Jurada Flor Do Sbt

Downstate Medical Center - -Convidado: İlter Denizoğlu- -Studio fala com Emre Yücelen -Subtitles por Ezgi Aksoy- EY: Bem-vindo, prosessor. İ.D: Oi ... EY: Você veio de İzmir. O tempo está bom em İzmir? İ.D: Absolutamente! Limonada! EY: Embora o tempo também seja bom aqui em Istambul hoje. Clima agradável. Acabamos de conversar com o professor por dez minutos, quando ele chegou. Você é um mar de conhecimento, sentado ao meu lado. Nós, como estudantes de conservatório, só fazemos práticas de voz. Como - use sua voz assim, você aperta essa nota, você está fora de controle aqui .... Estamos focados apenas nisso. Mas o professor aqui está focado em outra coisa. Ele está focado em como a voz ocorre, como seria usada durante anos e muito mais. O que eu não sei, ele sabe. ID: Obrigado. EY: É por isso que eu o convidei. Nós estamos fazendo uma aula hoje. Mas que classe ... Vamos nos sentar e ouvir o professor. Porque ele é um acadêmico e dá palestras em universidades sobre a voz. Ele estabeleceu este programa acadêmico e é o primeiro no mundo. Professor, vamos começar. Eu deixo para você agora e estou tomando o meu lugar como estudante. ID: Obrigado. Oi. Oi pessoal. Bom Dia. EY: ótimo! Você começa a aula cedo todas as manhãs? ID: Sim eu faço. EY: Às 9? ID: Eu tenho a mesma classe em três conservatórios diferentes no mesmo dia. EY: Quais escolas? Dokuz Eylul University, Departamento de Ópera. Universidade Ege, Departamento de Música Clássica Turca. EY: Música ocidental e turca. ID: E também na Universidade de Yaşar, existe um departamento onde eles estudam jazz e ópera. Eu realmente gosto das minhas aulas. EY: Por quantos anos? ID: 10 anos Eu comecei em 2008. EY: Você está dando palestras por 10 anos, mas você tem um passado. ID: 10 anos antes que passou prapering essas palestras. EY Grueling. ID: Porque está criando uma palestra inexistente do nada. Para ser honesto, Eu aprendo quando narro. É por isso que, se eu fosse estudante, que informações precisaria saber? Foi nisso que me concentrei. EY: Você é otorrinolaringologista. Um médico. ID: Sim, eu sou. EY: Mas você se coloca no lugar de um estudante. ID: claro. Sempre. EY: O que um aluno cantando deveria aprender a ser um bom cantor? ID: Exatamente. Só para isso, só para aproveitar a "cozinha", eu frequentei aulas de treinamento vocal na Dokuz Eylul University por 2 anos. Acabei de largar tudo e participei dessas aulas. Foi um prazer tão grande. E eu aprendi muito. Primeiro de tudo, os treinadores vocais sabem muito. Eu aprendi muitas coisas sobre a voz que eu não conhecia até então, de uma pessoa que provavelmente nunca viu cordas vocais em sua vida. Sobre anatomia também. Porque a anatomia não é apenas um órgão 3D que tocamos, ou um tecido, cordas vocais, garganta, diafragma etc. A anatomia tem uma quarta dimensão e é movimento. E o artista entende muito bem o movimento. Você sabe qual é a melhor maneira de entender esse movimento? Eu gosto muito desse exemplo. Existem cartunistas de rua. Você se senta cara a cara. Algumas pessoas vão atrás do cartunista. Como - vamos ver se ela vai copiar bem. E eles olham para ela com o canto do olho. O artista pega um lápis, desenha uma linha, faz alguma coisa com a tinta vermelha, etc etc ... Pessoas na parte de trás do cartunista dizem: não se parece nada, ele paga em vão. Alguém atrás de você pergunta a hora. E diz algo como: "A que horas supomos ir ao mar?" "Vamos comprar um sorvete." Você responde isso ... E então você de repente vira e é uma cópia verdadeira. É a cópia verdadeira do cara sentado. Qual é a coisa aqui? Depois que o artista percebeu os padrões de movimento da pessoa sentada ao lado dele, é apenas uma questão de tempo para colocá-lo no papel. Quero dizer, essas linhas tornam-se apenas um trabalho manual. Aqui! Quero dizer, o artista está fazendo análise vetorial. Ela está fazendo uma análise vetorial matemática. O que você acha que acontece? Você ouve uma música. E então você canta essa música. EY: certo. ID: Estamos agora na análise física e na etapa de síntese. Você grava todas as freqüências que cada nota tem naquela música. Você grava o padrão matemático existente entre essas frequências. Toda composição é uma fórmula. Cada composição musical é um polinômio por si só. E você toma