Artigo 292 A 297 Rir

School of Music - - Pai celeste, eu te agradeço por Jesus. Nunca homem nenhum falou como este homem. Para quem iremos nós? Ele tem as palavras da vida eterna e, portanto, queremos realmente prestar atençāo. Queremos escutar a Jesus. E cremos que estes quatro evangelhos sāo a voz de Cristo, tanto pelo que eles registram quanto por sua inspiraçāo. Portanto, estamos prestes a nos enveredar por palavras gloriosas. Assim, vem e dê-nos ouvidos para escutar, dá-me fidelidade àquilo que as Escrituras dizem e que a voz de Jesus seja ouvida. Minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me seguem. Que isto possa acontecer, eu te oro agora. No grande nome de Jesus, Amém." "O Que Jesus Espera de Seus Seguidores" é o nome de um livro que escrevi há sete anos. Esta é uma das razões pelas quais este workshop é entitulado "O Que Jesus Espera do Mundo." E quero dizer algo sobre o livro porque está relacionado a um DVD recém lançado, e nāo sei aonde já está disponível, e como veio a existir e como isto afeta o que vou fazer agora. Portanto, em 2006, fui a Cambridge e passei cinco meses na Tyndale House, quatro dos quais foram dedicados a isto. E eis o que me impulsionava naqueles dias. Por que escrevi este livro? Ninguém me pediu para escrever este livro e nāo vendeu muitas unidades, pelo que sei. Mas gosto muito do que fiz com isto. Fui impulsionado por duas coisas. Quando estava estudando para o doutorado na Universidade de Munique, de 1971 a 1974, totalmente imerso na teoria crítica alemā de alto nível, sobre questões sinópticas e questões Joaninas, havia naquele ambiente, naquela época uma tensāo entre Jesus e Paulo, O Cristo da Fé e o Jesus histórico. Paulo inventou o cristianismo. Jesus trouxe o Reino. E eles nāo se mesclam. Podem notar a abordagem super descrente da Bíblia, que era e que em alguns lugares ainda é bastante característica. Eu estava em meio a isto. Estava trabalhando neste meio. Escrevi minha tese sobre o mandamento do amor de Jesus, vindo dos evangelhos sinópticos, o que chamavam de paraenesis cristā incipiente. Eu nunca teria utilizado esta palavra, mas foi o que me disseram para utilizar, que quer dizer o ensino incipiente sobre a ética. E quando terminei, pensei: "Algum dia, gostaria de escrever um livro chamado 'Jesus e Paulo', para demonstrar que eles sāo um. Sāo um. Uma visāo única de Deus, um caminho de salvaçāo, um plano ético, uma unidade na forma mais profunda". Isto é mais ou menos este livro, porque pensei: "Que devo fazer? Lerei os quatro evangelhos do começo ao fim", em meu cubículo de estudo ali em Cambridge, "e anotarei cada vez que haja uma exigência imperativa, aquilo que Jesus exige, anotarei cada exigência". Cheguei a mais ou menos 500 exigências, em pilhas de papel. É assim que os livros tem o seu início. Assim, cheguei a 500 exigências explícitas ou implícitas. Entāo me distanciei um pouco e pensei, "Bem, como vou fazer isto ter sentido?" Entāo organizei toda esta informaçāo e pensei, "OK, vou colocar isto em 50 capítulos, para que as pessoas possam ler um por semana, cada capítulo com sete páginas em média. Poderá ser lido uma página por dia, caso pareça pesado demais e assim será como poderá ser usado". Mas meu objetivo era tratar Jesus de maneira muito limitada, isto é, nāo deixar que a influência de Paulo tivesse impacto, que se começasse a soar como vindo de Paulo seria porque, de fato, o é, porque Jesus é "Paulino". Nāo soa desta maneira  porque estou "importando" Paulo. Bem, logo antes de vir aqui de meu quarto, contei o número de páginas no índice aqui. Há 11. Onze páginas com o índice das Escrituras com mais ou menos 94 linhas, o que significa mais de um por linha. Portanto temos mais de 1.000 referências bíblicas no índice. E bem aqui no final, está 1 Coríntios, com duas referências. Fora dos evangelhos, referi-me a dois textos entre 1.000. Isto foi completamente intencional. Nāo cito nada aqui, fora do que está nos Evangelhos, a nāo ser estas duas citações e isto foi só para definir a Santa Ceia e o que ela se tornou. E meu objetivo era, se eu pudesse tratar os Evangelhos de uma maneira que fosse fiel aos Evangelhos conforme os temos, e isto começasse a soar como "Cristianismo", nāo só este Reino incipiente que veio e que nāo tem nada a ver com o cristianismo, entāo isto seria útil à unidade do Novo Testamento. Esta era a minha agenda secreta de estudioso. Na prática, foi impulsionado assim. Como termina o evangelho de Mateus? Portanto, entre a ressurreiçāo de Jesus e a ascençāo, que é onde vivemos no presente, a era da igreja, Jesus disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." Sempre respiro fundo quando ouço "ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado". Aquilo que Jesus exige. Portanto, digo, "OK, os missionários fazem isto? Os pastores fazem isto? Os pastores acordam de manhā, os missionários acordam de manhã e pensam: 'Minha responsabilidade é ensinar à igreja todas as coisas que ele ordenou'?" A resposta é "sim". Supostamente, sou um servo da igreja, um ajudador; portanto disse: "OK, é o que quero fazer. Quero conhecer todos os mandamentos, quero colocá-los em algum tipo de ordem sistemática. Quero agrupá-los para nāo ter que escrever um capítulo sobre centenas e centenas de mandamentos." E esta é a segunda parte de minha agenda, ajudar aos pastores e missionários a obedecer à segunda metade da Grande Comissāo. E eis a surpresa. Em Mateus 28:19 nāo está escrito: "ensinando-os todas as