Fisica Ensino Medio Livro

Globe Institute of Technology, Manhattan - Olá, pessoal. Bom dia. Tudo bem? Primeiramente, Feliz Ano Novo. Um 2016 de muita luz e muito sucesso pra todos nós. Pra quem não me conhece, o meu nome é Dani. Estou sempre aqui com a gente com os nossos especiais de SOS AdWords. E o tema da nossa aula de hoje é superespecial, superpropício pra esse começo de ano. Eu trouxe aqui duas feras no assunto: a Raquel, nossa estrategista de contas, e a Mariana, nossa especialista no mercado de educação, pra gente falar sobre as estratégias para o Enem, porque a gente sabe que a gente tem os resultados do Enem saindo nessa sexta-feira, então é muito importante, você que trabalha com esse mercado, conseguir se planejar e aproveitar todas as oportunidades que esse evento no nosso mundo de educação traz pra gente. Então vou passar a bola pras meninas aqui pra elas contarem pra gente um pouquinho o que elas trouxeram e como que são... como que a gente vai trabalhar pra arrebentar no Enem nesse ano. Bom, eu sou a Mari. Como a Dani disse, eu sou a especialista no mercado de educação aqui no Google. E a nossa ideia hoje é contextualizar vocês um pouquinho aí mais sobre a importância desse momento pra captação. Então quanto, assim, um período perdido de janeiro pode comprometer todo o resto do ano dos clientes de vocês, de educação superior, então, ou seja, é fundamental olho-vivo e todo e qualquer ajuste necessário nesse período. E pra isso a Raq me ajudou a preparar todas as ações táticas aí necessárias pro período. Então é isso que a gente vai abordar hoje aqui na nossa agenda, em 10, ou 15 a 20 minutinhos. Perfeito, Mari, isso mesmo. -Certo? Então... -Pessoal, eu só queria... -Desculpe te interromper, Mari... -Não. Claro. Só lembrar vocês que se vocês tiverem alguma dúvida, alguma pergunta, vocês podem mandar ou no hangout ou no nosso artigo da comunidade, que eu vou passar pra... eu vou acompanhando aqui ao longo do hangout e vou passar pras meninas no final da aula. Então, se tiverem alguma dúvida que vocês querem respondidas ao vivo, -a hora é essa, pessoal. -É só falar. É isso aí. Então vamos lá. É... O Enem... Até a gente estava conversando aqui um pouquinho antes de começar o evento... de como esse... essa prova mudou ao longo do tempo. Né? A Dani falou: "Nossa, isso na minha época era totalmente diferente." E, de fato, hoje... se vocês puderem ver aqui no slide melhor... eu detalhei o quanto esse exame impacta na vida dos universitários hoje em dia. Então, na última edição, né, quando a prova foi feita ao final de 2015, essa que o resultado vai sair na sexta-feira, foram quase oito milhões de inscritos. Então, se a gente considerar aí todo mundo que é envolvido na prova, dentro de estudantes, toda a equipe do MEC que prepara, então, de fato, é muita gente pensando aí no Enem ao longo do ano. E curiosidade, hoje o Enem é o segundo maior vestibular do mundo. Ele só perde pro vestibular nacional na China que, enfim, aí é um vestibular unificado também e contra a população chinesa a gente não tem como lutar, né? -Exatamente. -Mas, enfim, o que é muito interessante nesse gráfico aqui de barras em verde que vocês estão vendo aqui na parte superior... No ano de 2015, a gente teve uma queda no número de inscritos, tá? Foi de 8.700 milhões em 2014 pra 7.700 milhões, tá? Mas isso não significa que o exame perdeu relevância, o que aconteceu foi uma série de mudanças de regras entre um ano e outro, que gerou essa queda no número de inscritos. Então, que mudanças foram essas? O critério de cobrança da taxa que foi mudado, então, ou seja, mudou o valor, mudou as condições socioeconômicas, então isso por si só já gerou uma inibição na inscrição por, enfim, pessoas que não saberiam muito bem o que fazer com a prova e, digamos, seriam os aventureiros aí do Enem. Então já inibiu essas pessoas. E também o fato de que os isentos, né, da inscrição se faltassem na prova, também não poderiam ter essa isenção no ano seguinte. Então isso também permitiu com que diminuísse o número de inscritos de aventureiros, as pessoas se já não teriam certeza se iam na prova, já nem se inscreviam, tá? E aí, outra coisa bem interessante. O Enem está envelhecendo muito, né, envelhecendo entre aspas, né? As pessoas estão prestando... que prestam o Enem, são cada vez mais pessoas que já saíram há algum tempo do ensino médio. Então, como vocês podem