Curso Sap Impacta

Lehman College - Legendas: Equipe Nead/UAB Vídeos Nós estamos iniciando a Unidade 1 que trata, especificamente, da leitura, fichamento de textos, seleção de material e a escolha do tema. Esta Unidade, ele é uma das partes mais importantes da nossa disciplina pelo fato de que é ela que vai desencadear todo o processo pra que você possa definir qual é o tema que você vai desenvolver, qual é a metodologia que você vai utilizar, quais as leituras que você já tem sobre esse assunto e determinar em que momento você vai iniciar, como você vai trabalhar. A partir dessa unidade, nós vamos ter, com clareza, qual é a linha de pesquisa que você vai atuar. Eu trouxe pra vocês um conteúdo simplificado em alguns slides, para que vocês possam acompanhar de uma forma mais clara, de uma forma mais objetiva, como fazer a seleção, a escolha do tema. A unidade, ela traz como uma atividade avaliativa que corresponde. Que pena você vai desenvolver? Qual é a parte desse tema que te interessa? E quais as obras que você já leu sobre esse assunto. Então, pensando nessa atividade avaliativa, eu vou orientá-los sobre como selecionar o tema. Porque ele vai trazer elementos suficientes para que você possa organizar, posteriormente, o seu projeto de pesquisa. Então vamos iniciar pela escolha do tema. Tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. É uma dificuldade ainda sem solução se você já tem claro ou desconfia de que se fizer de uma determinada forma alcança determinados resultados. Então, não precisa fazer pesquisa. Isso já tá claro, já está óbvio. A questão que se levanta entorno do processo investigativo precisa gerar a investigação, a busca de dados. Escolher um tema, significa levar em consideração dois fatores. e nós apontamos aqui fatores internos e factores externos. Os fatores internos, eles estão relacionados ao próprio pesquisador. Ou seja, deve-se selecionar o assunto de acordo com as inclinações, aptidões e tendências de quem se propõe realizar o trabalho. Optar por um assunto compatível com as qualificações pessoais e encontrar um objeto que mereça ser investigado e que tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa. Você só vai escolher um tema que te interessa, que faz parte do "Hall" de interesses, você vai fazer um recorte desse tema. Você tem que ter uma afinidade ou uma familiaridade com esse tema. Tem que ter desejo de descobrir algo mais sobre esse tema. Qual é a tendência, qual é a ideia e qual é o enfoque que você pretende desenvolve sobre ele. Os fatores externos estão relacionados à disponibilidade de tempo para realizar uma pesquisa completa e aprofundada. A existência de obras pertinentes ao assunto em número suficiente para o estudo global do tema. A possibilidade de consultar especialistas da área para uma orientação tanto na escolha quanto na análise e interpretação da documentação específica, Vejam bem, o tempo é algo importantíssimo no momento da escolha do tema. Porque ele é curto. Terminaram as disciplinas, imediatamente você já vai começar a desenvolver a pesquisa. Depois tem a coleta de dados, a análise dos dados, a redação do artigo e a defesa. É um tempo que precisa ser cronometrado. Levar em consideração aquilo que é possível recolher, em termos de dados, e organização desses dados para depois você colocar isso tudo no papel. Há necessidade de você selecionar pelo menos três títulos de material impresso, de livros que são decorrentes de processos de pesquisa, para que você possa argumentar, fundamentar o seu trabalho. Os especialistas da área são os próprios orientadores que vocês vão ter acesso logo após a entrega do projeto, apresentação do projeto. Ali eles vão poder dar dicas de como fazer a coleta de dados. Que tipo de instrumento é adequado para fazer isso. Quais os pontos autores que vocês podem utilizar. E dar todo o encaminhamento da pesquisa. é isso nós temos vários tipos de temas. Eles podem ser como monográfico, panorâmico, histórico, teórico, antigo, contemporâneo, científico ou político. Isso quer dizer que conforme a abordagem que você vai dar ao seu tema, ele vai estar direcionado a um tipo de tema. Desse tipo de tema, você vai definir quais são as técnicas, técnicas e os métodos mais adequados para