coisas que vos tenho mandado". Quais palavras deixei de fora? "A guardar". "Ensinando-os a guardar" (observar, no grego). Observar. Qual é a diferença? Tipo, noite e dia? Pode-se ensinar ao Diabo e aos nāo crentes em classes na universidade tudo o que Ele ensinou. Podem memorizar tudo e manterem-se sem fé. Mas como ensinar pessoas a guardar? Isto quer dizer: "faça-o". Isto me faz questionar "OK, estou escrevendo um livro para fazer com que esta sentença se torne realidade. Estou dirigindo um workshop agora mesmo para ajudar que isto aconteça para você." Como se faz isto? Que tipo de ensino? Porque Jesus disse para ensinar. Ensine-os de tal maneira que eles realmente o façam. Bem! É fácil ensinar fatos, não? É muito fácil ensinar fatos. Faça uma lista. Memorize os fatos. Estude como se relacionam. Compreenda os fatos. Vá para o inferno! Mas ensinar os fatos, os mandamentos, de maneira que algo aconteça em seus corações e mentes, para que pessoas entreguem suas vidas da maneira como Jesus disse que terāo que entregar suas vidas, isto é um milagre. E tentei refletir sobre isto profundamente. Portanto, o que vamos fazer no tempo que nos resta, começaremos e entāo vamos parar porque... bem, nāo sei. Ah, isto explica porque eu disse isto. Continuaremos até pararmos. A LifeWay nos ligou e disse, "Queremos produzir um DVD sobre 'O Que Jesus Espera de Seus Seguidores?'" Eu lhes disse, "Como querem fazer isto?" "Bem, escolheremos seis grupos de mandamentos e iremos a Minneapolis e o faremos sentar em frente a uma câmera e você pode falar dez minutos sobre cada um deles". E é isto do que se trata este DVD.  E entāo o Brian e a Deb escreveram um pequeno guia de estudo para acompanhar. Portanto, isto é o livro sumarizado em uma só coisa. É do que se trata. Então o que você vê aqui em seis vídeos, tentarei resumir. Se chegaremos a ver todos os seis, nāo me importa, porque na realidade, é ilustrativo. A questāo é: "Como ensinar todas as coisas às nações de tal maneira que as guardem, isto é, que as façam?" Que tipo de abordagem você usaria? Esta é a direçāo em que estamos indo. Evidentemente, Jesus tinha intençāo de ensinar de uma maneira muito diferente daquela usada pelos fariseus. Lembram-se como Ele os repreendeu, no começo do capítulo 23 de Mateus? Ele disse, "atam fardos pesados e difíceis de suportar, mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los." Isto é mau ensino. Evidentemente, Jesus pensava em fazê-lo de maneira diferente. Entāo, qual é a diferença entre ele nos carregar de fardos? Quero dizer, dar-nos dúzias e dúzias de mandamentos nos evangelhos e nāo mover um dedo para nos ajudar? Qual é a diferença? A qual texto você iria para descrever a diferença? Se estivéssemos fazendo um seminário agora? Alguém quer responder em voz alta? Eu iria para Mateus 11:28-30. "Ó vós, todos os que tendes sede", nāo, isto está em Isaías. "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos." Ele sabia com quem estava falando. "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo." Agora, isto é muito pesado. Já viram jugos em bois? Grandes, pesados. "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei", estamos nos referindo a conhecimento aqui, "e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo - "é suave," - Realmente? "e o meu fardo é... - "leve." Incrível! Você alguma vez leu os evangelhos? "Se alguém quer vir após mim, tome cada dia a sua cruz." Isto é horrível. Cruzes sāo horríveis. Sāo quase impossível de assistir quando mostram na televisāo, quando Jesus é crucificado no programa Bíblia A.D., que foi mostrado no domingo retrasado. O que será que ele queria dizer com isto? "Meus mandamentos sāo suaves. Meus mandamentos sāo leves." Seguramente a resposta está na frase "vinde a mim." Vinde a mim. Vinde a mim. Eu preguei sobre este texto há muitos anos atrás, creio que no começo da década de 80, e disse "antes de dar-lhes esta pequena ilustraçāo", disse a eles, "gostaria que alguém desenhasse ou pintasse isto para mim e me desse algo para pendurar na parede. Eu disse: "Eis a minha pintura. 'Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim.'" Entāo, eu representarei os bois. Os bois estāo aqui. Vou puxar um arado e o arado vai ser puxado em solo pesado e duro. Isto é trabalho duro para os bois puxarem, porque o arado está revolvendo o solo. É isto que é o trabalho pastoral, arando e tentando fazer com que o solo seja bom. Entāo, Ele irá por seu jugo sobre mim para ensinar-lhes todas as coisas. E entāo ele tomará os cabos do arado em suas māos desta maneira, e é como, ah, como é aquele personagem de desenho animado que sempre come espinafre? Popeye. OK? Lembram-se da aparência dos braços do Popeye? Eram ridículos. Eram como se fossem balões de ar. Isto é de outra geraçāo. Me desculpem. Entāo temos Jesus, com braços como Popeye segurando os cabos do arado comigo, John Piper, o boi e o seu jugo está sobre os meus ombros e Jesus faz assim e me levanta do solo. Estou balançando assim. Um boi pesa duas toneladas e está balançando no ar. E Jesus empurra o arado pelo solo. "Isto é maravilhoso." Algo assim. Qual seria o seu quadro representando "pois meu jugo é suave e meu fardo é leve" porque você veio a mim? Entāo pensei, "Se esta é a chave, se a chave para fazer tudo o que ele ordenou é ir a ele, vou me assegurar que na frente do livro estarāo todos os mandamentos deste tipo. "Vinde. Vinde." E há muitos deles. Começaremos, em primeiro lugar com "Necessário vos é nascer de novo." Creio