Capa Da Revista Exame De Setembro 2020

St. Lawrence University - o comentário ao livro do gênesis por santo agostinho de hipona bispo e doutor da igreja livro terceiro capítulo primeiro a criação dos animais provindos da água antes da criação dos animais provindos da terra deus disse produção as águas répteis de almas vivas e aves sobre terra sobre o firmamento do céu e assim se fez deus criou os grandes cetáceos e todo animal réptil os quais as águas produziram segundo sua espécie e todas as avisada segundo sua espécie e deus viu que era bom deus os abençoe disse crescei e multiplicai vos enchei as águas dos mares e que as aves se multipliquem sobre a terra houve uma tarde uma manhã quinto dia o livro de gênesis 1,20 a 23 assim os seres que se movem pelo espírito de vida são criados na parte inferior do mundo e primeiramente os das águas porque o elemento mais chegado a qualidade do ar pois o ar é tão vizinho deste céu no qual estamos luzeiros que recebeu o nome de céu mas ignoro se pode denominar também firmamento a mesma e única realidade que se chama céu é denominada seus no plural com efeito quando este livro do gênesis de céu no singular o qual separa as águas que estão acima das que estão em baixo no salmo está escrito e águas que estão acima dos seus nove em o nome do senhor salmo 148,4 a 5 e se entendemos bem q cells do céu são os seus dos astros distintos dos céus aéreos enquanto superiores e inferiores também estes podemos ler no mesmo salmo louvai-o seus dos céus salmo 148,4 aparece sobejamente que este ar é denominado não somente céu mas também céus assim como se denominam também terras sem que significa que outra coisa senão aquela que é chamada terra no singular quando dizemos urbe das terras em órbita da terra capítulo segundo os céus desapareceram com um dilúvio e o ar se transformou em natureza de água lemos uma das epístolas denominadas canônicas que também este seus desapareceram outrora pelo dilúvio confira segunda pistola de pedro 3,6 pois aquela natureza úmida que ditam modo a aumentar a ponto de ultrapassar em 15 culpa dos cumes mais altos dos montes confira livro de gênesis 7,20 não pode chegar até os astros mas está escrito nas epístolas que os seus desapareceram porque a água havia preenchido todos ou quase todos os espaços deste ar mais úmido no qual voam as aves ignoro como isso se possa entender a não ser que se tenha transformado na natureza das águas a qualidade deste ar mais tenso de outra forma e se seus não pareceram então mas foram levados mais para cima ocupando a água no lugar dele desse modo acreditamos mais facilmente de acordo com a autoridade de pistola que eles cresceram e uma lista escrito depois de esgotados os vapores foram substituídos por outros confira segunda pistola de pedro 3,5 a 7 do que a natureza dos céus superiores tenha cedido seu lugar a eles assim elevados convinha pois que ao serem criados os habitantes desta parte inferior do mundo a qual toda ela é lembrada muitas vezes pelo nome de terra primeiramente fossem criados os animais procedentes da água e depois os da terra porque a água é de tal modo semelhante ao ápice prova seu adensamento por seus vapores e assim forma o espírito da tempestade ou seja o vento e reúne as nuvens para poderem sustentar o vovô daça por isso ainda que tenha dito a verdade um poeta profano o olimpo ultrapassa as nuvens que seus clubes gozam da maior paz porque o ar no cume do olimpo se apresenta tão rarefeito que as nuvens não lhe fazem sombra nem é perturbado pelo vento nem pode sustentar as aves nem alimentar com uma brisa mais densa os próprios homens que talvez o tenham escalado tendo se acostumado com este ar ganhar e se mescla com as águas por sua qualidade semelhante por isso acredita-se que o ace transformou numa natureza um de no tempo do dilúvio e não se há de pensar que o sapo alguns dos espaços siderais do céu visto que a água ultrapassar os montes mesmo mais altos capítulo terceiro opiniões sobre a transformação dos elementos o ar foi mencionado no gênesis acerca da transformação dos elementos existe um questão não pequena mesmo entre aqueles que perguntaram esses assuntos com o mais diligente empenho com efeito uns dizem que todas as coisas podem sofrer mudanças e se transformar mas outros dizem que algo tão próprio em cada um dos elementos que de forma alguma se podem mudar nas qualidades de outro elemento sobre isso se deus quiser trataremos com as diligências em seu lugar agora porém pelo que diz respeito ao presente discurso considerei que deveria lembrar estas coisas para entendermos que foi observada a ordem das coisas pela qual foi conveniente que a narrativa abordasse primeiramente os animais das águas antes que os da terra e não se há de julgar de forma alguma que foi omitido na escritura algum elemento deste mundo visto que estamos persuadidos de que o mundo consta de quatro conhecidíssimos elementos e parece que são mencionados aqui o céu a água ea terra e nada se falou do ar com efeito é costume de nossas escrituras denominar o mundo pelos nomes de céu e terra algumas vezes acrescentar também o mar e hoarau se entende como pertencente ao céu se nas suas partes superiores a espaços com tranquilidade sossego ou até a devido a este lugar turbulento e tenebroso que se torna ping com os vapores úmidos embora também eles se denomine muitas vezes céu por isso não está escrito produção as águas répteis de almas vivas e produz o ar aves que voam sobre a terra mas conforme a narrativa as duas espécies de animais foram produzidos das águas portanto tudo o que pertence às águas seja liquidou corrente em forma de ondas ou pouco de suspensão e forma de vapores aparece distribuído o primeiro para os répteis de almas vivas e o segundo para as aves mas ambos são considerados natureza úmida capítulo quarto relação entre os cinco sentidos e os quatro elementos há também aqueles que consulte leste uma consideração distingue os conheci disse nos sentidos do corpo pelos quatro elementos comuns de tal modo que dizem que os olhos se relacionam com o fogo e os ouvidos com a o sentido do olfato e do paladar atribuem à natureza uma idéia o fato a esses vapores úmidos com os quais se avoluma esse espaço no qual voam as aves o paladar a essas salivas fluídos e densas porque qualquer coisa que se saboreia na boca mistura-se com a saliva para ter sabor mesmo que pareçam secos quando são postos na boca o fogo porém penetrem