Curso Tecnico De Fotografia Df

Metropolitan College of New York - Vamos agora a resolução aqui do exercício da página 15. Temos o seguinte: a primeira planilha significa contas a pagar. Aqui no início, eu tenho por exemplo, o valor que a pessoa tem recebido. Aqui temos as despesas. Aqui eu vou fazer a soma total de contas que ele pagou. E aqui no final o o saldo de quanto ele recebeu menos quanto ele tá gastando. Primeiramente para montar essa planilha, eu preciso saber o que? Para montar esse cabeçalho, note que eu juntei da célula A até a célula G. Então você vai selecionar as células de A até o G e clicar e segurar. E em seguida selecionar a ferramenta mesclar e centralizar. Feito isso, você pode agora aqui na opção altura, tá deslocando para baixo. para poder ganhar mais espaço e fazer o seu texto com caracteres maiores, uma tipografia com um tamanho maior né, que a gente tem aqui tamanho 26, o tamanho da nossa fonte. Aqui embaixo eu também tenho essas bordas que foram preenchidas nas nossas células. Como é que vou fazer isso? Elas foram feitas da seguinte forma: selecionando aqui, primeiramente uma linha, vem aqui na opção de bordas externas e depois nas opções de colunas, para estar selecionando aqui separadamente as colunas e inserindo as bordas externas. Nota aqui que eu já comecei a fazer de maneira bem rápida e bem prática né, foi tranquilo para tá fazendo a montagem da nossa planilha. Aqui dentro, eu também posso tá escrevendo, então vou vir aqui: contas a pagar e para deixar ela bem grande, o texto, basta vir aqui no Azinho de aumentar o tamanho de fonte e depois aqui do lado inserir a cor que você deseja, na opção cor de fonte. Beleza? Visto isso, a gente já meio que matou a construção da nossa planilha. Agora a agente vai se ater a parte matemática. Uma outra coisa que o pessoal tem muita dúvida é em relação aqui, para inserir o R$. Vejo muitos alunos digitando, R$ 500. Não é assim galera, não é assim. Você não precisa perder tempo fazendo isso. Você pode simplesmente digitar o valor e em seguida vir aqui e aplicar a formatação contábil. Automaticamente ele já vai tá transferindo para R$, e você pode fazer isso selecionando todas as suas células ao mesmo tempo e automaticamente para quando você inserir o valor , todas agora que foram selecionadas, já aparecer com R$. Beleza. Então o que é que a gente vai ta fazendo agora? A gente vai tá resolvendo essa questão. Total de contas: como são vários valores, eu vou utilizar a função SOMA: =soma, abre o parênteses e seleciona todos os valores, fecho o parênteses, e eu já tenho aqui a soma total das contas. Uma dica aqui que eu dou é: ta vendo essa caixinha quadradinha, esse quadradinho verde, se chama seleção adjacente. Através dessa ferramenta você vai poder fazer o que? Copiar essa função soma, mas aplicada a essa nova coluna, a coluna C. Então basta eu clicar e arrastar, que ele vai realizar a operação da função SOMA, sendo que com os dados da coluna C5 até C12. Então você pode arrastar até o final, que ele já vai se adequando e recalculando os valores aqui com a coluna D, a coluna E, com a coluna F e com a coluna G. Beleza? Então só precisa perder tempo pensando na primeira que o resto é só copiar. Se chama seleção adjacente. Na opção saldo, agora você vai fazer o que? Uma subtração. Igual ao salário menos o total de contas a pagar. Aqui o rapaz teve um déficit de R$225,00 dentro daquele mês. Fez isso aqui, agora basta utilizar novamente a seleção adjacente, que ele vai tá reaplicando esses dados a todas as suas colunas. Então eu tenho aqui C3-D13, D3 -13, se quiser conferir para ficar mais fácil, clica aqui na linhada sua função que ele mostra selecionando as suas células que estão dentro daquele cálculo tá? Então, bem fácil e se você observar, os valores que estão negativos, eles mostram um menos aqui em frente ao valor. Passando aqui para o exercício 2, ele é um exercício um pouco mais complexo, e você precisa estar inserindo aqui os valores em percentual, que geralmente o pessoal também tem dúvida. Então a primeira dica que eu dou é: qualifique as células, seleciona elas e vem aqui em percentual e depois começa a inserir os valores. Quando você não faz isso, é comum dar o seguinte erro: você coloca 5 e coloca percentual, ai mostra quanto? 500. Ai você tem que vir aqui e apagar. Então para não ter esse retrabalho, faz o seguinte: seleciona primeiro as células e qualifica como percentual. Fez aqui na opção INSS e vai inserindo os valores: 10,10,8.64,8.5,8.99,6.25,7.12 e 5.99. E provavelmente na sua causa também aconteceu isso tá? Os valores não apareceram como deveriam. Eu digitei 5.99 e ele arredondou. digitei 7.12 e ele arredondou. O que eu faço para estar tirando do arrendondamento? Para ser mais rápido, vou selecionar todas as minhas células e vou vim aqui na opção aumentar casas decimais. Clicou uma vez, ele aumentou uma casa decimal. Clicou duas vezes, ele aumenta duas casas decimais. Beleza? Então a mesma coisa você vai fazer aqui com a gratificação. Então: 9,8,6,6,7,5,5 e 4. Aqui eu não tinha qualificado a célula, vou apagar aqui, beleza. Agora selecionei todas novamente e duas casas decimais. E aqui, para eu preencher, INSS em real, gratificação em real é bastante simples. Quando é que meu funcionário vai pagar de INSS? Basta eu multiplicar. Operação de igualdade, salário bruto vezes o INSS, e como a gente aprendeu no exercício anterior. Você fez o cálculo com a primeira célula dá tabela, dá coluna, basta você utilizar a seleção adjacente e sair deslocando ela para baixo, que automaticamente todas as demais serão multiplicadas também. Então tá tudo certinho aqui. Gratificação mesma coisa: ponho o sinal de igualdade, salário bruto vezes a gratificação, fez isso, seleção adjacente e todas as operações matemáticas também são feitas. A gente pode tá clicando para conferir e não ter nenhum erro. Salário líquido para finalizar, o que é que vai ser? O pessoal tem muita dúvida nisso. Vai ser o seguinte: você vai pegar o salário bruto, o quanto a pessoa recebeu menos os descontos do INSS mais a gratificação, que foi a bonificação dada pela empresa. Então, esse aqui é o salário líquido, é o quanto sobra no bolso lá, do meu funcionário. Fez isso aqui, basta agora na seleção adjacente deslocar para baixo e realizará automaticamente, o cálculo com o nome de todas as outras pessoas. Então, beleza pessoal? Lembrando aqui em relação ao percentual. Tá? primeiro qualifica a célula, depois insere o valor e sempre quando você desejar demonstrar mais do que uma casa decimal, aumentar as casas decimais aqui em cima, tá? Outra coisa, se por exemplo, não tiver mostrando o valor inteiro, nota que não muda o valor final do cálculo. Porque o que o Excel demonstra, ele calcula em relação a função aqui em cima. Então o que tá representando aqui para ele não interessa. Mas se você for imprimir esse relatório, mostrar para alguém, é interessante que os valores estejam exatos como você estabeleceu matematicamente. Então essa foi mais uma dica aqui, a gente terminou os exercícios da aula 1, e vamos em seguida para a aula 2 do Excel..

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Espírito Santo:

Mandy Watkins, Greene: State University of New York at Farmingdale. Breves: Parsons The New School for Design; 2007.

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