que é o mandamento mais fundamental no Novo Testamento, nos Evangelhos. "Necessário vos é nascer de novo". Antes que qualquer obediência ou esforço seja digno e aceitável moralmente - e sim, é possível agradar a Deus, mas nāo antes de nascer de novo - é necessário nascer de novo. E entāo há o mandamento "Vinde a mim." Há o mandamento "crede em mim". Há o mandamento "amai-me". Há o mandamento "permanecei em mim". Agora entāo temos os seis primeiros capítulos do livro e ainda nāo ouviram "façam algo" porque a "vinda" nāo involve um movimento geográfico, correto? Se eu lhes dissesse agora: "Vinde a Jesus", vocês nāo precisariam se levantar. Nāo necessitam mover um músculo. Portanto nenhum músculo se moverá com estes seis primeiros mandamentos. Sejam nascidos, arrependei-vos, vinde, crede, amai, permanecei. Você ainda não moveu um músculo. Você foi totalmente transformado. E é assim que tudo começa, o que soa muito como vindo de Paulo. Soará como Efésios 2. O seu "muito amor com que nos amou, nos vivificou juntamente com Cristo" soará desta maneira porque é desta maneira. Entāo, vamos falar sobre o novo nascimento, para começar. Em Joāo 3:7, e metodologicamente, se vocês fossem estudiosos, diriam imediatamente "Isto é irresponsabilidade, porque ele está misturando o evangelho de Joāo e os evangelhos sinópticos." "Claro que estou fazendo isto. Estou realmente misturando Joāo com os sinópticos". Estou incluindo a totalidade dos Evangelhos, do começo ao fim, e despejando tudo, sem distinguir quem escreveu o quê. Este é um compromisso metodológico meu que tem raízes muito profundas. Tenho esta convicçāo. Observei muito os debates especializados nos últimos 60 anos, que dizem, "Exponha a Jesus". Li um livro chamado "Jesus fur Atheisten", Jesus para os Ateus, em alemāo. "Jesus para os Marxistas", e assim por diante. Sāo todos baseados na identificaçāo e remoção de camadas da tradiçāo do evangelho, identificando as partes que consideram mais rudimentares e fundamentais, o verdadeiro Jesus. E adivinhem o quê? Elas mudam a cada geraçāo. Cada geraçāo produz um novo Jesus para aquela geraçāo, baseado em estudos históricos sérios, aos quais eu digo: "Isto é besteira". Creio que o que durará será se tomarmos a Mateus, Marcos, Lucas e Joāo, os quatro, conforme os temos, e os entendermos, cada um deles em seu contexto, sistematizando-os sem distorcer nada, e então teremos um retrato mais verdadeiro de Jesus do que qualquer outro tipo de abordagem histórica. Esta é minha convicçāo. OK? Portanto, sim, começamos com Joāo 3. "Não te admires, Nicodemos, de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo". Capítulo 3, verso 7. Versículo 3, "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Ou verso 5, "nāo pode entrar no reino de Deus". Entāo, o que isto quer dizer? É um mandamento. "Necessário vos é". Obrigaçāo! Necessário vos é. Necessário vos é nascer de novo. Entāo o que Jesus requer do mundo é que o mundo seja nascido de novo. O que isto quer dizer? Versículo 6, "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito". Portanto, ser nascido de novo quer dizer ser nascido do Espírito. O que isto quer dizer? O que isto quer dizer? Ser nascido do Espírito. Versículo 8, "O vento sopra onde quer", vento e espírito sāo a mesma palavra, "o Espírito, o vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito". Indica que o Espírito é livre. Faz isto onde quiser. Acontece, e nāo sabemos de onde veio. Opa! O que é isto?! Eu agora O amo. Ontem, nāo o amava. Por que? Nasceste de novo. O Espírito sopra onde quer, portanto o novo nascimento é algo que Deus faz em nós e é um mandamento que devemos experimentar. Preocupante. Paulino. Soberano. Reformado. este tipo de coisa. Sim, é. Nāo é restrito a Joāo. Em Lucas 9:60, Jesus disse ao homem que queria seguí-lo mas queria enterrar o seu pai. "Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos." Há mortos vivos e mortos falecidos. "Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos". Quem sāo os mortos? Todos os que nāo tenham sido vivificados. Vemos isto em Joāo 9:60. E eis Lucas 15:24, a parábola do filho pródigo. Ao filho mais velho, que parte o coraçāo de seu pai pela segunda vez. "Por que estás dando uma festa para ele? Nunca deste uma festa para mim. Sempre lhe servi como um escravo e nunca deste uma festa para mim." E o pai o olha (o fariseu) e diz, "este teu irmão estava morto, e reviveu"; Está em Lucas. Nāo é exclusivo em Joāo. Nāo é exclusivo a Jesus. Paulo também o tem. Paulo o recebeu de Jesus, portanto "necessário nos é de nascer de novo". Ou em Joāo 1:12, "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam", bem aí você está envolvido, certo? É sua vontade e sua açāo, sua escolha. "a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus"; (vírgula) "a todos que foram nascidos de Deus. Nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." E portanto, exegeticamente devemos perguntar, "OK, poder para se tornarem filhos de Deus, através do receber a Jesus, sendo nascidos nāo da vontade do homem." Bem! Eu creio que, com base no que Jesus disse em Joāo 3, a maneira correta de juntar estes dois é que o nascimento nāo através da vontade do homem, mas pela vontade de Deus, nos permite receber o Messias, através do qual, somos filhos de Deus. Bem, nāo fiz isto no livro, mas vou fazê-lo aqui. Isto está confirmado em algum lugar nas Epístolas? Sim, é. Em 1 Pedro 1:23, "tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece." Versículo 