poder recolher as informações sobre esse tema. Por exemplo, se eu vou trabalhar com um tema relacionada à questão histórica. E vou ter que me basear desde o princípio da origem do tema e a evolução. Como é que ele se desenvolveu durante todo esse período e quais são os autores questão enfatizando essa história, esse desenvolvimento, essa implicação que ele teve ele teve em cada época da humanidade. E até hoje é um processo histórico ele procura observar quando surge, como ele evolui e como está hoje. E assim sucessivamente os demais tipos de tema. Por isso, nós precisamos de obras que tenham conteúdo suficiente para que nós tenhamos a capacidade de argumentar sobre as questões que nos afligem no cotidiano. Tenho cuidado na escolha do tema Não há a necessidade de duplicação de estudos. Existem tantos temas. Muitos temas que podem ser pesquisados em ambientes escolares e não escolares. E que hoje diferem de outros tempos e que podem ser trabalhados numa outra abordagem. Assuntos muito recentes devem ser evitados. Exatamente pelo fato de que ainda estão em processo de pesquisa. Ainda estão sendo investigados. Então, não têm publicação. Não foram... reconhecidamente divulgados no meio científico. Procurem escolher temas que vocês possam consultar determinadas obras. A escolha do tema deve ser livre. Embora existam algumas linhas de pesquisa, aonde esse tema, ele vai se encaixar. Quem vai definir isso é a Coordenação do Curso. As fontes podem originar-se da experiência pessoal, profissional, de estudos, de leituras, da observação, da descoberta, da discrepância entre trabalhos ou da analogia entre disciplinas e outras áreas científicas. Então, o tema é algo que surge da nossa própria necessidade de discutir, de descobrir algo a respeito de uma situação que nós estamos vivenciando. Mas que para que ela seja analisada, elaborada ou reelaborada, nós temos que pensar qual é o rnfoque, quais obras, como isso vai se proceder e de que forma nós vamos adotar uma metodologia para passar a nossa mensagem, a nossa reflexão. Por que todo o Trabalho de Conclusão de Curso, ele não tem que, necessariamente, resolver a situação, mas levar a uma reflexão em torno daquilo que foi pesquisado. Você, quando definir o seu tema, Você vai observar a visão que você tem dele antes e depois de terminar a pesquisa. O problema, a situação pode continuar a mesma. Mas o seu olhar sobre ele é diferente. E a tua ação vai fazer com que essa situação procure ser suavizada, melhorada, modificada. Muito bem, escolhido o tema, ele precisa ser delimitado. Ou seja, você vai recortar uma pequena parte dele para poder desenvolver o trabalho. Porque um tema, ele é muito amplo. Por exemplo, eu vou trabalhar com alfabetização de adultos. Mas o que exatamente dentro da alfabetização de adultos? Vamos supor: a escrita, a oralidade O método, a dificuldade dos alunos, a formação dos professores, aos círculos de cultura... o que exatamente dessa área mais ampla Eu posso recortar? O que me interessa? Então, aquilo que você tem mais afinidade, você vai retirar e especificar melhor, tratar o tema de uma forma que ele possa lhe trazer uma nova perspectiva. Isso nós chamamos de delimitação do assunto. Delimitar o assunto é selecionar um tópico ou uma parte a ser focalizada. Existe uma técnica, você pode decompor em partes um tema. Como eu mencionei, eu vou trabalhar a oralidade, eu quero estudar mais a escrita na alfabetização, como é que ela acontece. Alfabetização de adultos, no caso. Os círculos de cultura. O que eram esses círculos de cultura? como é que funcionavam? Eu relaciono essas partes e verifico qual delas tem material suficiente, qual delas me atrai. E o que eu vou trabalhar em torno desse tema. com o enfoque que eu vou dar, com a mensagem que eu vou trazer. E verificar as circunstâncias de tempo e espaço. Em que tempo aconteceu? Onde aconteceu? E, também, eu posso relacionar isso às minhas condições de tempo e espaço. Delimitar o assunto, implica em distinguit o sujeito do objeto da questão. Nós precisamos saber quem é o sujeito e quem é o objeto. Quem é o Sujeito? É a realidade a respeito da qual se deseja saber alguma coisa É um universo de referência. Ela pode ser constituída de objetos, fatos ou pessoas. Tem-se