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Marist College - Como engajar o nosso time e aumentar a produtividade? Quando você pensa em marketing automaticamente você pensa em marketing focado em pessoas de fora. Que o marketing, ele serve para trazer pessoas para dentro do seu negócio. Você mostrar o que você faz com o seu trabalho, conseguir chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas se sintam confiantes em dedicar o dinheiro delas para você. Ou seja, fazer a compra. Você acredita que o Marketing tem apenas essa função e somente assim você vai vender mais, somente assim você vai ser o líder do seu mercado. Mas não! O Marketing não é só isso! O Marketing pode ser também trabalhado dentro da empresa, pode e deve na verdade. As grandes empresas e as líderes em seus mercados, elas trabalham o cara que está dentro. A gente não pode esquecer o seguinte: uma empresa. Uma empresa é formada por pessoas. A empresa, ela não é formada pelo chefe da empresa. A empresa nada mais é do que a união de pessoas em volta de um mesmo objetivo de uma mesma causa e elas trabalhando juntas, conseguem chegar num ponto que uma pessoa sozinha não consegue chegar. Empresas são grupos de pessoas e a partir do momento que a gente entende isso, nós entendemos que, se nós focarmos também nas pessoas que formam essa empresa, nós conseguiremos uma maior produtividade. Vamos aumentar as nossas vendas vamos vender mais por causa disso. E quem aqui não já chegou numa empresa e ficou encantado com a forma como funcionário fala da empresa? Você nota quando um cara acredita na empresa que ele trabalha. Você percebe que ele ama onde ele está e quando há um cliente, quando o funcionário ama o trabalho dele, ele atende melhor, ele atende sorrindo, ele atende mais feliz. As pessoas gostam de estar com pessoas felizes. Eu pelo menos gosto muito! E o que eu estou falando aqui, isso aqui que eu tô falando, se chama Endomarketing. Endomarketing nada mais é que você trabalhar o marketing institucional da empresa em cima dos seus clientes, ou melhor, dos seus funcionários para que os seus funcionários entendam que a empresa tem um propósito, tem um objetivo, todo mundo está junto, todo mundo está no mesmo barco, todo mundo está crescendo juntos. E o que acontece quando você trabalha o Endomarketing? Primeira coisa: os seus colaboradores, eles vão trabalhar mais motivados e inevitavelmente eles vão fazer mais do que você paga eles, eles vão ter mais vontade de fazer e isso vai dar mais velocidade, vai dar mais qualidade aos produtos. Além da maior produtividade você vai ter menos demissões, menos desligamentos. É importante que você não tenha uma grande rotatividade no seu time, porque isso atrapalha. Justamente essa ideia de propósito. Tá todo mundo ali unido junto, trabalhando junto. O cara sai, pô, tem uma perda, né?! Vai ter uma perda de comunicação, uma perda de aproximação. Você vai ter que formar um novo cara para o time isso é mais... Isso atrapalhada a produtividade, a velocidade. A outra coisa também: os colaboradores ficam mais compromissados. Às vezes, o cara... ele não fica mais tempo no trabalho para ganhar mais horas extras. Ele fica porque ele quer fazer o melhor dele, porque ele acredita na empresa. Outra coisa que muda: é o ambiente de trabalho. Ele fica mais agradável, não tem gente que goste de trabalhar num ambiente negativo e pesado. Aí o cara vai acordar: "- Meu Deus, vou ter que ir pro trabalho!". Você acha meu amigo que se seu funcionário ou colaborador tem esse tipo de pensamento quando ele acorda, você acha que a sua empresa vai longe como? Você tem que motivar os seus funcionários e dar a eles um bom ambiente de trabalho. Isso vai impactar na qualidade de vida dos funcionários uma vez que os seus funcionários, eles se sentem mais felizes inevitavelmente você vai ter uma empresa feliz. E as pessoas hoje em dia elas querem estar do lado de pessoas felizes. Cara, diante disso você já se convenceu que você precisa trabalhar o Marketing dentro da sua empresa, dentro do seu time. Por isso, vou colocar aqui estratégias para o Endomarketing para implementar na sua empresa. Você precisa deixar os seus funcionários, seus colaboradores falarem, isso é do ser humano mesmo que seja uma reclamação, mesmo que você não concorde com essa reclamação. Você tem que dar a permissão para o seu funcionário falar. É bom, é gostoso, cara! Mesmo que o cara vai falar coisa ruim mas para o cara que tá falando coisa ruim, é um desabafo. Ele se sente bem e a pessoa trabalha melhor quando ela entende que ela é ouvida pela empresa. Além da comunicação, quando a comunicação se faz de uma forma assertiva você consegue mais velocidade também e você consegue acertar problemas. Problemas dentro da empresa que somente a galera que está ali dentro sabe. Você que está lá chefiado tudo, fazendo e sendo o maestro da empresa não está sabendo. Mas o cara que está lá no campo de batalha sabe o que está acontecendo. Não só entre os funcionários mas a relação do cliente