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New York Career Institute - como agente relaciona as afirmações da ciência teorias científicas com as afirmações da religião com as doutrinas religiosas como que a gente constrói isso como pensar por exemplo a relação entre leis naturais e ação divina o college relaciona a doutrina cristã da criação eo modelo cosmológico padrão pessoas tentam pintar aquele retrato de sempre a teologia restringindo a ciência no período pós reforma especialmente no protestantismo era o contrário grande parte dessas pessoas não estavam partindo de premissas que negavam a deus estava partindo de premissas perfeitamente compatíveis com a visão de que o universo tenha tido origem num design a maior linha de de confronto entre ciência e fé na biologia acho que não há dúvida isso é os grandes expoentes do combate até se não são biólogos seres usam muito da tecnologia pra mim é é uma questão de escala o que adianta a gente discutir sobre o surgimento da vida na terra e negligenciar ou esquecer sobre a origem do universo pra mim o surgimento da vida está contido dentro do surgimento do universo acho que ali que ciência é conversa é onde tudo começou um exemplo clássico para se apresentar nesse sentido é a questão da da cosmologia do big bang né enquanto cosmologia é um assunto puramente científico mas assim o fato de a à cosmologia da atualidade não ter revelado que o universo teve um início que envolve a criação apenas de coisas mas no próprio espaço tempo naturalmente coloca uma grande interrogação respeito do que é que poderia ter desencadeado esse processo de surgimento do universo não é então é comum é que a gente parta da física por exemplo e chega a questões metafísicas uia animou a moda hype unidas martin keown causa de poucos pneus anos diego aquino sebrae am pede um beijo nela pra esses peixes mortos ministro pm os mais esperançosos em miami mas a microsoft em seus 19 pontos will.i.am e 6 1 peter harrison é um historiador da ciência muito prolífico e juntamente com outros como de resto em brooke ocidental clube tem mostrado que na origem da ciência moderna nós encontramos a religião desempenha um papel muito importante é comum hoje se encontrar intelectuais religiosos cristãos empregando a ciência para tentar demonstrar racionalidade ou a verdade da religião na verdade a ciência foi legitimado inicialmente ela ganhou sanções culturais positivas quando ela foi acomodada a projetos de teologia natural da época ou seja projetos de justificação do estudo da natureza com base na devoção a deus com base nas doutrinas cristãs com base na fé um fã relata a criação genes nenhuma discussão de dizer o que o texto quer dizer antes disso você tem que saber o que ele está dizendo ali no princípio criou deus dos céus ea terra mas a terra porém era e todos em forma vazia o que a nossa tradução faço daí é uma importação que vem pela 75ª são palavras que em qualquer outro lugar onde elas aparecem elas tenham significado de inóspito não apropriado para habitação humano taborda não é lugar legal me fala se não muda completamente a coloração de entender o que está dizendo ali uma coisa é o que a bíblia diz outra coisa é o que a gente diz que ela diz então é quando a gente assume que a nossa interpretação da bíblia não é um sinônimo do que a bíblia necessariamente diz a gente pode rever as nossas afirmações à luz do que a ciência pode nos ajudar a entender da mesma forma como a ciência é insiste em afirmar coisas que a bíblia afirma o contrário e se dizer o seguinte olha a ciência o conhecimento do momento é o que se sabe até aqui então o que se sabe é que parece está em contradição com o que a bíblia afirma mas a ciência avançou um pouquinho também pode ser surpreendida nós precisamos aproximar a bíblia da ciência mas não juntarmos coisas eu acredito que a palavra de deus e teorias científicas modernas a gente vê tratar como trilhos que devem ser próximos o suficiente para que o trem da existência paz sobre eles mas não tão próximo do tão distantes que o trem descarrile simples ele precisa pôr fim à carreira um nome mas o cristão ele precisa lembrar de que ele não é definido pelo trabalho ele não é o nome dele não é a carreira dele não é o currículo lattes dele mas há essa atenção de você tá realmente como um cristão atuante como alguém que está engajado na comunidade ao mesmo tempo como um cientista que dedica tempo que tá ali interessado em desenvolver sua pesquisa em contribuir para o conhecimento para ser um bom engenheiro cristão eu tenho que entender como é que as duas coisas andam juntas e se comunicam por que nessa integração entre tecnologia e fé cristã também pode haver conflito ou contradição aparente por exemplo como é que eu posso explorar recursos naturais do nosso planeta à exaustão ou contaminando fontes de água por exemplo