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Buffalo State College - Olá pessoal, tudo bom? aqui é o Felipe Perazza da Andarilho Design hoje a gente está começando uma série de vídeos em que a gente vai dar umas dicas bem bacanas de design comunicação e marketing para você que está empreendendo abrindo um negócio ou pensa em abrir um negócio no futuro. Aliás falando nisso, se você não baixou o E-Book ainda dá uma olhada no nosso site é só botar seu E-mail e aí você recebe um E-Book completo com muita informação muita coisa bem bacana da área de marketing para você montar o seu negócio Bom então vamos começar, nesse primeiro vídeo a gente pensou em falar sobre logotipo, logotipo é uma das primeiras preocupações que o empreendedor tem que ter porque logo que ele monta empresa, abriu empresa oficialmente e tal, ele começa a pensar já na divulgação da empresa, então ele pensa no cartão de visitas, pensa no site promoção por folheto ou por qualquer outra forma que seja e o logotipo tem que estar lá, e tem que ser um logotipo bacana, né? todo empreendedor quer ter uma marca bacana, uma marca que futuramente possa ser reconhecida, possa ser lembrada. Então a gente vai dar aqui cinco dicas que a gente acha que são fundamentais para um logotipo, cinco conceitos que todo o tipo tem que ter. Na verdade existem muitos outros, muitas coisas que é preciso se preocupar na hora de fazer um logotipo, mas a gente com base na nossa experiência aqui na Andarilho listamos as cinco que a gente acha as mais importantes. Então vamos lá, começando a nossa lista de coisas importantes no logotipo número 1 legibilidade, todo logotipo tem que ser muito legível, é um erro assim muito ruim para a empresa é quando uma marca não transmite legibilidade quando a pessoa que vê aquele logo não consegue ler, não consegue entender o que é aquele logo, a primeira coisa fundamental para um logo que a gente considera é uma fácil leitura que a pessoa olhe bata o olho e em questão de 1, 2 segundos ela consiga ler o nome da empresa, consegue entender do que se trata. Fundamento número um por um bom logotipo legibilidade. Lista de coisas importantes para um logotipo número 2 simplicidade, eu tive um professor muito bacana na época da faculdade que ele disse algo que eu trago até hoje para minha vida profissional. Ele disse assim, tudo que é simples é muito bom. E, isso serve para tudo mesmo, tudo que você consegue deixar da forma mais simples possível no seu dia a dia é melhor e simples é que a gente está querendo dizer que seja mal feito, que seja básico, que seja sem graça não mas que seja direto, objetivo, claro, fácil de entender Então um fundamento que a gente também considera muito importante é a simplicidade, o logotipo precisa ser claro, objetivo, a pessoa que veja ele precisa entender do que se trata se identificar com ele então fundamento número 2 simplicidade. Lista de coisas importantes no logotipo número 3 coerência, a coerência é muito importante inclusive a gente fala lá no nosso E-Book que uma das coisas mais importantes para um negócio é entender o público, é saber com para quem está falando, como você vai falar, se você está falando a mesma linguagem que o seu público alvo. Então, o logotipo precisa ser coerente com o seu público, ele precisa... A pessoa precisa entender do que se trata a empresa, quais são os valores, pensar um pouco na questão já mais à frente que a gente ainda vai falar de Branding. Então o logotipo precisa transmitir algo coerente para o público com o qual ele está trabalhando. Então, esse é o fundamento número 3 coerência. Lista de coisas importantes no logotipo número 4 criatividade, até agora a gente estava falando de coisas mais técnicas, né? Agora a criatividade entra no lado mais subjetivo porque nem todo mundo se considera uma pessoa criativa, mas a criatividade é fundamental para um logo, porque ela ativa um conceito que a gente chama de recall, que a capacidade do seu cliente lembrar da sua marca depois, quando