tudo para produzir o movimento pois mesmo a água se congela com a falta de calor e podendo aquecer os demais elementos o fogo não pode esfriar se pois mais facilmente se apaga e deixa de ser fogo que permaneci frio ou se faça mais tépido com contato de algum frio o tato porém que o quinto entre os sentidos adequá se mais ao elemento terreno por isso todas as coisas palpáveis são sentidas por todo o corpo do servente o qual procede principalmente da terra dizem também que não se pode ver algo sem o fogo nem tocá lo sem a terra e por isso todos os elementos estão presentes em todos os corpos mas cada um recebeu a designação por aquilo que tem com mais abundância e é por isso também que pela falta de calor quando um corpo se esfria demasiadamente em boto sentido porque enfraquece o movimento que o calor introduz no corpo enquanto que o fogo afetou o ar e o arágua e alguns elementos terrenos ou seja as coisas mais sutis penetrou nas mais densas mas quanto mais alguma coisa sutil na natureza corporal tanto mais próxima está da natureza espiritual ainda que esteja muito distante pela espécie visto que aquilo é corpo isto não é capítulo 5º os sentidos reagem de modo diferente com respeito aos quatro elementos e por isso porque o sentir não é próprio do corpo mas a alma pelo corpo embora se dê sert com a grandeza que os sentidos do corpo estão distribuídos de acordo com a diversidade de elementos corpóreos a alma a qual a inerente à potência do sentir não sendo corpórea estimula a potência do sentir por um corpo mais útil dá início ao movimento em todos os sentidos pelas sutilezas do fogo mas não alcançou o mesmo em todos na vista reprimido o calor chega até a sua luz no vidro penetra até o ar mais puro pelo calor do fogo e no fato passou apuros chega a instalação idéia de onde se forma este ar mais tenso no paladar paz este área chega a uma idade mais a volatilidade a a qual penetrada é atravessada estímulo último dos sentidos o tato ao chegar à gravidade da terra capítulo sexto a escritura não omitiu o elemento a não ignorava as naturezas dos elementos de sua ordem aquele que ao apresentar as propriedades das coisas visíveis que se movem pela natureza nos elementos dentro do mundo fez a narrativa primeiramente dos luzeiros celestes em seguida dos animais das águas e por último dos animais da terra não porque tenha omitido ar mas porque se existem espaços de ar por estímulos sereníssimo onde dizem que as aves não podem voar se junta no céu superior e nas escrituras com o nome de céu são considerados como pertencentes à parte superior do mundo desse modo o nome de terra significa todo este universo do qual começa a enumeração para baixo fogo granizo e neve e gelo o vento tempestuoso e todos os avisos salmo 148,89 até chegar à parte árida que é denominada com o nome próprio de terra assim aquele ar e superior tanto que pertence à parte celeste do mundo como aquele que não conta com nenhum morador visível dos quais agora falou narrador não foi emitido ao se falar do céu nem foi numerado entre os animais a serem criados mas este é inferior que recebe as emanações úmidas do mar e da terra e de algum modo se condensa para sustentar as aves somente recebe animais procedentes das águas e pelo que respeita à sua unidade sustenta os corpos dos voláteis que se esforçam com as penas para voar do mesmo modo que os peixes com suas asas características para nadar capítulo sétimo as aves foram criadas das águas portanto com conhecimento sendo que o espírito de deus assistir ao que escrevia ele diz que as aves foram criados das águas sua natureza recebeu dois lugares ou seja inferior na água escorregadia e os superior nos ares que sopravam a que lhe foi destinado aos que nada este aos que voam também percebemos que os animais foram dados dois sentidos adequados a este elemento o o fato para examinar os vapores o paladar para examinar os líquidos e porque também pelo tato percebemos as águas e os ventos isto é devido ao fato de o sólido da terra se misturar com todos os elementos mas sente se mais dos elementos mais densos de tal modo que podem ser apalpados pelo toque e por isso esses elementos abarcam sob a denominação geral de terras duas principais partes do mundo como mostra aquele salmo ao enumerar todas as coisas superiores a partir daquele princípio louvai o senhor pelos céus salmo 148,1 e todas as coisas inferiores a partir do outro princípio louvar ao senhor pela terra salmo 148,7 onde também se menciona o vento tempestuoso todos os avisos assim como este fogo que queimou que toca porque di tal modo provém dos movimentos terrenos úmidos que em seguida se converte em um outro elemento e ainda que mostra a tendência de sua natureza dirigindo-se para cima com tudo e não pode alcançar a tranquilidade superior celeste porque se extingue vencido pelo há demasiado nele convertido e por isso se agita nessa parte mais corruptível e preguiçosa movimentos turbulentos para abrandar seu rigor e para utilidade terror dos mortais porque mesmo pelo tato que diz respeito propriamente a terra podem ser sentidos tanto vaivém das águas como sopro dos ventos e os corpos dos animais aquáticos se alimentam de coisas terrenas principalmente as aves na terra também descansam e propagam sua espécie visto que parte das águas que se transforma em vapor estendem se também sobre as terras por isso depois de escritura ter dito produção as águas répteis de almas vivas e aves diz sobre a terra acrescentou sobre o firmamento do céu livro de gênesis 1,20 nisto pode parecer um tanto mais claro que antes parecia obscuro por que não disse no fechamento do céu como dizia respeito dos luzeiros mas disse as árvores sobre a terra sob o firmamento do céu ou seja junto ao firmamento do céu com efeito este espaço tenebroso mda no qual as aves voam é contigo aquele espaço onde elas não podem voar e em virtude da tranquilidade do repouso pertence ao firmamento do céu as aves portanto vou no céu mas neste no qual aqueles álbum inclui também o nome de terra por isso em muitos lugares as aves do céu são denominados céu não porém no firmamento mas sobre o firmamento capítulo oitavo os peixes são denominados répteis de almas vivas alguns pensam que devido à lentidão dos sentidos os peixes são denominados répteis de almas viventes e não a uma vivas se por isso assim são chamados a dar se as aves de nome de almas vivas mas como também as aves foram denominadas répteis