ver, a proporção aqui de pessoas que já fizeram o Enem, uma ou mais vezes, já é bem maior do que as pessoas que fazem o Enem pela primeira vez, tá? E outra coisa interessante nesse dado aqui de perfil aqui embaixo, metade das pessoas que prestam o Enem já tem mais de 18 anos. Então, ou seja, já passaram da idade ideal de conclusão do ensino médio, o que também mostra outra tendência na demografia do estudante do ensino superior brasileiro, ele é mais velho e ele está recuperando um tempo que ele não... que ele perdeu, digamos assim, que ele não conseguiu prestar na faculdade assim que ele terminou o ensino médio. E aí outras coisas interessantes pra todo mundo prestar atenção, né? A parcela de mulheres que presta a prova é maior do que a de homens, já chega aí a quase 60% do total. E mostra um exame bem demográfico... bem democrático, porque ele é muito parecido com a demografia brasileira, né? Com predominância aí da cor parda e de estudantes da região Sudeste, onde se concentra também a maioria da população. Pontos interessantes na hora de prestar atenção se a sua instituição de ensino atua aqui no Sudeste. Então, basicamente, aqui, Mari, a gente percebe que não dá pra ficar de fora, né? É um evento que é cada vez mais relevante na vida dos... dos que querem se tornar universitários aqui no Brasil, dos estudantes, e a gente não pode deixar esse momento de pico, esse momento de burburinho sobre o Enem, sobre educação no Brasil passar, né? A gente precisa fazer alguma coisa. Exatamente, Dani. Então, acho que uma coisa interessantíssima que saiu na semana passada, um dado superfresquinho, foi propriamente o Google Trends que mostrou os termos mais buscados no Google em 2015. Então quando a gente busca a lista do "Top Ten"... aqui no slide vocês podem ver melhor, "resultado do Enem" foi o terceiro termo mais buscado no Google o ano passado. Então a gente só perde pro BBB 15, isso é todo ano, isso não tem jeito, a gente não consegue bater o BBB, infelizmente, e o Cristiano Araújo, né, pelo falecimento dele, acabou tomando aí uma relevância, mas em 2014, nós fomos o segundo termo mais buscado. Então, assim, Enem é imbatível, é o país da... depois do país do futebol, o Brasil é o país da educação. E aí o que é muito interessante, o Sisu já aparece em sexto lugar. Então, no ranking aí dos dez termos, a gente tem dois termos ligados a ensino superior, o que mostra, como a Dani falou, não dá pra ficar de fora desse período. E aí, o que é muito interessante, apesar de o número de inscritos ter caído de um ano pro outro, como eu mostrei no gráfico anterior, o número de buscas cresceu 64% em 2015 versus 2014. Então, ou seja, os alunos estão se engajando mais, buscando mais, o exame está cada vez mais presente e sendo considerado pra alcançar aí o ensino superior, o que mostra aí um crescimento nas buscas por termos ligados a Enem. É, ou seja, apesar de o número total de inscritos ter diminuído, a gente percebe que as pessoas que se inscreveram, -elas estão cada vez mais online, né? -Exatamente. A quantidade de buscas aumentou. Então se os candidatos estão online, nossos clientes têm que estar online também, né? Com certeza. Eles estão buscando mais e estão interagindo mais. Então, assim, o conhecimento com o que fazer pelo exame tem crescido muito ano a ano. E aqui...esses gráficos aqui que eu detalhei também mostram outras coisas bem interessantes, que não dá também pra ficar de fora. Eu peguei esse dado fresquinho também dos quatro primeiros dias aí, até agora de manhã, né... das buscas contendo Enem no Google e dá pra ver que existe uma tendência de concentração de um pico no horário noturno. Então é muito importante também se atentar ao comportamento do seu... do cliente... da universidade. Né? Do futuro aluno. A que horas ele está mais presente, né? Qual é o momento que ele está em casa buscando? Ou então sei lá, como que ele está se comportando no mobile, que é o que mostra aqui no gráfico seguinte. O crescimento de mobile ano a ano foi de 174%, enquanto de desktop foi de 42%, o que gerou o total de crescimento de 64% que eu mencionei no slide anterior. E aí, dá pra ver esse gráfico aqui com o tracinho verde, o quanto a proporção de buscas mobile sobre o total cresceu muito ao longo do período. Então, por exemplo, enquanto em janeiro de 2014, o total de buscas foi de 16% sobre o total de mobile, em janeiro de 2015, já foi