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Annandale-on-Hudson - Sangue Suor e Foto - Seu podcast sobre fotografia! "Dicas para usar flash" Olá pessoal! Eu sou o Neno e você está aqui no Sangue Suor e Foto. Bem-vindo a mais um episódio em que vou conversar sobre Flash. Que é um assunto que as pessoas gostam muito e tem muita necessidade de aprender. Lembrando: Se não assinou nosso canal, clica aqui do lado e assina. Assim tu vai saber de forma automática toda vez que disponibilizar algum vídeo novo para vocês. Então vamos lá! Vamos começar falando sobre flash. Se tu não sabe nada sobre flash, está começando agora, certo, ... eu recomendo... Olha eu insisto, assista ao vídeo em que eu falo ... de dez situações em que nós devemos usar o flash. É só clicar aqui do lado. Eu devo ter colocado um cartãozinho aí caso ... você esteja no Smartphone. Não deixem de assistir esse vídeo. É super importante para que tu saiba então as situações ... quando nós usamos ou não usamos o flash. Certo? Então dica nº1 de como usar o flash. Todos sabemos, e já falei isso também. Já falei em um episódio que converso bastante sobre flash. Vou deixar lá na descrição desse vídeo o link para que vocês ouçam o episódio do podcast. E quando converso também ... Eu acho que tem um vídeo que falo sobre acessórios para flash ... que falo sobre isso. Nós não gostamos. Não é aconselhável uma luz dura geralmente. Então como que a gente faz para que não fique essa luz direto na cara da pessoa ... que é a menos desejável possível. Ta? Dica nº 1: tirar o flash da sapata da câmera. Existem várias formas de tirar. Existem por wireless, mesmo pela própria luz do flash ... Enfim, tem várias formas. Deem uma pesquisada que vocês vão encontrar. É tirar da sapata, vocês podem mesmo segurar aqui do lado. Se tu segurar um pouquinho de lado, já ajuda bastante. Só saindo do mesmo ângulo da lente até a pessoa, ... indo um pouquinho para o lado já muda totalmente a luz ... e tu já vai ter uma luz muito melhor do que se deixar aqui direto na sapata do flash, certo? Da sapata da câmera. E já então aproveitando que a gente está falando sobre isso, que é mudar o ângulo da luz, ... dica nº 2: se tu não tem como tirar o flash da sapata, só rebater. Por isso que muitas vezes vocês olham os fotógrafos e isso aqui está virado para o lado ou para cima. Porquê? Se eu boto para o lado ... Para cima, se coloco para cima ... essa luz já não vai direto para a pessoa. Ela vai bater no teto e do teto bater na pessoa. Então na verdade é como se a fonte de luz estivesse saindo lá de cima e não reto em direção para a pessoa. Mesma coisa, se o teto é muito alto e não tem como bater no teto, ... pode colocar para a parece no fundo. Pode colocar para o lado. Bate na parede do lado ou do outro e já não vai aquela luz reta até a pessoa. Bate lá, repica na parede e reflete. E tu já tem uma luz um pouco diferente. Dez vezes melhor do que colocando reto em direção para o assunto que estiver fotografando. Bom, existem .... Dica nº 3: Usar todos os acessórios possíveis e imagináveis ... que, eu também recomendo, assista o vídeo que fiz específico sobre acessórios para flash. Que falo sobre rebatedores, sombrinhas e difusores. Porque isso já vai ajudar para que tu não tenha essa luz dura no rosto da pessoa, dura no assunto que estiver fotografando. Já vai dar uma suavizada e vai ficar uma imagem dez vezes melhor do que se não estiver utilizando nada. Olha, isso aqui é um exemplozinho de um difusor. E isso aqui é um exemplo de alguma coisa que serve para rebater. A luz bate nesse cartãozinho branco e vai até a pessoa. Mas enfim ... Dica nº3: Usar todos os acessórios possíveis e imagináveis para o flash. Para deixar uma luz mais suave. Dica nº 4: Comprar flashes com "TTL". Eu não vou me estender muito no assunto porque pretendo fazer um vídeo específico sobre isso. Mas no "TTL" é o flash que calcula de forma automática a melhor exposição pata ti. Dica também: Usar o modo manual. Se tu trabalhar em estúdio e tu tiver uma luz controlada, ... que tu consiga controlar, que o flash vai ficar firme na mesma posição, tu vai usar o manual. Porque vai estar o flash parado ali, a distância