como os peixes subentendendo-se de almas vivas é preciso confessar assim jogo que assim foi dito como se dissesse os répteis ou a vez que tenhamos vivas assim como se pode dizer homens ignóbeis e entendêssemos todos os ignóbeis entre os homens ainda que haja também animais terrenos que rastejam sobre a terra em número maior são os que se movem pelos pés e são tão poucos talvez os que rastejam na terra quanto são poucos os que andam nas águas alguns pensaram que os peixes foram denominados répteis de almas vivas e não almas vivas porque não tem memória nem uma vida mais próxima da razão enganados uma experiência mais recente pois alguns escreveram muitas coisas admiráveis que puderam observar nos viveiros de peixes embora talvez tenham escrito algumas coisas falsas no entanto com toda certeza os peixes são dotados de memória disso eu mesmo fiz experiência e façam os que puderem e quiserem existe em bulangi uma grande piscina quase repleta de peixes as pessoas contemplando os de cima costumam receber salários há algo o que eles chegando juntos ou abocanham ou lutando entre si fazem no em pedaços acostumados com essa silva quando as pessoas passeiam pela beira da fonte os peixes vão e vêm com eles nadando esperando que lhes a remessa em algo visto que percebi em sua presença por isso parece-me que não em vão os animais das águas foram denominados répteis assim como as aves receberam o nome de voláteis pois sua falta de memória um sentido mais lento tirar sendo os peixes a denominação de almas vivas poderiam certamente aplicá-lo as aves cuja vida é marcada e isso está diante de nossos olhos pela memória e pela gahoole se e é deveras habilidosa na construção dos ninhos e na criação dos filhotes capítulo nono alguns filósofos atribuíram a cada elemento seus animais não ignorou que alguns filósofos de tal modo distribuíram animais para cada elemento que diziam ser em terrenos não somente os que rastejam rodou na terra mas também as aves porque elas descansam na terra cansadas de estar voando os animais do ar porém são os demônios e os celestiais são os deuses nós pelo contrário afirmamos que alguns destes são em parte luzeiros empate anjos eles mesmos atribuem as águas os peixes e animais de sua espécie de modo que nenhum elemento fica privado de seus animais como se debaixo das águas não houvesse terra ou pudessem provar que os peixes não descansam na terra e nela não renovando suas forças para nadar assim como as aves para voar esse talvez os peixes o fazem mais raramente é porque a água tem mais força que o vento para sustentar seus corpos de tal modo que animais terrenos também nada construídos pelo costume como os homens ou pela natureza como os quadrúpedes dizia ser pendentes se assim pensam porque os peixes não possuem pés nesse caso as fofocas não são animais aquáticos nem as serpentes e os caracóis são animais terrenos pois também elas tenta se estas últimas espécies não digo que descansem na terra sem pés mas muito pouco ou nunca dela se afastam e os dragões que não tem pés descansam nas cavernas e ficam suspensos no ar ainda que não sejam muito conhecidos a literatura não somente a nossa mas também a dos pagãos jamais se calou a respeito dessa espécie de animais capítulo décimo não somente os voláteis mas outros elementos procederam das águas portanto ainda que os demônios sejam animais aéreos pois são dotados de natureza de corpos aéreos e por isso não são destruídos pela morte visto que prevalece neles o elemento que é mais apto para agir do que para aparecer eles têm dois elementos colocados abaixo dele ou seja a água ea terra e um sobreposto ou seja o fogo sideral estes elementos estão assim distribuídos 2 para padecer a água ea terra outros dois para agir isto é o alho fogo se isso é assim esta distinção não se opõe à nossa escritura que indica que as aves foram criadas não doar mas das águas pois as aves foi dado lugar de água mais sutil evaporar de difundida mas de qualquer forma um lugar de água o ar abrange do limite do céu luminoso até as águas líquidas e à parte numa das terras contudo suas elaborações úmidas não turvam todo o espaço mas até o limite de 1 de começa a denominar-se também terra conforme o salmo que diz louvar ao senhor pela terra salmo 148,7 mas a parte superior do ar devido a sua tranquilidade se unem paz comum com o céu com qual tem seus limites se denomina com sua designação nessa parte talvez se antes de sua transgressão estiveram os anjos transgressores com seu príncipe que agora demônio e então era kanju pois alguns dos nossos não consideram que tenham sido anjos neste sou super celestes não é de se admirar se depois do pecado foram desalojadas para esse nevoeiro espesso onde existe área se mistura com o tênis vapor o qual uma vez movido produz os ventos e estimulado com mais força produz os relâmpagos trovões e avolumado faz as nuvens e condensado provoca chuvas e congeladas as nuvens traz o granizo e dividido torna sereno céu por ocultas ordens e obra de deus que tudo administra das coisas mais superiores até as mais inferiores que ele criou por isso naqueles salmo depois de se mencionar em o fogo o granizo a neve o gelo o vento tempestuoso salmo 148,8 imediatamente acrescentou que cumprem a sua palavra salmo 148,8 evitando que se pensasse que essas coisas podiam ser feitas se mover sem a divina providência se aqueles transgressores eram dotados de corpos celestiais antes da transmissão isso também não deve causar admiração se devido ao castigo seus corpos adquiriram uma qualidade aérea a fim de que pudessem sofrer algo pelo fogo ou seja pelo elemento da natureza superior e não lhes foi permitido ocupar nem sequer os espaços superiores e mais puros do ar mas esses lugares tomados pelo nevoeiro que representam para eles dada a sua natureza como é que um cárcere até o tempo do juízo esse algo é investigar com mais diligência sobre esses transgressores haverá um lugar mais apropriado na escritura por agora é o suficiente se estes espaços turbulentos e tempestuosos considerada a natureza do ar que se estende até as águas e as terras podem sustentar copos aéreos podem também sustentar devido a fraquesa ação das águas os corpos das aves que foram criadas das águas esta legislação se inserir na forma de vapor no mesmo ar que se espalha junto às águas e as terras e por isso é destinada à parte um filme terrena e se introduz nas belezas que sobrecarregados pelos rigores