Artigo 4 Da Constituicao Federal Resumo

Davis College, Johnson City - Antes de começar eu queria dizer o seguinte: aqui em baixo o vídeo você encontra um link para download do pdf gratuíto que eu preparei pra você começar a entender como é que funcionam as câmeras quando você quiser comprar sua próxima câmara você vai usar este PDF como referência e você vai entender como comprar a sua próxima câmera. Quais são os recursos, o que querem dizer e como você vai escolher a sua camera baseado naquilo que você quer fazer. O que eu quero dizer pra vocês é que eu me preparei por mais de um ano para estar aqui hoje falando para vocês, porque não basta só trabalhar com fotografia 360 graus e 3D que são técnicas super avançados de fotografia e por isso teria que saber todo o básico. Eu estou aqui porque experimentei vários nichos da fotografia. Eu peguei alguns meses da minha vida e fiz fotos de casamento, fotos de produto fotos de pets, de modelos, enfim... Eu passei então por todos esses nichos para estar aqui com um pouquinho mais de propriedade sobre como você deve usar a tua câmera para fazer aquele tipo de foto que você quer. Porque não basta você ter uma câmera e sair querendo fazer fotos. Você tem que ter com a câmera adequada para o tipo de foto que você gosta. Se você gostar de fotografar esporte, por exemplo: A sua câmera tem que fazer muitas fotos por segundo pra você pegar aquele movimento do goleiro até chegar na bola e você pegar aquela foto perfeita. existem várias câmeras com vários recursos no mercado e aqui a idéia é fazer com que você entenda quais são esses recursos como controlar sua câmera pra conseguir a tão sonhada foto que você quer em qualquer situação. Seja o nicho que for, o tipo de foto que você escolher, aqui no Canal da Foto, você vai conseguir. Para que a gente possa entender como devemos usar nossa câmera quais são os controles, como que ela registra a imagem, etc. É preciso entender o que tem dentro dela. Aqui a gente tem a objetiva e aqui a gente tem um corpo da câmera. As vezes a gente pode comprar só o corpo e outras a gente pode comprar só a objetiva. Um se acopla ao outro. Dentro da objetiva existem várias lentes. Cada lente aqui tem uma função específica, pra pegar a luz que entra aqui e em jogar aqui pra dentro da câmera. Aqui atrás tem um sensor. O tão falado sensor que ocupou o lugar daquele filme nas câmeras analógicas. Temos também um espelho (especificamente nas câmeras dslr) e também um tal de pentaprisma, que você vai entender já já o que ele faz e qual sua função dentro da câmera. Aqui a gente tem a abertura. Ela está dentro da lente, dentro da objetiva. {Blank} O que ela faz? Ela tem como se fosse uma barreira para a luz, e toda luz que entra aqui vai passar apenas em um buraquinho que você deixar. Esse buraco é o que a gente controla na câmara. Quando a gente fala aumenta abertura ou diminui a abertura, é esse espacinho aqui. Essa aqui é a visão da frente. E esse buraco pode ser maior ou pode ser menor. Então vamos considerar esse buraco está aqui representado aqui. Então a luz vem e passa por aqui. Quando ela chega aqui ela tem que entrar, então vamos lá? O que a gente tem mais? Tem o tal do obturador. O que ele faz? O obturador protege sensor da luz que está entrando aqui. Protege de que forma? Quando está fechado, simplesmente não existe foto acontecendo. Quando abrimos o obturador a luz que entra por aqui chega ao sensor, e aí a gente fecha o obturador e a foto é feita. Então no tempo que deixarmos ele aberto é que a foto vai ser registrada. Ok? Então vamos entender isso de forma mais prática. Temos a luz que entrou aqui pela frente da lente, e ela vai agora passar pela abertura que a gente deixou na lente. ela passou, aqui tem um espelho que joga a luz aqui para o pentaprisma agora você já entendeu função dele, né? Ele é um jogo de espelhos que vão refletir a luz aqui e jogar no visor que é o visor que a gente coloca o olho na câmera (viewfinder). Quando a gente vai fazer a foto, o que acontece? Este espelho se