25, "E esta é a palavra que vos foi evangelizada." Portanto, este novo nascimento, embora seja uma obra de Deus, soberana, em mim, sopro do Espírito onde quer, a maneira como a vivencio é que meus olhos sāo abertos. Isto é Jesus. Este é o filho de Deus. Este é o Messias. Isto é tudo pelo que eu esperava. Eu o recebo. Dou-lhe as boas vindas em minha vida. É assim que vivenciamos o novo nascimento. Nāo fizemos isto acontecer. Na realidade, tenho certeza de que nem todos aqui concordam plenamente com a teologia reformada, os cinco pontos e tudo o mais. Mas, quando converso com pessoas comuns, sabe o que uso como a prova de fogo, só para saber onde estāo? Pergunto, "Diga-me como Deus o salvou." E há sempre duas maneiras de responder a isto. Uma é, historicamente, "Cristo morreu por mim". A outra é pela experiência, "minha māe falou comigo". O pastor pregou. O Billy Graham estava no rádio. Ou algo, algum tipo de experiência humana no presente e uma coisa histórica no passado. Quero saber isto. Quero que me digam como é que aconteceu. Toda pessoa nascida de novo gosta muito de creditar isto a Deus. Nāo é mesmo? Nunca ouvi alguém dizer: "Eu era mais esperto do que o meu irmāo que ainda nāo o fez" ou "Eu era mais qualquer coisa." "Eu estava mais perdido", é a realidade. "E eu estava só odiando a Jesus, considerando ele chato, eu era festeiro, e daí um daqueles caras estranhos da Cruzada Estudantil ou do Campus Outreach ou da Aliança Bíblica Universitária ou da Navigators ou Reformed Fellowship, eles se chegaram a mim um dia e me perguntaram sobre Jesus, e naquela noite, eu nāo pude me desvencilhar. Nāo pude. Abri a Bíblia que minha māe empacotou quando saí de casa. Nāo a havia aberto por um ano. Comecei a ler. Sou uma nova pessoa esta manhā." O que é isto? Deus deu as caras. O Espírito soprou e ele foi nascido de Deus. Excluindo os Evangelhos, aqui está a afirmação mais clara de como a fé e o novo nascimento se relacionam entre si. Em 1 Joāo 5:1 "Todo aquele que crê", trata-se de fé, aquilo que você faz, Deus nāo faz isto por você, em seu lugar. Você faz isto. "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus". Nāo diz será nascido de Deus. É nascido de Deus. John Stott, em seu pequeno comentário, diz que isto resolve a questāo para ele. Que o novo nascimento precede e habilita e capacita a minha fé. Portanto, se você alguma vez abraçou a Jesus, recebeu a Jesus, creu em Jesus, é porque Ele causou o seu novo nascimento. Caso contrário, você estaria morto. Você seria espiritualmente desinteressado. Portanto, o primeiro e mais fundamental mandamento de Jesus é que você necessita se tornar vivo. Sem a vida dada pelo Espírito Santo, todos os meus mandamentos os tornarāo em fariseus clássicos ou rebeldes. Estas sāo as duas opções. Sem o novo nascimento, quando um mandamento vem, ou você pode dizer, "Posso fazê-lo. Posso fazê-lo e vou fazê-lo e Deus vai me amar por te-lo feito", ou "Odeio isto. Nunca... Este é o estilo de vida mais estranho que já observei. De maneira nenhuma". Estas sāo suas duas opções. Mas com o novo nascimento, você fica pendurado. Você é habitado por um poder supernatural que faz com que você ame uma pessoa de tal maneira que, como Tim Keller disse, sua obrigaçāo se torna o seu prazer ou a sua alegria. Este é o primeiro. O segundo mandamento. O primeiro é, "Nasçam de novo". O segundo mandamento é, ame a Deus. "Amem-me", Jesus está falando. Ame a Jesus e ame a Deus. Entāo, estou pensando sobre o grande mandamento. Em Mateus 22:37, "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento." Agora, estou pulando os mandamentos sobre vir, crer, permanecer, e estou indo ao amor, escolhendo somente os seis que foram escolhidos para mim, quando fiz o DVD. "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coraçāo, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento, Este é o grande e primeiro mandamento. Entāo isto é claramente uma das coisas que Jesus requer do mundo. Todas as pessoas no mundo devem amar a Deus de todo coraçāo. E nāo só ao Pai, mas Mateus 10:37, "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim." Bem, aí nāo há um imperativo, mas utilizo isto porque está claramente implícito, nāo é mesmo? Se nāo me amas mais do que amas a tua māe ou o teu pai ou os teus filhos nāo és digno de mim. Nāo podeis ter a mim. Entāo, temos "amai a Deus de todo o teu coração. Temos, "amai a Jesus mais do que à sua māe ou pai ou os seus filhos". Ou entāo, nāo estarás com ele pela eternidade. Portanto, faço um monte de perguntas sobre estes mandamentos. Como é que estes dois se relacionam? De amar a Deus e amar a Jesus. Qual é a natureza desse amor? Com o que se parece? De onde veio? Como isto vem a acontecer em sua vida? E qual é a sua importância? Estas sāo minhas quatro perguntas. Vamos examiná-las uma por uma. A primeira questāo sobre como eles se relacionam é extremamente relevante com relaçāo ao Islā e ao evangelismo de muçulmanos, certo? Porque os muçulmanos nāo amam a Jesus como o filho de Deus crucificado e ressurreto, que morreu por seus pecados, ressucitou e hoje reina nos céus, retornará e governará o mundo um dia, como o que foi crucificado, com chagas em suas mãos. Eles nāo creem que Ele foi crucificado. O Jesus que temos em nossos Evangelhos nāo é Issa, o Jesus do Alcorāo. Este é um livro distorcido. Todas as histórias originais sobre Jesus, que sāo verdadeiras, se perderam. Isto é conversa de rua em minha cidade. Estou cercado de muçulmanos em meu bairro, principalmente