noturnos destinam orvalho sereno mas se sobrevive um frio mais intenso torna se excessivamente branca devido ao gelo o capítulo 11º os vários géneros de animais criados da terra deus disse que a terra produz a alma viva segundo sua espécie quadrúpedes répteis feras da terra segundo sua espécie e animais domésticos segundo sua espécie e assim se fez deus fez as feras da terra segundo sua espécie os animais domésticos segundo sua espécie ele todos os répteis da terra segundo sua espécie e deus viu que era bom livro de gênesis 1,24 a 25 era conseqüente que agora do nasce com animais a outra parte que é propriamente denominada terra a partir deste lugar ínfimo que pelo termo terra abrange tudo com todos os abismos celular universal e nebuloso e se apresentam claramente as espécies de animais que até a produzir pela palavra de deus e porque muitas vezes pelo termo animais domésticos e férias costuma se entender todos os animais carentes de razão o motivo se pergunta que animais domésticos ea fera se refere agora e não há dúvida de que dar a entender todas as serpentes quando falo em animais que rastejam o répteis terrenos ainda que possam ser denominados feiras mas o nome de animais domésticos por costume não se acomodou das serpentes além disso o termo feras convém os leões aos leopardos aos tigres aos lobos raposas e também os cães e os símios ea todo animal desta espécie costuma se no entanto aplicar com mais precisão o nome de animais domésticos aqueles que são para uso do homem seja para ajudar nos trabalhos como são os pois os cavalos e outros seja para o aproveitamento da lan seja para alimento como são as ovelhas e os suínos quais são os quadrúpedes ainda que todos estes com exceção de algumas serpentes andem com quatro pés a não ser que quisesse dar a entender por este nome em alguns animais especiais não teria mencionado aqui também os quadrúpedes embora se tenha calado a respeito deles na repetição acaso denominou propriamente quadrúpedes os cervos os ganhamos os jumentos e javalis pois não se pode juntá los aquelas feras onde estão os leões pois são semelhantes aos animais domésticos mas não estão entregues aos cuidados dos homens como se fossem estes animais os restantes aos quais se aplicaria esta denominação geral de quadrúpedes visto que convém a muitos devido ao número de pés contudo com um significado especial o porquê disse três vezes segundo sua espécie o livro de gênesis 1,24 convida nos a ter em conta três espécies de animais primeiramente quadrúpedes répteis segundo sua espécie entre os quais segundo penso estão significados que denominou quadrúpedes ou seja os que pertencem à espécie dos répteis tais como os lagartos as salamandras e outros semelhantes por isso não recebeu o nome de quadrúpedes na repetição para que o termo répteis abrangê se toda espécie por isso não diz simplesmente répteis mas acrescentou todos os répteis da terra livro de gênesis 1,25 da terra porque são também das águas e todos para que sejam compreendidos os que se apóiam quatro pés os quais foram indicados acima com o nome mais próprio de quadrúpedes em três feiras sobre as quais diz novamente segundo sua espécie estão incluídos todos os animais que se servem da boca dos cascos para causar dano excetuando as serpentes os animais dos quais fala em terceiro lugar segundo sua espécie e não de lá serão servindo se de alguma força mas dos chifres onde nada eu disse antes com claramente a parece que o nome de quadrúpedes é reconhecido com facilidade pelo número de pés e também que pelo nome de animais domésticos onde férias é designado algumas vezes todo animal irracional e na língua latina o termo férias costuma ter o mesmo sentido por isso não foi uma reflexão inútil sobre como estes nomes que não foram registrados em vão esta passagem da escritura podem ser discernidos por uma diferenciação especial o que se pode perceber facilmente no modo de falar do dia-a-dia capítulo 12º razão pela qual não foi dito segundo sua espécie e ao falar do homem não em vão leitor pergunta se de passagem ou ocasionalmente ou por alguma razão está dito segundo sua espécie é como se as coisas tivessem sido criadas antes e no entanto na e se como se fossem agora o se deve entender que a espécie delas estava nas razões superiores a saber nas espirituais e segundo elas foram criadas inferiores mas se fosse assim disse o mesmo a respeito da luz no céu das águas e da terra dos luzeiros do céu pois o que possui elas cuja razão e te a mim como tável não se encontre na sabedoria de deus que alcança com vigor de um extremo a outro governo universo retamente sabedoria 8,1 começa pois a empregar aquela expressão a respeito das ervas e das árvores e prossegue até estes animais terrenos e também a respeito destes últimos que foram criados das águas embora não se tenha dito na primeira menção foi dito na repetição deus fez os grandes cetáceos e toda alma dos répteis que saíram das águas segundo sua espécie e as avassaladoras segundo sua espécie o livro de gênesis 1,21 a caso porque estes animais de tal modo nasceram que deles nasceram outros e manterem uma forma de origem pela sucessão se devia dizer segundo sua espécie devido à propagação da prole a qual se acreditava que permaneceria mas por que se diz a respeito das ervas e das árvores não somente segundo sua espécie mas também segundo sua semelhança se também os animais tanto das águas como das terras gerariam segundo sua semelhança ou não quis repetir lá sempre porque a semelhança companhia espécie também não repetiu sempre a semente no entanto é tão inerente às ervas e as árvores quanto aos animais embora não a todos com efeito é reconhecido que alguns nascem das águas outras terras de tal forma que não tem sexo e por isso não têm sementes mas elas estão nos elementos dos quais nascem segundo sua espécie portanto tem este sentido tanto a potência das sementes quanto à semelhança dizem respeito à sucessão dos que morrem pois nenhuma dessas coisas foi criada para existir uma só vez o para permanecer para sempre para morrer sem deixar sucessor por que então não se disse o mesmo a respeito do homem façamos o homem à nossa imagem e semelhança segundo sua espécie visto ser evidente que o homem se reproduz será por que deus criou o homem de tal modo que não morreria se quisesse observar o pcdob por isso não era necessário um sucessor para o que morre mas depois do pecado foi comparado aos animais insensatos