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Niagara County Community College - Bom pessoal, hoje a gente vai ver como implementar uma arvore binaria no computador. Então quando for implementar uma arvore binaria tenho que pensar que ela vai realizar algumas operações. São elas, a criação da arvore, inserção de um elemento, remoção de um elemento, o acesso a um determinado elemento dessa arvore E a destruição dessa arvore, a implementação dessas operações vai depender do tipo de alocação de memória usada Eu posso usar uma heap para fazer uma alocação estática, ou posso usar uma lista encadeada para fazer uma alocação dinâmica Primeira forma, alocação estática, posso usar então um array, um vetor. E vou usar 2 funções para retornar dois filhos a esquerda e a direita de um pai, que funções são essas? Dado aqui o índice de um pai no vetor, o filho da esquerda dele é 2*PAI+1, o filho a direita 2*PAI+2 Por exemplo, o nó está na posição 0, o nó B está na posição 1, os filhos de B, que são D e E, vão ser 2*1+1, posição 3 E 2*1+2, posição 4, então eu consigo calcular em que posição eu vou colocar cada um dos meus filhos dentro do vetor De modo fácil, o problema é que em uma arvore como essa que eu tenho mais elementos na subarvore da esquerda Você tem muitos espaços vazios dentro do meu vetor, esse tipo de representação é muito bom quando eu sei o tamanho da arvore Sei como ela vai ficar depois de inserido todo mundo, e quando a arvore é binaria completa, vou ocupar muito bem esse vetor aqui Todos os níveis mais ou menos ocupados, não é bom quando tem muitos elementos de um lado e não tantos do outro Você vai ter muito espaço alocado não sendo utilizado, então é uma boa representação quando eu sei o tamanho da arvore A outra eu vou usar alocação dinâmica, é uma lista encadeada, cada nó da arvore é tratado como um ponteiro Que é alocado dinamicamente a medida que os nós da arvore são inseridos, eu tenho aqui um ponteiro Vou guardar a informação desse nó, vou ter um ponteiro para esquerda e um para direita, isso aqui representa um nó da arvore Guarda a informação, ponteiro para subarvore da direita e ponteiro para subarvore da esquerda Ponteiro para B e ponteiro para C, aqui o nó B, repete o processo, ponteiro para C, repete o processo Eu não preciso mais saber o tamanho da arvore, eu vou criando os nós a medida que eles são inseridos. A gente vai implementar a arvore usando esse conceito de alocação dinâmica, vamos usar para guardar o primeiro nó da arvore Um ponteiro para ponteiro, esse nó raiz vai ser guardado por um outro nó especial raiz aqui, um ponteiro para ponteiro A gente vai fazer isso simplesmente porque fica mais fácil mudar quem é a raiz da arvore se for necessário No caso de uma arvore binaria de busca que a gente vai ver em seguida, não é tão necessário isso aqui, mas em arvores que são balanceadas A raiz sempre muda, esse nó aqui sempre muda, ter um ponteiro para ponteiro resolve o problema de quem é o início da raiz Aquele mesmo problema que a gente viu em listas Vamos implementar usando uma TAD, arvoreBinaria.h vou definir os protótipos das funções, o tipo armazenado da arvore E o ponteiro arvore, em arvoreBinaria.c vou definir o tipo de dado Arvore, meus nós, e vou implementar essas funções Aqui é minha arvore, no arquivo .h estou definindo o meu ponteiro ArvBin, vai ser o meu tipo, struct NO* ArvBin Quando eu definir ele no meu programa principal vou ter uma raiz que é um ponteiro para ArvBin, mas ArvBin já é um ponteiro Então isso é um ponteiro para ponteiro, como eu tinha definido, isso daqui, cada um dos nós vai ser do tipo struct NO Minha informação, ponteiro para esquerda e ponteiro para direita, ok? Um ponteiro para ele mesmo para esquerda e direita Essa vai ser a definição do tipo que vou utilizar para implementar a arvore. Na próxima aula vamos ver como criar e destruir uma arvore, até lá..

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Vanessa Ellis, E 112th Street zip 10029. Abaetetuba: Congregation of Christian Brothers; 2019.

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