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State University of New York at Potsdam - Olá, Olá, artistas. Este é o tutorial 15 do Krita. Se você ainda não assistiu o anterior eu recomendo que você olhe meu canal e você vai encontrá-los todos. A partir de agora tutoriais sserão um pouco mais avançados e mais complexos porque já vimos em todos os tutoriais anteriores praticamente todo o básico e opções mais fáceis. Se você se lembra, eu fui pular algumas coisas e agora eu vou explicá-las. Neste vídeo eu vou falar especificamente cerca de desenho do vetor. Uma imagem do vetor é formado principalmente por linhas, curvas, cores e formas geométricas os quais são armazenados digitalmente quanto alguns parâmetros matemáticos. A diferença com uma imagem normal seria que na imagem normal é salva uma matriz de linhas e colunas. Em cada uma das células seriam seriam armazenadas as cores que vemos naquele pixel particular. No entanto, em uma imagem vectorial não existe qualquer matriz, mas as únicas coisas encontramos são parâmetros matemáticos usados para fazer o desenho. Aqui vemos a diferença entre um desenho do vetor e uma imagem normal bitmap. Como você pode ver a diferença é bastante notável. Na imagem raster vemos um muitas formas, cores, sombras e luzes. Em uma imagem vectorial, vemos que as cores são mais planas, a gama de cores é limitada e as formas são mais simples. Mas, no entanto, a vantagem de desenhos vector são que seu tamanho é menor quando armazená-los digitalmente. Além disso, podem ser escalados, você pode redimensionar sem sofrer perda de resolução. Aqui podemos ver um exemplo de tamanhos em formato SVG, que é o formato do vetor. Neste caso, o tamanho é apenas 6 K eo resto, se .PNG, 200K e 100 K, se .JPG. Basicamente, a qualidade é a mesma. Na verdade, se olharmos dentro do arquivo SVG com "Notepad" podemos ver que é codificado em XML. Vamos começar com o básico. A primeira seria a de criar uma camada vectorial. Nós tinha vindo aqui ... As ferramentas à esquerda ... haverá algum que podemos usar e outros não. Por exemplo, ferramenta de "Caligrafia". Como você pode ver se eu mudar camada Krita escolhe esta ferramenta, em vez disso, que é o que eu estava usando. Isso porque em uma camada de pintura você não pode usar a ferramenta "Caligrafia". Aqui vamos selecionar se estamos desenhando com um mouse ou com uma caneta digital. Abaixo temos várias opções para mudar, dependendo o resultado que queremos. Por exemplo, para o afinaçao e a largura de linha. Esta opção seria marcada se estamos usando uma caneta digital, mas não seria necessária se usar um mouse. Aqui o mesmo se quisermos o ângulo, massa e outras opções que temos aqui para influenciar o traço com uma caneta digital. Poderíamos armazenar as alterações a partir daqui se colocarmos um nome ou mesmo apagar com este botão. Se marcar esta opção, enquanto nós selecionamos uma figura ou elemento e desenhar em qualquer lugar, vemos que o curso só chama na área onde nós tínhamos desenhado anteriormente dentro dessa seleção. Além da ferramenta "Caligrafia", outros podem ser utilizados no desenho vectorial como a "Linha", o "Square / Retângulo", o "Circle / Ellipse" "Polígonos" ferramenta, o "Linha Poligonal" as "Curvas Bezier" ferramenta de "Caminho Livre à Mão" e "Texto". Se tentar usar uma ferramenta diferente aparece uma mensagem dizendo que não é possível, porque a camada nós selecionamos é um tipo vector e não nos permitem usar outras ferramentas não vetoriais. Com a ferramenta de "Selecção de Formas" podemos selecionar formas vetoriais. Podemos ir clicando em cada um deles. Embora vemos que a precisão nem sempre é absoluta. Aqui vamos ver os dados de forma que: a posição em que aparece, coordena o XY ... ... nós podemos mudá-los, tanto em tamanho e posição. Também pode alterar a opacidade. A partir deste guia, podemos mudar o estilo