e se tornou semelhante a eles confira salmo 49,13 de tal modo que os filhos deste mundo geraria em seriam gerados com o que seria possível que a espécie dos mortais subsiste se mediante sucessão mas o que quer dizer aquela bênção após a criação do homem crescei e multiplicai vos enchei a terra isso somente poderia acontecer gerando não se deve dizer nada temerariamente a respeito disso até que cheguemos aquela passagem de escritura em que se a de investigar e tratar desse assunto com mais diligência com efeito por agora talvez possa ser suficiente afirmar que não foi dito a respeito do homem segundo sua espécie por que estava sendo criado apenas um do qual foi criada a mulher pois não há muitas espécies de seres humanos como os a guerras de árvores de peixes de aves de serpentes de animais domésticos de férias entendamos que foi dito assim segundo sua espécie como se dissessem geral a fim de que distinguir semus dos demais os semelhantes entre si pertencente somas a origem de semente capítulo 13º razão pela qual a bênção é dada apenas aos animais aquáticos é o homem pergunta-se também porque somente os animais aquáticos mereceram do criador serem abençoados como foram os homens com efeito deus nos abençoou dizendo crescei e multiplicai vos enchei as águas dos mares e que as aves se multipliquem sobre a terra o livro de gênesis 1,22 acaso se deveria dizer isso há uma só espécie de tal modo que se entender se como dirigido também aos demais que aumentam mediante gerações portanto deveria ser dito a respeito do que foi criado em primeiro lugar ou seja das ervas e das árvores ou talvez aqueles que não sentem a feição alguma para propagar a prole e geram sem qualquer sensação considerou os indignos daquelas palavras da bênção crescei e multiplicai-vos maçons que era iminente essa feição a eles disse primeiramente de modo que mesmo sem ter dito se interpretasse também é respeito dos animais terrenos foi preciso repetir a bênção para o homem a fim de que ninguém dissesse que é aplicado na função de gerar filhos como analisa se via tanto na fabricação como no uso imoderado do matrimônio capítulo 14º a criação dos insetos há também uma questão sobre alguns animais muito pequenos ou seja foram feitos nas primeiras criações das coisas o procederam das corrupções subseqüentes de coisas mortais pois muitos deles são gerados onde defeitos de corpos vivos onde escrementos onde exalações de putrefação de cadáveres alguns se originam da putrefação de árvores e de ervas e alguns do apodrecimento de frutos dos quais todos na verdade não podemos dizer que deus não seja o criador pois é inerente a todos uma certa beleza da natureza de sua espécie de modo que com respeito a esses animais a maior admiração daquele que observa com atenção e mais fervoroso louvor ao artífice todo poderoso que tudo fez com sabedoria confira salmo 104,21 4 a qual cansa de um extremo a outro governo universo retamente confira sabedoria 8,1 ele não deixou informes dos animais mais ínfimos que se destroem de acordo com a ordem de sua espécie e de cuja destruição temos horror devido ao castigo de nossa mortalidade ele cria os melhores animais consentidos penetrantes a fim de que atentos ficamos mais estupefatos perante a agilidade da mosca que voa do que perante o volume do corpo dos animais de carga e admiremos mais o trabalho das formigas que o peso transportado pelos cabelos pergunta-se se devemos crer também que estes pequenos animais foram criados como eu disse nas primeiras criações das coisas que a narrativa de estarem sido realizadas na ordem dos seis dias depois pela decomposição subseqüente de corpos corruptíveis pode se dizer com segurança que esses animaizinhos que nascem das águas e das terras foram criados nos seis dias entre eles podemos entender sem qualquer absurdo aqueles que nasceram germinar a terra e que precederam a criação não só dos animais mas também dos luzeiros e que continuam na terra unindo-se às raízes de onde nasceram naquele dia em que a terra apareceu árida e assim se entenda que pertencem mais a complementação da habitação que é o número dos habitantes a respeito dos demais que são gerados dos corpos dos animais principalmente dos mortos é o maior absurdo afirmar que foram criados quando os próprios animais foram criados a não ser que já era inerente a todos os corpos animados alguma potência natural como que de germes iniciais e como que presta em meados de futuros animais que haveriam de nascer da corrupção de tais corpos segundo as suas diferentes espécies pela ação de uma inefável administração por parte do incômodo tável criador que impulsiona todas as coisas o capítulo 15º a criação dos animais nocivos costuma-se também perguntar sobre as espécies de animais venenosos e daninhas' se foram criados como castigo depois do pecado do homem ou antes tendo sido criados inofensivos somente depois começaram a fazer nós pecadores isto não deve causar admiração pois nos tempos desta vida trabalhosos e cheia de fadigas não há ninguém que se possa dizer perfeito conforme o apóstolo atesta com segurança ao dizer não que já o tenha passado o que já seja perfeito filipenses 3,12 ainda são necessárias as tentações e incômodos corporais para exercitar e aperfeiçoar a virtude na fraqueza conforme atesta novamente o apóstolo o qual afirma que lhe foi dado um avião na carne um anjo de satanás que o bater se a fim de que não se desvanecer se com as revelações extraordinárias e que rogando ao senhor três vezes que afastasse dele o senhor respondeu bastante a minha graça pois é na fraqueza que a virtude se aperfeiçoa segunda pistola aos coríntios 12,79 por outro lado o santo daniel viveu são e cheio de ânimo entre os leões confira livro de daniel 6,22 e 14,38 e não mentindo a deus em sua oração confessou os pecados não só de seu povo mas também os próprios confira livro de daniel 9,4 19 e ainda uma víbora mortífera prendeu simon do apóstolo e ele não sofreu nenhum confira atos dos apóstolos 28,5 esses animais criados podiam não causar dano algum se não existisse o motivou para atemorizar e castigar os vícios ou para provar e aperfeiçoar a virtude porque é preciso mostrar exemplos de paciência para proveito dos demais e por que o homem se conhece com maior certeza nas tentações e conseqüentemente recebe mais estável mente por meio da dor a salvação eterna que justamente perdeu de modo indigno pela voluptuosidade capítulo 16º o motivo