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New York Conservatory for Dramatic Arts - E aí hoje o assunto é bem legal porque eu vejo que os colegas têm muita dificuldade em divulgar o seu consultório me pergunta muito caro mas como é que eu faço isso né eu não sei o que fazer não sei como divulgar meu consultório é e aí eu resolvi falar um pouquinho sobre isso dando aqui três passos para você realizar a sua primeira divulgação do consultório na quais são os três passos fundamentais para que você faça isso de uma maneira eficiente e que começa a divulgar nem eu acredito que hoje com a quantidade de dentistas que existem no mercado as cidades estão com cada vez mais é consultórios abrindo consultórios e clínicas é imprescindível que o dentista entenda de marketing da ea divulgação faz parte disso é a divulgação é você aparecer para as pessoas é realmente você atrair a atenção delas através de algum meio de comunicação então a gente vai falar um pouco sobre isso como fazer o seu a sua primeira divulgação porque eu acredito que os dentistas não divulga o seu consultório maioria não faz nenhum tipo de divulgação nessa o boca a boca eo boca a boca funciona assim só que é você acaba formando uma clientela é muito lentamente demorando muitos anos para chegar a ter uma clientela fiel é a chegar num ponto que você não precisa quase de novos pacientes hoje em dia está cada vez mais difícil eu acredito que os colegas concordem comigo então o primeiro ponto que eu acredito porque é que os colegas não divulgam seu consultório é porque primeiro não acham que precisa fazer isso né os colegas acham que a maioria nem acha que basta ser bom na técnica e realizar um bom tratamento que as coisas vão fluindo os pacientes vão chegando só que não é bem assim a gente está vendo isso muitos consultórios fechando clínicas fechando eu tenho visto franqueados né colegas que compraram franquias investir em franquias fechando as suas clínicas também então é bem assim é preciso divulgar assim segundo ponto eu acredito que muitos acreditem visto tenho conversado com muitos colegas que acham que divulgar o consultório torna a profissão muito é comercial né comercializa é é como se estivesse vendendo um produto não se sentem bem com isso tá mas você pode fazer uma divulgação do seu consultório de uma forma muito ética nem sem ferir o código do código de ética sem ficar falando em venda de de tratamento odontológico sem ficar fazendo promoção é que é isso que torna o nosso serviço mas com cara de comércio com cara de produto a gente vem de um serviço na área de saúde tá então muitos colegas acham que isso é denigre a imagem da odontologia fazer a divulgação mas não é assim tá e um terceiro ponto que eu acredito que seja uma das razões para os colegas não divulgarem o que fazem é porque não sabem o que fazer não sabem como divulgar não sabem é para onde está então a gente vai falar eu vou falar que um pouquinho sobre isso os três passos pra você fazer sua primeira divulgação eu vamos lá vamos lá deixa eu ver que seus colegas estão aqui comigo tô legal numa segunda feira aqui eu estou como vocês estão vendo que estou na praia agora né e não não deixei de parar um pouquinho aqui e conversar um pouco com os colegas a respeito de divulgação do consultório ou luciana tudo em bom ter você aqui que legal doutora cristiane bacana então lá eu vou falar agora dos três passos para você realizar a sua primeira divulgação o primeiro passo é definir exatamente o que você quer divulgar então se você puder pegue uma folha de papel e uma caneta ou a nota no seu celular de onde você estiver e anota que então eu vou pedir pra você notar quais são os três passos o primeiro é definir exatamente o que você quer divulgar se você foi muito genérico na sua divulgação você passa a ser igual a qualquer outro colega que está divulgando o seu consultório que o que faz ou numa revista nas redes sociais ou enfim ou em qualquer canal de divulgação na rádio se você foi muito genérico quando eu digo genérico eu quero dizer se você simplesmente fazer uma divulgação consultório da doutora maria cristina souza por exemplo é estética ortodontia implantes rua tal tal ahtisaari número tal a gente já sua consulta então isso fica muito igual a qualquer outro dentista isso não chama a atenção de ninguém tá então primeiro definir exatamente o que você quer divulgar principalmente a área que você quer divulgar é eu vejo muita dificuldade dos colegas em relação a isso carla eu faço várias especialidades dentro do consultório mas será que a melhor estratégia é divulgar todas as especialidades