do traço. Por exemplo, a espessura da linha, se nós queremos que ele descontínua, até mesmo o preenchimento da figura. Ao colocar o cursor sobre os cantos vemos que ele muda sua aparência e Krita nos permite girar em vez de redimensionar. Outra coisa que podemos fazer é adicionar gradientes às figuras ... ... ou clique aqui se você quer deixá-lo por preencher. A linha, ao contrário de outras figuras geométricas, não vamos mudar de cor diretamente mas podemos clicar aqui e, em seguida, a partir deste quadrado, nós podemos mudar a cor. Nessas três opções, podemos decidir como serão as pontas, modificando a espessura. Mesmo para o outro lado. Aqui seria para a área do centro. A partir daqui podemos modificar a ponta da linha. Neste caso, eu colocá-la arredondada. Pode ser ajustada para o ponto de edição que temos aqui ou um pouco acima. Uma das áreas acopláveis que nós não ver foi esta: "Arrumar". Se você não tê-la aberta você pode fazê-lo a partir daqui. Ele nos permite fazer várias operações: alinhar, distribuir, espaço ordem e grupo. Nesse caso, alinhar à esquerda, centro e direita. O mesmo mas verticalmente. Agora vamos ver as opções para distribuir. Para isso, será necessário três formas ou três elementos. Se usarmos um ou dois, veremos que os botões não fazem nada. Para selecionar os três elementos pode ser feito pressionando a tecla "Shift" ou você pode clicar e arrastar. E, então, selecionar a três. A primeira opção é distribuir. Faz bordas esquerda equidistante ou seja, este bordo, isto e isto, vão ser colocados à mesma distância entre eles. O resultado seria assim. Eu coloquei algumas guias para tornar mais fácil ver a distância entre cada um deles. Esta opção é distribuir centros de forma equidistante no eixo horizontal. Aqui está o que ele tem feito é colocando a mesma distância entre o centro de cada forma ou elemento. Seria algo como isto. A terceira opção seria semelhante. Distribuir bordas direita de forma equidistante. Em seguida, ele colocou agora à mesma distância suas bordas direita. Ele poderia fazer o mesmo, mas na vertical. Também com esta opção manter as bordas superiores à mesma distância. Isso seria o mesmo. Para o centro de cada elemento. Esta opção permaneceria equidistante as extremidades inferiores de cada elemento. Agora vamos ver o espaçamento. Nós temos a opção de fazer espaços horizontais entre objectos são iguais ou estão à mesma distância. Neste caso, o que tem feito é movendo o elemento central para uma posição que é à mesma distância daqui até aqui e daqui até aqui, temos a mesma distância. Da mesma forma que seria se nós torná-lo verticalmente. Com este botão aqui fazemos espaços verticais entre objectos igual. Então vemos que a distância entre estes dois pontos é igual entre este e este. Agora vamos falar sobre a ordem. Aqui eu tenho uma camada normal com fundo e uma outra camada vectorial onde eu tenho esses formas: um triângulo que eu fiz com a ferramenta de polígono, um círculo eu tenho feito com a ferramenta elipse, um quadrado / retângulo eu fiz com a ferramenta retângulo. Embora eu possa selecioná-los individualmente, eles são na mesma camada. Mas, no entanto, vemos que o triângulo é acima os outros dois elementos. No entanto, que pode ser alterado aqui. Temos a opção "Enviar para Trás". Isso significa Krita coloca a forma atrás dos outros dois elementos. Aqui você pode ver que embora pareça que o triângulo está na frente do retângulo, é de fato por trás, porque o gradiente de cor é, em parte transparente. Então uma parte da forma de triângulo podem ser vista. Com este botão que irá aumentar uma posição. Então, como podemos ver o triângulo já está completamente acima do rectângulo, mas permanece abaixo do círculo. Esta opção seria baixar, a recuar um nível. Se formos até dois níveis, o triângulo seria no topo, usando a opção "Elevar". Se temos direito na