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Cayuga Community College - Legendas: Equipe Nead/UAB Vídeos É importante percebermos que a Didática é igual a uma língua. Ela não está pronta. A Didática acontece em interações entre as pessoas, são várias a interações que acontecem. Porque se nós formos ver na sociedade, a política, a economia estão em constante desenvolvimento. A área de ensino, de educação, da mesma forma, acompanha esse desenvolvimento. O importante é nós vermos que a Didática, o sentido da didática é o ensino. Perceber esse desenvolvimento. Também preparara Didática no sentido de estratégias de ensino. Que aconteça desenvolvimento nesse sentido também. É importante percebermos o desenvolvimento contextualizado. Vejam, na teoria da educação, o histórico, o desenvolvimento ocorre ao longo do tempo. Então, são diferentes períodos da história, é importante conhecermos esse desenvolvimento e sabermos como a didática está inserida nesse desenvolvimento É importante é nós conhecermos isso. Na teoria tradicional, percebe-se o quê? Que ela é feita de procedimentos, de regras, e que o professor precisa obedecê-las. Da mesma forma, os alunos precisam seguir aquelas regras impostas. Não há interação, se não consegue interagir entre alunos e professores. Os alunos ficam parados, quietos, e os professoras ensinando. É esse o modelo. Então, na sociedade, a escola vê esse aluno como se ele tivesse limitações, como se ele não pudesse se desenvolver. Nós da teoria, com o foco na educação de surdos, vemos o surdo... como ensiná-lo? Temos que pensar em preparar currículo, didáticas para atendê-lo. E a sociedade, a escola vê esse aluno surdo como deficiente, como doente "Ah, como eu vou ensinar?" Vamos criar treinamentos para ele voltar a ouvir... Treinamentos de fala, treinar a oralidade, a fala. Para tentar curar a surdez. E a teoria tradicional vê esse aluno dessa forma na escola, na sala de aula. E esse local é um lugar pronto, onde onde só se coloca o aluno ali para que ele siga os procedimentos. Não tem muito apoio ao desenvolvimento, à liberdade e à subjetividade da pessoa. A sociedade e a escola estão sempre se desenvolvendo. A comunidade, da mesma forma. E começaram o quê? Iniciou-se um multiculturalismo, são grupos linguísticos, grupos raciais, grupos de etnias. Então são diferentes grupos que existem. Dentro de cada grupo existe uma cultura diferente. Mas a sociedade, a escola vê eles como se não respeitassem essa cultura, e como se eles estivessem em parâmetro de desigualdade. Começou a se perceber esses grupos, que eles gostariam de ter mais liberdade. Precisamos respeitá-los também, é importante isso. Vários autores começaram a perceber, e aí se iniciou a teoria crítica, para tentar incentivá-los, trazer esses grupos num parâmetro de igualdade com os demais grupos da sociedade, no desenvolvimento, estratégias de educação, para que esses grupos se desenvolvessem,. A Didática na área da surdez começa a criar estratégias diferentes. Usa a Libras escrita, coisas visuais, que apoiem a comunicação. não és Mas algumas limitações ainda continuam. Porque o desenvolvimento da subjetividade, da identidade e da cultura própria de cada um ainda esbarra em barreiras. O desenvolvimento da sociedade, também das escolas, Percebe-se que antes esses grupos com culturas diferentes não eram respeitados como se eles tivessem uma cultura própria. Depois de muita luta por parte desses grupos, isso foi aceito. Que cada um têm as suas diferenças. E que eles precisaram lutar muito para conseguir algumas mudanças. Na teoria Cultural, eles são vistos como? Como culturas específicas de cada um, e percebendo as suas diferenças, respeitando cada grupo, e isso é importante. Na área da educação de surdos, na Didática, existem os artefatos. Que são coisas próprias que condizem com os surdos. A Libras, a experiência visual, a arte surda, literatura surda, 'single written', que é como o surdo se desenvolve, coisas inerentes a ele. Qual é o objetivo? É incentivar o desenvolvimento da pessoa surda, prepará-lo para entrar na saciedade, e ter uma inclusão de verdade. Ser incluído mesmo. A comunidade surda, através de muita luta, conseguiu mudanças na área da educação, conseguiu dois documentos que são muito importantes. Que foi através de muita luta ao longo do tempo. O primeiro tem o nome de "Educação que Nós Surdos Queremos". E o segundo, colocar no PNE o que foi conseguido. Colocar escolas bilíngues para surdos, e também salas bilíngues para surdos. A experiência visual surda, como acontece? Qual o sentido? A pessoa surda percebe o mundo visualmente, ela se organiza, se expressa, se comunica. O importante, uma característica marcante, é a subjetividade surda, o visual. Porque nessa subjetividade surda, o surdo quando perde a audição, o visual substitui esse sentido. Comparando com as pessoas ouvintes, que recebem informações pelo canal auditivo, e assim se desenvolvem, o surdo, é através do visual que ele percebe as informações para o desenvolvimento. O surdo percebe o mundo visualmente e isso o ajuda a se desenvolver. Então, precisamos preparar nossos conceitos, algumas coisas que o ajudam a se desenvolver, ajudam a desenvolver a linguagem, preparar conceitos, estruturas subjetivas para a pessoa. Então, pra que seja feita uma reflexão... Então assim o surdo consegue perceber o mundo, receber informações. Aí tem aquisição de conhecimentos e se desenvolve, se expressa recebe conceitos. O surdo, ele percebe visualmente, através de imagens, e isso o ajuda a se desenvolver na área da educação. Então o importante é que a Didática, os currículos, mais a Didática mesmo tenha estratégias de ensino, que sejam usando o visual, essas estratégias sejam visuais. Isso é o apoio, que vai dar apoio ao ensino-aprendizagem para o surdo com coisas que conduzem com ele. Na unidade quatro, nós vamos ver uma discussão sobre como apoiar a educação de surdos. Uma Didática, materiais. Enfim, coisas condizentes com o surdo. O importante é que nós, professores, temos que preparar estratégias de ensino, conteúdos, materiais para que o surdo possa aprender de verdade, que se use o visual, O jeito inerente do surdo..

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Itapecerica da Serra:

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