da criação de animais que se dana mutuamente alguém dirá porque se prejudicam mutuamente as feras que não tem pecado algum de modo que se possa dizer que seja um castigo e depois não adquirem nenhuma virtude por meio desse exercício certamente porque se alimentam umas das outras e não podemos dizer com razão não existem férias que se alimenta em umas das outras pois todas as coisas têm enquanto são suas medidas seus números de suas ordens consideradas no seu conjunto elas são dignas de louvor e não se transformam passando de uma para outra sim uma oculta norma de beleza temporal de acordo com sua espécie se isto os nets não percebem manifesta se no entanto aos que progridem e é claro para os perfeitos e com esses movimentos da criatura inferior dão os homens a lutarem os avisos para que percebam o quanto devem se esforçar em ordem a saúde espiritual e eterna pela qual leva vantagem sobre todos os animais irracionais ao ver que todos os animais dos maiores elefantes aos menores vermes de acordo com a ordenação inferior de sua espécie que lhes cobrem sorte lutam mas que podem existindo e acautelando sim pela sua conservação corporal e temporal isso não se manifesta não ser quando alguns procurar alimento para seu corpo buscando nos corpos dos outros 11 se protegem com suas forças para repelir ou com a ajuda da fogo com a proteção dos esconderijos pois em qualquer ser animado a própria dor no corpo é uma força grande e admirável sustenta vitalmente sua constituição união e nem fábio e reduz uma certa unidade de acordo com sua medida quando o poder se não com indiferença mas por assim dizer indignamente ameaça de se corromper ou destruir capítulo 17º cuidados com os corpos dos mortos que foram devoradas talvez alguém levante esta questão se os animais daninhos maltratam os homens vivos ou por castigou para salutarmente os exercitarem o pai o tio mente os provarem ou para lhes ensinaram que não conhecem porque lhes dilaceram para seu alimento os corpos humanos mortos como se nos trouxe alguma utilidade saber por que caminhos esta camisa e me passa para os profundos segredos da natureza de onde há de ser tirada novamente para ser restaurada pela admirável onipotência do criador além do mais desse fato se pode fazer uma demonstração aos presidentes que confiem no criador fiel que com o culto designou administra todas as coisas as maiores e os menores e para quem até nossos cabelos estão contados confira evangelho segundo lucas 12,7 desse modo evitaram que devido aos inúmeros cuidados para com seus corpos exames atemorizem se perante qualquer gênero de morte e não duvidem preparar os nervos de sua fortaleza pedrosa para qualquer um deles capítulo 18º o motivo da criação dos espinhos dos cargos e das árvores não frutíferas costuma ver também esta questão a respeito dos espinhos indicados de algumas árvores frutíferas sobre o porquê quando foram criadas uma vez que deus disse que a terra produzem uvas de alimento que deus somente árvores frutíferas que frutifiquem livro de gênesis 1,11 os que assim se preocupam não conhecem pelo menos os princípios usuais do direito humano como é o que se chama usufruto pois considera-se fruto qualquer utilidade de uma coisa para os que dela usufruem que eles procurem ver as utilidades manifesta sou cultas por parte de todas as coisas que a terra já era alimentada pelas raízes e que eles procurem ver algumas delas e se informem de outras pelos que conhecem sobre os espinhos e cargos a resposta pode ser mais radical visto que depois do pecado foi dito ao homem a respeito da terra ela produzirá para de espinhos e cargos livro de gênesis 3,18 contudo não se há de dizer sem mais nem menos que eles começaram a brotar então da terra talvez pelo fato de se encontrarem muitas utilidades também nestas espécies de sementes podiam ter seu lugar sem qualquer castigo para um homem mas como nos campos onde o homem já trabalhava por castigo brotavam também essas sementes pode se acreditar que isso vale para o momento do castigo visto que podiam brotar em outros lugares ou para alimento das aves e dos animais domésticos o para alguns usos dos homens ainda que esse sentido pelo call center preto que foi dito não se afaste destas palavras produzirá para ter espinhos e cargos ou seja que a terra a produzir anteriormente estas plantas não as produzir para o trabalho mas para o alimento adequado de qualquer tipo de animais pois existem aqueles que se nutrem conveniente agradável mente desses espécies mais tenras e mais secas a terra começou então a fornecerá o homem essas plantas para sua ocupação cansativa quando se pôs a trabalhar na terra depois do pecado não que essas plantas brotassem antes em outros lugares e depois nos campos que o homem cultivava para colher seus frutos brotavam tanto antes como depois no mesmo lugares no entanto primeiramente não para o homem mas depois para o homem para sim significar o que foi dito para ti pois não foi dito produzirá espinhos e cargos mas produzir a partir ou seja que comecem a brotar para te para teu trabalho essas plantas que brotavam antes apenas para os animais se alimentarem capítulo 19º a razão do façamos apenas na criação do homem deus disse façamos o homem à nossa imagem e semelhança e que domine sobre os peixes do mar e as aves do céu e sobre todos os animais domésticos e toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra e deus fez o homem à imagem de deus o fez homem e mulher ele os fez deus nos abençoou dizendo crescei e multiplicai vos enchei a terra se submeteria dominar sobre os peixes do mar as aves do céu e todos os animais domésticos e toda a terra e sobre todos os répteis deus disse eu vos dou todas as reservas de alimentos que dão semente semeando sobre toda a terra e todas as árvores que dão frutos que dão somente isso será para vosso alimento a todas as feras da terra ea todas as aves do céu a todo o réptil que rasteja sobre a terra e que tem se o sopro da vida eu dou como alimento todas as ervas verdes e assim se fez deus viu tudo o que tinha feito e era muito bom houve uma tarde uma manhã sexto dia livro de gênesis 1,26 a 31 mais de uma vez haverá oportunidade de considerar mais longamente dissertar com mais de vigência respeito da natureza do homem agora para nossa investigação e nosso estudo concluírem as obras dos seis dias 1967 palavras que não se há de considerar com indiferença que está dito em outras obras deus disse