parte inferior e queremos enviá-lo diretamente para a frente, sem passar pelos outros níveis, nós, clique aqui e vamos tê-lo feito. Se quisermos agrupar todas as figuras ou elementos em uma única poderíamos selecioná-los ... seleccionando uma figura e em seguida pressionar a tecla "Shift", veremos que agora tanto o rectângulo e o círculo são seleccionados. Se continuarmos segurando "Shift" e clicando no triângulo, vemos que também está selecionado. Com isso, teríamos todos os três selecionados. Se você clique aqui em "Grupo" Krita automaticamente iria colocar todos juntos. A qualquer momento, clique e todos são selecionados automaticamente e nós podemos fazer mudanças, transformações e tudo todos de uma vez. Se quisermos reverter ou voltar, mesmo que tenhamos diversos formatos e queremos desagrupar, gostaríamos de vir aqui, e novamente eles seriam individuais, independentes. Poderíamos modificá-los sem mudando o resto. Agora, as "Operações Lógicas" (booleano). Se nós temos duas figuras, dois elementos, e clique com o botão direito do mouse, vemos uma lista de opções. Temos o típico "Transformar" para rodar ou espelhar. Já explicado em vídeos anteriores e de qualquer maneira, é muito simples. Com "cortar, copiar e colar" o mesmo. Temos, inclusive, as opções que temos visto antes: "Enviar para a Frente", "Elevar", "Baixar", "Enviar para Trás" o que você tem aqui abaixo na seção "Ordem". Então agora vamos ver "Operações Lógicas" o que nós não vimos ainda. Nós temos as opções: "Unir", "Intersectar" "Subtrair" e "Dividir". Se nos unirmos, o que ele faz é misturar as duas formas e o resultado adota o formato e cor de um deles. Portanto, agora temos apenas uma forma. Obviamente, você pode torná-lo com mais elementos, não é obrigatório para torná-lo com apenas duas formas. A outra opção é "Intersectar". Nós temos a parte que estava sendo cruzaram ou sobreposição entre as duas figuras. A opção oposto é "Subtrair". Então, nós removemos o triângulo a partir da circunferência. Se escolhermos os elementos inversamente ou seja, o primeiro triângulo e, em seguida, circule, vemos que o resultado é a remoção de área do círculo no triângulo. Tudo depende que forma vamos selecionar em primeiro lugar. No caso da operação lógica "Dividir", ele não funciona exatamente na mesma maneira como vemos em outros programas. Se nós temos duas figuras selecionadas e nós aqui, veremos que a opção está desactivada. Krita não nos deixa usá-la. Mas se usarmos outra operação antes, por exemplo, esta, vemos que a circunferência foi subtraída do retângulo Portanto, agora existe um retângulo com um interior oco. Se chegamos aqui, agora vemos que todas as opções estão desativadas menos "Dividir". Se pressionarmos, vemos que o que Krita fez é separar o furo do retângulo e retornamos à situação inicial. Embora o círculo agora tem a mesma cor do retângulo em vez de que ele tinha no início. Em outros programas similares, tais como "Inkscape" que é mais focado em desenho vectorial, vemos mais operações lógicas. Além da "Unir", a "Diferença" e o "Intersectar" nós outros 3 o que seria a "Exclusão", a "Divisão" e "Caminho de corte". Aqui, desde o início, "Inkscape" nos permite usar opção "Divisão" (Ou Dividir), que é o que tinha visto no Krita, sem ter que fazer qualquer outra operação antes. O que vemos aqui é que, "Inkscape" cortou o retângulo. O rectângulo foi cortado para fora da borda onde a circunferência foi. Não há buraco, ele acaba de fazer um corte, como se estivéssemos cortando um bolo. Então, você precisa estar ciente de que esta operação não é exatamente o mesmo. Embora seja possível que o problema é porque a tradução made in Krita não é inteiramente correcta e possivelmente eles deveriam ter dado um nome diferente para essa operação. Agora vamos olhar esta ferramenta aqui: "Ediçao das Formas". Quando nós selecionamos nenhuma forma vemos