essa fórmula. Você analisa isso. Você analisou e depois sintetizou. Onde você sintetiza? Nos seus próprios órgãos. EY: E chamamos isso de interpretivismo? ID: Sim, claro que é interpretativismo. Porque você toma essa fórmula, adicionando alguns outros números, você inicia um novo processo matemático. Se você conseguir fazer essa tarefa, a “improvisação” ou o novo polinômio matemático que você criou, vai para outro centro de análise, para o público. Se isso apela para a freqüência da alma do público, abre seus chakras, pela maneira como estamos falando sobre chakras durante as palestras também, então você está realmente fazendo alguma coisa. EY: Aqui está o que eu entendo. Você primeiro fala sobre algo chamado "movimento" e também sobre a análise, como uma introdução à voz. Existe o cérebro. Primeiro de tudo cérebro coloca a melodia de entrada, combina com as cordas vocais e também adiciona algo do coração. Quero dizer, transmite para o mundo exterior com sua própria matemática. E o público recebe com seu próprio entendimento. Parece que está fora de todas as teorias identificadas. Quero dizer, é uma teoria interessante. Você sabe que existe essa expressão simples como "o que soa bem aos nossos ouvidos é chamado música". Mas isso não tem nada a ver com essa expressão. Diz-nos um processo muito sério no cérebro. Precisamos ser inteligentes para este trabalho? Ou que tipo de inteligência precisamos? ID: Eu sempre digo aos meus alunos no Conservatório que eles têm uma grande inteligência matemática. Eu digo: Todos vocês têm uma inteligência matemática nos níveis de um gênio. Graças a isso, você está aqui. E então um deles se aproxima e diz: "professor, eu nem me lembro de algumas partes da tabela de tempos agora". Então eu vou ao meu piano. Eu bati A no meio do C. E eu pergunto, o que é isso? Eles vão - é o A. Você conta apenas 440 em sua mente em um segundo. Um sobre o meio C é 440 hertz. 440 Quando pergunto a alguém a raiz quadrada de 17.256 e quando ela calcula imediatamente, eu digo, uau, isso é incrível! Mas eu não digo que ele é um gênio matemático para alguém que calcula as batidas das cordas do piano e diz "isso vibra 440 vezes por si só em um segundo". Como isso é possível? EY: Original Muito original. Todo mundo vai entrar em humor. ID: O estúdio do artista e o laboratório do cientista são o mesmo lugar. Não há muita diferença entre eles. EY: Você começa as palestras assim? Os alunos são como - "Uau! Olhe para nós". "Nós selamos o acordo." "Com todo o respeito, estou fazendo análise matemática aqui." EY: excelente. Eles entram em humor. Como você continua hereater? o que os alunos querem? ID: Primeiro de tudo, Para poder falar sobre a técnica de respiração; Eu quero ser capaz de ler e entender e comentar Tolstoi em russo, você precisa falar russo. Ou você vai ler em turco. Mas agora vamos dizer que vamos falar russo aqui. Para estabelecer uma língua comum entre nós, nas primeiras semanas ou meses do primeiro semestre, falamos de anotomia primeiro. Veja. Voce toca guitarra. Eu vejo 8 guitarras aqui, mas você provavelmente tem mais. Quantas páginas você escreveria sobre cada uma de suas guitarras? De onde vêm as cordas, de onde vem a madeira ou onde os componentes eletrônicos ... Quer dizer, você escreveria por páginas. EY: Claro, claro .. ID: Pergunte a um cantor quantas linhas ele / ela escreveria sobre seu instrumento. Diga-me algo sobre o seu instrumento em 10 linhas, conte-me 10 coisas sobre o seu instrumento. -Quantas cordas vocais existem? Aqui está uma das respostas: "Bem, é diferente para os barítonos e é outra coisa para os tenores. Até onde eu sei, os barítonos têm mais." Qual é o tamanho dessa coisa? "Bem, isto depende." "Alguns têm 3-5 cm de comprimento ..." -Cadê? -Onde está o diafragma? -O que é o diafragma? O diafragma é tudo. EY: Tudo menos o que é? ID: Diafragma é um músculo. O diafragma é um músculo estriado. E é um músculo estriado que pode ser controlado. É o que falamos na primeira parte da palestra. Anatomia. Alguma fisiologia ... Física da voz EY: Então os cantores não sabem sobre o instrumento deles? Eu quero dizer em geral. ID: sim, sim. Eu sinto Muito. EY: Quer dizer, você sabe como usá-lo e você tem a inteligência matemática, mas ... -Como isso acontece? "Eu não sei." ID: Você sabe por que Michael Schumacher sempre ficou em primeiro lugar? EY: Por quê? Antes que ele se machucasse. Antes desse infeliz acidente. Ele tem um talento desde o nascimento. Você sabe como é esse talento? É como - que velocidade eu deveria fazer a curva ... É física novamente. Vamos lá ... Há também arte envolvida. Hagi acerta a bola, calcula o vento, atinge os 90 graus ... Também é matemática. Não diferencie a arte da matemática. Se você sabe que velocidade precisa para fazer a curva sem rabo de peixe, está um passo à frente. Mas Michael tinha outra coisa. Michael, desde a infância, abre o capô, desarticula o carro inteiro até o último parafuso e o reposiciona. Isso é uma grande aventura. Conhecimento. "ipsa scientia potestas est" Significado "conhecimento é poder". A última entrevista de Bruce Lee. Eu sugiro que você observe isso. Ele diz: "Seja como a água". Você coloca a água na chaleira. Toma a forma da chaleira. Você coloca no copo. Toma a forma do copo. A água bate e puxa os edifícios. Ou flui e acaricia suavemente. E ele diz: "Eu não bato nas pessoas com meus punhos". "Estou transmitindo a energia dentro de mim." "E é assim que eu me expresso para o mundo exterior." E ele fala sobre a relação entre arte e ciência. É uma mensagem para o artista. Ele diz: "De um lado, há apenas conhecimento. Conhecimento puro. Você só pensa na matemática". Há tantas boas citações de Cahit Arf. A matemática tem sua própria beleza. O matemático real recua e olha para o quadro. É lindo? Sem olhar para os números. Então olha para o contexto. Quero dizer que "mecânica" está de um lado. Você vai ao palco. Há uma citação de Ben Stein. "Antes de subir ao palco, aprenda tudo." Conheça todos os detalhes como - onde está tudo, como eles funcionam, por que eu faço este exercício, como eu faço, porque eu faço isso ... "Então suba no palco. Esqueça tudo e divirta-se." Bem, parece que você esqueceu de tudo, mas na verdade você não esqueceu. E assim a expressão artística que você estruturou em uma base, se torna tão fácil. Quero dizer, pense sobre isso. Quando você toca guitarra, olha para o seu dedo para ver em qual nota você está tocando. Algum do seu cérebro está lidando com isso agora. Está tendo uma conversa com seu dedo. "Ei, dedo anelar, por favor, acerte o C aí." Enquanto isso, a música flui. Você está conversando com o dedo e o fluxo de música nesse meio tempo. Este é o lado neurológico disso. Há estudos de FMRI sobre isso. EY: muito interessante. Eles analisaram em detalhes. ID: Claro. No cérebro de um mestre e músico profissional, enquanto a mesma música é tocada de maneira muito similar com um amador, menos células funcionam e trabalham mais densamente. No cérebro do amador, há atividade em todo o lugar. Este lado funciona, esse lado funciona, lida com os dedos .... O outro (o músico mestre) está na expressão emocional. Ela / ele ativa o sistema límbico. O controle da voz depende do sistema límbico. EY: Fantástico! Significado: o mestre é totalmente feito com essa parte do trabalho e lida com outras coisas. ID: Ele / ela não lida mais com isso. Eles terminam unificando a técnica com o corpo. EY: Ouça isso, pessoal? Que coisa interessante nós temos. EY: Aqui está o que eu entendo. Você primeiro aprende ao máximo. Até que se torne um reflexo. E então o cérebro diz: "Ok, agora eu aprendi isso. Agora você pode ..." ID: "tocar esse instrumento". EY: "Agora você cuida da parte da emoção." "Lide com outras coisas. Lide com o público." "Direcione sua concentração para outras coisas." Este é o básico de ser instrumentalista ou cantor. ID: sim. EY: Legal ... O estudante de canto fala com o que está dentro, para produzir o som de Bb5. A música continua nesse meio tempo. A orquestra está tocando. Mas há uma conversa dentro (do cantor). Diz "está chegando". "Espero que você acerte. Por favor, não fique ofendido." EY: Por favor ... ID: É como - "está vindo ..." Então ... Suspiro* Mas a música continua nesse meio tempo. Esses dois falam por dentro. EY: A voz interior continua. ID: Você não fala com voz interior. Vai se divertir também. EY: muito interessante. A última coisa que você disse é muito legal. Isso significa que você precisa trabalhar até que a voz interior não ouça mais. Você precisa trabalhar em algo. Coisa certa. Eu