faça assim e aqui deus disse façamos o homem à nossa imagem e semelhança ou seja para insinuar por assim dizer a pluralidade das pessoas considerando o pai o filho eo espírito santo logo depois a uma advertência para se entender a unidade da de idade dizendo deus fez o homem à sua imagem não como se o pai fizesse a imagem do filho o filho a imagem do pai de outro modo se o homem foi criado à imagem do país somente o do filho somente não teria dito com verdade a nossa imagem mas foi dito à imagem de deus o fez como se dissesse deus fez a sua imagem mas o que diz agora a imagem de deus enquanto que antes havia dito à nossa imagem significa que a pluralidade de pessoas não agitar um modo que nos leva a dizer o que entender que há muitos deuses mas foi dito a nossa imagem pai filho e espírito santo devido a esta trindade se disse à imagem de deus para entendermos um só deus capítulo 20º ainda a criação do homem à imagem de deus a omissão do e assim se fez na criação do homem aqui também não se deve passar em claro o fato de ter dito a nossa imagem e ter acrescentado logo depois e que lhes domínio sobre os peixes do mar as aves do céu livro de gênesis 1,28 e os demais animais privados de razão são palavras para entendermos que o homem foi feito à imagem de deus início ele sobrepuje os animais irracionais e isso é razão mente ou inteligência ou se denomine com um outro termo mais adequado por isso o apóstolo diz rennó vai vos no espírito de vossa mente e revesti-vos do homem novo epístola aos efésios 4,23 24 que se renova no conhecimento de deus segundo a imagem daquele que o criou epístola aos colossenses 3,10 mostrando sobejamente que o homem foi criado à imagem de deus porque não foi nas linhas corporais mas de certa forma inteligível da mente iluminada e por isso assim como naquela primeira luz se com este termo se entende que foi feita luz intelectual participante sabedoria de deus até a mim como tável não foi dito e assim se fez e não se repetiu em seguida deus fez porque conforme de certames de acordo com nossa possibilidade não acontecer algum conhecimento do verbo de deus na primeira criatura para que depois deste conhecimento fosse criado de modo inferior o que o verbo se ia criando primeiro se criava luz na qual se dava o conhecimento do verbo de deus pelo cobra criada e este conhecimento é para ela o convertesse de som informalidade para deus formador e ser criado informada depois se diz nas demais criaturas e assim se fez isso manifesta que o conhecimento do verbo se deu primeiramente naquela luz ou seja na criatura intelectual e ao se dizer em seguida deus fez mostra que se fez a espécie da mesma criatura o que fora dito que se fizesse no verbo de deus e isso se observa na criação do homem pois deus disse façamos o homem à nossa imagem e semelhança livro de gênesis 1,26 etc e não dizem seguida e assim se fez mas acrescenta continuação e deus fez o homem à imagem de deus ou seja porque essa natureza também intelectual como aquela lusipaços por isso para ele ser feito a mesma coisa que conhecer o verbo de deus pelo qual foi feito pois se dissesse e assim se fez e depois se acrescentasse deus fez entender se e como se primeiramente fosse feito no conhecimento da criatura racional e depois em alguma criatura que não fosse racional pois ele é também a verdadeira e própria criatura racional ea perfeita pelo conhecimento assim como depois do pecado um homem se renova no conhecimento de deus segunda imagem daquele que o criou assim foi criado no conhecimento antes de se envelhecer pelo pecado do qual se renovaria no mesmo conhecimento mas das coisas que não foram criadas neste conhecimento porque eram criadas ou como copos ou como almas e racionais primeiramente se fez na criatura racional o conhecimento delas pelo verbo pelo qual se disse que fossem feitas devido a esse conhecimento primeiramente se dizia e assim se fez para mostrar que foi feito o conhecimento daquela natureza que podia conhecer isso antes do verbo de deus e em seguida eram feitas aquelas criaturas corporais e irracionais razão pela qual se acrescentava continuação deus fez capítulo 21º o alimento proporcionada ao homem e à imortalidade humana é difícil explicar como homem foi criado e mortal e recebeu o alimento como os outros animais ou seja a erva que contém sua semente árvores frutíferas e erva verde pois se ele se tornou mortal pelo pecado sem dúvida não necessitava desses alimentos antes do pecado com efeito aquele corpo não podia ser destruído pela fome pois o que foi disso crescei e multiplicai vos enchei a terra livro de gênesis 1,22 ainda que pareça não ser possível levar se a efeito a não ser pela união canal do homem da mulher do que se deduz também um indício de corpos mortais pode se dizer que pode efetuar se de outro modo em se tratando de corpos mortais de tal maneira que os filhos nascessem apenas por um sentimento de perda do amor sem alguma concupiscência corrompida eles não suceder em os pais falecidos e eles mesmos não morreriam até que a terra se enchesse de seres humanos e mortais e assim estabelecido em povo justo e santo o que conforme criamos acontecerá depois da ressurreição existiria também um novo modo de nascer pode-se dizer isso mas como se há-de dizer é uma outra consideração ninguém porém atrever se a dizer isso ou seja que a necessidade de alimentos com os quais se restaura as forças somente são necessários para os corpos mortais capítulo de jese no segundo opiniões sobre as palavras para a criação da alma e do corpo alguns fizeram esta conjectura que por estas palavras foi feito homem interior mas o corpo foi depois quando a escritura disse e formou deus o homem com limo da terra livro de gênesis 2,7 de tal modo que o dito fez refere seu espírito ea palavra formou diz respeito ao corpo não se dão conta de que o homem a mulher só podiam ser feitos quanto ao corpo pois ainda que se afirme engenhosamente o que a mente do homem pela qual foi feito à imagem de deus e que uma certa vida nacional divididos entre a verdade da contemplação eterno o governo das coisas temporais vindo a ser assim como o homem ea mulher aquele aconselhando esta obedecendo entretanto nessa divisão não se diz com propriedade imagem de deus se não quer dizer a verdade como tável para contemplá la falando esse respeito é figura o apóstolo paulo diz que somente o homem à imagem glória de deus a mulher continua ele e glória do homem