de 31. Então, mais uma coisa pra se atentar aí, né? -E faz todo sentido. -Comportamento online. Faz todo sentido, porque se a gente para pra pensar no perfil dos nossos futuros universitários, ou desses jovens aí de 17 a 20 anos, quem não tem um smartphone na mão, né, gente? -É isso aí. -Sim. E quem para pra sentar na frente do computador pra procurar alguma coisa? Acho que hoje em dia esse número está diminuindo cada vez mais. Então é importante a gente estar presente online e em todos os dispositivos, principalmente seguindo as tendências que os números mostram pra gente, né? Com certeza. E aqui dentro a gente tem usado um termo que mostra muito o quanto o Enem, assim, transformou a indústria de educação. A gente diz que ele é o "Black Friday" da educação. Quem trabalha aí com varejo, vai entender bem o que estou falando. Mas nesse gráfico aqui, em 2009, no traço azul aqui de baixo, mostra as buscas por termos ligados a graduação no ano de 2009, quando o Enem já era relevante, mas ainda, uma proporção de metade do número de inscritos do que a gente teve no último exame. Então a gente vê que a sazonalidade, ela era bem previsível, né? Ela era em função dos vestibulares no final do ano. Digamos que as datas do Enem ainda exerciam pouca função aqui sobre a linha de buscas ao longo do ano. Quando a gente joga pro ano passado, 2015, a gente já vê uma curva completamente diferente e extremamente marcada pelas datas do Enem. Então, aqui, o pico de buscas agora pelos "resultados", né, por volta do mês... do começo de janeiro. Seguindo pra maio e junho quando se iniciam as inscrições pro exame, que acontecem em outubro e novembro aqui no final do ano. Então é extremamente interessante como pensar em ensino superior hoje é pensar nas datas do Enem, é pensar no comportamento do aluno ao longo do ano inteiro. E a gente percebe que você tem momentos o ano inteiro, efetivamente. -Né? -Com certeza. Não tem: "Ah, esse mês eu vou ficar quietinho..." -"Vou esquecer." -"É no outro semestre, "eu vou deixar o Enem pra lá, vou trabalhar..." Não, o Enem, ele está presente, em praticamente todos os trimestres do ano, é muito importante a gente trabalhar ele bem e não esquecer disso, né? Ainda mais janeiro aqui com esse número aqui que vocês mostraram. Exatamente. Pensar em captação é pensar em trabalhar bem em janeiro. E a agora a Raq vai detalhar um pouquinho como trabalhar melhor esse período, né? Aqui no slide a gente dividiu aí o momento que a gente está em duas ondas, digamos assim. O momento que estamos exatamente de hoje até sexta-feira, que é o que nós chamamos de pré-divulgação das notas, tá? Que acontece numa sexta-feira, dia 8, que é quando a gente tem que trabalhar um pouquinho aí a nosso... como que a gente vai fazer a nossa geração, o nosso "awareness" da nossa marca, que é quando iniciam as buscas, né, por consideração pelo ensino superior, é quando o aluno vai começar aí a... vai entrar na fase de conclusão, né, do que ele vai fazer, onde ele vai fazer, né, enfim, de buscar todos os atributos que são relevantes pra tomada de decisão do curso superior dele. Né? E é a fase onde você constrói a sua base de usuários aí pra você usar ela de forma bem relevante, com remarketing, mais pra frente. Então é um período muito rico pra sua base. E o momento de pós-divulgação das notas, que é semana que vem. E aí é quando a gente começa a fazer a... a caça, né? Digamos, o impacto focado bem em conversões com todos os estudantes que vão ter pretensão de se matricular. Então a gente já começa a falar um pouco aí de como aproveitar, de reforçar, né, todos os atributos da sua universidade. A gente já começa a falar um pouco, aproveitar aí um pouco como está o calendário da educação com o lançamento do Sisu, que é o programa de seleção de usuários pra... de alunos pra universidades federais através do Enem. Então, ou seja, é a fase onde a gente realmente põe tudo em prática esse planejamento e, enfim, é o fogo, é o dia da Black Friday. É a semana Black Friday, digamos assim. Então é muito legal que a gente trouxe aqui a Mari, porque ela é especialista nesse mercado, do assunto. Então a gente consegue trazer alguns dados super-revelantes. E a Raq vai ensinar pra gente como que a gente coloca a mão na massa. -Exatamente. -Porque é muito bacana a gente saber todas essas tendências. Agora, como que a gente pode aplicar todos esses números e todas