Unimed Porto Alegre Exames Laboratoriais

Sage Colleges - Fala pessoas, beleza como a gente combinou esse vídeo vai falar sobre variáveis, né, gente tem aqui falando sobre tipos de variáveis, inteiro, real, literal, mas antes disso, vamos definir um pouquinho mais falar um pouco mais sobre as razões de ser das variáveis, etc. Bom as variáveis elas toda vez que você ouvir falar de variável você está se referindo à memória, ok? variável que dizer memória né o que quero dizer com isso? Quero dizer que quando você diz lá "inteiro x;" você declara uma variável do tipo inteiro, você está pedindo no seu código, né, que a sua linguagem de programação peça o sistema operacional para reservar um espaço em memória daquele tipo equivalente àquele tipo de variável. Então o inteiro é de um tamanho, o real é de um tamanho, o literal de outro tamanho né gente tem aqui os tipos de variáveis né e aí você está pedindo ao sistema operacional para reservar esse espaço memória pra você é o sistema operacional que vai lá sabe o tamanho que o inteiro ocupa pega aquele e vê se tem um lugar disponível na memória para poder armazenar aquela variável aquela informação né "ah não eu tenho aqui dois bytes de memória que é necessário" ok eu vou reservar pra esse programa, enquanto esse programa estiver rodando, este espaço memória é exclusivo deste programa. Então quando você faz um algoritmo e você declara uma variável se está dizendo isso olha declare aqui pra mim é variável x como inteiro. Pronto, quando eu disser x né, eu tô acessando esse lugar, que o sistema operacional, quando eu peço sistema nacional para fazer isso ele vai lá, procura um lugar pro inteiro, reserva pra aquele programa, não pode ser usado por outro programa vai usar aquilo lá porque está reservado para você, e chama aquilo de x para não precisar ficar decorando endereço de memória que é um número hexadecimal enorme que não vou decorar e aí no meu programa só uso x, acabou, ele já sabe que é aquele espaço memória. Então toda vez que falar de variável eu estou falando de memória. Variáveis existem pra memória a não ser que, a gente até tem variáveis que acessam disco, por exemplo, mas isso se faz através da memória também, você declara um ponteiro e aquele endereço de memória aponta para uma área é de hardware no hd mas então toda vez que eu falo de variável eu estou falando de memória ok, o sistema operacional reserva para uso do meu programa quando fecha o programa aí aquele espaço está liberado não quer dizer que eu apague o que está lá mas ele está liberado para outro programa usar porque eu tô falando que não quer dizer que apague, por que quando eu também declaro em memória eu tenho que inicializar, eu tenho que dar um valor para aquela variável porque senão eu posso estar usando um valor que estava lá já, um lixo de memória e aí o programa vai fazer coisas erradas ok então tem que estar atento a isso Bom, muito bem. E essas variáveis são alocadas via o que? Via declaração, então, eu faço a declaração de variável, né? Então o que é a declaração? É quando eu peço ao ao sistema operacional que reserve um espaço memória pra mim, né, então está mostrando aqui ó, variável é alocada no meu programa, eu peço para alocar via declaração quando eu digo "inteiro x;" estou declarando a variável do tipo inteiro e isso é que a declaração tá? Vejo as vezes alunos dizendo assim "eu posso declarar que uma variável que dentro desse escreva para poder mostrar...", não, você não pode declarar dentro escreva, não. Declarar é pedir ao Sistema Operacional pra reservar pra você. Você pode usar ela dentro do escreva, mostrar o valor. Então, declarar é isso. É pedir ao sistema operacional... então, quem faz isso? Eu, quando estou programando eu escrevo no meu algoritmo para que o meu software peça ao sistema operacional para alocar ou para reservar um espaço em memória pra mim e aí eu posso usar esse espaço memória que com o nome que eu mesmo der, ok? Então, isso é feito no momento em que o meu programa vá rodar. O programa também roda em memória, é o sistema operacional quem controla isso e cria uma tabelinha lá com os nomes de variável, os endereços e quais