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Skidmore College, Saratoga Springs - Índio Já começa errado o nome, né!? De onde vem a palavra índio? Vem do mala do Cristóvão Colombo. Que chegou no Caribe e achou que tinha chegado na Índia. Olhou uns caras ali e disse: "Olha os Índios!" E ainda errou de novo, né!? Porque era pra dizer Hindu, né!? E o pior é que virou Índio, né!? Mas eram no máximo indígenas, nativos, né!? Povos que ocupavam o que viria a ser a América, o novo mundo. Povos que ainda não tinham tido contato com os europeus. Mas hoje em dia quando a gente fala índio no Brasil vem direto a imagem: Amazônia, né!? Centro Oeste, Xingu, né!? Raramente a gente associa o sul o Brasil todo repleto de índios. Mas evidentemente o sul do Brasil estava repleto de índios. E hoje a gente vai falar deles de um jeito como você nunca ouviu no Não Vai Cair no ENEM. Bambas, bambas. Venham saber quem eram o s índios dos Pampas. É, você sabe, né!? O Brasil era basicamente ocupado por tribos do grande grupo Tupi Guarani, né!? Tupi, você já sabe, eu já falei aqui, quer dizer: O Povo. Os caras se sentiam, né!? Se achavam, né!? O Povo! E Tapuia, que eram os inimigos deles, queria dizer: Os outros. Os eles, Os bárbaros. É, os Tapuias, eram de outros grupos, né!? Basicamente do grupo G. Não faziam parte dessa grande nação Tupi. Que ocupava todo o litoral brasileiro. Do Maranhão até o ínicio do Rio Grande do Sul. E a nação Guarani, né!? Que ocupava a grande parte da Mesopotâmia, ali, dos rios Paraná, Paraguai. Todo o Paraguai, era o cerne da nação Guarani, né!? Parte do oeste do Paraná. Oeste de Santa Catarina. Oeste do Rio Grande do Sul. Onde os jesuítas criariam os trinta povos Guaranis. As missões Guaranis, As missões jesuíticas. Que é um extraordinário episódio que algum dia será feito aqui. Em várias etapas, inclusive Porque é uma história épica, trágica e sangrenta Muito reveladora e que inacreditavelmente nunca cai no ENEM, Jamais! Não se estuda realmente a história das missões jesuíticas, das missões Guaranis Na escola em geral E é um épico, e é trágico Mas não é essa tragédia épica que eu quero falar A tragédia épica que eu quero falar é de uma outra nação indígena, nações na verdade, que viviam onde o Brasil já não era mais Brasil, cara. Fica na cara que o Brasil não é mais Brasil. O Brasil devia acabar no vale do Paranapanema. Que é o vale que separa São Paulo do Paraná. Se você estuda as tribos indígenas que viviam desde o Maranhão, até o litoral sul de São Paulo Você vai ver que é um território que é o Brasil por excelência E que dali pro sul, cara, entra outro povo já antes da chegada do branco. É outra vibe, é outra energia. Na verdade tem ali o trópico de capricórnio, né!? Que passa em São Paulo. E do trópico pra baixo é o Brasil subtropical. E aí era uma outra pegada indígena. Embora ainda houvesse ali grupos Guaranis. Por exemplo o grupo Carijó, né!? e eram chamado melhor gentio da costa. Eram os índios mané da ilha. Já falei neles, cara, eram os índios zen, eram os índios "Bah" . Por que os Tupis eram os caras assim: ó. Agressivos, aguerridos, né!? Ali moravam os Guaranis em Santa Catarina Mas não é dos Guaranis que eu quero falar, cara O que eu quero falar é do índio que deu origem ao gaúcho O território era assim, ó: Vou te contar toda a história De Cabo Frio no Rio de Janeiro até a Bertioga em São Paulo vivia a nação Tamoio Tamoio quer dizer: O Avô Portanto era óbvio que o Tamoio tinha chegado antes E por isso ocupou o Rio de Janeiro, não é!? Não é trouxa Depois veio o Tupinambá Tupinambá quer dizer o Tupi por excelência Então era o Tupi de verdade mesmo mas já filho do avô Ocupou o recôncavo baiano e ocupou outros trechos muito especiais do litoral brasileiro Abaixo do território Tamoio, em Bertioga, até mais ou menos a ilha do mel Vou mostrar uns mapinhas