levanta Para essa luz que está aqui chegando vir direto para cá. Então ele levanta, aí o obturador se abaixa como se fosse uma cortina ele sai de cena, a luz chega ao sensor e aí depois que a gente faz a foto, depois que estipulou o tempo em que vai abrir e fechar, o espelho volta ao lugar, o espelho se fecha e você volta a ver a imagem Aqui no viewfinder O que costumo falar para os meus alunos é o seguinte: a fotografia mais do que te ensinar um novo hobby, uma nova profissão uma nova possibilidade de ganhar dinheiro ela vai literalmente mudar a forma como você enxerga a tua vida, o mundo. Você vai passar pelos lugares e observar coisas que você não observava quando você não era um fotógrafo. Você vai olhar uma porta, vai olhar uma flor, uma criança, tudo a sua volta de forma diferenciada. E aí que está a graça da fotografia. Você passa a ter um olhar mais atento ao mundo, mais curioso diante das coisas que estão ao seu redor. Pra mim esse é o maior ganho a fotografia pode te dar. Não tenha medo do manual. Ele não morde! Pode até ser um manual confuso, mas perca um tempinho pra entender. Sabe por quê? Eu posso falar aqui de abertura de velocidade do obturador, de um monte de coisa mas se você não souber chegar na sua câmera e mexer nestes ajustes saber qual botão apertar para mexer nestes ajustes que estou falando, não vai adiantar nada, ou quase nada. Você tem que olhar no manual da sua câmera para saber onde você mexe na abertura e onde você altera a velocidade do obturador. Se você conseguir entender na tua câmara qual é o botãozinho que você tem que apertar para alterar cada um destes parâmetros aí você consegue fazer praticamente qualquer tipo de foto. Aí só vai depender da sua câmera. Se ela não for uma DSLR, for uma bridge (superzoom) ou uma compacta, mas que ofereça estes recursos manuais ou de prioridade de abertura ou velocidade, pode ser que tenha alguma limitação. Por exemplo: tem lente que tem a abertura f/2.0. Em algumas compactas a menor abertura não é a f/2 é a f/4. Aí já não é tão aberto, é mais fechadinho. você pode às vezes ter uma câmera que vai do quatro ao oito. Então você não tem muita variação entre o super desfocado e o tudo em foco. aí quando você troca de câmera você pode ter uma lente que vai do f/2 ou do f/2.8 até o f/22. olha só como tem muito mais margem pra você ter a opção de desfocar o fundo ou deixar tudo em foco. Então o máximo que pode acontecer pra quem está começando agora é, dependendo da sua câmera, se ela não for dessas que troca de lente, ela pode te dar uma margem menor pra você conseguir desfocar o fundo ou não, ou deixar tudo em foco, ou não. Normalmente a capacidade de deixar tudo em foco vai ser bem maior do que a capacidade de desfocar o fundo. Mas todas elas vão ter esse recurso do obturador que é o que controla se o movimento vai ficar borrado ou congelado. A única coisa que vai variar mesmo se a sua câmera for mais simples como uma compacta ou uma super zoom, para as DSLRs é basicamente abertura. Porque quem manda na abertura é a lente e normalmente a lente destas câmeras mais simples é mais simples. Então oferece menos recurso, menos poder de desfoque, vamos dizer assim. Por outro lado, todas elas possuem o recurso de controle do tempo. Você pode controlar o tempo, por exemplo, de dois segundos até 1/1000s. Gente, já faz 90% das fotos que a gente vê por aí. 98% das fotos que se vê por aí. com exceção de raríssimas fotos noturnas onde você vê as estrelas onde você vê rastros de faróis que aí você pode ter uma foto com 8s, 15s de exposição. Se a sua câmera não chegar nos 15s você vai perder apenas um tipo de foto. Todos os outros tipos você consegue fazer. você consegue congelar movimento de esporte. Consegue deixar um rastro de movimento de alguém que está correndo quando estiver mais próximo do pôr-do-sol, por exemplo. Consegue pegar um pôr-do-sol lindo, consegue fazer tudo! A única coisa que vai variar é a abertura e essa questão do desfoque ou não. então não se desespere neste momento. É a hora de você conhecer