não tiver nada em volta que vá fazer ele lembrar. Por exemplo, ele vê a sua marca na rua e depois de unos dias ele lembra que precisa daquele serviço e vai lembrar da sua marca se for uma marca criativa, que tem algum elemento que carregue essa criatividade e consiga marcar. Porém, é muito importante que a criatividade esteja ainda alinhada com a coerência. Não adianta ter uma ideia bem bacana para por um logo mas que não tem nada a ver com a sua empresa, que não tenha nada a ver com o seu público é muito importante estar alinhado nesse ponto. Então criatividade é o nosso quarto conceito fundamental para um logo. Coisas fundamentais no logotipo número 5 profissionalismo, essa é uma das grandes dificuldades que os empreendedores encontram. Porque nem todo mundo é designer, né? O empreendedor ele tem que fazer um pouco de tudo, ele tem que administrar ele tem que entender um pouco de infraestrutura, de compras, de comercial principalmente. O design é uma das áreas que ele precisa também lidar, né? Principalmente na criação do logotipo, e da identidade visual da empresa. Porém, mesmo que o empreendedor consiga desenhar um logo legal, consiga ter uma ideia, uma sacada bacana para pôr num logotipo, talvez ele não tenha a experiência para tornar o logotipo profissional para que ele transmita profissionalismo é um problema quando a gente olha para um logotipo e percebe que não é profissional né que ele é um novo tipo amador isso acaba sendo transmitido para o cliente, então ele vai entender que aquela empresa tem um certo amadorismo então, isso não é muito legal para uma marca. Profissionalismo é muito importante, e a gente recomenda que se você não tem o conhecimento para fazer o seu logotipo no formato profissional você contrate o designer ou fale com alguma a agência. Então esses foram os cinco elementos que considera fundamentais para um logotipo. Recapitulando, legibilidade, simplicidade, coerência, criatividade e profissionalismo. E para ilustrar exemplos de bons logotipos eu trouxe aqui algumas marcas que a gente considera muito bacanas, a gente resolveu fugir um pouco do padrão que é trazer marcas como Nike, Apple, que são marcas realmente muito bacanas mas que estão fora da nossa realidade, são multinacionais têm um peso muito grande. Então, procuro focar empresas pequenas e médias. Então vamos lá mostrar alguns exemplos e porque a gente considera esses logotipos muito legais. Primeiro exemplo, é do café santa mônica ele foi criado pela Wonder ID. O logo é muito bacana, por que? porque, a gente vê todos esses conceitos que a gente falou agora a pouco. Ele traz essa criatividade que a gente mencionou ali. Então, repara nesse desenho aqui do café, do grão de café misturado com uma silhueta de uma mulher no caso uma alusão à Santa Mônica, que é o nome do café isso é o que a gente chama de criatividade alinhada com a simplicidade, porque, apesar de ser uma ideia muito legal é uma ideia também simples e fácil de ver e de entender. É um logotipo muito bacana, e também o nome ajuda muito porque o nome Santa Mônica eleva o produto, mas isso já é um assunto mais de Branding, que a gente vai abordar em outros vídeos. O exemplo número 2 que a gente está trazendo aqui é da Produtora na Veia, um logotipo criado por Fábio Freitas. A Na Veia é uma produtora, dali, da Vila Madalena em São Paulo. Eles tem um conceito muito bacana que é o de fazer um vídeo com paixão, tratar cada vídeo que eles fazem como arte, com muito carinho e que é uma forma mais interessante de representar isso do que um coração. Um coração ali usando um rolo de filme. É muito legal, uma ideia muito bacana é criativa, transmite plenamente essa mescla da paixão com cinema, não vejo forma melhor de fazer esse do que com esse logo. Exemplo número 3, a empresa do Sítio Orgânicos, criado pelo Renato Borges. A do Sítio, é uma empresa que trabalha com alimentos sustentáveis, alimentos saudáveis, orgânicos. Então, tem toda essa questão ambiental, essa questão de saúde e