essas ondas que a gente está mostrando na campanha. Então a Raq vai mostrar isso um pouquinho mais pra gente como estrategista aqui do Google. Perfeito, Dani. Aproveitando o gancho da Mari, é muito fácil a gente separar nesses dois momentos, né? Nessas duas ondas. Então, na onda da pré-divulgação das notas e na onda da pós-divulgação. A ideia do nosso hangout é a gente fazer o foco mesmo na pré-divulgação. Como a Dani falou, como que a gente vai preparar as nossas campanhas pra poder estar preparado e começar a construir a base dos nossos usuários? Então, é importante a gente focar em quatro pilares principais, como a gente pode ver no slide. O primeiro pilar que a gente vai falar, e cada um a gente vai tratar separadamente, é em relação à estrutura. Então como que a gente consegue montar uma estrutura que seja relevante a buscas do nosso usuário. Depois, outro fator que é principal pra gente também trabalhar, é a cesta de termos. Quem que a gente vai alcançar, no caso, o público-alvo. E por final, a revisão. Né? A revisão deve ser sempre constante. Então, começando pela estrutura. Uma ideia da estrutura é sempre tentar dividir seus ad groups como se fosse um reflexo da busca do seu público-alvo. Então, se o usuário está buscando por notas do Enem, vamos criar um ad group focado em notas de Enem. Se ele está procurando datas de exame pro ano que vem ou enfim, vamos separar um grupo de datas, né, de calendário focado na construção da base do usuário. E pra display, a gente trabalha um pouco diferente. Pra display, a gente vai trabalhar mais focado na parte de segmentações. Então, como a gente trabalha tópicos, como a gente trabalha afinidades contextuais, quais são os canais principais que vocês querem que o seu anúncio apareça. Então é sempre pensar: Pras campanhas de pesquisa, qual é o comportamento do usuário?, e dividir em diversos ad groups. Pras campanhas de display, utilizar as ferramentas do próprio Google, como eu vou passar um pouquinho mais pra frente, a gente vai falar um pouquinho de Display Planner também pra vocês, e montar de acordo com a segmentação que seu usuário está inserido. Falando um pouquinho sobre a cesta de termos agora, é importante nesse momento de pré-divulgação da nota, você começar a construir a sua marca. Então como fazer com que o usuário saiba que você está presente nesse momento do Enem? Então, colocar "Enem" mais a marca da sua instituição, pode te ajudar a começar a criar essa construção de marca mesmo. Não vai ser... vai ser um leilão não muito competitivo, afinal a gente está falando de uma palavra institucional, e você consegue segmentar cada vez mais aquele usuário que realmente está interessado em fazer matrícula na sua faculdade, na sua universidade. Utilizar também "Vestibular" mais a palavra "Enem", mais a palavra de marca também pode ser uma maneira superefetiva de você conseguir atingir aquele universitário que com certeza vai se matricular. E, Raq, tenho uma dúvida aqui pensando no pacote de publicidade -que os nossos clientes trabalham, né? -Claro. Porque a gente percebe que a gente tem investimentos online, a gente tem investimentos em TV e em outras mídias. Eu queria entender um pouquinho se tem alguma forma de a gente trabalhar uma conexão entre esses meios, né, entre essas mídias, assim. A gente viu a propaganda do Enem e da instituição na TV. Como que a gente consegue, fazer com que tenha... haja uma interface, né, usar isso a nosso favor, se você já tem um plano de mídia que trabalha forte em TV, como que você pode olhar essa sua estratégia online? Excelente pergunta, Dani. Todo mundo está sendo impactado, acho que nesse final de ano, todo mundo chegou a ver na televisão a propaganda do Enem. A ideia é aproveitar os termos que apareceram nessa propaganda na televisão dentro das suas campanhas. Você escolhe quais são os termos que estão mais relacionados à sua estratégia de captação de alunos e acrescenta esses termos dentro da sua conta de pesquisa. Né? Dentro da sua campanha de pesquisa. Dessa forma, você consegue tirar o maior proveito da estratégia off-line também. É porque você já gera aquela lembrança daquele termo, daquela mensagem e você consegue transportar isso -pro mundo online também. -Perfeito. -Isso mesmo. -Legal. Legal. Exatamente. Agora, falando um pouquinho da parte mais técnica, como que a gente consegue trabalhar o remarketing de maneira efetiva? Então