na sua câmera onde ficam os botões leia o manual que cada câmara é diferente e aí, uma vez que você sabe onde estão os botões, vai descobrir de qual até qual valor de abertura a sua câmera consegue trabalhar. Conheça a sua câmera conheça os ajustes que ela te permite fazer. Se a sua câmera foto uma DSLR que permite a troca de lente normalmente a lente do kit é uma lente que tem abertura que vai de 3.5 a 5.6. Então quando você está no zoom em 18 milímetros ela também uma abertura máxima o valor mínimo, de f/3.5. e pode ir até f/22. e quando vai pra 55mm a abertura máxima deixa de ser f/3.5 e passa a ser f/5.6 quando tinha a abertura deste tamanho aqui em 18 milímetros, quando vai para 55mm a abertura máxima fica deste tamanho, vai fechando. e aí entra menos luz. Fica uma lente mais escura. Damos o nome de lente escura. Só que como eu te falei se você tem uma DSLR, você pode amanhã pegar essa aqui vender ou ficar com ela mesmo e trocar por uma outra. E aí você pode trocar por uma outra que é, por exemplo, por exemplo! Não estou dizendo que é o seu caminho! por uma lente que é uma 50mm f/1.8. f/1.8 é uma lente muito clara. mas ela não tem zoom. ela é apenas 50mm. isso depois você vai entender essa questão dos milímetros. Só pra você entender: É uma lente que o zoom depende de você. você que tem que chegar e tem que se afastar pra poder mudar a proximidade do objeto ou da pessoa na foto. Com a outra lente do kit, é só você girar este anelzinho, que você aproxima e afasta um pouco. Então o negócio é: Não se desespere com a sua lente que não é tão clara assim. Pra você ter uma idéia vamos supor que você gosta de fazer foto de produto. Você provavelmente não vai querer usar uma lente dessa aqui uma lente super clara, f/1.8. Sabe por que? Porque você vai desfocar demais o produto. A menos que seja uma coisa que você esteja realmente buscando você pode até fazer, mas provavelmente você não vai querer e nem seu cliente um produto super desfocado. Ele vai querer mais coisas em foco. E aí você pode trabalhar no início pelo menos, claro né? com uma lente que tenha a abertura f/4 ou f/5.6. Essa questão da abertura é muito relativa. Se você vai fotografar paisagem, que você quer que esteja tudo em foco, de que adianta uma lente f/2.8? Não fique tão na neura de que você precisa e vai comprar uma lente super clara. de 50mm porque ela é uma lente 1.8 e vai conseguir fazer todas as fotos da sua vida... CALMA! Neste momento meu papel é de te tranquilizar. não vá afobado comprando equipamento sem saber exatamente o que você precisa fazer. Que tipo de foto você gosta, por exemplo. Vá devagar. e aí eu vou te dar todos os argumentos e recursos pra você aprender e entender qual vai ser o seu próximo investimento. porque você vai investir em uma lente f/1.8 ou f/1.4. E porque você pode investir numa lente que é mais escura. Você vai entender tudo isso e eu vou te dizer: Eu preparei um curso muito muito muito especial pra isso. Então aproveite o curso está disponível para acesso imediato, e vocês vão entender qual é o grande diferencial dele. Está muito, muito legal! Tem simulador interativo pra você mexer e fazer simulação na hora. tem vídeo explicativo, claro. Assim como este, só que mais elaborado ainda. mais cheio de intervenções, gráficos explicando e fazendo movimento de abertura e tal. Está muito bacana! Fiquei por um ano me preparando e escrevendo o curso fazendo as aulas, os vídeos, preparando o conteúdo gráfico preparando as imagens, fazendo os exemplos tudo especial para vocês. Quem me conhece sabe que eu faço tudo com o maior carinho do mundo e faço pra fazer bem feito. Você vai aprender fotografia de uma vez por todas e, por isso, eu chamo o curso de Descomplicando a fotografia. porque pra você hoje foto parece complicado. mas não é tão complicado assim. Você já viu no video de hoje que é simples. só precisa saber três coisas: abertura velocidade e ISO. Se você souber isso você entende todo o conceito. Aí depois a gente entra em outro estágio. Luz, luz do sol, artificial, flash, etc. Quer ver um exemplo? Você quer, por exemplo, congelar o movimento de alguém correndo e deixar o fundo desfocado. Certo? Abertura, deixa o fundo desfocado, e a velocidade congela o movimento. Mas faltou luz. A foto ficou escura. Você chegou no limite. Se mexer mais no valor da velocidade, por exemplo, começa a ter borrão. Então tens que congelar o movimento ali, naquele ponto. 