezes, eu vou... na lotérica, fazer pagamento tá ali cheio de carro, moto… tendeu ? Às vezes, até eu procuro saber quem é o dono, só pra tirar aí, ele vem e tira “desculpa”, mas sabe que tá errado. (música instrumental) E quando a gente vê uma situação dessa, trancar o carro, pega o gelo baiano e tranca e deixa o carro preso em cima da calçada… né? Assim só um tratamento de choque, porque eu acho que nem multa adianta. A gente vê claramente que é ineficaz na cidade, né? Bastante ineficaz. Então, não só do ponto de vista quantitativo, porque não se tem, já foi declarado, não se tem a quantidade de pessoas suficiente pra fazer uma fiscalização… é... vamos dizer assim, importante, significativa na cidade e também não se tem a cultura. A própria... é muito criticada... a CTTU, por conta disso. As cidades foram projetadas para carros. Então essa cultura de cidade para carros foi sempre perpetuando, sempre foi mantendo essa cultura. O mais importante de tudo é mudar a emenda constitucional da constituição federal. Então se você colocar no art. 30, no inc. VIII e criar esse parágrafo único de que o município será exclusivo de responsabilidade para manter as calçadas, para a construção, para recuperação e manutenção da calçada, é só exclusivo para o município e não para o proprietário. Então, se você mudar a constituição federal, aí depois passa para todos os municípios, todas as prefeituras, aí começa a mudar a lei. Aí depois de mudar a lei, aí... Começa a ter aquela cultura de direito a respeito desse espaço público..

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