vindos da Somália. Isto é uma apologética de rua para com os muçulmanos. Vocês cristāos nāo têm o livro original. Este se perdeu. Agora, nāo há nenhuma evidência histórica para isto. Nenhuma. Bart Ehrman diria que nāo há nenhuma evidência histórica para isto e ele nem mesmo crê que temos os textos corretos como os temos. Portanto, quando você conversar com um muçulmano, e estive uma vez num painel sobre este tópico, e estes foram os textos que utilizei. Joāo 8:42, quando Jesus lhes disse, "Se Deus fosse o vosso Pai", está dizendo isto aos fariseus, "Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis". Vêem a conexāo? "Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus" Portanto, se você nāo crê que Ele sai e procede de Deus e O ama como o Filho de Deus que foi enviado ao mundo. "Antes que Abraāo existisse, Eu Sou, Eu e o Pai somos um", se você nāo preza isto você, como é que está escrito? "Nāo tens a Deus como Pai." Em segundo lugar, Joāo 5:42. "Mas bem vos conheço" falando de novo aos fariseus, "que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis. Entāo, como posso saber que nāo tens amor por Deus? Porque nāo me recebeis. Eu sou o indicador da autenticidade de qualquer reinvidicaçāo sua de amar a Deus. Isto é linguagem de crucificaçāo para os fariseus, certo? Estes eram os mais zelosos do mundo, em seu amor a Deus e Jesus lhes diz: "A maneira de saber se vocês amam a Deus é saber se vocês amam a mim ou nāo". E vocês nāo me amam. Desejam a minha morte. Portanto, nāo conhecem a Deus. É assim que falo com os muçulmanos. Sem Jesus, nāo conheceis a Deus. Joāo 14:9: "Quem me viu a mim, viu o Pai." Joāo 10:30: "Eu e o Pai somos um." Portanto, minha resposta à primeira questāo, qual é a relaçāo entre o amor a Deus e o amor a Jesus é esta: se alguém de seu conhecimento, seja de que religiāo for, disser que amam a Deus, mas nāo se importam nem um pouco com Jesus, nāo estāo falando a verdade. Ou estāo mentindo ou estão enganando a si mesmos. E eu disse isto neste painel composto de estudiosos, 2 cristāos e 2 muçulmanos, no ETS, há alguns anos atrás. Levantei-me e lí cerca de três ou quatro textos como este e olhei para eles. Eles stavam sentados no painel, como estas cadeiras aqui e lhes disse, "Portanto, estes textos, de acordo com o Novo Testamento, dizem que vocês, vocês muçulmanos, nāo conhecem a Deus, nāo amam a Deus, nāo honram a Deus". Estava olhando diretamente para eles. E o cara que falou após mim disse, "Bem nāo sabia que você seria tāo cristológico". E entāo seguiu em frente com sua palestra e nāo deu nenhuma resposta a mim. Nāo creio que ele tinha alguma vez ouvido alguém dizer o que eu havia dito, ao menos em público. Isto está tāo claramente no texto que um muçulmano necessitaria dizer, "Bem, o cristianismo histórico tem por obrigaçāo crer que nāo temos uma relaçāo salvadora com Alá, que nāo temos". E eles nāo tem, de acordo com estes textos. Portanto, esta é primeira questāo. A segunda questāo é: O que é este amor? E quantas pessoas você já ouviu dizer que amar a Deus ou amar a Jesus, é obedecer a Jesus, baseados no texto, "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" (Joāo 14:15)? "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos". Aquele texto diz o contrário disto. Uma sentença com "se" e "entāo" nāo quer dizer que o "entāo" e o "se" sāo a mesma coisa. Se estiver com fome, almoçarei, nāo quer dizer que fome é almoço. Se me amardes guardareis os meus mandamentos nāo quer dizer que amor é obediência. Quer dizer, na verdade, que vem antes e habilita o "se me amardes guardareis os meus mandamentos", mas nāo sāo a mesma coisa. O amor vem primeiro, por debaixo, sustentando, ficando sob o jugo, permanecendo, desfrutando, apreciando, admirando, sendo fascinados, sendo preenchidos. E além disto, uma árvore boa dá bons frutos. Uma árvore má dá maus frutos. Faça com que a árvore seja boa. Este é outro mandamento, que é tratado mais tarde no livro. Portanto, minha resposta à segunda questāo, "O que é este amor?" é que, em primeiro lugar, isto nāo é sinônimo de obediência. Do que se trata? Bem, olhemos para Mateus 6:24. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro". Que tipo de linguagem é esta? Ódio, amor, desprezo, dedicaçāo. Isto é realmente uma linguagem do fundo do coraçāo, emocional, afetuosa, nāo é? E é assim que Jesus falou sobre se você ama a Deus ou ao dinheiro. Você está tāo totalmente vendido em seu amor pelo dinheiro e pelo que ele pode comprar, que Jesus nāo é mais o seu tesouro supremo, ou Jesus lhe proporciona tal satisfaçāo como seu tesouro supremo, que o dinheiro nāo lhe serve de ídolo? Estas sāo suas duas opções. Portanto, o amor, na fala de Jesus, nāo se refere a "fazer" mas a "apreciar". Você me aprecia acima de tudo? E isto nos traz de volta a Mateus 10:37, certo? "Se me amares menos do que amas sua māe e seu pai, se amares teus filhos mais do que me amas", estes relacionamentos sāo fantásticos. Amo meus filhos. Morreria por meus filhos. Desfruto meus filhos. Estimo meus filhos. É assim que falamos. É a linguagem que usamos. Esta é dimensāo afetuosa e emocional. Quando estava no meu terceiro ano de faculdade em Wheaton, décadas atrás, em 1967, era no outono ou na primavera de 67, nāo me lembro qual. Foi em 1967. Millard Erickson era meu professor de Apologética e estávamos lendo o livro de Joseph Fletcher "Ética Situacional", um livro muito ruim. E ele sabia que era um livro ruim e gostava de designá-lo para leitura. Ele