ou sem considerar o que hoje em dia é moda sustentabilidade não é que eu vou desenvolver um aparelho celular e não considerar os impactos sociais toda a produção científica carece de referencial ético eu posso usar a energia atômica para explodir um prédio pode usar a energia atômica para explodir um câncer há questões mais amplas sobre qual lugar do campo sentido que uma sociedade injusta a ciência tem alguma responsabilidade da pobreza como que a gente relaciona nesse sentido ciências humanas ciências naturais então há todo um conjunto de questões éticas nós podemos discutir essas questões éticas tanto com a informação a partir da fé quanto com a informação a partir da ciência então nós podemos ter um discurso mais enriquecido robert boyle por exemplo o único colocou térmico e homens como é keller por exemplo ou jack newton consideravam que a sua actividade científica tinha também um significado espiritual então pra ele ser mais fácil conectar as coisas mas por uma série de razões históricas certas formações do cristianismo a modernidade adotar uma instância muito antes científico é no contexto universitário também a isso há um preconceito contra religião uma tendência que a meu ver muito forte ea tendência de tentar expulsar a religião do espaço público de tentar confinar religião uma esfera privada e essa é uma tendência dramática para o diálogo porque a ciência produzida na esfera pública se a religião fica confinada no âmbito privado simplesmente não há diálogo que é uma segunda tendência também que também é muito forte que é de resumir o religioso ao irracional na verdade até para ser mais franco de achar que uma pessoa só é religiosa que se ela não foi inteligente onde pensar que no século 21 não há nenhuma razão que uma pessoa pensar em religião a não ser burrice a não ser um desenvolvimento intelectual é insatisfatória a tradição iluminista no brasil acabou expulsando a teologia do espaço da universidade e por sua vez também a vingança da teologia tenta colocar a ciência com uma coisa subalternas nem é enfim a ea gente perde com isso esse estranhamento hoje acontece por por preconceito do cientista mesmo humano ou do teólogo de dizer senão não há diálogo mas também às vezes isso acontece por esse estranhamento acontece por uma inadequação em saber lidar com os temas os resultados de cada uma daquelas ciências por desconhecimento assunto é algo que se concentra tanto nos nas disciplinas nos assuntos do âmbito teológico e o cientista social o filósofo também ele acaba não conseguindo se abriu no jeito como ele lida com aquele sistema a gente precisa aprender a a adiá lugar com respeito às vezes eu diria que a religião ela não dialoga com respeito na medida em que ela não leva a sério o outro é e não leva a sério a vocação do outro e não leva a sério a própria criação e às vezes o que a gente percebe é que esse mundo científico se considera autônomo é ele se considera acima de deus por assim dizer então ele é o mundo idólatra e por isso não permite nenhum tipo de aproximação e diálogo com outras expressões religiosas um acha que o outro não pode dizer verdades ou não pode descobrir coisas que são verdadeiras isso é um risco ou perigo você tá falando que só eu sou o dono da verdade somente na área consegue descobrir coisas verdadeiras do mundo isso não é verdade e eu diria que pessoas precisam de deus e pessoas também precisam de ciência e assim você tem seu lugar para a vida funcionar a gente respeitar os campos kuiper dizia que não tem um centímetro da vida que deus que cristo soberano no dia é meu e se não tem um sentido da vida que criou o game wii isso inclui as ciências inclui o conhecimento na crista soberano sobre tudo inclusive sobre o conhecimento na produção do conhecimento na verdade a alma da nossa parte uma convicção de que o conhecimento é possível não só é possível como é necessário conhecimento sobre o mundo nesse sentido o conhecimento científico que parta da certeza da existência de deus dá ser das certezas que a escritura coloca como no brasil ainda existe esse gepe entre ciência e fé as pessoas acreditam que o cientista não pode ser um cristão um cristão não pode ser um cientista então quando a gente fala ou quando eu falo que eu sou um cristão eu sou um cientista então as pessoas até melhor lhe uma certa é com satisfação que temos visto pessoas extremamente importantes no campo da ciência é de trabalho reconhecido mundialmente e que ao mesmo tempo o são profundamente espirituais profundamente de vossa fé não é é um exemplo facilmente reconhecível é o de fãs escolhem se que foi o chefe da parte governamental do projeto genoma humano nos estados unidos já há vários anos durante a administração do presidente obama os estados unidos ele tem sido o diretor-geral do enem haiti é do national institute of health que é uma posição assim