25 De Marco Festa Ja

NYS College of Human Ecology - Olá, alunos! Sou a professora Sabrina. Na videoaula de hoje vamos conhecer um pouquinho do trabalho pedagógico no Colégio Cristo Rei no município de Guarapuava. Para tanto vamos conversar com a equipe pedagógica e com a professora. O ensino é conduzido pela objetividade das metas estabelecidas e para entender isso vamos começar com a professora Verônica professora de Educação Física do Colégio Estadual Cristo Rei. para compreender a importância dos objetivos de ensino para suas aulas. Tudo bom, Verônica? Muito obrigada pela sua participação. Eu que agradeço. Então você poderia explicar para nós a importância dos objetivos do plano de ensino para suas aulas? Os objetivos são parte primordial do meu trabalho porque eu entendo que para tudo o que você faz na vida você deve ter uma meta, um objetivo. Se você não tem um objetivo na vida você não constrói nada. Na carreira profissional também, na carreira docente, os objetivos também são muito importantes e eu acredito que eles sejam um norteador do meu trabalho. Eu tenho vários conteúdos a cumprir durante o ano letivo e esses conteúdos, se eu não tiver um objetivo para eles, não vão ser bem trabalhados e bem avaliados. Então, por exemplo, eu vou trabalhar o conteúdo de jogos e brincadeiras, que é um dos conteúdos que nós temos que trabalhar na disciplina, e, por exemplo, dentro dos jogos e brincadeiras, o xadrez, que é um exemplo de um jogo de tabuleiro. Então eu tenho o conteúdo: xadrez. E de que forma eu vou trabalhar? Então o objetivo é importante para isso, por exemplo, o objetivo seria fazer com que o aluno compreenda quais são as regras básicas do jogo, quais são as posições das peças no tabuleiro e as principais movimentações das peças. Então eu já tenho p objetivo, a meta a seguir e aí fica muito mais fácil de como trabalhar e depois de como avaliar esse aluno durante o semestre. Os objetivos é que norteiam a prática do dia a dia. Isso! Seria um referencial para mim, um norteador, porque se eu não tenho essa referência não tenho objetivo então não tenho nada a construir. Eu acredito nisso. E além dos conteúdos disciplinares que você tem que trabalhar, nós temos os conteúdos multidisciplinares. Um exemplo disso seria a valorização da cultura afro-brasileira. Como que você consegue encaixar esses temas, esses conteúdos, nas suas aulas? Eu penso que esses conteúdos, eu não vejo até como conteúdos, eu acredito que eles têm que ser trabalhados no dia a dia da sala, então sempre quando eu tenho a oportunidade de trabalhar esses conteúdos na conversa com as crianças, eu trabalho. Mas eu também faço alguns projetos, algumas atividades específicas para esses conteúdos. Então, por exemplo, no caso da cultura afro, eu trabalho com os jogos africanos e afrobrasileiros, trazendo um resgate, para fazer com que essas crianças tenham o conhecimento desses jogos, pra dentro da sala de aula e a partir disso comecem a valorizar, a partir do conhecimento da cultura, comecem a valorizá-la. Por isso a importância do planejamento. Não é algo espontâneo, que acontece. Às vezes acontecem algumas coisas que você não planejou, mas o planejamento serve para nortear essa sua prática, orientar, para que você consiga dar conta de todos os conteúdos. Com certeza, porque se você não tem uma construção, não tem planejamento a coisa desanda e aquilo que você precisa concluir no seu trabalho não se efetiva. Então está bom. Muito obrigada, Verônica. Eu que agradeço, Sabrina. O projeto político-pedagógico, PPP, representa uma forma de construção democrática garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Vamos conversar com a Diretora auxiliar Ingamara Hagmann para perceber como acontece a organização do trabalho pedagógico. Bom dia, Inga, obrigada pela sua participação. Bom dia. O PPP é um documento que mostra a identidade da escola. Você poderia explicar como é como é elaborado? O projeto político-pedagógico como é conhecido resume-se ao documento que norteia toda a documentação do colégio. Como todo mundo conhece, são as informações básicas que constam nele, como