escolhia quatro livros ruins e nós os líamos e deveríamos fazer uma crítica deles, e ele vinha à aula e fazia o papel de mau. Era uma classe muito entusiasmante. Eu adorei. O argumento de Joseph Fletcher é que o amor nāo pode ser uma emoçāo. Só pode ser uma açāo ou um exercício de arbítrio. Por quê? É um mandamento, e nāo se pode obrigar emoções. Ligá-las. Desligá-las. Ligá-las. Nāo funcionam assim. Este era o argumento. Posso me lembrar. Era um teólogo em formaçāo, novinho em folha, nāo sabia nada. Tinha 21 anos de idade. Cresci num lar onde líamos a Bíblia a cada dia e críamos nela, e uma das coisas gloriosas de crescer num lar onde se crê na Bíblia, onde se lê a Bíblia a cada dia é que afeta o seu olfato, seu olfato teológico, de maneira que voce sente o cheiro das coisas antes de saber quāo ruins elas sāo. Há algo de errado aqui. Cheira mal. Você nāo pode expressar isto. Nāo é maravilhoso? Porque muitos de vocês nāo tem treino teológico, mas têm ótimo olfato. Entram numa sala ou situação que seja, e estāo falando, e você começa a cheirar. Nāo está correto. Está errado. E perguntam: "O que há de errado com isto?" Você diz: "Nāo tenho certeza. Vou pesquisar sobre isto, mas sei que há algo de errado nisto." Então eu estava sentado naquela classe e . "Nāo está correto." Sabem o que estava errado com isto? O Novo Testamento tem mandamentos sobre emoções em muitos lugares. Nāo se pode comandar emoções? Sem essa! Somos ordenados a sermos gratos. Somos ordenados a termos esperança. Somos ordenados a nos regozijarmos. Somos ordenados a estarmos tristes e a chorar. Tenho uma lista de 15 emoções vindas do Novo Testamento, incluindo de Jesus, que sāo ordenadas por Deus. É por isto que Agostinho diz: "Ordena o que quizeres e dê o que ordenas". Porque a terceira premissa do argumento de Fletcher é verdadeira. Nāo se pode ligá-las e desligá-las, e é por isso que pensamos que nāo podem ser ordenadas. Isto nos faz sentir indefesos. "Estás me ordenando a ser feliz com Jesus? O que espera que eu faça? Que eu comece a pular pra cima e pra baixo e esperar que aconteça? Este é o tipo de resposta que recebemos. Nāo! Sua expectativa é que você nasça de novo, seja uma nova criatura, e sim, está além do seu controle, sim, estamos desesperados e, sim, necessitamos orar por um reavivamento nos EUA. Nada do que fazemos causará uma reviravolta neste país, em sua igreja ou em sua alma. Deus fará uma reviravolta, e temos que pedir por milagres, que o Espírito desça sobre nós para que sejamos transformados. Entāo, minha resposta sobre "o que é este amor?". É uma apreciaçāo afetuosa de Deus acima de todas as coisas. Uma afeiçāo a Jesus acima de todas as coisas. Terceira questāo: "De onde vem?" Como chega a nós?' Bem, é claro que o novo nascimento seria uma resposta, mas, conscientemente, de onde é que vem? Lembram-se de Lucas 7? A história da mulher de má reputaçāo, a qual o fariseu sabia muito bem que era uma mulher de má reputaçāo, e Jesus estava com Simāo em sua casa e está reclinado, e está jantando, e esta mulher entra, vinda da rua. Todos sabiam que tipo de mulher ela era. Ela se ajoelha. Sabe como eles comiam? Entāo aqui estava a mesa, e entāo, você esticava os pés para trás, recostava-se em seu cotovelo, e comia. Desta maneira. É assim que o faziam. E ela está atrás, aos seu pés, chorando silenciosamente. E suas lágrimas estāo se derramando sobre os pés de Jesus. E ela solta os seus cabelos e começa a lavá-los. Isto é incrível. É sexy. Isto é, isto é? Por que é que ele está permitindo que ela faça isto? O fariseu fica muito perturbado. E lembram-se da história que Jesus lhe conta? Ele disse que um homem tinha duas pessoas que lhe deviam. Um lhe devia, digamos, 50 mil dólares, e outro lhe devia 500 dólares. Ele disse a ambos, "Tudo bem, eu os perdoarei desta vez." Qual deles o amará mais? Foi isto o que Ele disse. Qual deles o amará? A palavra era "amor". E ele respondeu, "Bem, creio que aquele a quem mais foi perdoado." E Jesus o olhou e disse, "Entrei em sua casa. Você nāo lavou os meus pés. Você nāo me saudou com um beijo. Esta mulher nāo cessou de chorar nem de lavar os meus pés desde que cheguei. Portanto", é um tipo de argumento interessante, "portanto, seus pecados, que sāo muitos" e aqui adicionarei as palavras "sabemos que sāo perdoados". Ela nāo conseguiu o perdāo por ter lavado o seus pés. É por isto que temos que ser cuidadosos aqui. Ela nāo mereceu o perdāo por lavar seus pés. Ela demonstrou seu perdāo. Ou, voltando para a palavra 'amor' ela é a mulher que acaba de receber o perdāo de uma dívida de 50 mil dólares. Nāo ficará em dívida o resto de sua vida. Toda a sua dívida universitária foi paga. Você está livre! E ela fica tāo absolutamente deslumbrada pelo dom de Cristo, que o ama mais. Portanto, uma resposta à pergunta, "De onde vem o amor a Jesus?", vem do saber qual é o tamanho de sua dívida e o que Ele pagou para se livrar dele. Certo? Creio que é isto que a história diz. Se você está caminhando na praia e tropeça e cai, e você está se levantando e alguém vem ajudá-lo, você diz, "muito obrigado", e continua a caminhar. Nāo há muito amor aí. Só "muito obrigado". Você é cortês. Agora, se você estiver nadando a 50 metros da praia e encontra uma correnteza da qual você nāo se dera conta. Ela vem e o força para baixo da água. Sua cabeça sai da água uma vez, "socorro!" O salva-vidas, com sua boia, nada até você, e o alcança quando você já acha que tudo acabou. E ele o traz de volta e você sente