primeira epístola aos coríntios 11,7 por isso ainda que isso se encontre figurado nos dois seres humanos de sexo diferente segundo corpo entende se também na unicamente do ser humano a mulher que a mulher só no corpo renova-se também no espírito de sua mente no conhecimento de deus conforme a imagem daquele que a criou na qual não há homem ou mulher assim como as mulheres não estão excluídas desta graça de renovação e de restauração da imagem de deus ainda que no sexo do corpo delas esteja figurada outra coisa pela qual se diz que apenas o homem à imagem glória de deus assim também naquela primeira criação do homem segundo a qual a mulher era também o homem ela também foi feita à imagem de deus positivamente própria do mesmo modo racional mas devido à unidade da união foi dito deus fez o homem à imagem de deus livro de gênesis 1,27 e para que ninguém pense que foi feito somente o espírito do homem embora ele fosse feito à imagem de deus apenas segundo o espírito foi dito possibilitando a interpretação de que então o corpo foi também criado ele o fez homem e mulher o livro de gênesis 1,27 além disso para que ninguém julgasse que foi criado de tal modo que não somem estivessem incluídos os dois sexos assim como algumas vezes nascem os que se denominam andrógenos mostra que afirmou o número singular devido à unidade da união e por que a mulher foi criada do homem como depois ficará claro quando o que é que foi dito em poucas palavras começar a ser explicado com mais pormenores por isso em seguida acrescentou o número plural dizendo eles fez jus abençôo livro de gênesis 1,28 como já disse investigaremos com mais diligência a respeito da criação do homem na continuação da reflexão sobre a escritura capítulo 23º comentários sobre as palavras e assim se fez agora preciso ter em conta o que acrescentou depois de ter dito e assim se fez ou seja deus viu tudo o que tinha feito era muito bom livro de gênesis 1,3031 por estas palavras se entenda o poder a faculdade dados a natureza humana de colher para seu alimento as ervas e os frutos do campo pois para este inseri e assim se fez visto que começará em outro lugar onde disse deus disse eu vos duas ervas que dão semente livro de gênesis 1,29 etc com efeito se a todas as coisas que acima foram ditas relacionar semus o que disse e assim se fez seria conseqüente que confessasse temos que a já haviam crescido e multiplicadas haviam enchido a terra no mesmo cesto dia o que conforme atesta a escritura sabemos que aconteceu depois de muitos anos por isso tendo lhe sido dada autorização para comer e isso o homem sob pela palavra de deus pois está dito e assim se fez certamente porque deus o disse o homem tomou conhecimento se isso também tivesse feito ou seja tivesse colhido as que lhe foram dadas para seu alimente as comece a observar se aquele costume da escritura de modo que depois de ter dito e assim se fez o que diz respeito à manifestação do conhecimento anterior em seguida se apresentaria à própria ação e disse a ele eram e comeram o efeito podia dizer se assim ainda que não se mencionar se deus de novo do mesmo modo como naquela passagem depois de ter dito que o rio não se as águas que estão sob o céu numa sua márcia pareça área da acrescenta se e assim se fez e em seguida não está dito e deus fez mas está repetindo deste modo ea água se reuniu às suas massas capítulo de 24º razão pela qual a escritura não diz depois da criação do homem deus viu que é bom pode se perguntar com razão por que não disse também em particular a respeito da criação do homem como foi dito nas demais obras deus viu que era bom mas depois de ter feito homem e de lhe ter dado poder tanto para dominar como para comer acrescentou a respeito de todas as obras de deus viu tudo o que ele tinha feito e era muito bom livro de gênesis 1,31 com efeito poderia ter dito primeiramente em particular ao homem isso que foi dito em particular as demais obras que foram criadas antes e depois ser dito sobre todas as obras que deus fez era muito bom acaso porque no cesto de a tornaram-se perfeitas todas as obras por isso deveria dizer a respeito de todas deus viu tudo o que ele tinha feito e era muito bom e não em particular sobre as que foram criadas no sexto dia por que então foi dito a respeito dos animais domésticos das férias e dos répteis que estão ligados ao mesmo dia a não ser que estes mereceram ser denominados bons tanto em particular como em geral com os demais e o homem criado à imagem de deus apenas com os demais ou porque ainda não era perfeito pois ainda não foi estabelecido no paraíso como se depois de estar estabelecido disse yu que foi omitido portanto o que diremos ou porque deus sabe antes que o homem haveria de pecar e não permaneceria na perfeição de sua imagem e que dizer que o homem é bom não em particular mas junto com os outros seres como que declarando o que aconteceria porque como as coisas feitas permanecem naquilo em que foram feitas segundo que receberam como acontece com as coisas que não pecaram ou com as que não podem ficar cada um em particular e todas em conjunto são muito boas com efeito não inutilmente foi acrescentado muito pois o mesmo acontece com os membros do corpo se cada um em particular é belo na estrutura de todo o corpo são todos muito mais belos isso porque o olho por exemplo que é de aspecto agradável e é apreciado subíssemos separado do homem não diríamos que é tão belo como quando colocado junto aos outros membros uma vez que seria observado ocupando o seu lugar no corpo inteiro mas aqueles que perdem sua beleza pecar de forma alguma demonstram que se desordenar ão pois são bons em relação ao todo o universo portanto antes do pecado em seu gênero era certamente bom mas a escritura omitiu dizer isso para dizer o que prenunciava como algo futuro desse modo não se disse uma falsidade a respeito do homem pois o que era bom considerado em particular certamente a melhor junto com os outros mas quando é bom com todos conclui-se que é bom considerado em particular a narrativa foi conduzida de modo dizer o que era verdadeiro no presente em si no ar a paciência do futuro deus é o criador perfeitíssimo das naturezas e é ordenador justíssimo dos que pegam de tal modo que se alguns se deformam em particular pecando mesmo assim com eles o universo é belo tratemos já no volume seguinte dos assuntos que vem na continuação.

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