programas estão usando aquelas variáveis, inclusive quando a gente for falar de função na linguagem c, e tal, isso acontece também, só que aí já não só na tabelinha está escrito o nome do programa, mas também de qual função aquela variável foi declarada mas aí a gente vê isso depois ok? Bom, e aí, essa declaração o padrão que é usado em portugol, no nosso portugol-c, é aquele que está ali "inteiro x;", "real y;" ou seja. primeiro você coloca o tipo da variável que pode ser inteiro, real ou literal, como a gente está vendo ali, são os nossos três tipos para portugol, que a gente vai usar, e aí eu coloco tipo, depois coloco o nome da variável então pode ser "inteiro joao;" só não posso ter "~" no joao, então, eu tenho algumas regras que a gente vai ver quais são ok? Mas eu posso colocar a princípio qualquer nome que não seja palavra reservada, na minha variável, eu não posso colocar assim "real inteiro;" não, real inteiro não ou então "real início;" inicio é uma palavra reservada "real leia;", "inteiro leia;" não posso, tá? Muito bem, porque se justifica então? Por que eu tenho... eu preciso... se eu não fizesse dessa forma se eu fizesse diretamente eu teria que saber a quantidade de memória que eu teria que alocar para cada tipo variável, "Ah, não, inteiro. Eu preciso de tantos bytes para reservar, pra armazenar um inteiro", né? "Ah não é um real, eu preciso tantos bytes" né, porque como a gente já sabe, em memória o computador só vê binário, na verdade ele só vê pulsos elétricos e magnéticos mas que representam 0 e 1, a presença e a ausência de alguma informação ali e aí a gente sabe que um byte ele tem oito bits ou seja é um grupo de oito conjuntos de informações que representam 0 e 1, oito zeros e uns, vamos dizer assim. Então, com oito zeros e uns eu posso representar dois elevado à 8 informações diferentes o que dá 256 posições então, eu teria que saber, é um inteiro e eu quero representar o ano de nascimento, meu ano de nascimento, 1978. Não cabe em 256 posições, só posso até 286, então as linguagens de programação elas já definem quando for inteiro eu reservo tal tamanho de memória, quando for real eu reservo tal tamanho de memória, quando foi literal literal, literal é o que? Uma letra. Por exemplo você vai fazer uma prova, você marca "a", "b", "c" ou "d". Isso são letras, é um valor literal, é um carácter, né, esse um caracter cabe no 286 porque que existe a tabela ASCII que é uma tabela que você compara lá os números binários ou decimais com o valor de caracter ou símbolo que quer ser exibido então esse é um tipo literal né então se eu quero exibir "a" na tela né a letra que você escolheu da opção foi "a" esse "a" vai pra uma variável eu posso armazenar na variável e posso exibir desde que eu declare como literal e aí geralmente é um byte. Então justifica-se por causa disso, por isso que eu preciso declarar pra mim dimensionar, por isso que eu preciso colocar o tipo. Para dimensionar o tamanho da memória. Bom, também na hora da exibição dos valores então disse aqui, se eu li "a" se eu li, vamos supor... se o usuário... Qual a opção que você marcou? "a", "b", "c" ou "d"? Aí o usuário digitou "c". Eu guardei em memória só que em memória que está lá e byte. Como é que eu sei, na hora de exibir, que eu tenho que exibir "c" e não um número correspondente àquele "c"? Eu sei porque eu declarei do tipo literal então na hora de exibir o próprio sistema, o próprio programa, o compilador, o sistema operacional já é inteligente e sabe assim "pô, eu declarei como literal então vou mostrar como literal" não vou mostrar o número, então é mais uma justificativa pra você colocar o tipo da variável ok e aspectos lógicos também então a gente pode fazer um exemplo livre até deixei separado, a gente pode fazer um exemplo que mostra o seguinte é você... quando você... se você tem uma variável do tipo inteiro né você vai fazer uma conta assim... 