que aparece esta opção: "Converter para un Caminho". Mas quando selecionar uma forma, vemos que a opção tenha desaparecida e outros têm aparecido, outras opções diferentes. Estes são operações que podem ser feitas com base nos pontos e segmentos em cada elemento. Aqui, por exemplo, vemos que existem quatro pontos ou quatro nós e três segmentos, o que seria este, este e este. Podemos mover os nós e até mesmo mover seções. Também com polígonos ocorrem mais ou menos o mesmo. No entanto, figuras geométricas, tais como a elipse ou quadrado, vemos que, neste caso, só aparece um nó ou um ponto e as opções listadas aqui também mudaram. Nós podemos mudar o raio de canto a partir desses números ou arrastando esses pontos. Aqui vemos que a opção "Converter para um Caminho" aparece. Se clicarmos mais nós aparece como aconteceu na linha ou polígono. Segmentos também aparecem. Então agora podemos transformar como nós queremos. O problema é que como já transformou a forma, em seguida, ela deixa de ser um retângulo. Assim, as opções listadas aqui ... eles não são mais do retângulo, mas o mesmo que estavam nas outras figuras, tais como a linha ou polígono. Uma opção que eu não mencionei em vídeos anteriores é esta: "Converter Camada". Podemos converter uma camada vectorial para uma camada de pintura que normalmente é encontrada por padrão. Aqui vemos que ele mudou o ícone. Agora é a mesma que a camada abaixo que é uma camada normal e assim aqui a ferramenta é alterada automaticamente para a escova. Podemos pintar como de costume e se tentarmos usar uma ferramenta vectorial, tal como este, vemos que Krita não reage porque agora eles não têm vetores. Portanto, não podemos mudar nodos ou segmentos. Se tentarmos usar qualquer uma dessas ferramentas de vetor Krita nos diz que não é possível porque a camada não é mais um tipo de vector. No entanto, a operação oposta não pode ser feita. Você não pode converter uma camada de pintura normal para uma camada vectorial. No entanto, nós podemos transformar seleções em formas vectoriais. Por exemplo, se eu fizer um quadrado eu posso vir aqui para ... ... "Seleccionar > Converter para uma Forma" Já fiz isso em uma camada vectorial e como vemos a seleção tornou-se em um polígono. Eu posso mudar os segmentos e nós. Mesmo que eu faça a seleção em uma camada de pintura normal em vez de uma camada vectorial, e repito o processo, vemos que ele criou uma camada separada, uma camada vectorial no qual Krita tem incorporado a figura que eu fiz da seleção. Na outra camada seria o fundo. Mais uma vez eu posso mudá-lo e fazer o que quiser. Se eu tiver uma forma vectorial tipo polígono posso converter esse polígono em uma seleção. Então, se eu move o polígono vemos que a seleção foi feita ao redor. Quando usamos qualquer ferramenta de seleção ele aparece aqui a "Modo". Uma opção é "Seleção do Vector" e a outra é "Seleção do Pixel". Eu mencionei isso brevemente em um dos tutoriais anteriores embora eu não explicou o suficiente. Basicamente, se usarmos a modo de "Seleção do Pixel", permite ou desativa o "Suavizaçao". Se você selecionar a opção de modo de "Seleção do Vector", "Suavizaçao" desaparece porque quando você, por exemplo, faz uma seleção retangular no modo do vector, os vectores vantagem têm é que eles podem ser dimensionados, redimensionados ou tanto faz, sem perder resolução ou detalhe, em seguida, o "Suavizaçao" não tem muito sentido. Se você clicar neste botão, no canto inferior esquerdo, você vê que a seleção muda para "Modo de Apresentaçao: Máscara". Este é o "Modo de Apresentaçao: Formigas". As formigas seriam os pequenos pontos movendo-se em torno da seleção. Esta seria a máscara, é o mesmo, mas é o que o computador realmente entende. A cor vermelha é a área não seleccionado e cor branca é a área seleccionada. Nós podemos fazer todos os tipos de operações, tais como invertido. Se