aqui pra resolver facilitar tua vida Viviam os Tupiniquim Tupiniquim quer dizer: O vizinho do Tupi Portanto era um chinelão, só podia morar em São Paulo Não, sério, cara, o ódio entre os índios do Rio de Janeiro, do lugar que viria a ser o Rio de Janeiro e os índios de São Paulo, é ancestral Tem essa rivalidade Já falei isso aqui uma vez e é legal repetir. A rivalidade entre os índios do Rio e de São Paulo é muito anterior a chegada do branco, entendeu? Tava em um eterno confronto, né!? Nesse território que se iniciava em Bertioga Eles ficavam brigando ali onde é o Guarujá Inclusive tinha índio que tinha triplex ali O tibiriçá ele morava no pátio do colégio na cidade de São Paulo, Mas ai ele descia pela Via Anchieta, muito engarrafada e passava o fim de semana num triplex maravilhoso Que ele tinha ali Ele comprou com o próprio esforço o triplex dele E, sério, dava muito confronto, muita luta entre os Tupiniquim e os Tamoios Exatamente ali no canal de Bertioga, onde aliás foi preso por causa desse confronto o arcabuzeiro alemão Hans Staden Que daria um maravilhoso episódio que algum dia faremos Tá, não é nada disso que interessa... Ai depois dos Tupiniquim, vinham os Carijó O território Carijó começava mais ou menos onde hoje é a ilha do mel, Paranaguá, um pouco mais abaixo ali E se estendia até um pouco depois de Laguna, em Santa Catarina De Laguna pra baixo, cara, quem é que ia se interessar por aquele buraco que é o Rio Grande do Sul, cara? Quem é que vai se meter naquele lugar horrível que é o Rio Grande do Sul? É a maior costa retilínea do mundo Também falei disso, cara Não tinha nenhuma baía, nenhuma reentrância Um lugar com o vento nordeste, um mar gelado Quem é que iria morar ali? Quem é que iria morar ali, cara? Quem é que iria morar ali era Charrua e Minuano, cara Mais Minuano Eram tribos indígenas que não tinham absolutamente nada a ver, nenhuma relação com o grupo Tupi-Guarani, ne!? Era uma outra etnia. Os minuano ainda tinham um contato com os Carijó e ainda eram, seriam quase um Charrua genérico Mas os índios Charrua, cara, que ocupavam todo Pampa gaúcho e todo pampa uruguaio e parte da Argentina Cara, esses eram os índios pica das galáxias Não, falando sério, cara, eram irredutíveis, eram inconquistáveis, eram índios que usavam chiripá, que é uma espécie de saia, assim, né, cara!? Tomavam chimarrão na cuia, né!? Usavam boleadeira E depois que o cavalo chegou trazido pelo homem branco viraram cavaleiros indômitos, fantásticos E andavam deitados no cavalo com uma lança Ninguém conseguia matar os caras, meu chapa E por que eram irredutíveis, porque que nem os gauleses irredutíveis Que os romanos tentam atacar, mas o Asterix e o Obelix nunca se deixam conquistar. Porque quando os jesuítas criaram as missões elas se chamavam reduções E o que quer dizer redução? Quer dizer reduzir a vida civilizada Você pega pessoas que estão espraiadas vivendo de um modo selvagem e errático Muitos deles nômades E os reduz, os conduz, os confina num só lugar Os reduz à vida civilizada E ai vem o nome reduções jesuíticas Só que os jesuítas conseguiram fazer isso com os Guarani, porque os Guarani eram um grupo agrícola Afeito ao trabalho conjunto e a atividade agrícola E os Charrua e os Minuanos, cara, eram um bando de coletores, caçadores nômades Nunca tinham tido residência fixa E nunca tinham desenvolvido a agricultura Eram realmente índios cabelos ao vento Só faltavam ter motos, tipo, sem destino Cara, eu amo esses índios, eu adoro, eu venero esses índios E é o seguinte: Você sabe como que eles foram mortos? Por que o seguinte, ninguém conseguiu conquistá-los Eles foram todos dizimados Quem começou a dizimá-los foram os índios Guaranis armados pelos padres jesuítas É, cara, exatamente isso Por que as missões jesuíticas, das quais algum dia falarei, Tinham grandes ervais, erva