falo com bons cantores, que podem bater notas duras. Aqueles que realmente trabalham duro para acertar essas notas. Eles dizem coisas semelhantes. Eles dizem, por exemplo: "Há momentos em que trabalho por um mês apenas para cantar uma música no palco. Sem parar." "E finalmente percebo que consegui". "Mas eu fico nervosa no palco." Mas quando no palco, o corpo se lembra. E assim ela faz isso. Professor, nós começamos a palestra. Você nos contou sobre o movimento. Então você nos contou sobre a química do canto. Você nos disse as beasics de como um cantor se torna um bom cantor. Conte-nos um pouco sobre as cordas vocais. Embora seja melhor deixar você fazer sua coisa. Desculpa. Estou empolgado. ID: Nós temos duas cordas vocais. Sinto muito por aqueles que esperavam mais. EY: Não, é assim que aprendemos. Nós estamos ouvindo. ID: para as crianças, tem cerca de 1 cm. EY: 1 cm ID: Deixe-me colocar desta forma: O comprimento da sua corda vocal é em torno do comprimento da sua unha em seu polegar. Mais ou menos. EY: Realmente? ID: sim. Tem cerca de 2 cm para os machos. Na verdade, é em torno de 1,8 - 2,3 cm. É cerca de 1,5 - 1,8 para as mulheres. EY: Eu quero dizer seriamente, as crianças produzem sons gritantes com cordas vocais de 1 cm? ID: Mas com cordas curtas você produz notas mais nítidas. EY: Vamos lá ... eu terminei ... ID: A voz de "sipsi" é a mesma de "şah ney"? EY: certo. ID: Física. Está na raiz de tudo. EY: O que acontece quando a criança começa a crescer? Quando as crianças começam a crescer, como todos os outros músculos do corpo, os músculos das cordas vocais também crescem. Na verdade, a voz ocorre tão facilmente. Como isso. Nós apertamos o ar em nossos pulmões. Nós temos duas cordas vocais. Na verdade, os alemães a chamam melhor. Na realidade não é um cordão. Eles chamam de "stimmbänder". EY: O que isso significa? ID: Isso significa "lábios vocais". As cordas vocais funcionam exatamente como os lábios. Você sabe que nós fazemos lábio tril. Bem desse jeito. Os cabos vocais funcionam exatamente assim. E a vibração das cordas vocais é como a vibração desses dois lábios. Além disso, vem um tubo como acompanhamento. E é o caminho do som. Garganta, boca, cavidades de nariz, o velum, raiz de língua; Com tudo isso, mudamos a forma desse caminho. Então... Isto acontece. Se você acrescentar alguma articulação a isso, quero dizer que, se você fizer com que seja significativo, o boca-de-língua-boca novamente ... isso. É isso aí. Vamos abrir a garganta e tirar. E faça ruídos. Seria como um zumbido. Algo assim. EY: Então a voz interior é assim? ID: A voz dentro é isso. É como uma lama crua no caminho do som. Mas sai como uma escultura da sua boca. EY: Estou petrificado. ID: Como fazer essa escultura? Tudo o que importa. EY: Sim, certo. Seria uma grande escultura ou uma horrível. ID: Existem dois lados aqui. Primeiro, a qualidade da lama. EY: A lama é importante. ID: Isso é dado a você por seus pais. EY: Esta é a entrevista que eu mais me diverti. Não me lembro de uma época em que me diverti tanto aprendendo. Isso vem dos pais? ID: A genética. "Esse garoto sempre teve uma boa voz." "Eles sempre me faziam impressões ou me faziam cantar". etc ... A coisa com "Esse garoto sempre teve uma boa voz" ... Quero dizer, a "boa voz" é ... É sobre a voz que sai e sobre como você a usa em seu cérebro. Às vezes os pacientes vêm. E precisamos trabalhar em uma melodia. Peço-lhes para cantarem a canção "feliz aniversário". Está bem. Repetir. Isso se transforma em algo assim. Não é a mesma coisa. Eles dizem: "não, é o mesmo". Quero dizer, o ouvido musical não é apenas os ouvidos que você vê aqui, mas a inteligência matemática. EY: Isso vem de nascimento, certo? Pode ser adquirido depois? ID: pode ser melhorado. EY: Isso pode ser melhorado. Mas até onde? Eu realmente me pergunto a que nível pode ser melhorado? Tenho certeza que você procurou por isso. Eu quero dizer em que medida uma pessoa musicalmente surda que não pode fazer nenhuma repetição de melodia pode melhorar seu ouvido musical em sua vida? Um dos ex-cantores de baixo do Metropolitan Opera, ex-treinadores, tem um livro muito interessante. Ele faz uma página de entrevistas com os melhores cantores de todos os tempos do Metropolitan Opera por 40 anos. Com perguntas