daquele que digamos gerencia quem sabe o maior orçamento do planeta terra na área diz de pesquisas biomédicas o que a gente acaba desenvolvendo por falta de uma de um incentivo dentro desses contextos de seminário de igreja é exatamente uma esquizofrenia do do religioso cristão que dentro do universo do seminário da igreja ele pensa de uma uma visão cristã temas cristãos e aí quando ele vai pensar temas não cristãos ele tem uma chavezinha aqui que ele tem que mudar e é como se ele mudasse a cosmovisão dele a visão dele mudou porque ele entende que é incompatível esses temas a serem tratados numa visão cristã eu acho que existe uma tensão uma atenção sem que é mais cultural histórica aí nós vivemos isso porque religião no brasil está no nível de política e futebol a gente discute então eu não discuto não os outros argumentos e vivo uma vida onde não misturo as duas coisas mesmo que eu seja um cientista cristão é comum você encontrará cientistas cristãos que trabalham de segunda a sexta-feira como se não existisse fé e aí de sábado e domingo ele veste os pressupostos da fé dele e vi uns abdome como se não existisse ciências em preço posicionalmente consciente e reconhecer abertamente os pressupostos de fé que não informa o número não me faz sua melhor prestação me faz o menor sentido esta é muita gente acha que não acho que eu devo entrar no laboratório e pendurar todos os pressupostos lá fora aí eu vou dizer senão não consegue fazer isso assim como você não consegue entender a sua pele ela fora nem seu coração na forma não dá você habita o universo dos seus pressupostos o existe ouvir pessoas falaram que ia fazer uma integração entre a fé ea minha área de conhecimento me lembro nos anos 70 e 80 eu menina ouvir o pessoal falar que iria fazer uma integração entre a psicologia ea fé na escola chama integracionista eu me lembro que o de uma coisa uma vez houve um cara chamado lei que foi professor meu pai eu como adolescente houve algumas palestras dele e ele dizia assim gordura quando você quer fazer a integração entre a psicologia ea teologia mas você chega para fazer a integração com phd em psicologia e um conhecimento teológico da escola dominical ou você chega com phd em teologia e um conhecimento de psicologia porque ele é o manual de auto-ajuda nunca vai dar certo não vem vão ser realista é muito comum essa postura do do discurso competente não é é daquele discurso que faz os outros calarem e veja isso certamente não encoraja o diálogo não é não é você concordar com alguém mas a tolerância é a capacidade que você tem de discutir até o fim mas ao mesmo tempo dando direito de o outro apresentar esse pensamento e respeita a esfera da discussão científica com uma esfera da diversidade de argumentos é fundamental o que nós não podemos de forma alguma é criar um tipo de de conhecimento encapsulado né ou seja tem uma formação que diz respeito apenas uma coisa e ficar encapsulado ali dentro sem essa capacidade de transitar e conversar e ouvir e mesmo quando não tenho a menor idéia do que se trata ter a humildade capaz de ouvir de procurar entender é importante que a conversação se em uma qualidade mais elevada e seja feito com pessoas que conhecem o discurso desses dois campos estão interessadas na relação entre os dois então daí eu acredito que a conversa entre o campo científico que o campo religioso não pode ser só conversas de teorias é aproximação entre dinâmicas valores pessoas o interesse não é criar uma ciência gospel sabe não é criar uma ciência é própria do de um grupo religioso não se trata disso de engolir o campo científico muito menos de subverter a fé para se adaptar se trata de uma conversa e essa conversa reconhece os limites reconhece a diferença ea soberania e autonomia de cada campo faz falta para nós esse diálogo faz falta para nós é dela e inclusive os nossos seminários e diria que faz falta uma formação para esse diálogo porque como a gente acaba sendo tendo uma uma formação muito voltada para digamos a nossa doutrina nossa iluminação para a minha igreja nossa igreja a gente acaba é não não olhando para essas diferentes realidades da vida e da vida da vida humana metro isso a gente vai encontrar infelizmente pastores que vão receber jovens universitários por exemplo estudar biologia eles chegam com um monte de perguntas aquelas perguntas dificílimas como por exemplo e aí pastor que só acha da teoria da evolução eo pastor em vez de tratar o assunto como ele é um completo desconhecido dor ele simplesmente diz o menino vai orar e às vezes esse menino ele não vai ler a esse menino vai continuar lendo e aí a gente vai perder esse menino do nosso contexto é religioso não por conta da ciência mas por conta da guerreiras de fato não é como o próprio de um tempo coloca na religião ciência são dois campos é de poder na cultura fundamentais e essas