será ou será que você deveria pensar em divulgar aquela que o traz mais resultado financeiro pra você ou aquela que você gosta mais de fazer o que você quer atrair mais pacientes daquela área por seu consultório será que não seria mais eficiente se você é ortodontista mas faz implantes também por exemplo será que se você começar a divulgar só a ortodontia né com diferentes tipos de publicações de anúncios você não acaba se tornando uma pessoa conhecida como a doutora horta do autista ou o doutor ortodontista então eu acredito muito muito mesmo que é o que eu faço nas minhas clínicas que se você direciona sua divulgação para uma área que você quer realmente atrai mais pacientes ali você tem mais sucesso você se diferencia dos outros dos outros poucos que estão fazendo divulgação que hoje ainda são poucos os dentistas eu acredito que isso vá começar a crescer daqui para frente então quem começar já começa vai ter resultado mais rápido então recomendo que você comece logo mas é preciso saber como fazer e são esses três passos que eu vou te dar aqui hoje tá é e aí então esse primeiro passo é definir a definiu qual área você quer divulgar e principalmente qual é a maior vantagem para o paciente que se beneficia dessa dessa especialidade dessa técnica que você usa por exemplo qual é a maior vantagem pra ele qual é o maior benefício para a vida dele o benefício funcional um benefício estético um benefício para a qualidade de vida é um benefício de voltar a sorrir então quando você define exatamente a área que você vai divulgar o que você vai falar naquela divulgação e e qual é o benefício a vantagem que a pessoa que está lendo aquilo que está assistindo aquele vídeo que tá vendo o seu anúncio qual é a vantagem para ela de parar e ver ali qual a vantagem para ela que ela teria de ir até o seu consultório receber aquele tratamento de ortodontia por exemplo porque simplesmente a gente falar doutora maria cláudia maia ortodontista da clínica de ortodontia especializada atendimento personalizado entre em contato e aí coloca os seus contatos isso não quer dizer nada para as pessoas então no fundo o que é o que elas vão ganhar se forem o seu consultório sorri mais benéfica mais satisfeita com a própria é com a própria aparência eu já tive pacientes que falaram pra mim que nem saíam muito de casa não tinha uma vida social ativa porque tinha vergonha até de conversar por causa de um dia sistema então qual é o benefício vantagem é aquela técnica que você está divulgando aquela área quando eu digo técnica se você fizer algo muito diferente dos outros colegas quer divulgar uma técnica específica pra isso você tem que falar da vantagem que pessoa vai ter quando receber aquele tipo de tratamento a isso é um exercício então esse é o primeiro passo tá bom vamos lá vamos recapitular definir exatamente o que você quer divulgar o segundo passo para você fazer a sua primeira divulgação é escolher o canal de divulgação tá existem mais de 20 canais de atração de pacientes mais de 20 lugares diferentes que você pode divulgar o seu serviço né e aí é importante escolher um deles começar com um é um erro muito grande às vezes é quando o dentista tira pra todo lado eu já vi colegas e até colegas que entraram no meu curso foram karla eu já divulgou a minha clínica mas eu estou atirando para todo lado no meio sem eu estou sem rumo é fazer um anúncio é é em rádio jornal estava tentando fazer alguma coisa nas redes sociais palestras então estava muito tudo é muito diluído né e aí perdi o foco no canal só fazendo da maneira certa então escolher um canal de divulgação é muito importante mas carla que canal que o que é que eu posso fazer se pode fazer palestras em escolas e empresas você pode fazer parcerias com outros colegas com estabelecimentos comerciais é você pode usar sim instagram facebook stories mesmo né então existem vários caminhos você pode participar de eventos na sua cidade então existem várias maneiras de você aparecer para o público que você quer atrair para o seu consultório na então primeiro você já passou pelo primeiro passo que foi definir o que você vai divulgar segundo aí você vai escolher onde você vai divulgar isso tá e aí conhecer esse canal de divulgação é preciso saber como trabalhar com ele não adianta a eu vou então carla nossas redes sociais tá tá na moda agora tem alta todo mundo lá no instagram então eu vou pôr instagram e começa a fazer posts lá e ver que não traz resultado faz um post hoje aí e ninguém não tem curtidas ou sua família que curte que comenta parabéns é isso mesmo é ótima a dentista mas não é seu paciente que