tentar usar ferramentas vectoriais aparece uma mensagem dizendo que não é possível porque fizemos uma seleção "Rasterizada". Embora o modo selecionado aqui é "Seleção do Vector" e a camada é um tipo de pintura normal. Assim, podemos redimensionar e transformar com ferramentas normais mas Krita não nos deixa fazê-lo com ferramentas vectoriais. Se criarmos uma camada vectorial, nós cancelar a selecção e criar uma nova seleção no modo do vector, Vemos que Krita também não nos permite fazer alterações. Mesmo que a camada é de tipo vector, e embora nós selecionamos aqui o modo "Seleção do Vector". Uma vez que temos a seleção vectorial podemos editar a seleção daqui. Então, nós podemos ver que Krita nos permite modificar como um polígono vectorial. Podemos até usar ferramentas vectoriais como esta aqui: "Ediçao das Formas". Podemos operar como se estivéssemos fazendo com vectores. No momento em que eu uso uma ferramenta não vectorial, tal como esta, veremos que o que faz é para seleccionar a camada inteira mas já não nos permite modificar como antes. Aqui, como se vê, ele voltou a um selecção "Rasterizada" e nos permite converter, de novo, para uma selecção vectorial. Poderíamos modificá-la novamente, se quiser. Agora vamos explicar área acoplável "Bibliotecas Vectoriais" que eu não explicar no vídeo anterior. Para abri-la, se você ainda não vê-la, você tem que ir a este menu: "Configuração > Áreas Acopláveis > Bibliotecas Vectoriais". Clicando nesta parte você pode ver várias seções. Em cada secção aparece alguns elementos diferentes. Usualmente, aqui em um presente, o que você vê são ícones usados ​​para escovas, borrachas, etc. Aqui nesta seção você pode ver especialmente balões de fala ou balões de diálogo que são frequentemente utilizados em quadrinhos. Você pode redimensioná-los com a ferramenta "Transformar" (e Selecçao de Formas). Há balões de todos os tipos de acordo com o utilitário que você deseja. Agora vamos ver um exemplo de desenho vectorial Eu comecei a fazer a lápis. Então eu fiz a varredura para transformá-lo em formato digital. Vou explicar esse processo em um dos seguintes vídeos. Então, depois de tê-lo já em formato digital, Comecei a desenhar linhas acima do desenho. Com a função "Ediçao das Formas" podemos editar e modificar qualquer tipo de elemento temos feito vetorialmente, tais como as linhas neste caso. Clicando sobre eles você vai ver que há vários pontos, vários nós. Na área acoplável "Opções da Ferramenta", vemos que se seleccionar um determinado ponto Krita mostra várias opções para modificá-lo. Se você selecionar um ponto e clicar nesta opção, podemos ver que ele exclui-lo. Assim, a união seria feita entre os dois pontos que estão ao lado que se nós removemos. Temos também a opção de incluir ou incorporar um novo ponto de nó entre os outros dois, para permitir-nos a opção de criar mais mobilidade, dependendo do que queremos obter. Nestes opções à direita, tendo dois nós ou dois pontos seleccionados, podemos modificá-los se queremos que a linha vai a partir de um ponto para outro é rectilínea ou curva. Sobre este pontos externos saindo do nó ... ... podemos clicar e arrastá-los para modificar a curvatura da linha. Temos também a opção de quebrar ou cortar um segmento de linha ou se queremos separá-lo do resto. Claro, a opção oposta o que seria de unir ou colocá-lo de volta para a etapa anterior ou em outro lugar. Nos tambem temos a opção para eliminar um segmento directamente entre dois pontos; ou a opção oposta que seria remontar-los. Antes de continuar com o exemplo vou esclarecer algumas noções básicas porque pode ser difícil de entender o que eu estou dizendo. Neste exemplo mais fácil você pode ver que os nós têm, geralmente, uma forma de diamante. Exceto isto, por exemplo, que tem uma forma quadrada. Se selecionar um nó veremos pontos de arrasto. Este tem dois pontos e