pontes nessas considerações esses diálogos desses dois campos eles têm que ser férteis de entendimento mútuo porque existe um certo fundamentalismo das duas partes a gente percebe isso mas a comunidade cristã hoje carece muito de uma visão mais positiva da ciência uma visão mas é conciliado com o que ela pode produzir de potencial para a cultura humana para a vida do ano de fazer com que a dignidade humana seja ampliada por meio dos seus produtos do conhecimento que produzir no dia a dia da produção científica da produção tecnológica nós somos confrontados com questões para as quais a gente precisa de acolhimento gente precisa de comunidade para compartilhar essa experiência seja precisa de duas vezes o contato com a pessoa que já viveu tudo ali a gente precisa de um conteúdo feito porque estão sérios pessoas dotadas nessa área e que sejam proeminentes do nosso exercício profissional no nosso exercício enquanto cientistas enquanto produtores de tecnologia e que possa compartilhar uma caminhada que já foi feita naquele ano a gente precisa de uma comunidade ponte ou comunidades ponte que fazem essa tradução e ajudam fazer de modo responsável de modo que a ciência não se exceda sobre dimensões da vida que a fé explica muito melhor mas igualmente que a fé não se exceda e não cause prejuízos empobreceu campo científico criar um espaço comum espaço respeitoso onde cientistas e cristãos envolvidos na ciência possam sentar e dialogar com tranqüilidade com penas a tradição de rasgar a bíblia de um lado o que mal o cientista do outro lado produzir o disponibilizar conhecimento várias áreas do saber fruto ou que tenham nascido a partir de uma leitura de uma visão de uma corda visão cristã da renda se a fé cristã têm um fundamento na realidade ela fala toda a realidade e nesse sentido ela tem sim uma resposta que muitas vezes não vai ser direto vai ter que ser construída a partir das escrituras é a partir da experiência da comunidade cristã e vai ter que ser dita não envolve individuais mas a partir de uma reflexão de grupo de conjunto que na sua diversidade começa a encontrar uma unidade discurso em torno da escritura projeto de uma iniciativa de termos uma associação brasileira de cristãos a ciência não tem como propósito uma uniformidade absoluta de opiniões nem sobre doutrina sobre teologia cristã e nem sobre ciência nós não temos interesse de silenciar a dissidência então a gente realmente espero que exista espaço de renovação a proposta da chuva ácida da criação da associação brasileira de cristãos a ciência é justamente para estabelecer um fórum de alto nível para que essas questões possam ser tratadas na dimensão em que elas devem ser tratadas com a seriedade com a profundidade um embasamento filosófico teológico e científico necessário esse diálogo essa ponte ela tem um papel riquíssimo importantíssimo para a igreja no século 21 para a igreja exatamente nessa fase que nós estamos vivendo hoje pra ajudar os cristãos a terem uma compreensão mais profunda daquilo que eles crêem das implicações daquilo que eles crêem em todos os espaços que envolve a vida os relacionamentos nesses grandes parcelas da sociedade vão seguir os cientistas dizem as grandes parcelas da sociedade conseguiu que a religião disse então se a gente puder conversar e dizer coisas simultâneos coisas coerentes e o nosso discurso poderá ter mais ressonância então a gente pode ter resultados muito positivos para o país para uma cidade para o mundo a gente precisa disso tá na hora eu acho que tem o potencial de não só ajuda a igreja mas em nome da igreja tenham ajudado a chacoalhar a comunidade científica brasileira o nós temos pessoas hoje no brasil interessados e habilitadas para fazer as pessoas que estão interessadas não apenas em por exemplo defender a fé cristã e muitas pessoas me conhecem por por essa e por esse interesse mas há várias pessoas interessadas em defender também a tradição científica e em defender as instituições científicas a sua autonomia relativa à sua valorização a necessidade de financiamento de respeito ao campo ea gente precisa muito disso hoje em que resta patente show que o iphone é bem conhecida e querida raul dessas minutos dez efe o chefe do emgfa funcionários pai com que uns anos existem lugares no mundo onde conversar sobre princípios de fé na academia é natural ea mesma coisa conversar sobre ciência dentro da igreja é natural e meu desejo minha oração é que um dia a gente consiga falar dessas coisas naturalmente no brasil.

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Sabará:

Mercedes Murillo, Ulster: Liberal Studies. Maranhão: The Juilliard School; 2014.

Ariana Yoder, Jefferson. Pelotas: Rockefeller University; 2018.

Simon Cervantes, W 139th Street zip 10031. Paulínia: Morningside Heights; 2013.

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