Artigos Academicos Sobre Direitos Humanos

NYS College of Ceramics - Olá, tudo bem? Um assunto muito recorrente nos dias de hoje, é a inadimplência, assunto que era bastante comum e se tornou ainda mais graças à crise financeira que castiga nosso país. Hoje a taxa de inadimplência do NF-e PROTECT é de 0%, isso mesmo, todos os nossos clientes nos pagam em dia. Tivemos apenas duas ocorrências de não pagamento, mas que foram sanadas rapidamente, e neste vídeo eu vou te contar todos os segredos do nosso sucesso neste assunto. Sem dúvidas, uma das coisas que mais influenciam no caso do NF-e PROTECT é o preço acessível, é quase impossível uma empresa não ter como pagar o valor da mensalidade. Mas não é só isso e nós vamos te dar outras 10 dicas de como evitar a inadimplência: 1- Consulte o crédito Analise o crédito do cliente por meio de empresas ou entidades de proteção ao crédito como o Serasa, o SPC e associações empresariais. O cliente já está acostumado a essas consultas quando faz compras a prazo, por isso não causará mal-estar. É importante lembrar que essa análise deve ser frequente, já que a situação do comprador pode mudar a qualquer momento. 2- Forneça a nota fiscal Vender sem nota fiscal é crime. Além disso você perde o amparo legal para cobrar seu cliente. 3- Ofereça formas de pagamento seguras Hoje em dia todo mundo tem cartão de crédito e débito, e embora muitos empresários sejam contra, devido à taxa do cartão, os benefícios valem a pena, além de garantir o recebimento, não gera o transtorno de ir ao banco depositar ou descontar cheques. No caso de não aceitar cheques, é importante deixar isso claro aos clientes, por meio de avisos de fácil visualização. Se resolver permitir parcelamento em cheques nunca os aceite em nome de terceiros. 4- Mantenha um histórico É importante manter um histórico de pagamentos dos clientes, sempre anote as datas de vencimento e de pagamento seja em uma planilha do Excel ou em um software próprio. Isso ajuda a separar os bons dos maus pagadores. 5- Atenção na sazonalidade Os três primeiros meses do ano são os que apresentam a maior taxa de inadimplência. Portanto cuidado ao oferecer crédito facilitado nesse período. Você pode também verificar a sazonalidade de inadimplência no seu negócio por meio do histórico de pagamentos que comentamos no tópico anterior. 6- Seja transparente Esclareça o valor total cobrado, as condições de pagamento e as consequências de atrasos, como multas, juros e suspensão dos serviços. 7- Faça contrato Para quantias mais expressivas faça um contrato explicando as obrigações de cada parte. 8- Mande um lembrete de vencimento Alguns especialistas aconselham a mandar um e-mail no dia do vencimento da mensalidade ou boleto. Aqui na NF-e PROTECT nós não precisamos adotar este procedimento, mas dependendo da taxa de inadimplência e no tipo de desculpas dos seus clientes, pode ser necessário. Clientes que dizem “esquecer” de pagar por exemplo, não terão mais este problema. 9 – Ofereça produtos e serviços de qualidade Quando seus produtos são exclusivos, seus serviços são de extrema qualidade e seu atendimento é honesto e amigável e os preços são justos, fica muito mais difícil seu cliente querer te prejudicar. 10 – Cobre da maneira certa e no momento certo. Faça a cobrança formal, por meio de um e-mail, de preferência um e-mail exclusivo para isso, financeiro@suaempresa.com.br por exemplo. Nunca acuse o cliente, diga que não conseguiu identificar o pagamento e peça para ele enviar o comprovante. É importante que este e-mail seja enviado 3 dias após o vencimento do boleto, ou até 4 dias, se o vencimento caiu no fim de semana ou no feriado. Quando aconteceu aqui, nós enviamos este primeiro e-mail e o boleto foi pago no mesmo dia. É importante lembrar, que no caso do boleto, o dinheiro demora em média 2 dias para cair na sua conta. Se após 10 dias do vencimento, o pagamento não tiver sido efetuado, faça uma ligação de cobrança e reenvie o boleto por e-mail. Efetue este processo de e-mail com boleto anexo a cada 7 dias, se após 30 dias ainda persistir a inadimplência envie uma carta registrada falando sobre os valores devidos e as providencias a serem tomadas pela sua empresa, como multas, juros e suspensão de serviços, quebra de contrato, etc. Você ficou com alguma dúvida? Deixe aqui embaixo nos comentários para mim. Você já conhece o sistema NF-e PROTECT? Com nosso sistema você consegue baixar todas as nfes de entrada do mês inteiro em poucos cliques, além de facilitar a gestão das notas por meio de filtros e da visualização do DANFE e do DACTE, com planos a partir de 29,90 você fica seguro de ter todas as suas notas fiscais e conhecimento de transporte armazenados em local seguro por até 5 anos. Faça o teste grátis e comece a utilizar agora mesmo ou clique neste link para saber mais! 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