típicas. Todos eles têm um único traço comum. Todos eles cantam desde a infância. Becaue esta genuína, esta voz inata, eu a chamo de “a voz que é concedida a você”, ela não possui apenas as cordas vocais, mas também o cérebro, a paixão e um desejo que aparece com o açoitamento do talento. Mais tarde, a melhora da voz, o desejo do público escutar ... Possui tudo ... EY: A combinação desses cria o bom cantor. Entendi. É sobre melhoria. Está bem. A coisa que chamamos de "lama ruim" é ... Uma das perguntas que mais me fazem é como: Eles dizem: "Eu quero ser um cantor". Está bem. Você quer ser um cantor. O que você está fazendo sobre isso? "Eu preciso de lições." Sim, você precisa de aulas, então o que você faz? "Eu não fiz nada." Você não possui a paixão crucial para melhorar. Como uma pessoa melhora? Tudo começa aqui. O quanto uma pessoa quer melhorar é muito mais importante, na minha opinião. ID: "Eu quero ser um cantor". Por quê? Por quê? "Para o ambiente social." ID: Quero dizer, a pergunta deles está errada. "Eu quero ser um cantor." É um caminho. Isso leva você. Mas se você tiver sorte, hora certa, lugar certo, pessoas certas e curso certo ... Então essa "lama de qualidade" se torna outra coisa. EY: Muito original, professor. Nós começamos com as cordas vocais. Agora o professor continua. Estamos em alto astral. Vamos continuar. O que vem depois? ID: Nós temos duas cordas vocais. E eles funcionam assim. Nós estávamos falando sobre o básico da pedagogia do canto. Som primal, respiração e postura. Como estamos falando sobre a fisiologia das cordas vocais, vamos terminar a parte da respiração. Esses três elementos básicos são coisas que, independentemente da idade em que você está como profissional, se você tiver algum problema com sua voz, esses três elementos estarão lá como gavetas. Se houver um problema com sua voz, você abre primeiro essas três gavetas. Minha voz primitiva fica distorcida? Há algum problema com minha respiração? Existe algum problema com minha postura? Se houver algum problema com um desses, você já encontrou a fonte. Apenas cure-o. Não empurre. Vamos começar respirando. Mais uma vez, haverá uma decepção com o diafragma. EY: O que é isso? O diafragma é um músculo que faz você respirar. "O diafragma é um músculo que faz você respirar." É um músculo, em forma de pára-quedas, que separa o abdômen e a cavidade abdominal. Este músculo fica plano quando é contraído. O ar enche nossos pulmões. E nós respiramos. Nós cantamos quando expiramos. Nós cantamos quando o diafragma relaxa. Nós não cantamos quando o diafragma está contraído. EY: Claro. "Use seu diafragma." Usar um músculo significa contrair. Mas... Agora vou contar qual é a técnica do diafragma. Usar um músculo não significa apenas contrair, mas também liberá-lo de forma controlada. Essa é a base da técnica do diafragma. Quero dizer diafragma não aperta o ar em nossos pulmões. Pelo contrário. Você sabe como cantaria contraindo o som do diafragma? Como isso. Estou inalando agora, estou inalando o ar. Seria assim. Você diz que contrair o diafragma significa inalar. Se você soltar o diafragma de maneira controlada, significa que você também expira o ar de maneira controlada. E a postura é a maneira de fazer isso. Nossa postura. O que você ensina ao seu aluno que está aprendendo a tocar violão? Você primeiro ensina como segurá-lo. Quer dizer, nós não tocamos guitarra assim. Qual é o nosso documento? Está fora do corpo. Como precisamos manter nosso corpo é equivalente a "postura". Especialmente na pedagogia do canto clássico, existe uma forma histórica de postura. Eles chamam de "postura nobre". Quanto mais você dá instruções para uma pessoa, menos você tem um impacto sobre ela. Faça isso, faça isso, fique assim, assim, assim ..... Existem três elementos básicos. Existem três elementos básicos para a postura nobre. Primeiro, não é absolutamente o "soldado à vontade". O esterno deve estar em linha reta. Você sabe como deveria ser? É a postura de "você sabe quem eu sou?" Postura do rei. Príncipe, postura de princesa. EY: Um pouco arrogante. ID: Não muito embora. Quero dizer que você vem com um grupo, é tão óbvio quando um vocalista anda. EY: Claro, claro. ID: Quero dizer, você mostra quem vai cantar. Mas essa postura vem do jeito que você segura