estes aqui, por exemplo, não têm quaisquer pontos. Para selecionar vários nós, clique e arraste para formar um quadrado. Nós vemos que eles se transformam em cor verde ou azul em vez de branco. Outra opção: clique enquanto você está segurando a tecla "Shift". Em seguida, selecione vários de uma vez e podemos modificá-los ao mesmo tempo. Nos tambem temos a opção de alterar o tipo de nó. Se você clique aqui Krita não reagir de forma alguma. Mas se converter o ponto em uma curva agora vemos arraste pontos. No entanto, isso ainda não responde. Uma maneira de mudar o tipo de nó é segurando a tecla "Ctrl" enquanto clica. Como você vê aqui a forma da ponta é agora um círculo em vez de um diamante. Os segmentos são agora dobrado em torno. Se eu mudar novamente, desta vez o nó você tem uma forma quadrangular. Vemos que os segmentos mudaram de modo que eles são praticamente idênticos com a mesma distância. Se eu pressionar novamente, o ponto retorna ao a forma inicial: o diamante. Voltando ao exemplo anterior, Eu queria mencionar que, às vezes, vamos encontrar o problema que quando tentamos selecionar uma linha, O Krita não respondem bem a 100%. Certifique-se de que você está sempre na camada onde elementos são desenhados e usar área acoplável "Arrumar" para elevar o baixar elementos vectoriais em diferentes níveis para que você possa selecionar corretamente o que você quer, porque há momentos em que certos vectores muito grandes podem estar cobrindo outros menores abaixo e isso nos impede de selecioná-los. Aqui, neste exemplo, eu fiz o desenho em partes. Eu adicionado elementos diferentes em camadas diferentes. Isso, em princípio, pode ser útil para mais clarificação e evita a complexidade. O problema é que, como veremos, quando exporta no formato SVG temos que colocar tudo junto na mesma camada caso contrário, não será capaz de fazê-lo. Basicamente o que eu estou fazendo é adicionando linhas e editar como eu quero, alterando as opções aqui no lado direito, dependendo se eu quero linhas rectas ou curvilíneas, etc. Uma vez eu já tenho o esboço eu posso esconder o desenho a lápis para verificar se tudo está correto. Junte-se as linhas que são separadas. Isto é importante porque quando colorir, se temos áreas que estão abertas eles não estão indo para colorir bem. Praticamente todo o desenho foi feita com curvas de Bezier. Você também pode usar ferramenta de "Caminho Livre à Mão" em vez das curvas ou linhas. O problema é que temos que ter muito pulso. Como você vê, eu mudo a opção à direita: "Optimizar" mas as alterações não são muito visíveis, embora o programa deva normalizar e suavizar as curvas, ele também falha em obter um efeito tão eficaz quanto o que temos nas ferramentas normais de desenho ou pintura. O problema é que as ferramentas vectoriais não têm estabilizador. É mais difícil obter um resultado de qualidade. Finalmente depois de desenhar todas as linhas, curvas e cores, o resultado seria assim. Se tivermos um desenho do vetor e quer salvá-lo ... ... suponha que temos, por exemplo, uma camada de pintura normal no fundo uma outra camada com um desenho vectorial e uma segunda camada vectorial em que há um outro elemento. Queremos salvar formato vectorial SVG. Vemos que, se vir aqui para "Gravar como" ou "Exportar" qualquer um deles. Recebemos um monte de formatos para escolher mas o formato SVG não aparece em qualquer lugar. Então ... como poderíamos armazenar com este formato? Deve ser feito a partir de "Camada > Importar / Exportar >" "> Gravar a Camada Vectorial como SVG". Como você vê aqui que ele foi salvo. Por padrão fico com a associação a aplicação "Inkscape". Se eu abri-lo para ver o que parece vemos apenas o círculo; ou seja, apenas a camada escolhida aqui. Se eu tentar abrir o arquivo com Krita uma nova instância do Krita começa. Ele nos pede para atribuir uma resolução. O padrão é normalmente 