eu vou mostrar pra vocês no slide um funil de remarketing que a gente pode utilizar tanto pra trabalhar pra rede de pesquisa como pra rede de display. O que é importante ter em mente é que cada usuário está numa etapa diferente. Então tem o usuário que já sabe qual curso que ele quer, que ele já está superdecidido, mas tem alguns usuários que ainda não têm ideia de qual carreira seguir, qual curso fazer. Então a gente precisa ajustar os lances de acordo com cada etapa do usuário. Então, o visitante que entrou na minha home page, aquele cara, aquela pessoa que acessou a minha home, ele é importante pra mim porque ele demonstrou interesse pela minha marca, mas ele não é tão importante quanto a pessoa que já está preenchendo o formulário. Então, separar por etapas pode ser uma maneira muito efetiva de a gente conseguir levar um número maior de usuários a realizar uma inscrição. Então, uma divisão que a gente sugere sempre pro mercado de educação é trabalhar com visitantes de home page, o que a gente fala de visitante de categoria, que é quem entrou nos cursos de... na parte de... cursos online, na parte de ensino à distância, ou quem entrou em graduação, ou quem visitou os produtos, no caso, quais foram os cursos, quem olhou engenharia, quem olhou administração, quem olhou comunicação, quem começou a preencher o formulário de inscrição e quem efetivamente preencheu. Dessa forma, a gente consegue separar lances e dar lances mais altos e mais baixos de acordo com a etapa que ele está. É um funil muito usado hoje pelos varejistas e que a gente adaptou pro mercado de educação. -É a Black Friday da educação. -Exatamente. E é muito simples de a gente fazer isso dentro do AdWords. Basta você criar dentro da sua biblioteca compartilhada, na parte de "Audiências", uma lista focada na página que você quer fazer, então se for na sua home page, você insere o endereço da sua home page. E aí aquela lista, você atrela ela diretamente à sua campanha de Enem. Então basta você puxar, na aba de "Audiências" da sua campanha, a lista que você quer e ajustar o lance de acordo com a nossa sugestão, lances diferenciados pra cada etapa. A gente quer sempre entender em que momento que o usuário está, e é legal também porque se você divide em etapas, você consegue mexer na comunicação também, né? -Perfeito. Exatamente. -Então... A ideia é a gente ser o mais assertivo possível. Então, garantir que a mensagem certa está passando... está sendo passada pra pessoa certa. -Boa. -Perfeito, Dani. Exatamente. Pra vocês, pra alguns clientes que eles já trabalham superbem com AdWords e querem dar aquele passo a mais, o Google Analytics também é uma excelente ferramenta pra gente trabalhar listas de remarketing. E aí fica uma dica de como a gente trabalhar as listas de remarketing no Google Analytics também pras campanhas de pesquisa. Então pra gente poder trabalhar, nesse slide eu coloquei um print, uma figurinha de como habilitar as suas listas de remarketing criadas no Google Analytics pra campanhas de pesquisa. Pra fazer isso, basta ir nas suas configurações de administrador, dentro da guia de "Informações e Acompanhamento" tem uma abinha chamada "Coleta de dados". Nessa abinha, vocês vão encontrar essa opção remarketing, que ela tem que estar ligada. Então o botãozinho tem que estar azul. Fazendo essa configuração. Pronto. Todas as suas listas vão ser copiadas na rede de pesquisa também. E uma dica que a gente dá são quatro listas principais que têm se mostrado muito efetivas para o mercado de educação, que no caso é você impactar pessoas que permaneceram, vamos supor, um minuto no seu site e não converteram. Poxa, se a pessoa permaneceu um minuto dentro do seu site, -quer dizer que ela tem algum interesse. -Sim. Não precisa ser só um minuto, pode ser dois, pode ser três, -o que você achar mais conveniente... -É. Exatamente. ...com a sua estratégia. Até o que o seu próprio Analytics estiver te mostrando também, né? Perfeito. Exatamente. Todos os dados que o Analytics está te retornando. Outra lista muito bacana e que está superalinhado com o que a Mari falou anteriormente, é em relação ao mobile. Né? Como a Dani comentou: Quem hoje não tem um smartphone? E a gente sabe que às vezes o smartphone não é a tela mais propícia pra gerar uma inscrição. Às vezes são muitos campos de dados, muitos números que o usuário tem que inserir, mas é muito comum a interação