seu instrumento. Há um osso no peito que chamamos de "esterno". Deve estar em alta. Os ombros devem estar baixos. Você sabe, meu pai é um rei ... Assim não. Meu pai é um rei, por que eu deveria ... relaxado ... para baixo ... Poderia ser para os lados. Mas esterno suspende a gaiola. Assim como um cabide. E ... eu chamo de "tremor de rabo". Um backbone dinâmico. Você sabe como os gatos erigem suas caudas e andam? Backbone Dinamic. Ombros relaxados. E esterno está em cima. Esses três são na verdade uma boa fórmula. Para a postura. EY: Essa é uma postura básica. ID: É como um slogan. "Postura nobre". "Fique como um príncipe". Quando você tem isso, ele já coloca você em um formulário. Você sabe o que acontece quando você faz isso? Quando fazemos isso, nossa laringe, nossa garganta seria confortável. EY: Isso tira a tensão. ID: sim. E também, assim, não precisa carregar a cabeça. Quando a cabeça está para frente assim, é a postura errada. É uma irregularidade anatômica. Quando você faz isso, os músculos precisam segurar a cabeça para que ela não caia. Se sua cabeça não está em seus ombros ... Eu chamo de "segurando a bola de pingue-pongue na raquete". Quando você equilibra a bola de pingue-pongue, você não precisa mais se exercitar. Mas se você segurar a raquete assim, para manter a bola de pingue-pongue lá, você precisa segurá-la com a mão. Você não precisa disso. EY: Você coloca muito estresse no seu corpo. ID: é desnecessário. E está bem aqui. EY: Então também te impede de cantar. ID: claro. Duas pessoas seguram os capacetes do cavalo. E você é como: "Anda a cavalo, levanta!" Então não segure isso talvez? Mas não podemos entender que essas coisas estão acontecendo por dentro. Então sim ... Postura é assim. Nesta postura relaxada, os músculos que são necessários para controlar o diafragma, músculos abdominais que são usados ​​para aumentar a pressão nos pulmões ... Você precisa ter muito cuidado ao falar sobre os músculos abdominais embora. Janis Joplin tem um acróstico, "splat". Vocalistas, por favor, relaxem sua área da barriga. Às vezes eles dão exercícios de diafragma às pessoas. Eles fazem isso e são como: Vamos, me bata. EY: Como Bruce Lee. ID: sim. Como isso. Quero dizer, está na sua voz agora. Se houver uma contração aqui, isso significa que há um problema. É por isso que mantenha o seu umbigo relaxado. Olha, relaxado nunca significa solto. Descontraído, é uma firmeza de suor. Você precisa relaxar. Precisamos da postura correta para respirar, para liberar a voz sem fôlego e para poder usar a voz confortavelmente. EY: E a cabeça? ID: (precisa ser) Equilibrado. Como uma bola de pingue-pongue. EY: Você precisa equilibrar isso de acordo com o básico da postura, mas quando você canta, você se move como um louco. ID: Esse equilíbrio está dentro de você. Muito boa pergunta. EY: Eu quero dizer que ninguém canta assim. ID: Claro. Pense em musicais. As pessoas pulam, saltam, pulam ... Esse equilíbrio está dentro de você. É um salto de um príncipe, você sabe. Não está colapsando com um plop. Você sempre mantém isso equilibrado. Você nem sequer ouve a respiração deles. EY: É preciso saber como esconder isso. ID: Claro. Porque é independente. Você não ouve essa respiração. Você não ouve na voz. Anna Netrebko tem algo sobre isso, como uma palestra. Eu mostro isso durante palestras. Ela tem um show chamado "Meine Lippen" em alemão. Ela corre, ela pula, não tem microfone, joga flores, dança, e então um piano afiado entra e ela fica tipo: EY: Sem tremer. ID: Na verdade, ela está sem fôlego assim. Porque ela está no palco, expandindo energia. EY: Você diz que a fórmula é ... ID: Um bom equilíbrio. EY: Mas não é um saldo aleatório. É altamente praticado e excercised. Você precisa fazer isso inúmeras vezes. Sem dor sem ganho. Não é apenas talento. Você pode ter a voz mais linda do mundo. Mas para poder fazer tudo isso, você precisa trabalhar dia e noite, pessoal. Bom professor. Nós começamos e chegamos tão longe. Nós tocamos as "cordas vocais". Nós verificamos o básico, falamos sobre postura. Eu tenho isso em mente. Nós diferenciamos as cores de tom. Como barítono, baixo ... Como isso acontece? ID: Ok, então. Agora somos a parte mais importante do básico, na minha opinião. Você se lembra das gavetas? É um som primitivo. Um