vai ser sempre a mesma, pode regular melhor a luz para ti. E não vai ter nenhuma alteração. Agora se tu tá numa festa e tá andando para lá e para cá, tu nunca sabe a distância certa ... que vai ficar para a pessoa, nada de errado em usar o TTL. E é até recomendável. Certo? Então, é usar o modo TTL mas saber como a tua câmera se comporta. Como a forma que ele vai expor se comporta. A forma que o .. ... Desculpa! ... que o flash calcula a exposição funciona. Porque daí tu vai poder usar o TTL da forma correta. Não vai deixar simplesmente que a tua câmera adivinhe qual é a melhor exposição ... porque isso não vai acontecer. Certo? Tu vai ter uma exposição ruim. Então é entender como o TTL funciona. Como a exposição, a forma de calcular a melhor exposição do flash vai funcionar. E falando sobre isso também, certo, ... é saber utilizar melhor possível da luz ambiente. Não existe nada de errado em utilizar o flash. Só que use ele como um complemento, não como luz principal. Por exemplo: coloque a melhor abertura possível para aproveitar o máximo da luz ambiente que tu tem. E o flash só como um complemento. Só para que supra aquela necessidade de luz, e não que seja a fonte principal da tua luz. Eu já vi muitas pessoas as vezes fotografando em f/11, f/16 mesmo em f/22 estourando o flash! Sem ter a menor necessidade. Porque a pessoa pensa "Ah mas é que fiquei, eu tinha medo de que talvez não ficasse ... não tivesse a profundidade de campo ideal e ficasse alguma coisa fora de foco". Sendo que só está fotografando uma pessoa no parque. Não tem necessidade nenhuma ... de estar utilizando uma abertura menor do que f/3.5 por exemplo. Podia estar utilizando f/1.8 e nem flash era necessário. Então usar o máximo possível da luz ambiente. Deixa eu ver minha colinha aqui se já falei tudo. Ah, faltou uma e não menos importante que é a compensação automática de exposição. Mais uma vez: a importância de tu saber usar de forma correta o seu flash, principalmente no TTL. Se tu vai fotografar um casal de noivos ... tu vai sempre colocar para expor no paletó preto do noivo. Ou no vestido branco da noiva. Então tu usa a compensação automática e o teu flash sempre vai calcular de forma automática. Mas vai expor um pouquinho a mais ou um pouquinho a menos. Olha um exemplo fácil de entender: uma vez fotografei um casamento de um pessoal da Jamaica ... que eles tinham a pele bem escura. Como eu sempre colocava para calcular a exposição na pele de um deles, ... no rosto né principalmente que a gente sempre quer o foco nos olhos, ... então eu já deixei a compensação de exposição automática. A mesma coisa: se vou fotografar pessoas brancas, eu sempre uso ... a compensação automática de exposição ao meu favor para não ter que ficar calculando. Certo? Então a máquina, o flash, já vai calcular de forma automática ... e eu sempre vou ter a melhor exposição possível. Eu não tenho vídeo falando sobre isso ainda, mas pretendo fazer. Então, mais uma vez, não deixe de assinar o canal! Assim tu vai saber de forma automática sempre que colocar algum vídeo novo. Inclusive sobre esses assuntos que falei, que prometo que vou fazer vídeo a respeito ainda. Espero que vocês tenham gostado. São dicas importantíssimas para quem pretende trabalhar com flash. E lembrando: não deixem de assistir os outros vídeos que fiz a respeito ... porque vai ajudar muito você, caso ainda não tenha assistido. E também não deixem de escrever lá embaixo. Eu costumo responder a todo mundo e tu não vai ser a exceção. E não deixe de compartilhar os nossos vídeos e principalmente o canal. Se tu tem algum amigo ou pessoas que tu conhece que gostam de fotografia, fale do canal. Essa é a única forma do canal crescer. E é a forma que peço de vocês de retribuírem de alguma forma essas informações que passo. Me ajudem que o canal cresça. Assim eu continuo tendo ... mais incentivo para continuar produzindo vídeos para todos. Pessoal, não quero me estender mais do que já me estendi. Um grande abraço a todos e vejo vocês por aí. Sangue Suor e Foto - Seu podcast sobre fotografia!.

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Jaú:

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