começar dentro do smartphone. Então uma lista que a gente sugere e que dá pra ser feita dentro do Analytics são pessoas que permaneceram dez segundos ou menos dentro de dispositivos móveis nos últimos 30 dias. Essa pode ser uma maneira de você reimpactar pessoas -que chegaram a entrar no seu site. -Conhecem a sua marca. Conhecem a sua marca, mas por algum motivo não voltaram. Então, por que não a gente reincidir em cima delas? E, gente, se vocês quiserem maiores informações sobre como fazer listas de remarketing dentro do Google Analytics, a gente fez um hangout específico sobre isso com outro estrategista de contas aqui do Google, a gente vai colocar na descrição do vídeo assim que a aula acabar pra gente conseguir ajudar vocês em tudo isso, pra gente conseguir ter as estratégias alinhadas e conseguir aplicar direitinho. Fiquem tranquilos, tá? Que é superfácil. Perfeito, Dani. E acho que até um ótimo gancho com base no que a Raq falou, revisem a experiência que o futuro aluno vai ter no site mobile. É um site "responsível"? Ele vai achar todas as informações relevantes que ele precisa pra tomar a decisão do curso? Ele vai conseguir ter uma experiência rápida e assertiva dentro do site? Ou ele vai, não, vai ter que preencher inúmeros campos, o que vai estimular ainda mais com que ele desista de saber um pouco mais sobre sua instituição de ensino dentro do mobile, que é a hora que pode ser crucial para a tomada de decisão dele. Então, assim, faça um teste, entre no site, isso tenho certeza que vai estimular uma série de insights e com certeza vale a pena pensar na experiência do futuro aluno... Com certeza. -Com certeza, Mari. -...nesse ambiente. Com certeza. E fazer listas dos GA, a gente brinca até que o céu é o limite, né? Você pode pensar o que você quiser. Um passo importante também é sempre lembrar não só que listas criar, mas também que listas negativar. Então é importante negativar também todos aqueles usuários que já se inscreveram, ou que já são alunos de vocês, de forma que a gente evite o consumo de um orçamento que não seja proveitoso. Então negativar geralmente todos os perfis de login ou pessoas focadas no login pode ser uma maneira efetiva também de a gente passar a mensagem certa pra pessoa certa. Até porque nesse momento a gente está mais pensando em captação, né? -Exatamente. -Então a gente tem que focar nisso. Com certeza. Perfeito. Falando um pouquinho de display, eu comentei anteriormente que eu falei: "Ah, mais tarde eu vou falar pra vocês umas dicas de como usar ferramentas de display e criar as campanhas." Tem duas formas de a gente trabalhar com display pra parte do Enem. A primeiras delas é a gente criar uma lista de audiências customizadas. Como que a gente faz isso? A gente pode entrar diretamente dentro do AdWords e colocar termos relacionados que a gente quer trabalhar. Então, no caso, "Enem", "Resultados de Enem", "Notas de Enem", "Faculdades que aceitam Enem". Dentro... isso tudo fica dentro da campanha de display, "Display network", "Afinidades". Quando você cria uma, vai ter um botãozinho aqui embaixo, como vocês podem ver no print, escrito "Criar afinidade customizada". É só inserir esses termos que a gente sugeriu na apresentação nesse campo e pronto. O AdWords automaticamente vai achar uma audiência focada com os termos que você colocou. Uma segunda forma de a gente trabalhar também é a partir das próprias sugestões que o AdWords te dá. Então, utilizar o Display Planner pode ser também uma forma superefetiva de aproveitar audiências que a gente não pensou anteriormente. Então, pra usar o Display Planner, ele fica dentro do AdWords, na abinha de "Ferramentas", e ele vai estar lá "Display Planner". E aí você pode trabalhar da forma que você achar melhor, segmenta por idiomas pode sementar por sites, pode segmentar por termos, palavras-chaves. Então, são duas formas muito efetivas e muito assertivas de a gente começar a trabalhar o Enem. E aí, por último, é a questão de revisão, né? Então até coloquei esse símbolo de como se fosse um ciclo, porque revisão a gente precisa fazer sempre. -É. -Né? -Então... -Ainda mais nesse período. -Todos os dias. -Todos os dias. Não dá pra perder a onda do Enem. Então é sempre importante que todos os dias, pelo menos uma vez por dia, a gente recomenda, né? Até um pouquinho mais. Mas que revisem as campanhas, revisem os relatórios de pesquisa, de