Curso De Informatica Rj Santa Cruz

New Rochelle campus - Bom pessoal, na aula de hoje a gente vai ver um pouco sobre estrutura. Nas aulas anteriores a gente viu que a gente pode declarar variáveis dos tipos básicos... Tipo inteiro ou float. E tipos compostos, compostos homogêneos que são os nossos array's. Então, eu podia declarar um vetor. Aqui um vetor de caracteres né? A nossa string. Ou uma matriz, ou outra variável desses tipos. Certo? Bom... Só que a Linguagem C, deixa a gente criar os nossos próprios tipos de dados. No caso a gente vai ver um deles hoje. A estrutura ou struct. Tá? Forma geral da minha struct: Então, struct o nome da estrutura... abre chave... tipo um e nome um, tipo dois e nome dois... que são o que? As declarações das minhas variáveis. Que vão ser os campos dessa estrutura. Então... inteiros, char, float. Terminei as declarações? Fecha chaves e coloca um ponto e vírgula. Tá? Preciso desse ponto e vírgula depois das chaves. Isso é declaração de tipo agora. Tá? Tem diferença de escopo. Bom, então vamos ver um exemplo disso daqui. Eu criei a minha struct pessoa aqui. Eu defini ela antes do main. Porque que eu fiz isso? Eu to definindo no escopo global, por quê? Por ser um tipo eu quero reutilizar ele ao longo de todo o meu programa. Então, normalmente vai se definir uma estrutura aqui. Bom... A minha estrutura definida, eu tenho aqui algumas variáveis. Uma string pro nome, pra rua, e dois inteiros: idade e numero. Ok? E eu tenho a minha struct pessoa... nome da variável p. Tá? Sempre que eu for definir uma variável do tipo estrutura... tem que colocar o nome da estrutura e a palavra struct primeiramente. Então, struct pessoa nome da variável p. Bom, o que que significa essa estrutura? Minha estrutura tem os campos nome, rua, idade e numero. Igual as variáveis que eu declarei aqui. Tá? O conceito de estrutura é simplesmente você... empacotar um conjunto de dados que eu utilizo dentro de um programa. Então, ao invés de eu pegar e utilizar... as quatro variáveis aqui separadas... eu criei uma única variável p. Onde, dentro da minha variável p eu vou ter... o nome, a rua, a idade e o número. Tudo isso... dentro de uma única variável. Tá? Qual é a vantagem? Bom... ao invés de gerenciar quatro variáveis, to gerenciando apenas uma variável. Tá? Bom... dentro da estrutura eu disse que eu tenho vários campos. Cada campo é uma variável. Então, int idade é um campo da struct pessoa. Mas isso daqui é declaração de uma variável... logo idade é uma variável dentro da estrutura. Eu quero acessar uma variável que está dentro da estrutura, um campo dessa estrutura. Então, eu tenho minha estrutura declarada aqui, struct pessoa p. Quero acessar o campo, eu vou usar um ponto. Então, p ponto idade, eu to colocando agora o valor 31... dentro do campo idade da estrutura. Posso ler, então eu vou ler um número inteiro... do teclado e vou guardar como sendo um número. Então, &p ponto numero. Então, eu quero o campo numero da estrutura, da variável p que é do tipo estrutura. Tá? Isso vale pra qualquer um dos campos. Então eu quero ler o campo nome? Que é uma string né? Vetor de char, do teclado? Então, gets (p.nome); Tá? Como cada campo é uma variável eu posso montar uma expressão aritmética. Então, p.numero recebe p.numero mais p.idade, menos cem. Uma expressão qualquer, só pra exemplificar. Tá? Então nada muda o conceito de variáveis que eu já tinha. Eu simplesmente empacotei minhas variáveis dentro da estrutura. Dentro de um mesmo nome. Tá? Outra vantagem, então eu tenho menos variáveis pra gerenciar. Então, eu tenho a struct pessoa, defini os campos que definem aquela pessoa. Então, pessoa é caracterizada por nome, rua, idade, numero. E se eu quisesse declarar variáveis pra guardar a informação de quatro pessoas? Então char nome1, nome2, nome3, nome4. idade1, idade2, idade3, idade4. Tá? Então seriam quatro variáveis... de nome, rua, idade, numero pra cada pessoa. Com a estrutura fica bem mais fácil. Lembrando, a estrutura contém todas as informações guardadas... em um único pacote. Então, p1 é uma pessoa. p2 é outra pessoa. p3 outra e p4 outra. Dentro de cada uma dessas variáveis p1, p2, p3, p4... eu tenho todos esses campos. Então ficou muito mais fácil declarar... as variáveis pra guardar as informações de cada pessoa. Eu tenho que declarar menos variáveis do que precisava sem a estrutura. Ok? Por fim, eu posso ter várias estruturas dentro do meu programa. Então, eu tenho duas estruturas aqui. ponto2D, struct ponto3D. Tá? Eu posso ter campos com o mesmo nome em estruturas diferentes. Tá? Então, a minha struct ponto2D... tem os campos x e y do tipo inteiro. A minha struct ponto3D tem os campos x, y e z também do tipo inteiro. Tá? E não tem problema existir x e y nas duas. Tá? Vale mais ou menos aquela regra do escopo. Como elas estão entre chaves... é como se uma não enxergasse o que está dentro da outra. Ok? E aí usa a mesma coisa. Então, quero declarar um ponto2D? Então struct ponto2D p2. Quero declarar um da outra estrutura? struct ponto 3D p3. E aí eu posso acessar. Pelo operador de ponto. p2.x , então estou guardando o valor dez dentro do campo x... da minha variável p2. Que é da estrutura ponto2D. Quero colocar o valor doze no ponto x... da minha variável p3... que é ponto 3D. Então... pelo nome da variável e o operador de ponto... eu estou acessando quem está dentro daquela estrutura. Não tem problema de se confundir em qual dos x eu estou guardando. Ok? Bom pessoal, essa foi nossa primeira aula de estrutura... Até a próxima..

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Itabuna:

Phoebe Strong, Cortland: Morningside Heights. Maringá: SUNY Fredonia; 2019.

Jade Warner, Yates County. Castanhal: Pacific College of Oriental Medicine; 2014.

Bridgette Baker, Moore Street, North zip 10013. Birigui: SUNY Community Colleges; 2007.

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