por objetivo conhecer a melhor ou agir sobre ela. Então, sujeito é a realidade a ser pesquisada. Quem é o objeto? É o tema propriamente dito. Corresponde àquilo que se deseja saber ou realizar a respeito do sujeito. Ou seja, a respeito da realidade. É o conteúdo que se focaliza em torno do qual gira toda discussão ou indagação Nós colocamos um exemplo bem clássico, bem simples disse observar. Para melhor entender quem é o sujeito e objeto. Por exemplo, a organização do trabalho. Quem é o sujeito é o trabalho. quem é o objeto é a organização. Agora, esse é um tema muito amplo, organização do trabalho. Ele corresponde a inúmeras coisas que correspondem ao mundo do trabalho. Então, existem algumas especificações. Basicamente, são três que precisam ser observados para que você possa delimitar esse tema. Vamos ver a especificação dos limites da extensão tanto do sujeito quanto do objeto. Aqui nós temos adjetivos explicativos ou restritivos Os explicativos estão relacionados às condições essenciais do sujeito e do objeto. Os restritivos estão condicionados às questões acidentais do sujeito e do objeto. Para ficar mais claro, nós colocamos um outro exemplo do adjetivo explicativo: a organização social do trabalho. Do aditivo restritivo: a organização atual do trabalho. Como eu poderia definir, determinar que fosse a organização do trabalho na idade média. Mas eu condicionei as questões do sujeito e do objeto na atualidade. Ok? Um outro elemento precisa ser observado são os complementos nominais de especificação. São pessoas ou coisas que acrescentadas à substantivos e adjetivos especificam a ação ou sentimentos que os mesmos substantivos ou adjetivos designam. Um exemplo, a organização social do trabalho de produção artesanal Então, eu peguei o exemplo do adjetivo explicativo "Organização social do trabalho." E vou acrescentar uma especificação que é um complemento Que tipo de trabalho? Produção artesanal. Agora, ainda envolve um terceiro elemento que são as determinações das circunstâncias. Determinar as circunstâncias que limitam ainda mais extensão do assunto, especialmente as de tempo e de espaço. Exemplo: Organização social do trabalho de produção artesanal durante a Idade Média na Europa ocidental. Não importa se o tema, ele tem essa extensão, se ele é longo. Ele precisa ser o melhor explicado possível que a pessoa que vai ler o seu trabalho pelo título já consiga compreender o que que trata o trabalho. O que tem dentro dele. O que que ele traz. Esse mesmo título, já delimitado, ele corresponde à própria indagação que nós vamos fazer a ele. que seria formulação de uma situação problema. Porque nenhum trabalho de pesquisa, ele se desenvolve se você não tem algo para se resolver. Para se apresentar alternativas ou explicações, ou uma descrição que possa tornar essa situação problema mais viável de ser solucionada. Então, o próprio título pode se transformar numa situação problema. Essa situação problema, ela pode ser organizada em forma de questão, ou afirmação. Eu sugiro pra vocês que trabalhem mais com a questão. Porque o projeto, a elaboração do projeto, ela acontece... todos os itens praticamente, eles estão relacionados à situação problema, à essa questão que vai ser pesquisada. Porque, posteriormente, o artigo, ele vai tratar ou trabalhar o conteúdo em torno da resposta a essa situação. Então vocês precisam transformar esse título em uma pergunta. numa questão. A formulação da situação problema envolve uma dificuldade teorica ou prática. Para a qual se deve encontrar uma solução ou uma alternativa. As perguntas ou afirmativas devem ser pensadas de acordo com a possibilidade de resposta através da pesquisa. Tem que se fazer uma questão que gere o processo de investigação de análise, de elaboração. Caso contrário, não há necessidade de fazer a pesquisa. Então, esse é o meu recado para vocês. Eu gostaria que vocês tirassem as dúvidas no próprio Ambiente Moodle Eu coloco lá algumas informações dadas, de como fazer leitura, de como selecionar material, de como você pode trabalhar melhor a escolha do seu tema. Até para poder responder a primeira atividade avaliativa. Tudo bem. Até breve! E bom trabalho pra vocês!.

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