está comentando né e aí você acaba parando de fazer ou faz um pouco de hoje depois outra 15 dias aí fica pensando se contrata uma agência para fazer ou não e para enfim não vai conhecer as regras das redes sociais cada uma tem uma regra diferente é cada um é um tipo de publicação diferente que vai que pode te trazer resultado né não conhece s aquele canal de divulgação pode trazer uma resposta mais imediata de pacientes ou se a médio ou longo prazo é porque tenho também tem canais que você vai trabalhando vai construindo uma uma autoridade é você vai construindo uma credibilidade e outros que você já coloco as faz um outdoor né já que tem muita gente vai ver que pode te trazer um resultado mais rápido dependendo do tipo de comunicação que você sem lá nesse canal de divulgação tá é então é importante conhecer o canal de divulgação pra que você tenha sucesso na hora de aparecer para as pessoas 'nesse não eu costumo dizer assim muitos colegas estão nas redes sociais fazendo panfletagem a panfletar dando nas redes sociais ou seja divulgando o consultório de uma maneira genérica sem trazer benefício nenhum para quem está vendo sem trazer informação nova nenhuma pra quem tá vendo tá então vamos lá então recapitulando aqui o segundo passo então é escolher um canal de divulgação e conhecer exatamente qual tipo de comunicação você deve usar lá dentro dentro desse canal está no primeiro passo você já fez o primeiro passo já foi que é definir exatamente o que você quer divulgar e aí você já escolheu onde divulgar tá e aí o terceiro passo vamos lá o terceiro passo é entrar em ação é começar a realizar sua primeira divulgação você já planejou essa divulgação e daí entra em ação fazer sem medo a gente muitas vezes pode ficar paralisado pelo medo né do que os outros vão dizer medo de não ter resultado medo de investir no território no financeiro por isso é importante entender qual é o tempo necessário que se leva para ter uma resposta por exemplo nas redes sociais eu tenho alunas que em três meses já tiveram uma resposta muito positiva nas redes sociais aumentaram 30 40 até 60% seu faturamento em 43 4 meses de divulgação nas redes sociais mas elas foram a fundo nisso elas buscaram conhecer colocar em prática erraram em alguns em alguns posts erraram no sentido de que melhorar a comunicação era bem daquele jeito aí foram mudando o jeito de divulgar o consultório tá então é importante fazer fazer sem medo e fazer com consistência então o terceiro passo é a ação você precisa então eu escolhi carla fase uma fase palestra eu sou do pediatra eu quero fazer palestra em todas as escolinhas da minha cidade então ótimo vá lá entra em ação e vai receber um não de uma diretora vai para a segunda escola recebeu não da segunda escola porque não é tão simples a gente entrar numa escola em uma empresa você precisa ter 6 que tá e aí um outro ponto desse passo que entra em ação é não fazer uma vez só e ponto final fica esperando o resultado se a palestra você tem que voltar depois naquela escola naquela empresa fala de um outro assunto fala de uma outra forma mas eu recomendo que você vai pelo menos duas vezes tudo ano principalmente nas escolas é que você manda uma comunicação para os pais do que foi falado do benefício que os seus filhos tiveram ali naquela palestra naquela orientação sem da gratuidade nada disso se for por exemplo uma parceria contra o colégio é um canal de atração de pacientes é um canal de divulgação nem parcerias e os pacientes indicados são ótimos é geralmente muito na maioria das vezes fecha um tratamento com a gente é muito bom muito eficiente e traz um retorno rápido esse é um canal de interação de pacientes que traz um retorno rápido mas você também precisa estar alimentando esse canal você também precisa indicar pacientes para o colega você precisa entrar em contato de tempos em tempos com ele está tudo bem seus pacientes estão voltando lá você precisa ter o controle dos pacientes que são indicados para eles estão voltando ou não então precisa ter consistência se você fez alguma ação junto com esse colega se isso tá tendo continuidade ou não se você estiver nas redes sociais por exemplo hoje nas minhas clínicas esse é o canal mais utilizado para a atração de pacientes são as redes sociais que é o youtube facebook instagram e dentro do instagram e gtv e stories é você precisa também ter consistência lá dentro é o que que é ter consistência nas redes sociais é se você começa a publicar uma vez por semana é fazer sempre uma vez por semana né e se puder fazer mais de uma vez por semana uma publicação se for a cada 15 dias a