termos, pra ver se o que o usuário está buscando está de acordo com a estratégia que a gente pensou inicialmente. Até pra ver se o que a gente está planejando, se são as pessoas certas que estão achando a gente. Perfeitamente. Então, uma dica que a gente dá, que é em relação mais a configurações básicas, é tentar manter a campanha em lances manuais. Porque dessa forma a gente consegue ajustar, como a Dani falou, pra realmente o público-alvo que eu estou procurando. E checar se esses lances manuais estão fazendo sentido ou não. Então eu posso focar realmente onde está apresentando um retorno e onde eu vou encontrar a pessoa que vai fazer minha inscrição. E, Raq, me tira uma dúvida, pensando nesse ponto de a gente fazer uma revisão constante, eu lembro da Mari falando no começo da aula, quando a gente estava entrando mais na parte de tendências, que o pico é à noite. Assim, que você percebe um volume muito alto de buscas, assim, noturnas, mais ao final do dia. Tem alguma estratégia, alguma forma de a gente trabalhar isso pra que quando chegar à noite, a gente ainda ter um orçamento relevante pra gente não sofrer com um término de orçamento antes de a gente chegar nessa parte do dia e nessa parte da campanha? Porque é superimportante também, pelo que a Mari falou, né? Pergunta excelente, Dani. Uma forma de a gente trabalhar isso é dentro das configurações manter o método de entrega da campanha como sendo padrão. Dessa forma, o orçamento vai ser distribuído igualmente ao longo do dia, e aí através dos ajustes de lances por horários, também dentro da parte de configurações, a gente consegue ver quais são os picos de acesso e ajustar lances de acordo. Então a gente vai potencializar os horários que realmente fazem sentido, os horários que os usuários estão buscando, e aproveitar o orçamento de forma, entre aspas, -igualitária durante o dia inteiro. -Ah, boa. -Que é importante também, né? -Com certeza. Porque de noite muita gente está procurando, ou chegou em casa, ou efetivamente parou pra resolver aquele assunto, né? Com certeza. E aí, aproveitando o gancho do orçamento. A gente sempre recomenda que nesses picos de sazonalidade, evite-se ao máximo as campanhas ficarem limitadas por orçamento. Né? A gente até brinca, perda por ranking é um problema interno, entre aspas, a gente consegue solucionar as perdas por ranking através dos ajustes de lance, que é o que a gente acabou de comentar. Mas perdas por orçamento, a gente está perdendo leilão e está deixando de aparecer. Então evitar ao máximo que as campanhas fiquem limitadas durante esse período de alta sazonalidade. É legal que campanhas limitadas pelo orçamento, a gente às vezes conversa com os clientes e fala assim: "Olha, a parte mais difícil você já fez, a campanha está bem estruturada, a campanha está bem posicionada, o que limita a sua campanha é o orçamento." -Né? -Exatamente. Então, tipo, é o problema "mais fácil" de resolver. -De resolver. -Né? -Exatamente. -Com certeza, Dani. E aí falando um pouquinho também sobre as partes de configurações básicas sobre extensões. A gente até estava comentando um pouquinho antes do hangout começar sobre a importância das extensões. As extensões de anúncio, elas deixam o seu anúncio superproeminente. Então você vai deixar um anúncio gigante pro usuário poder clicar e eles ajudam muito na taxa de cliques em relação a isso. Então a gente recomenda sempre ter no mínimo... A gente recomenda todas as extensões de anúncio, mas se não conseguir fazer todas, pelo menos ter no mínimo duas, que são os sitelinks, que são aqueles quatro links que aparecem dentro do anúncio, que são clicáveis e você pode clicar e levar o usuário pra uma página específica. E os "callouts", que em português são as frases de destaque, que é uma forma de você falar um pouquinho mais sobre o seu negócio, dar pro usuário algumas ideias de estratégia no que vocês são focados. É uma forma de você estar mais presente e ajuda também na construção da sua marca. E, gente, é uma dica que nunca é pouco falar que, assim, não existe custo adicional pra você trabalhar com extensão. -Né, gente? -Perfeito, Dani. Assim, não tem custo adicional, ela aumenta o tamanho do seu anúncio, você fica mais relevante, você fica mais proeminente perante seus concorrentes. Então, assim, se você não está usando extensões ainda, o seu concorrente está usando com certeza. - Com certeza. - Então não