algo diferente daquilo quando tropeçou, diria "muito obrigado" "muito obrigado", "muito obrigado". E se ele tivesse morrido para o salvar, seria mais ainda. Paulo, vamos entāo a Paulo, que disse, "Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; Dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus, muito mais seremos salvos pela sua vida". O objetivo deste todo é: se soubéssemos o que isto custou a Jesus e quāo imerecedores somos, nós O amaríamos mais. Entāo, esta é uma resposta com respeito a "De onde vem?" E a última questāo sobre amar a Deus e amar a Jesus é "Quāo importante isto é?". Bem, Jesus disse em Mateus 10:37, "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim". Portanto, nāo podemos ter a Jesus se nāo o amarmos primordialmente. Ou aqui vemos a Paulo, em 1 Coríntios 16:22, "Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema." Este é o grau de importância disto. Sem amor a Deus - Inferno. Nāo diz "se alguém nāo crer em mim como Senhor." É "ama". Se alguém nāo ama ao Senhor. Isto nāo se trata de uma série de atos. É o novo nascimento, um coraçāo que abraça Jesus como o nosso tesouro mais amado, ou perecemos. Nāo há concorrentes. Se ele for o número dois, você está perdido. Jesus é radical. Mas ele nāo coloca fardos em você os quais você nāo poderá suportar. Ele vem. Este foi o segundo mandamento. O terceiro, (restam-nos 11 minutos, portanto nāo chegaremos até o final), "Amai aos vossos inimigos". Este já é mais prático e se relaciona com o que estávamos falando no painel, portanto tenho prazer em reter-me aqui por um pouco. Se este for o último que examinamos, tudo bem. "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente". Justiça! Justiça!. Isto vem do Velho Testamento. "Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes". Final do parágrafo. Esta é a quinta antítese. A número seis, "Ouvistes o que foi dito: Amarás ao teu próximo e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuva sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste". Agora, aqui está o que é interessante sobre estes dois parágrafos. Sāo os dois últimos parágrafos de Mateus 5, O Sermāo da Montanha. Este poderia ser sumarizado por "Dá! Dá! Dá". Sem fazer perguntas mesmo para aqueles que estāo tomando injustamente. Isto é que o texto diz. Te demandam a túnica? Largue-lhe também a capa. Te obrigam a andar uma milha? Ande duas. Dai ao que vos pede. Eu moro no centro da cidade. A Glória pede esmolas na esquina da Avenida 11 com a Rua 17, todos os dias. Conheço a Glória, segurando de pé sua placa de papelāo. "Qualquer coisa já ajuda". Tenho que fazer escolhas como esta a cada dia. Passo por ela a caminho da igreja. Da igreja! Certo? Me lembra o Bom Samaritano. Portanto, aquele parágrafo diz "Dá". Este parágrafo diz "Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem", o que nos força a perguntar, o que vamos orar? Bem, "santificado seja o teu nome", em suas vidas. "Venha o teu reino" em suas vidas. "Seja feita a tua vontade" em suas vidas, como os anjos a fazem nos céus, e dai a eles o pāo de cada dia e perdoa suas dívidas e mantenha-os longe do pecado e da tentação. É isto que você irá orar por seus inimigos. Pela salvaçāo e por toda necessidade prática que possa ser satisfeita. Isto é o que você estará orando por seu inimigo. Pelo seu bem! OK, agora, isto é diferente, nāo é? Dá sem fazer perguntas. Compreenda o que é para o seu bem, ore por isso, e ame-os de maneira prática para que isto aconteça. Elas nāo se encaixam, muitas vezes. Estas duas coisas nāo se encaixam. É por isto que a vida é dura. É por isto que a vida cristā é tāo complexa. Vou dar-lhes algumas ilustrações para esclarecer o que quero dizer com "nāo se encaixam" Uma pessoa contemplando o suicídio, você vai visitá-la e ela diz: "Nāo posso mais suportar. Tenho convicçāo de que hoje a noite será a noite em que vou fazê-lo, e gostaria que você me conseguisse as pílulas. Dê-me as pílulas e dê-me a liberdade. Somente, deixe-me só. Dê-me as pílulas. O que você fará? Nāo lhe dará as pílulas. Mesmo que Jesus tenha dito: "Dá a quem te pedir e nāo voltes as costas", você nāo vai lhe dar as pílulas. Eis outra ilustraçāo. Um molestador de crianças é descoberto no berçário da igreja ou talvez a babá das crianças em sua casa. Ele é preso e você vai visitá-lo no hospital e ele lhe pede perdāo. "Dê-me o perdāo e, por favor, dê-me de volta o meu emprego". E você lhe dará o perdāo e nāo lhe dará o emprego de volta, mesmo que ele esteja pedindo por ele. "Dá a quem te pedir". Uma terceira ilustração. Uma pessoa pobre que mora em um apartamento subsidiado perto de sua casa, sem uma máquina de lavar, e você vê esta māe solteira, carregando cargas pesadas de roupa suja por mais de três quarteirões até a lavanderia. Ela nāo tem carro. E você diz: "Vou comprar uma máquina de lavar para ela. Vou economizar até que tenha 700 dólares e vou conversar com o senhorio e vamos colocar uma máquina de lavar naquele lugar para que ela nāo tenha mais que fazer isto". E quando você consegue isso, quando economiza os 700 dólares, a caminho de lá e alguém se aproxima e lhe pede o dinheiro. "Pode me dar o dinheiro em seu bolso? Tenho muitas necessidades", e lhe contam muitas histórias. A quem você dá? Sabe, há exigências que se contradizem entre si e Jesus certamente sabia disto. Uma última ilustraçāo. Lembram-se quando Voddie estava pregando sobre esferas de soberania? Talvez vocês falem sobre isto hoje a noite. Nāo sei. Mas quando ouvi