5/2 você tem uma variável do tipo inteiro que recebeu 5, você vai dividir isso por dois vai dar quanto? Você pode responder 2,5 não, eu não disse que é inteiro? Inteiro é o que não é divisível. Seria o equivalente a dizer assim tenho 5 alunos, eu quero dividir esses cinco alunos em dois carros que estão indo à praia quantos vão para cada carro dois e meio? não pode né mano é crime então tem que ser dois para cada carro e sobra um. O que se faz com esse um? Ah bota no mesmo carro então vai 3 e 2 enfim é uma forma de gerenciar esse tipo de situação, quando é inteiro não é divisível ponto. O resultado conta é 2. E sobra 1. se for real aí eu já tenho os valores reais aí já dá para dividir né tenho três bolos vou dividir para duas pessoas eu tenho um bolo e meio para cada uma rola na moral né então tem essa razão também né alguns aspectos lógicos ok e outras regras que a gente pode usar além de ser tipo nome é, regra para a definição do nome da variável e quais são as regras da decisão do identificador, isso vale para o nome do algoritmo também tá eu só posso usar letras, números ou underlines(_) é primeira regra e é essencial por isso que no joão eu não posso colocar com acento, com ~ porque ~ não é letra, ~ não é número, ~ não é underline, então só posso letra, número e _ ok? Posso colocar espaço? Espaço é letra? Não. Espaço é número? Não. Espaço é underline? Não. Então não posso. Tudo que não for letra, número ou undeline eu não posso. Símbolos de divisão, parênteses, nada disso eu posso, porque não é letra, não é número, não é undeline. Então só pode um dos três ou os três se quiser mo nome. Bom, nada de assentos víngulas espaço outro carácter especial qualquer porque a gente só pode usar letras números ou underlines tá, então, nada de botar variável "primeiro numero", não posso, só eu botar junto ou botar "primeiro_numero", ok, underline não é menos, não é tracinho, "-" não pode muito bem, sempre eu tenho começar, é a regra nossa aqui, algumas linguagens aceitam, outras não, mas por via das dúvidas eu sempre começo o nome da variável com uma letra então não posso colocar assim "3numero" pra falar que é o terceiro numero. É melhor colocar "num3" ou "numero_3" tá, não começa underline, é sempre com letra, ok, pra nossa nossa programação aqui. Muito bem, não se pode criar dois identificadores com o mesmo nome não posso chamar assim "inteiro x", "real x", não posso, qual dos dois que está identificando o que? Nada né eu tenho duas coisas mesmo nome, você não identificou nada, então eu tenho que ter um nome distinto para cada variável, para cada variável não, para cada identificador né então, por exemplo, se eu chamar o nome do algoritmo de x eu não posso declarar uma variável x, ok, então, não se pode ter dois identificadores com o mesmo nome, ok? Outra regra, não usar palavra reservada. Que a gente já falou, então não posso declarar assim "real leia" leia é uma palavra reservada "inteiro x", x pode, "inteiro início" não posso, ok? Ah, mais e lá em c, eu posso declarar "inteiro x", posso, "inteiro início", posso, porque em c o início não é uma palavra reservada, então, é específico da linguagem ok, muito bem, então essas são as regras decorem e tal aí falamos um pouco de cada tipo né inteiro representa os números não fracionados não divisíveis, então aquele caso de pessoas, carros você não consegue dividir um inteiro então sempre numa conta ela vai dar o valor inteiro, e algumas coisas também, por exemplo, pra você saber se o número é par ou impar, só inteiro que pode ser par ou impar, o real não tem...5 é impar? se for real é 5.0, não tem...não é...não está na lógica... a lógica influencia nisso né então, para saber se é um par ou impar, só pode ser inteiro, porque você tem que testar, se for real não dá para testar se é par ou impar porque você perde o conceito de de par ou ímpar quando você usa real ok então um macetinho aí já pra vocês real, real é quando os números são fracionários ou são divisíveis ok então exemplo bolo enfim coisas que você pode dividir, 1 litro de leite você pode dividir em meio, em um quarto de litro de leite, etc. E o literal representa o que? Representa símbolos, caracteres, são letras, são números, é o sinal de mais, o sinal de menos, mas eles são símbolos, quando eu boto... quando eu falo que o número é literal e coloco oito ali, o 8 que estou colocando ali é o desenho do 8 é o símbolo 8, ele não