treinador vocal americano chama de "som primal". Som primitivo são as vozes que fazemos reflexivamente. A voz é o espelho da alma. Muitas coisas, como coisas que aprendemos, coisas que aprendemos, nossa cultura, afetam nossa voz que tivemos quando bebêmos. Sua voz é o espelho do seu personagem. Você até sabe no telefone se a pessoa com quem você está falando está zangada ou brava, feliz ou alegre ... A voz primitiva é independente da voz que estruturamos. O que eu quero dizer? Existe essa voz típica de nódulo. Quero dizer, nós diagnosticamos o paciente logo após entrarem na clínica acima de 50%. Depois disso, são todos os detalhes. Assim que eles disserem "Oi", você sabe. Quer dizer, você sabe que a pessoa tem nódulos se eles falam assim. Ou uma pessoa com essa voz, provavelmente tem paralisia unilateral das cordas vocais. Você imediatamente checa sua garganta. De qualquer forma ... Vamos voltar ao nódulo. EY: Por favor continue. ID: Uma pessoa que fala assim, de alguma forma ... Eu chamo de "voz de persuação". Eu pergunto a eles "o que você faz para viver?" Funcionários do call center, ou banqueiros. Quero dizer, eles tentam persuadir as pessoas, enquanto elas também agem de maneira humilde e suave. E eles também são como: "Sim senhor, como posso ajudá-lo?" Nós começamos a fazer isso na escola primária. Quero dizer, começamos a estragar nossa voz primitiva. Qual voz do bebê vai embora? EY: Eles derrubam o lugar! ID: Quero dizer, eles choram por três dias. Sua voz não se afasta porque está relacionada à sobrevivência. Pense nas pessoas das cavernas. O leão vem e o bebê chora. Se a voz deles descer, eles não podem ligar para a mãe. Nossa voz primordial é a voz mais econômica, confiável e estável. EY: Você está falando sobre as vozes que fazemos quando nascemos. ID: Todos nós temos voz primordial. Nós fazemos isso quando estamos tossindo. Às vezes mulheres gentis vêm e dizem: "Eu tusso estranhamente". "Eu faço sons estranhos quando rio." Quando você tosse: Para se livrar do catarro, para limpar a garganta, você precisa usar o método reflexivo mais econômico do corpo. Sua voz real está lá. Mas você precisa pegar essa voz e transformá-la na voz que vai tocar no palco. Agora vamos falar sobre "fah system". EY: excelente! Ótimo! ID: Essa é a ponte. EY: Essa é uma ótima ponte, professor. Agora as pessoas estão assistindo. A coisa que você acabou de dar uma palestra é algo que afeta totalmente toda a nossa vida. Você diz que as pessoas que trabalham em call centers, deformam suas vozes, estragam tudo, estragam tudo, usando apenas um lado do músculo da voz. Então a voz não melhora. Apenas um lado melhora. Por que nós ajustamos a voz começando do baixo até o alto, durante o treinamento vocal? Nós tentamos fazer com que você use sua voz de forma eficaz, usando todos os lados uniformemente. Eu uso esse tom aqui agora enquanto conversamos. Com outro amigo, eu uso outro tom e área, como "Oi, mano!" Quando você aprende todas as áreas da sua voz, significa que você está usando corretamente. ID: Como atletas aquecendo todos os seus músculos. Quer dizer, eles correm com as pernas. Por que eles esquentam os braços? Não. Eles fazem isso com todo o seu corpo. Você precisa pensar isso como um todo. Um aluno chega até você e pergunta: "Treinador, eu sou tenor ou barítono?" Aluno fala assim ... E pergunta: "Sou tenor ou barítono?" Aqui vamos nós. Eu não sei disso. Lá vem um estudante para o curso de atletismo, para o treinador. Há uma corda amarrada nos joelhos dele. Me deixe correr. Quero dizer, deixe-me correr com a corda em volta dos meus joelhos. Então você me diz se eu sou corredor de sprint ou corredor de maratona. Como eu iria saber? Antes de responder a essa pergunta, um treinador vocal precisa ouvir a voz primal e depois chegar a uma conclusão. É por isso que, a primeira coisa que um treinador vocal deve fazer nos conservatórios, que é o passo mais importante e mais longo, é examinar a voz primal com muito cuidado. E comece a treinar sobre essa voz primitiva. EY: Encontrando a voz real do aluno ... ID: Sim, claro. EY: Vamos ouvir sua voz. ID: você é 1,80 cm. Se você se curvar, então parece que você está com 1,70. Você tem mais curto? Não. Você ainda está 1,80. Encolher seus ombros faz as pessoas dizerem: "ele é