aquilo, "existem algumas esferas com as quais a Bíblia lida", e o Voddie é um cara impregnado com a Bíblia. Eis aqui parte do que ele quis dizer. Estou pensando em Governo como uma esfera, pais e família como uma esfera, estruturas econômicas de emprego como uma esfera, a igreja como uma esfera. Em cada uma destas quatro esferas, oferecer a outra face, na Bíblia, nāo funciona e não é esperada. Para ilustrar. Romanos 13 diz que o governo "não traz debalde a espada" e foi-nos dado para recompensar o bem e punir o mal. Portanto, se um ladrāo bater no rosto de um policial, este nāo deverá tornar a outra face, pois criaria um problema para o policial ser obediente ao Sermāo da Montanha porque, provavelmente, quando ele regressar a casa, se seu vizinho estiver zangado com ele por ter estacionado mais uma vez na entrada errada e o golpear, ele provavelmente deveria oferecer o outro rosto, e pedir desculpas e ser o mais conciliador que puder, e ser manso e respeitoso. Estas nāo sāo distinções fáceis de se fazer. Ou, pais, se disserem ao seu filho "Nunca mais diga isto a sua māe. Nunca mais diga "Cala a boca!" para sua māe", e o menino disser "Cala a boca!" Você não oferecerá o outro rosto. Você lhe dará umas palmadas. Umas palmadas nāo são uma contradiçāo do que Jesus quis dizer, mas certamente aparenta ser por causa destas esferas. Outra área é em economia. Você tem 20 empregados e um deles lhe responde, quando você lhe pergunta, "Onde você estava ontem?" Ele lhe diz, "Dormi demais e perdi a hora". "Bem, mas precisávamos de você". "Eu sei. Nāo vou fazer de novo, mas gostaria de receber todo o meu pagamento". Você nāo tem que pagá-lo. Quem nāo trabalha nāo come". Isto está na Bíblia. Nāo trabalha, nāo come. OK, portanto estas sāo quatro ilustrações onde o ensino de nāo-resistência é aprovado pela Bíblia. Nāo por mim, mas pela Bíblia. Palmadas estāo na Bíblia, a espada está na Bíblia. Quem nāo trabalha, nāo come, está na Bíblia. Estes sāo todos momentos para nāo oferecer a outra face. Portanto, saber como amar o seu inimigo é complexo, porque Jesus está dizendo "Façam-lhes o bem" e Jesus está  dizendo "Deem-lhes o que pedirem". Entāo, por que razāo ele falou desta maneira? Creio que ele falou assim, "Dá! Dá! Dá!" porque há pelo menos dois grandes obstáculos para amar as pessoas, para amarmos os nossos inimigos. O primeiro é que amamos as nossas coisas. Amamos as nossas coisas, certo? Você tem a sua carteira. Dentro estāo uma nota de cinco e cinco notas de um e alguém lhe pede, "Pode dar-me um dólar?". Você quer ficar com o seu dinheiro. E Jesus diz, "Este nāo é um bom motivo. Você nāo deveria querer o seu dinheiro tanto assim". Esta é a essência daquele parágrafo. Você ama as suas coisas. Todos aqueles mandamentos, creio eu, "Dá a quem lhe pedir, se alguém te obrigar a caminhar uma milha..." eles dizem respeito ao grau de sua liberdade: qual é o seu grau de liberdade em relaçāo às suas coisas? Agora, o outro parágrafo diz, "Amai os vossos inimigos, orem por eles". Em Lucas, vemos "fazei bem aos que vos odeiam". O que é bom para a Glória? O que é bom para o cara chamado Larry, que pula o gradil e, de tempos em tempos, mora debaixo da ponte a 15 metros de minha casa? O que é bom para eles? O que é bom para eles é ver um cristāo dando livremente. E é bom para eles notar um cristāo que pára para conversar com eles, e os convida para tomarem o café da manhā em sua casa. Uma vez eu disse ao Larry. Estava muitíssimo frio lá fora, e ele estava pulando o gradil debaixo da ponte. Eu o conhecia. Ele fica empurrando um carrinho de supermercado. O nosso tempo acabou portanto este será o último ponto. Ele fica empurrando o carrinho de supermercado cheio de metais. Ele recolhe metais. Nāo sei como... Eu lhe disse: "Larry, está gelado. Entre aqui. Poderá usar o banheiro aqui e tomar um café." E ele respondeu: "Tudo bem. Estou indo para o hospital. Têm banheiros lá." O Larry é um homem orgulhoso. Ele tem seu estilo de vida esquematizado.  Mas nós temos que buscar fazer aquilo que é bom. Compartilhar o evangelho, estender a māo, ofertar algo. Portanto, cobrimos três dos seis pontos daquilo que Jesus exige do mundo, e gostaria de fazer uma ligaçāo com o que falamos no começo. A coisa principal que gostaria que ficassem com vocês é "ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado. "Ensina-os a observar." Nāo se pode somente ensiná-los a saber. Devemos ensiná-los a observar. A maneira de ensiná-los a observar, meu argumento, é colocá-los em contacto, em uniāo, com Jesus Cristo, através do novo nascimento, através dos mandamentos maravilhosos: "Vinde", "Amai", "Permanecei", "Crede", "Sejais Nascidos", antes de começar a dar as suas vidas pelos pobres e batalhar por eles. Estes têm que vir primeiro. Eles sāo a chave para ensinar ao povo a observar tudo aquilo que ele nos tem mandado. Oremos. Pai Celeste. Sei que cobrimos somente uma pequena parte destes pontos, mas oro para que possamos absorver os Evangelhos e para que possamos amar a Jesus, ouvir a Jesus, que possamos nos entusiasmar por esta pessoa, Jesus. Para que a sua morte por nós, sua vida por nós, o seu espírito em nós, sejam tão completamente satisfatórios, que sejamos libertos do anseio por nossas coisas e, portanto, prontos para ambos dar e discernir quando nāo devemos dar para o bem de outros. Peço isto em Seu nome. Amém. Muito obrigado..

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Rio Verde:

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