1/300s, por exemplo. e aí faltou luz, o que faz? Sobe o ISO! O ISO serve pra isso. Aumentar a sensibilidade sensor. Faltou luz? Sobe o ISO. Fez o ajuste que você quer, precisa de mais luz, sobe o ISO. Mas não sobe o ISO de bobeira não. Se você puder mexer na abertura ou velocidade, você mexe. O ISO é o último dos recursos que você tem. Precisou de mais luz, ISO na história. O que você faz hoje? Pega a câmera, faz a foto olha no visor, e aí você vai analisar: Ih, está fora de foco. Faz outra. Ficou tremida. Faz outra. Ficou escura ou clara demais. Faz outra. É isso, né? Só que agora depois de hoje você vai olhar pra foto ih ficou escura! se ficou escura... abre a abertura. Já sabe, né? entra mais luz! Peraí que o movimento ficou congelado e eu queria um borrão. Já sabe agora. Diminui a velocidade. Peraí que eu queria o fundo desfocado e não consegui... ficou tudo em foco. vai ter que abrir a abertura. Entendeu agora? Você vai começar a mudar a sua reação diante da foto que você vê. Isso que é o bacana. Então o meu dever de casa pra quem está assistindo ao vídeo é: Vá no manual da sua câmera e descobre onde ficam os ajustes de abertura e velocidade. Como é que você altera eles. e uma vez que você descobre como é que mexe neles, você começa a fazer esse exercício: Pega uma abertura grande (aquele valor de f/2, f/2.8, f/3.5) um valor pequeno, e faz uma foto pra tentar desfocar o fundo. E aí a minha dica é a seguinte: aqui está a sua câmera e aqui quem você quer fotografar. se você ficar pertinho dele e você quiser desfocar o fundo e o fundo estiver bem longe dele você vai conseguir desfocar. Se você estiver muito longe e ele aqui bem perto do fundo você não vai conseguir desfocar o fundo. Se quer desfocar o fundo esteja mais perto do objeto e faça com que o fundo esteja mais longe dele do que você dele. aí você consegue desfocar. Pratica. Agora, se você quiser deixar tudo em foco, se distancie um pouquinho e aí você consegue botar isso aqui em foco e o fundo também. Não esqueça de fechar o tamanho do buraco da abertura que é um valor tipo f/8 f/16, f/11. Você escolhe. Passou do f/5.6 para 8, 11, 16... você faz com que cada vez mais as coisas fiquem todas em foco. se você diminuir esse valor abaixo de 5.6 e for para f/4, f/3.5, f/2.8.... f/2... Você vai cada vez mais fazer com que o fundo fique desfocado a sensação do desfoque fica maior. só que lembrando, né? Não adianta colocar f/2.8 ficar a 2km do assunto e querer que o fundo fique desfocado. Não vai. Tem que chegar pertinho. tem que chegar mais perto pra poder conseguir fazer com que ele fique desfocado. Agora você também não consegue desfocar se você estiver fotografando objeto aqui e o fundo estiver aqui. não adianta. O objeto vai estar em foco e aqui vai estar quase em foco também. quanto mais distante aí sim mais desfocado vai ficar. Então procura um assunto onde o fundo esteja mais distante dele ou tire o assunto do fundo. Vai fazer a foto de uma pessoa e quer que o fundo fique desfocado: Você não pode colar ela no muro. Em outras aulas no curso você vai entender que existe muita coisa por trás. Mas o mais importante é você começar a praticar agora para começar a ter as dúvidas. Poxa, mas eu escolhi a abertura tal no modo de prioridade de abertura e a foto ficou escura. Eu botei o modo de propriedade tempo, escolhi o tempo que eu queria eu congelei o movimento, mas a minha foto ficou clara demais. O que aconteceu? Se a minha câmera calcula o resto sozinha. Eu não sei resolver isso... Você vai saber no curso!.

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Cambé:

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