bem estar. O logo é muito legal por causa disso, olha como ele é suave é sutil, ele tem curvas, muitas curvas que sempre fazem uma referência à natureza. Ele é um logo leve, um logo bem bacana. É um logo simples, logo fácil de memorizar, e esse detalhezinho também da plantinha saída da letra "O" é muito bacana, muito criativo ajuda no recall. Um excelente logo. Logotipo número 4 que a gente está trazendo aqui de exemplo, é esse aqui do Petit Bartô criado por Viviane Menezes. Petit Bartô é uma empresa, é um e-commerce de produtos para pets. Só, que o conceito deles é produtos visando o máximo de conforto para o pet, além de um design diferenciado. Se você for dar uma olhada nesse logo, olha que interessante, ele tem essa modernidades, essa questão diferenciada, a letra é moderna é descolada, tem essa costura em volta simulando a costura do material têxtil ali para o pet. Então é um logotipo também muito bacana, muito simples, legível. Um ótimo exemplo também. Próximo exemplo de logotipo, Clemente Café por Thaissa Macedo. Clemente Café, é um café pequenininho ali na Vila Mariana em São Paulo que tem um conceito bem aconchegante, um conceito descolado, servem um produto diferenciado ,um café especial. E o logotipo deles conversa com o público muito bem. O que eu acho mais bacana também nesse exemplo é que ele é um logotipo nominal, vocês podem ver que ele é só composto por letras não tem desenho. Logotipo não necessariamente precisar ter um desenho ele pode ser trabalhado somente com letras, como é este caso, desde que as letras conversem com o público. Esse é um exemplo de um logo descolado, de um logo moderno, de um logo bem bacana para um café. Então excelente exemplo também de logo bem feito. E, o nosso último exemplo, é do pet shop Meu Pet Laranja Lima, criado por Corine Cardoso. Esse logo é muito bacana porque além do nome da empresa que é muito legal, soa muito bem, um trocadilho bacana, o logo traz essa silhueta dos animais formando uma fruta, no caso a laranja que faz alusão ao nome e o resto do logotipo. Então, isso é o que a gente chama aqui de ideia criativa, que vai fazer muito mais fácil o seu cliente memorizar a sua marca. Além disso, é um logo legível, um logo simples, um logo muito bacana. Então, esse é mais um exemplo aqui, que a gente trouxe. Bom, esses foram os nossos exemplos e os nossos cinco conceitos que a gente considera muito importante para um logo. Espero que você tenha gostado dessas dicas, e que elas sejam úteis na construção da sua marca, seja você mesmo o criador da sua marca, ou se você vai encomendar para um designer ou agência. Se você ficou com qualquer dúvida sobre esse conteúdo aqui, deixe um comentário aqui no vídeo, ou manda um E-mail para a gente que vai ser maior alegria nossa conversar com você e debater essas ideias. E, se você tiver com alguma dificuldade precisando de ajuda para fazer o seu logo, para reformular o logo da sua empresa também fala com a gente aí, manda um E-mail aqui para Andarilho que a gente vai atender vocês com o maior carinho. Peço, que se você gostou do vídeo deixe um like aqui e compartilhe com seus amigos, a gente sempre tem algum amigo empreendedor, ou um amigo que está também começando um negócio, talvez essas dicas aqui sejam importantes para ele também. E lembrando mais uma vez, se você não baixou nosso E- Book dá uma olhada lá no nosso site que é muito fácil é gratuito é só deixar o E-mail e você tem acesso a muita informação alem desta. E fica de olho que em breve a gente vai trazer muito mais vídeos com outros conteúdos bem bacanas. Um abraço e até o próximo vídeo..

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Ourinhos:

Eva Roger, Monroe: Cazenovia College. Nossa Senhora do Socorro: Marymount Manhattan College; 2008.

Paula Backer, Oneida County. Alagoas: Christie's Education; 2017.

Savannah Carter, Park Avenue zip 10075. Porto Alegre: CUNY Senior Colleges and Graduate Schools; 2014.

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