pode fazer uma conta com aquele valor, que aquilo não é o valor, aquilo é um símbolo, que a gente interpreta como oito, na nossa cabeça é tudo a mesma coisa, mas quando declaro como literal. eu não estou declarando... eu estou declarando uma variável que recebe um caráter até porque por exemplo, 15 é um inteiro se eu fosse declarar literal e tivesse colocado 1 e 5, seriam dois literais. que o símbolo 1 é um símbolo, e o símbolo 5 é outro símbolo, então não confunda uma coisa com a outra né, então são símbolos que estão lá na tabela ASCII esse literal são símbolos que estão na tabela ASCII, mesmo que não sejam símbolos mas são valores que estão nessa tabela ASCII que você pode encontrar na Wikipédia, ele mostra os símbolos, os valores e os valores numéricos correspondentes. Então ele utiliza essa tabela ASCII como referência e ele ocupa por conta dessa tabela, que essa tabela tem é esse tamanho de um byte, menos de um byte... né então "na verdade ela tem tamanho de um byte", exemplo "A" maiúsculo é diferente de "a" minúsculo. Olha o símbolo é diferente, então, são valores diferentes na tabela ASCII, então essa tabela existe e por isso que o valor de memória ocupa 1 byte Beleza então, vamos dar um exemplo aqui de... Aqui voltando i o tipo a gente fala a mesma coisa, né, os mesmos exemplos falando dos identificadores podem ir lá no site também tem falando dos identificadores e tal dos operadores, etc. Muito bem, e aí (vou fechar aqui, vou fechar esse slide também) eu abri no gedit aqui, em portugol-c pra gente fazer um exemplo, nem sei qual é exemplo a gente vai fazer, vou fazer da divisão que eu mostrei pra vocês e aí eu coloco aqui, vou colocar aqui real x y e z posso declarar separado por vírgula escreva digite um número note que x, y e z é válido como variável que não têm indicador "com mesmo nome", etc", posso ao invés de chamar de z vou chamar de resultado posso colocar uma palavra, desde que se obedeça às regras Estou colocando entre aspas porque eu quero que apareça a palavra. tá? depois resultado sem aspas e minúsculo porque eu declarei como minúsculo, cuidado com isso, vai aparecer resultado Vou colocar um novalinha pra ele não ficar grudado no temrinal. ./compila, não sei se está dando pra ver o resultado "Digite um número:", 5 e 2 2.5 , 2.50000. Esses zeros depois não representam nada vou tentar aumentar aqui colunas "perdido tentando aumentar a fonte do terminal..." pronto pra ficar maior aí sim ó bonito, então aqui mostrou 5 dividido por 2, 2.5 vamos fazer um teste aqui só mudar o tipo pra inteiro, o mesmo programa, eu só mudei o tipo, vou compilar...5, mesmo número que vou ditar, 2 resultado 2. Por que não deu 2.5? Porque é inteiro mano, então é aí que está a brincadeira vamos supor que eu quisesse pegar o resto da divisão, o símbolo que a gente usa no lugar, de barra "/", que é esse da divisão, o símbolo que a gente usa no lugar é esse aqui ó "%" aqui ele pega o resto da divisão de x por y, então, por exemplo, vamos digitar compila de novo, vou colocar assim, 17 por 3, vão sobrar 2, porque 17 por é 5. 3 vezes 5 quinze, para dezessete 2, agora eu vou mudar aqui pra real, olha lá, só pra a gente fazer o teste mesmo, mesmo resultado que eu vou digitar 17 e 3 "não deu certo", está apontando aqui ó pra esse carinha aqui, está flaando assim "caraca mano, não dá pra pegar resto de visão de real" porque divisão de real não tem resto, então, já dá erro na hora de você tentar compilar, ok? Bom espero que vocês tenham gostado e aí eu posso passar para vocês um exercício, uma a sugestão de exercício que é o seguinte é... tentem fazer um programa que leia um número e diga se esse número é par ou ímpar. Jà que a gente falou dele lá no nos exemplos. Ok? Só dizer se o número é par ou ímpar. Um abraço pra vocês é até a próxima!! Se increvam e curtam...!!! :).

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Maceió:

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Sophie Russel, Chautauqua. Colombo: NYS College of Veterinary Medicine; 2010.

Helena Kirby, W 51st Street zip 10019. Indaiatuba: Midtown Manhattan campus; 2018.

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