localização, mantenedora, funcionários, localização, professores, e informações específicas, formas de avaliação, conselho de classe... Como que é organizado? Quem que faz projeto político-pedagógico da escola? Em reuniões com o grupo, comunidade escolar, grupo de professores e funcionários que organizam o dia a dia e em torno disso, quando existe alguma adaptação, uma mudança, é passado para o Núcleo Regional de Educação que dá aval do projeto político-pedagógico. Então os professores acabam se reunindo, a comunidade, pais, alunos e, em seguida, a equipe pedagógica acaba organizando esse documento, dando forma ao projeto político-pedagógico da escola. É exatamente, assim mesmo que acontece. Dessa forma, a escola está contribuindo para a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Família, escola e comunidade. E a partir de projeto político pedagógico é que os professores organizam o seu plano de ensino. Na rede estadual, os planos de ensino dos professores são chamados de Plano de Trabalho Docente, ou PTD. E a respeito disso, nós vamos conversar com a pedagoga Ilda Silveira para saber um pouquinho mais. Obrigada, Ilda, por aceitar nosso convite. Gostaríamos de perguntar como são organizados os Planos de Trabalho dos professores. Então os professores se reúnem por disciplina e por série para elaborar os PTDs. E a partir daí eles veem os conteúdos trabalhados, como aplicarão as avaliações, que têm que ser várias avaliações, e a recuperação. A recuperação é um direito de todos os alunos se não atingirem a nota, o aprendizado necessário, onde o professor faz uma revisão dos conteúdos trabalhados e aplica outra avaliação, usando outro instrumento de avaliação, após o primeiro resultado. Então os alunos têm esse direito de ter uma segunda chance, com instrumentos diferentes, que, agora sendo trimestral, os professores elaboram várias avaliações para concluir os conteúdos. Então já que você falou ainda sobre a avaliação, é muito importante professor já ter isso claro no seu planejamento. E como o que acontece então essa avaliação? Os professores aplicam somente provas, trabalhos, a cada 50 pontos é feita a recuperação... Como que é feito isso? Tem professor que a cada 50 pontos avaliados eles fazem a recuperação. Outro dividem por conteúdo. E assim que concluem aquele conteúdo,independente se é 30 ou 50... No mínimo são duas avaliações, no mínimo. 50 pontos é obrigatório, mas ele pode dividir mais esses conteúdos. Sobre a avaliação, como que os professores avaliam esses alunos? Eles utilizam apenas provas ou eles podem utilizar outros instrumentos avaliativos? Eles usam vários instrumentos avaliativos, é necessário que sejam usados vários instrumentos, como provas, pesquisa, seminário, apresentação de pesquisa. O professor trabalha conforme o seu conteúdo, conforme a necessidade daquela turma, sendo eles têm que usar mais de um instrumento de avaliação. Os alunos têm várias oportunidades também para atingir a nota, são avaliados em vários momentos no decorrer do ano. Outra questão que a a senhora colocou é que nesse ano o Colégio Cristo Rei está utilizando trimestre ao invés de bimestre. Como funciona isso? Sendo trimestral, eles têm três notas para concluir o ano letivo, sendo que as avaliações e recuperações são feitas da mesma forma que era com bimestre. Então, pedagoga Ilda, muito obrigada pela sua participação e pela sua contribuição. Eu que agradeço. Então, alunos, espero que tenham gostado de nossa videoaula e tenham compreendido a importância do planejamento para a organização do trabalho pedagógico. Agora vamos voltar para o ambiente virtual de aprendizagem e terminar nossas atividades. Caso tenha alguma dúvida, não deixem de procurar os tutores..

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Amapá:

Lilly Baxter, Essex: CUNY Graduate School of Journalism. Rio das Ostras: Culinary Institute of America; 2015.

Eleanor Young, Livingston County. Erechim: Columbia Law School; 2010.

Antonia Sampson, E 91st Street zip 10128. Santa Rita: New York Graduate School of Psychoanalysis; 2006.

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