cada 15 dias para começar de alguma forma então tem gente fala assim k eu não faço porque nós eu parei de fazer publicação nas redes sociais porque toma muito o meu tempo não consigo fazer e daí eu não faço divulga e ficou na mesma né porque é isso que acontece é então eu digo assim toma um pouco de tempo da gente sim mas é um investimento de tempo que você faz que você vai construindo nas redes sociais uma autoridade em relação aquilo que você está falando então é muito importante você tem consistência senão as pessoas vão ver um post seu e se você entender como é que funciona nas redes sociais você vai saber que nem esse post as pessoas vão ver as pessoas que você quer atrair para seu consultório talvez seus amigos vejam na sua família também mas não são esses que você quer atingir não são essas pessoas então se você não tiver consistência nas publicações essa é uma das regras das redes sociais você não vai ter sucesso aqui dentro você não vai conseguir trabalhar ali dentro de modo que dali um tempo você comece realmente atrair o interesse das pessoas atenção das pessoas para aquilo que você está falando e aí que elas vão acabar indo para o seu consultório então esses três passos na minha opinião são fundamentais para que você comece a divulgar o seu consultório eu tô falando de qualquer tipo de divulgação taa pode ser um anúncio na rádio pode ser dependendo de onde você estiver talvez um canal funciona melhor que outro né mas é preciso começar a divulgar carla nossa eu fiz um curso ótimo um curso de especialização ou aprender uma técnica nova dentro da ortodontia por exemplo nem o senhor todo destaca por isso dou muito muito exemplo de de ortodontia é e aí eu quero divulgar isso porque isso é algo diferente poucos ortodontistas fazem e traz um benefício diferente para os pacientes como é que eu vou divulgar isso justamente esses três passos primeiro passo é definir o que você quer divulgar nem aí você já tem isso essa técnica e esse algo diferente vamos colocar aqui um exemplo alinhadores estéticos então fiz um curso e achei incrível mas meus pacientes perguntam e agora eu tenho habilidade para fazer eu tô habilitada para fazer então nada melhor do que divulgar isso não só dentro do consultório não é treinar sua a sua funcionária para também divulgar isso entre os seus pacientes que já chegaram lá como também você divulgar isso fora é para atrair novos pacientes para você ser a referência pra vocês ea autoridade nesse assunto alinhadores estéticos em ortodontia esta especialista em alinhadores estéticos por exemplo é você falar vários sobre esse mesmo assunto sobre essa mesma técnica sob vários ângulos diferentes pensando sempre no benefício ou nos benefícios e vantagens que as pessoas vão ter ao fazerem esse tratamento e com você porque você está habilitada a fazer isso está habilitado tá então o primeiro passo você já definiu que você quer divulgar segundo passo já escolheu um canal para divulgar isso não tem uma revista de bairro que é muito lida é pelo meu público alvo então eu vou fazer anúncios em revista não é no instagram meus pacientes potenciais pacientes estão no instagram então vou lá é no facebook e aí conhecer esse canal tem que conhecer as regras têm que conhecer que tipo de comunicação você precisa usá lá dentro senão não vai trazer resultado e aí o colega fala carla redes sociais não servem pra mim não trazem resultado eu não consigo ter pacientes mas será que esse colega foi entender como divulgar mesmo como divulgar da melhor maneira lá dentro na grande maioria das vezes não né e será que insiste gil será que fez o terceiro passo entrou em ação teve consistência foi modificando melhorando os anúncios que estavam fazendo será então a gente precisa entender esses três passos e começar porque o marketing eu costumo dizer que é o coração do seu consultório e aqui nesse nesse vídeo aqui nessa aula eu tô falando de um braço do marketing que a divulgação é mais o marketing é todo o relacionamento seu e do seu consultório como seus clientes com seus pacientes dentro do consultório fora a todos todo relacionamento seu e da sua equipe dentro e fora do consultório ea divulgação é um braço disso do marketing.

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São Leopoldo:

John Jeff, Greene: Borough of Manhattan Community College. Botucatu: SUNY Plattsburgh; 2014.

Eve Pass, Herkimer. Maranhão: Bank Street College of Education (graduate school); 2012.

Charlotte Scott, W 176th Street zip 10033. Várzea Grande: SUNY Adirondack Community College; 2013.

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