e empresa. O cara tá ali na linha de frente, ele sabe o que o cara tá querendo lá. É importante você ouvir os seus funcionários são eles que sabem o caminho que você tem que tomar, eles vão dar as dicas para você. Outra coisa: as palestras motivacionais. Essa história de palestra motivacional. Toda tropa, todo o exército do mundo existem núcleos dentro do exército de motivação. Numa guerra é fundamental que a tropa esteja motivada e o que acontece? A motivação, ela acaba sim. E isso é fato. Tanto é que as tropas sabendo disso, o tempo todo em vários momentos de uma guerra elas colocam pontos, pontos de motivação para que as tropas continuem na sua luta. Quando você começa a investir, porque isso é investimento . Começa a investir em palestrantes, em eventos que gerem motivação no seu time. Cara, você vai mais longe! Você pode perceber que as grandes empresas têm times motivados. Outra estratégia: a iniciativa de integração. Aqui botei um bolo de aniversário que isso ai, é uma parte comum e visível de um momento de integração entre os colaboradores que é você comemorar o aniversário. Além de você mostrar que você se importa com o seu colaborador, você também faz ali um momento de integração onde as pessoas ao invés de estarem ali no trabalho o tempo todo naquela rotina, percebem que são seres humanos, todos nós aqui somos seres humanos. Vamos nos juntar aqui e vamos comemorar o aniversário desse outro amigo ser humano que é o nosso colega de trabalho, legal! Vai desde um churrasco para comemorar um grande feito da empresa até, por exemplo, você juntar a galera olha o seguinte cara: "- A instituição tal, uma instituição sem fins lucrativos está precisando de um trabalho voluntário, então vamos nos juntar todos e vamos ter um momento lá nessa instituição para ajudar eles". Por que este é um momento também de integração. Outra estratégia: pesquisa com os colaboradores. Têm a ver com ouvir, é você ouvir o seu colaborador O que ele quer da empresa? O que ele pensa da empresa? E o que está acontecendo na guerra? O que você está sentindo aqui entre os funcionários? E entre os funcionários e os clientes? A quantidade de informação que os seus colaboradores têm da sua empresa e você nem imagina e você não consegue ou consegue imaginar isso e não faz isso aqui que é uma simples pesquisa. Bônus e benefícios: a gente já tem os bônus de vale-transporte, tal, legal. Isso ai já é trivial, mas da mesma forma que a gente tem que encantar os nossos clientes. Se você encanta os seus funcionários... Ah meu amigo, aí você vai longe! Se você dá um passeio de trem com a família do cara: "-Oh, sua família vai passear de trem com seu filho lá em Rio Negrinho e tal". Olha, um bônus que muitas vezes pode até custar menos ou a mesma coisa daquele bônus em dinheiro. Mas cara isso é inesquecível! Então é muito diferente a ideia de valor e dinheiro e muitas vezes você deixa de motivar o seu funcionário para dar um bônus em dinheiro quando na verdade aquilo ali poderia ser um prêmio. E ele sente muito mais valor nesse prêmio, nesse benefício. A outra estratégia: peça indicação para a equipe ao contratar. Cara, se o seu funcionário sabe o que é a sua empresa, o que ele vende, o objetivo e já tem a cultura da sua empresa. Quando ele vai chamar alguém se você precisa de um funcionário. O melhor é você pedir primeiro a indicação de seus funcionários, ele vai trazer aquele cara que combina com ele. E a última coisa, cara: muitas vezes a gente numa guerra, a gente tem que dar bronca, não tem jeito. Para dar velocidade. O cara tá na venda, tá no pico venda "- Vamos lá, você fez isso errado, vamos fazer isso aqui e tal...". E aí você esquece do elogio. O elogio, ele é a ferramenta motivacional mais poderosa que existe. Você consegue motivar através da reclamação? Sim, mas uma motivação negativa, é a motivação que contamina o ambiente. Agora se você motiva pelo elogio, você fala a verdade e cara você errou aqui e beleza! Mas num outro momento quando esse cara acertar, não é para você chegar e dizer assim: "- Legal, valeu! Não fez nada mais do que sua obrigação!" Não cara, você tem que fazer festa. Cara, aplaude. "- Parabéns, cara! Você é demais, ficou lindo isso aqui, ficou maravilhoso!" Não tem gente no mundo que não abra um sorriso e fique todo pimpão quando recebe um elogio. Quando o cara elogia você, quando ele diz que seu trabalho foi bom, quando você fala do acerto do cara. Cara, ele fica motivado a acertar, ele vai errar outras vezes? Vai! Mas ele vai errar e ele mesmo vai se tocar: "- Caramba, fiz errado não consegui aquele elogio do Bruno, pois eu vou acertar agora." E aí, o cara começa a trabalhar motivado pelo elogio e não mais pelo terror, pela reclamação. Então se você aplicar essas estratégias simples. Vocês viram que são simples, é apenas uma questão de comunicação, de visão, uma mudança de rumo. Você vai conseguir motivar o seu time, produzir mais e vender mais. Muito obrigado e até a próxima!.

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