Apresentacao De Boas Vindas Para Professores

Syracuse University - Bom pessoal, nas últimas aulas a gente viu como ler e escrever um caractere ou uma string em um arquivo texto. Bom, é muito fácil de escrever e ler nesses arquivos sequência de caracteres ou um caractere. Mas como é que a gente escreve blocos de bytes? Blocos de bytes permitem escrever dados mais complexos tais como inteiros, float, double, ou uma estrutura definida pelo programador. Com esses tipo de dados é melhor utilizar arquivos binários, por questão de velocidade e tamanho. Então como é que a gente grava esses tipos de dados nesses arquivos? É isso que a gente vai ver nessa aula. Para escrever um bloco de bytes a gente vai usar a função fwrite. Essa função tem quatro parâmetros: um ponteiro genérico (buffer), que é o ponteiro para os nossos dados, ou seja, onde na memória está os dados que eu quero gravar no arquivo. Tem um parâmetro bytes, que é o tamanho em bytes de cada unidade a ser gravada, ou seja, eu quero gravar inteiros, então bytes é do tamanho de um inteiro. Tem um terceiro parâmetro que é o count, também um valor inteiro que é o total de unidades de dados que vão ser gravadas, ou seja, vamos pensar em um vetor de inteiros, eu quero gravar inteiros que são 4 bytes, e o meu vetor tem 10 elementos por exemplo. Trabalham em conjunto esses dois parâmetros, o tamanho de cada unidade e quantas unidades eu quero gravar. Então, um vetor de inteiros, cada unidade tem quatro bytes, eu quero gravar 10 unidades, por exemplo. E por último, o ponteiro do meu arquivo. Essa função vai retornar um valor inteiro. Que é o quê? O total de unidades gravadas com sucesso. Se o retorno for igual ao count, significa que deu sucesso na escrita, consegui gravar todos os meus dados com sucesso no arquivo. Vamos ver um exemplo. Então, eu estou criando aqui um arquivo "vetor.txt" para escrita binária, fiz toda a verificação. Eu criei um vetor aqui, v de cinco posições {1, 2, 3, 4, 5} e aí eu quero gravar. Então vou retornar o total_gravado aqui, então o total_gravado vai receber o resultado de fwrite, eu vou gravar o v, lembrando que o nome de um vetor é seu próprio endereço, sizeof(int), que é o tamanho de cada unidade a ser gravada. 5 unidades vão ser gravadas no arquivo arq. O endereço de onde está os dados na memória, que é o endereço do vetor, o tamanho de cada unidade, quantas unidades e em qual arquivo será gravado. Por fim, está aqui o meu if. Se o total_gravado for diferente de 5, eu tive um erro na minha escrita Se não, só fechar o arquivo, deu sucesso, gravei tudo. Eu não estou mostrando aqui o resultado do arquivo porque é um arquivo binário, então não vai conseguir visualizar os dados gravados como a gente fazia com os arquivos textos. Ok? Guardem esse arquivo que a gente vai usar nas próximas aulas. Eu tenho um outro arquivo aqui, para mostrar como a gente pode gravar qualquer tipo de dados. Então, "dados.txt", eu vou gravar arquivo binário novamente. Eu defini uma string, um float, o meu vetor novamente, e aí vou gravar esses três dados em um único arquivo. Então uma string é igual a gente fez com o vetor no último slide, str, sizeof(char), 20 caracteres e gravado no arquivo arq. Vou gravar o meu float x, então &x, o endereço da variável, em vetores eu não preciso por &, sizeof(float), vou gravar apenas 1 dado, minha variável só tem 1 elemento, no meu arquivo arq, e o vetor como a gente já tinha visto antes. É bem simples gravar qualquer um desses dados aqui, os dados básicos principalmente. Bom, e se eu tivesse uma estrutura, como eu gravo uma estrutura? Bom, vamos ver como que grava uma estrutura então. Eu criei aqui uma estrutura cadastro, que tem um nome, um endereço, duas strings de tamanho 30, e um inteiro idade. "struct.txt", novamente em escrita binária, eu defini uma variável aqui na minha estrutura, e preenchi com alguns dados: um nome, um endereço, uma idade. Quero gravar usando fwrite, &cad, porque cad é uma variável simples, não é um vetor, preciso colocar o & para ter acesso ao endereço dele. sizeof(struct cadastro), quero saber o tamanho de cada cadastro. Eu vou gravar apenas uma unidade desse cadastro no arquivo arq. Então é bem simples de gravar uma estrutura, não tem diferença de gravar um inteiro, um float, um char, uma estrutura ou um vetor, seja ele do que for. É bastante simples usar a função fwrite, ela é muito fácil de ser usada. Bom, acho que não tem dúvidas quanto ao fwrite. Até a próxima aula onde vamos ler os arquivos que a gente gravou nessa aula. Até mais..

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Araxá:

Samantha Nolan, Cattaraugus: Mandl College of Allied Health. Sertãozinho: Brooklyn College; 2008.

Vivian Ewing, Schuyler. Paulínia: Elmira College; 2010.

Charlotte Blare, 5th Avenue zip 10029. Tucuruí: Union Theological Seminary, Morningside Heights (Columbia University area); 2009.

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