300 para ter qualidade e resolução suficiente. Assim, vemos que ele aparece um separador diferente com, obviamente, apenas o círculo nessa camada. Que acontece se selecionar as duas camadas? Se queremos salvar os dois elementos: o polígono e o círculo. Krita apenas salvou uma das camadas, o polígono, porque era o último que eu selecionado. Que devo fazer? se eu quiser manter os dois. Eu vou clonar as camadas para torná-lo mais claro. O que eu faço é a seguinte: clique no botão direito acima de uma das camadas e "Reunir com Camada Inferior". Agora temos tudo na mesma camada. Nós tinha vindo aqui e agora ambos são armazenados na mesma camada, uma camada vectorial. Nós poderíamos operar individualmente porque eles permanecem como formas vetoriais. Uma última opção seria a de importar em um arquivo que eu já abriram. Por exemplo, isso eu tenho aqui, que está no formato JPG; uma camada normal de pintura. Se eu quisesse importar uma camada vectorial já salvou antes, eu posso vir aqui selecionar a resolução e ver que os dois elementos aparecem em uma camada diferente, em uma camada vectorial. Eu posso, obviamente, lidar com eles individualmente. Em princípio, isso seria tudo o que pode ser visto sobre gráficos vectoriais com Krita. De qualquer forma, devo dizer que as opções Krita permite, são, até certo ponto, limitadas. Na verdade, Krita é um programa de pintura em que, principalmente, o que encontramos é opções e ferramentas para pintura digital. Além disso, Krita também oferece opções vectoriais. Mas é mais uma extensão do que um programa especialmente dedicado para desenho vectorial. Se você estiver interessado em duas coisas, então ele pode ser interessante. Mas se o que você quer é concentrar-se apenas no desenho vectorial, talvez fosse mais apropriado usar um programa diferente. Temos, por exemplo, o caso de "Inkscape". Este programa é focado exclusivamente no desenho vectorial. Ele oferece mais opções e ferramentas quando exportação de arquivos. Nós vemos que temos abundância de opções para escolher. Existem vários SVG. Podemos até mesmo exportar para PDF, que é um dos formatos livres. Você pode ler esse formato com leitores de PDF, como "Adobe Reader" ou de qualquer outro, por exemplo, "Sumatra", que é o que eu uso. Algo semelhante seria com "PostScript", extensão (.ps), você também pode lê-lo com leitores de PDF. De qualquer forma, há muito por onde escolher. Temos até o (.odg) que é o desenho "OpenDocument". Se você usar o pacote de escritório "LibreOffice" você pode abrir arquivos desse tipo. Ele também pode ser interessante para aqueles que usam programas como "AutoCAD" / "AutoDesk", com formato (DXF). Você pode salvar paletas para "GIMP". "HTML" para programação web. Você pode até mesmo fazer formatos (.zip), para comprimir e economizar espaço ... ... e muitos outros. Claro que, para além dos formatos e programas que estão abertos e livres também há outros que são privados e exigem o pagamento, tais como o formato (.ai) a partir de "Adobe Illustrator". É um programa que faz mais ou menos o mesmo que "Inkscape". Há também outras opções, programas alternativos, como "CorelDraw" ou "PaintToolSAI", e muitos outros. O vídeo termina aqui. Eu gostaria de saber a sua opinião, então escreva-me comentários dizendo o que você gostou, o que poderia ser melhorado, se você tiver alguma dúvida, ou se, por exemplo, você tem idéias para futuros vídeos. Eu vou responder a todos os comentários o mais cedo possível. Assine o meu canal e clique no sino para ativar as notificações e receber alertas quando as seguintes vídeos estão preparados. Além disso, seria perfeito se você pressionar o botão "Like" para apoiar o vídeo e tornar mais fácil para chegar a outros artistas interessados. Nada mais artistas. Obrigado pelo seu tempo. Não desista e continue indo!.

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