mate, uma erva sagrada, uma erva que faz bem pro espírito, pra mente e pro corpo Tipo outra erva que tem ali também bastante no Uruguai Hoje tá liberada no Uruguai Ervas, ervas... Você sabe... O poder mágico das ervas, não é mesmo!? Então a erva mate era uma delas, uma erva sagrada dos Guarani, mas que os Charrua também tomavam E aí os jesuítas fizeram grandes ervais Inclusive ganharam muito dinheiro com os ervais e grandes currais de vaca E aí, de repente, cara, os índios Charrua que tinham antes que perseguiam ema, especialmente avestruz e tudo que é biviado, o cacete, pra ter carne E de Repente um monte de gado, né!? Com uma carne ainda muito melhor Os Charrua que inventaram o churrasco de fogo de chão, né!? Com o espeto de pau que os Gaúchos tradicionais fazem até hoje E eles viram aquele gado todo e começaram a pegar aquele gado pra eles, né, cara!? Índio não tem propriedade privada, né!? Índio é tudo comunista! E aí, o que os padres fizeram? Manda matar esses índios! Sério, e botaram inclusive o Sepé Tiaraju, que um monte de gente idolatra o Sepé Tiaraju, Não sei o que... Índio missioneiro A matar Charrua e Minuano E depois quando começam as grandes e extraordinárias estâncias uruguaias Desses grandes terratenentes, esses caras que tinham estâncias latifundiárias gigantes e gigolô de vaca, criador de gado Esses caras também disseram: "Cara, não é possível ter um monte de índio matando meu gado!" E aí, cara, passaram a pagar por testículo de índio, por orelha e testículo Você tinha que entregar o testículo e as duas orelhas comprovando que o índio tinha sido morto. E aí ganhava uma grana, cara E surgiram um monte de caçador, matador de índio, cara E dizimaram a nação Charrua E depois que a nação Charrua tinha sido dizimada, o gaúcho, e os gaúchos uruguaios, o gaúcho argentino, o gaúcho Rio grandense Todos incorporaram a mística libertária, indômita do gaúcho, né!? do Charrua! Só que o Charrua tava morto, né, cara!? Até hoje os uruguaios se chamam de Charrua, né!? Chamam seus times de Charrua Nação Charrua E ai, cara, ainda tem a história mais inacreditável do mundo: Dos últimos Charruas! Os últimos Charruas foram capturados, cara, e levados pra Paris para ser exposto num zoológico humano É cara, mas essa história não vou te contar, por que não passa no Brasil e tu não tá dando dinheiro suficiente pro canal Buenas Ideias Eu não vou te contar a trágica/terrível história Se quiser vai pesquisar Algum dia até penso em escrever a história dos últimos Charrua que é uma história incrível, cara Os portugueses se aliaram de início com os Minuano, Os Minuano moravam naquela restinga, na lagoa dos patos Na verdade é uma Laguna, mas todo mundo chama de lagoa dos patos, lagoa mirim, todas aquelas lagoas que existem no sul do Rio Grande do Sul Toda aquela área, era uma área Minuano Os Minuanos fizeram um acordo com os portugueses quando eles criaram a cidade de Rio Grande em 1737 Primeira cidade construída no Rio Grande do Sul, né!? Justamente, tá, não interessa o por quê, vai estudar! E ai, os Minuanos e os portugueses fizeram esse acordo, Mas os Charruas, cara, nunca fizeram acordo com ninguém, cara. E além dos Charruas tinham umas parcialidades lá: Os Yaros, Os Guinoa e os Bebuane. Que viviam também no oeste do Rio Grande do Sul. Povos incríveis, povos indômitos e povos cuja a história, neguinho faz questão de esquecer e de esconder, fingindo que gosta de índio Charrua, né!? Por que aquela história: Índio bom, é índio morto, né!? Não, Índio bom é índio vivo caçando branco, meu chapa Vamos ver quando isso vai acontecer de novo, tá!? Essa era a história os índios do sul. Não vai cair no ENEM..

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Randy Farrell, Herkimer. Rio Grande do Norte: School of Social Work; 2014.

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