fique de fora dessa. Com certeza, Dani. E aí, toda aquela parte que a gente começou falando de estrutura, é superimportante que você tenha ela bem desenhadinha de acordo com a busca do seu usuário, porque dessa forma a gente consegue construir a parte de anúncios, né? Como mostra no slide, você criar um anúncio focado em... com nome da sua faculdade e Enem, pode aumentar a relevância do seu anúncio e, consequentemente, o índice de qualidade. Então quando a gente divide, como a gente falou lá no começo, os ad groups, vamos supor por datas do Enem, né, calendário, notas, Inep, MEC, a gente consegue customizar anúncios de acordo com cada ad group e entregar uma mensagem super-relevante pra busca que aquele usuário está fazendo. Então, a nossa recomendação é sempre, se possível, né, faz um anúncio diferente por ad group e coloca sempre no título do anúncio uma palavra, uma palavra-chave, no caso, muito provavelmente "Enem", dentro do seu... dentro da sua URL, então, por exemplo, se o... como está no exemplo aqui do site, né? "Faculdade - Enem", a sua URL vai ser barra "Enem". Essa é uma forma também de aumentar a relevância do seu anúncio e o índice de qualidade... -e o índice de qualidade. Exatamente. -...perante a ele. Pra display, quando a gente fala em display, a gente não consegue ser tão assertivo assim. Então quando a gente fala de anúncios na rede de display, uma forma bacana de trabalhar são com os formatos de anúncio, a gente sempre recomenda ter todos os formatos de anúncio, mas se possível... se não for possível, a gente recomenda pelo menos os que estão aqui na apresentação, que são os que apresentam maior inventário. E lógico, estar presente dentro de mobile. Né? Estar presente dentro do mobile é uma forma muito efetiva de a gente conseguir falar com quem a gente quer, porque como a Mari falou, foram 174%... -De crescimento ano a ano. -...de crescimento. E fora que em todos os períodos, ele vem crescendo relevância sobre o desktop, então, de fato está havendo uma migração de comportamento, que deve ser... ficar aí no radar de todo mundo. E a gente não quer perder essa tendência. Então, uma forma muito simples de a gente estar sempre presente é simplesmente duplicar os anúncios que você tem no seu ad group e habilitar essa chavinha, essa caixinha que está destacado em vermelho, que é a caixinha de mobile. Dessa forma, você duplicou os seus anúncios e agora eles têm preferência de aparecer nos dispositivos móveis. Então é uma forma rápida e muito fácil de você conseguir se comunicar com a galera que está lá no metrô, que está no trem e está tentando pesquisar alguma coisa -sobre a universidade. -Ou que está em casa mesmo, né? -É verdade. -Porque quantas vezes você já não levou bronca dos nossos familiares porque está com o celular na mesa de jantar? -Não é mesmo? -É verdade. E não só isso, Dani, grande parte da população hoje só acessa internet -através do mobile. -Exatamente. Então, com certeza, o nosso público-alvo aí está... está dentro dessa massa gigante aí de pessoas que usam celular. Com certeza. Gente, eu queria muito agradecer a presença de todo mundo que está assistindo aqui com a gente. Agradecer a Raq, a Mari, por trazerem esse conteúdo superbacana. Não surgiu nenhuma dúvida ao longo da aula, então... O link da comunidade vai continuar aberto, vocês podem postar seus comentários, suas dúvidas, depois da aula, que a gente passa pras meninas, pra elas responderem pra gente. Meninas, vocês têm algum recado final? Alguma dica de ouro pra passar pro pessoal? -Esteja sempre presente -É isso aí. Aproveite as oportunidades do Enem. Essa é a hora do Enem, se você tem um cliente, se você é uma instituição de ensino superior, não fique de fora, agora é a hora. É verdade. Muito obrigada, pessoal. Obrigada, Mari. Obrigada, Raq. Obrigada. E um Feliz 2016 de muito sucesso, de muitas inscrições. -Isso aí. -Que dia 8 está aí. Dia 11 é logo depois. E a gente se vê no próximo SOS AdWords. -Tchau, pessoal. -Tchau! Obrigada..

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Poços de Caldas:

Connie Schaefer, Fulton: American Musical and Dramatic Academy. Abaetetuba: Non-denominational progressive Christian; 2017.

Erika Colon, Peconic County. Nilópolis: University Heights; 2014.

Mel Reed, 7th Avenue zip 10027. Novo Hamburgo: Vassar College, Poughkeepsie; 2008.

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