Exames Para Labirintite

School of International and Public Affairs - Bom pessoal, dando continuidade a parte de tipo abstrato de dados Hoje vamos entender um pouco mais de como trabalhar com ela na linguagem C e vamos ver um exemplo sobre isso Primeira coisa que a gente tem que pensar é na questão de modularização, a gente vai criar nossa TAD em módulos Um arquivo de cabeçalho e um arquivo de implementação, essa é a convenção para implementar um TAD Arquivo .H o nome do meu tipo .h que vai ter os protótipos das funções, tipos de ponteiros que eu posso definir E dados que são globalmente acessíveis, eu tenho uma constante que eu posso utilizar no meu programa, está aqui Tipo de ponteiro que posso utilizar, por exemplo FILE*, quando trabalhamos com arquivos. E os protótipos das funções, quais as funções eu tenho para trabalhar com arquivos? Fopen, Fclose, assim por diante. Vamos ter um arquivo.c com o mesmo nome do arquivo .h, só muda a extensão Dentro dele eu vou ter a declaração do meu tipo de dado, e a implementação das funções que vão fazer o uso desse tipo No .h eu defini ponteiro, mas o tipo do dado, o que tem dentro dele, está no .c Desse modo os dados ficam ocultos do usuário, ele só vai conseguir acessar por meio das funções Separamos o conceito (definição do nosso tipo) da sua implementação. .H conceito, .C implementação. 2 arquivos Fazendo um exemplo de TAD bastante simples que seria criar um TAD quando eu trabalho com um ponto definido pelas coordenadas X e Y Para guardar essa informação eu vou criar uma estrutura ponto, struct ponto, float x e float y Esses vão ser os dados da minha tad, do meu tipo abstrato, então, para começar eu tenho que definir meu arquivo .h Vou definir protótipos das funções, os tipos de ponteiros que eu tenho, e os dados globalmente acessíveis Vou ter que definir um tipo de ponteiro para a estrutura ponto E os protótipos das funções que vão manipular esses dados Aqui está meu arquivo .h, eu vou criar um apelido para minha struct, para facilitar a manipulação do meu programa principal A struct ponto passa a ser conhecida apenas como ponto com P maiúsculo Então eu criei aqui algumas funções, as funções que: cria um ponto, libera um ponto A função que acessa os valores de um ponto Que atribui os valores x e y a um ponto E uma função que calcula a distância entre dois pontos A primeira será equivalente ao FOPEN, quando eu crio um arquivo ele me devolve um ponteiro para o arquivo No caso eu estou criando um ponto e ele me devolve um ponteiro para ponto A função libera vai ser equivalente ao nosso FCLOSE, libera o ponto A função de acesso eu vou retornar a parte X e a parte Y por referência do nosso ponto Atribui eu vou pegar o valor passado em x e em y e colocar no meu ponto E a função de distância eu simplesmente calculo a distância entre dois pontos Esse é o arquivo .h, agora temos que implementar essas funções Então, no arquivo.c eu colo as bibliotecas que eu vou precisar, stdlib, porque lá tem a constante NULL Math.h por que eu vou utilizar a função de cálculo da distância, usa a raiz E eu tenho que colocar a minha própria biblioteca, eu estou criando a bibliote.h Ponto.h, então eu tenho que colocar ela usando aspas, por que ela é minha, não é do sistema Definir os tipos de dados que eu quero, struct ponto, ela está definida aqui. E agora eu vou começar a implementar as funções, começo com a função de criar o ponto Eu passo x e y e vou criar um ponto, um ponto é um ponteiro, então vou ter que fazer um malloc Sizeof Ponto Ou seja, eu estou alocando meu espaço de memória para guardar x e y, por isso estamos sempre trabalhando com ponteiro. Reservei espaço na memória para guardar x e y, se deu certo a minha alocação, meu p é diferente de NULL Eu atribuo o valor x e y aos campos x e y do ponto. Copiei o valor x e y para dentro da minha estrutura Terminei a atribuição, retorno o meu ponto, quando eu chamar, eu vou retornar um ponteiro p Pro ponto que eu aloquei dinamicamente, que estão guardadas as variáveis com valor x e y Se eu aloquei com malloc, quando eu liberar o meu ponto eu só tenho que fazer um free Na minha TAD a função que libera o meu ponto é simplesmente chamar a função free e liberar o ponteiro que passei por parâmetro Funções de acesso e de atribuição são parecidas, na função de acesso o que eu estou fazendo? Eu tenho a minha estrutura x e y dentro do meu ponteiro p, e eu quero pegar esses dois valores e devolver para esses dois ponteiros x e y Eu não consigo devolver mais de um valor na minha função pelo retorno então eu tenho que passar por referência. Então eu copio isso aqui para o x, esse para o y e quanto eu chamar essa função eu vou ter aqui os valores de x e y Estou simplesmente copiando o valor de dentro da estrutura para as referencias Na atribuição é o contrário, eu tenho a estrutura x e y aqui, que é meu ponto p.Pego meu valor x coloco dentro de x e o valor y dentro de y Simplesmente peguei os valores passados por parâmetro e guardei dentro da estrutura, então é bastante simples. Calcula a distância, eu tenho agora dois pontos, calcula a diferença do termo x de um ponto E a diferença do termo y de outro ponto, dx é a diferença dos dois x e dy a diferença dos dois y E retorno a raiz de dx ao quadrado mais dy ao quadrado. Só fiz o calculo da distancia Essa é minha biblioteca, essa é minha TAD. Vamos ver como eu vou fazer para usar ela. Tenho aqui um programa de teste, estou incluindo a minha biblioteca que eu acabei de criar. Declarei dois ponteiros igual a gente fazia com arquivos, criei dois pontos, ponto p e ponto q Ponto p vai ter as coordenadas 10 e 21 e o ponto q vai ter as coordenadas 7 e 25, simplesmente dentro daquela estrutura. No ponto p x=10 e y=21. No ponto q x = 7 e y = 25. Chamo a minha função que calcula a distância entre eles, vai me retornar um valor d aqui que eu vou imprimir no meu programa Em nenhum momento eu consegui acessar diretamente o que está aqui, não consigo pegar e fazer esse tipo de operação. Está proibido, se tentar fazer vai ter um erro, da mesma maneira não consigo mais declarar uma variável da estrutura Ponto é apenas um typedef da struct ponto, isso é proibido, eu so consigo declarar ponteiros agora. Bom, até a próxima pessoal, a aula de hoje é isso..

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