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St. Francis College, Brooklyn Heights - Para estar com Deus - conselhos de vida interior para um católico - Francisco Faus capítulo, 3º — A meditação Falemos agora um pouco sobre a "meditação", que é uma forma de oração semelhante e, ao mesmo tempo, diferente da oração mental, ainda que as duas estejam tão interligadas que se "fundam" em muitos momentos numa só coisa. Quando o Catecismo da Igreja Católica fala da "oração mental" (o nosso tema anterior) diz — citando Santa Teresa de Ávila — que é "um relacionamento íntimo de amizade em que conversamos… a sós com Deus", e a chama também "comunhão de amor" (Catecismo, números 2709-2719). Ou seja, é sobretudo — como já vimos — diálogo íntimo e espontâneo. Por sua vez, o mesmo Catecismo, quando fala da "meditação" diz que "é sobretudo uma procura; o espírito procura compreender o porquê e o como da vida cristã, a fim de aderir e responder ao que o Senhor pede". E acrescenta: "Geralmente utiliza-se um livro" (Catecismo da Igreja Católica, 2705). E, assim, "meditando no que lê, o leitor se apropria do conteúdo lido, confrontando-o consigo mesmo" (Catecismo da Igreja Católica, 2706). Quer dizer que faz da leitura um espelho em cujo fundo, iluminado por Deus, a pessoa se contempla e se conhece a si mesma: percebe, assim, mais claramente as falhas, os deveres, os rumos que deve seguir, as melhoras que deve se propor, os ideais de vida fraterna e de apostolado que deve incorporar. Tudo isso é algo que muitos também fazem na "oração mental". Mas, ainda que frequentemente oração mental e meditação se fundam numa só coisa, não esqueça que há orações mentais sem meditação nenhuma ou quase nenhuma, como a da pessoa que, diante do Sacrário, passa o tempo só olhando com carinho e dizendo: "Jesus, eu te adoro", "Jesus, eu te amo!"… É importante entender como é que a meditação pode ser vivida no dia a dia. Vejamos algumas sugestões: — Primeiro, um conselho prático já mencionado, em que voltarei a insistir a propósito de diversas práticas espirituais: reserve diariamente uns minutos para a meditação em um lugar e com uma duração fixos. — A meditação tem como ponto de partida, normalmente, um "livro". O Catecismo da Igreja refere-se a três tipos de livro: Primeiro,) — livros impressos (um trecho da Bíblia ou de um livro espiritual, escolhido por nós, ou que nos foi aconselhado); (Segundo,) — o livro da natureza (quando diante do mar, dos campos e vales, de um jardim florido, do céu estrelado, meditamos sobre a grandeza e a beleza de Deus Criador); (Terceiro,) — o livro da nossa vida (como é que eu sou, o que é que acontece comigo, por que me sinto vazio, por que não consigo isso ou aquilo, como cumpro os meus deveres, que virtudes eu tenho e que outras me fazem falta, etc). (Cf números 2705 e 2706). — É preciso fazer o esforço de refletir. Não há mais remédio que vencer a preguiça mental. Mas não devemos meditar trabalhosamente como quem "estuda" para uma prova escolar, para um concurso público ou para preparar uma palestra. A oração sempre deve ser simples e cordial, sem perder de vista Deus, que está perto do nosso coração. Por isso, não é prático demorar-nos num texto difícil, em que encalhamos, fazendo um "braço de ferro" com ele para ver se conseguimos entendê-lo (é melhor anotar o trecho difícil para consultar depois a quem possa esclarecê-lo). Detenhamo-nos, pelo contrário, em textos sugestivos, que nos facilitem ver melhor as coisas de Deus e aquelas que Deus nos pede; que nos mostrem o exemplo de Jesus, de Maria, de algum santo; ou que ajudem a fazer exame sobre coisas pessoais que deveriam mudar. Às vezes, basta ler, reler devagar e meditar uma única frase, "como quem chupa bala", até que o "sabor" — a compreensão do que nos diz — penetre na alma. — Pode ajudar muito, tomar algumas notas em um caderno ou agenda (de papel ou eletrônica): anotar frases que nos "tocaram", ou "luzes" claras sobre assuntos concretos, ou soluções concretas que podemos levar à prática. E, sempre, no meio da reflexão, convém que vamos entremeando — como pequenas faíscas que aquecem o coração — frases breves do tipo: "Jesus, faz com que eu veja!", "Senhor, se queres podes limpar-me!"… Como diz o Catecismo, temos que "passar dos pensamentos à realidade" (Catecismo da Igreja Católica, 2706), à vida real e prática, a conclusões que nos ajudem a mudar e melhorar. — Nunca ache que a meditação é inútil. Se a cabeça, algum dia, está cansada ou obtusa, fique só lendo e relendo ("chupando bala"). O livro Caminho diz, com toda a razão: "Persevera na oração. — Persevera ainda que o teu esforço pareça estéril. — A oração é sempre fecunda" (número 101). — Quer ver os frutos bons da oração, mesmo daquela que parece inútil? Primeiro,) — em primeiro lugar, são bons frutos as resoluções práticas, que nos incentivam a lutar para pensar melhor, trabalhar melhor, tratar melhor a Deus e aos outros, etc; Segundo,) — outras vezes bastará — já será um bom fruto — que tenhamos captado uma "luz", e fiquemos felizes com isso: "Agora entendo a maravilha da Eucaristia, ou o que é ser humilde! Agora compreendo que sou teimoso demais nas discussões, e que isso é orgulho" (cf Sulco, número 263). Terceiro,) — num dia em que não conseguirmos concretizar nada, já será um belo fruto sair da oração melhor dispostos, com mais paz na alma, com mais sede de louvar a Deus e de alegrar os outros… Todos esses são resultados ótimos. Peça a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, que sempre brotem da sua meditação..

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Itajaí:

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