baixinho, ele não pode ser um jogador de basquete"? Você fica em pé e de repente parece que tem 2,00 cm. "Oh olhe, ele é um jogador de basquete." Agora você mudou de idéia. Então seu primeiro julgamento estava errado então. Você precisa examinar o todo. Precisamos reconhecer o instrumento como sua forma real. EY: Jovens podem se examinar assim também. Claro que um treinador vocal saberá melhor, mas ... "Treinador qual é a minha cor de tom?" Apenas verifique você mesmo. ID: apenas tosse. EY: Bastante fácil Apenas tosse. Verifique suas notas baixas. Examine-se. Estes são métodos fáceis para você. ID: Quero dizer, se você tossir assim, não conta. EY: Isso também tem um método. ID: Cough naturalmente. Quer dizer, não há ninguém por perto, como se não fosse uma desgraça. EY: eu vejo Depois que os elementos básicos acabam, depois que você termina o básico, vêm as aulas sobre como profissionalizar a voz. Aulas sobre como melhorar a voz, adicionando timbre, batendo notas altas ou notas baixas ... Temos um exercício de corredor, de acordo com a técnica de terapia do Dr. Vox. Nós praticamos os métodos de como deslocar registradores ou combiná-los. Talvez eles perguntem "o que está registrado?" EY: Sim, vamos falar sobre isso. O que é registrar? ID: Registros são as engrenagens do thorat. Eu estou falando sobre o estado mais simples do registro. Porque o caminho do som também faz parte do registro. Nós temos quatro registros básicos. Um é fritar registro. Como isso. É usado nas músicas? Sim, claro. EY: Às vezes. No começo, por exemplo, soar romântico. Você pode começar com o registro de alevinos. Ou quando você está terminando a música. Em segundo lugar, registro no peito. O registro de peito tem 3 seções diferentes em si. Porque tem esse peito mais baixo. Eles chamam de "goygoy" no jargão da música clássica turca. EY: Metin Milli som. ID: certo. Impressionante! Há peito modal. Esse tom estou falando no momento. EY: Eu chamo de registro "intraoral". ID: Ok. EY: É isso? ID: Sim, claro, porque não? E área de aposta. A laringe é um pouco mais alta aqui. É mais como um som pop. É uma área para pegar esse tipo de cinturão. Então há um registro em falsete. Como isso. Esses registros são as engrenagens que são o resultado do mecanismo que ocorre pela contração do músculo vocal na garganta e que é determinado pelo modo como essas duas cordas vocais transformam o ar pressionado vindo dos pulmões para uma voz. EY: Professor, estas quatro marchas são todas determinadas no thorat? ID: Sim, em geral, sim. EY: Eu quero dizer não aqui, mas aqui? ID: sim. Nós dizemos "voz no peito". É a vibração das cordas vocais com toda a sua espessura. Nós dizemos "falsete". É uma vibração fina. "Fry registrar" É uma vibração solta. E também há registro de assobio. Quarto registro natural. Eu não posso fazer isso. -Fazendo esse som com a garganta EY: Eles ouvem isso por certos cantores. ID: Especialmente sopranos coloratura tem belos registros de apito. EY: Alguns cantores homens também têm registros de assobio. ID: Sim, claro. EY: Existem tantos. Foi fenomenal uma vez. As pessoas estavam em pânico. But today, it's becoming something ordinary. They are formulazing it by trying. So singers can hit whistle register easier. ID: Absolutely. I mean, whichever sound you make, if you're singing and people like it, it's over! Now you'll ask head voice. EY: Please tell about head voice too. Because we haven't mentioned head voice. There are four basic registers. If you don't know that, don't even be a musician. ID: No! EY: People ask about head voice a lot. ID: What is head voice? EY: What is head voice, what is falsetto? ID: I talked about natural registers. Chest register, falsetto register. Falsetto is an empty timbre. There is a sickness called mutational falsetto. This occurs in boys during puberty when the voice transformation doesn't happen. Nowadays we cure this without operation. EY: I know somebody like this. I'll make sure he gets in touch with you. ID: You wouldn't recognise his voice next week though. EY: How do you do it? ID: Why would I tell you that? "I'll cut it." EY: That's great! Even curing such diseases is great. ID: It's easy with Dr. Vox theraphy method. With high backpressure. It's something new that we've presented for the very first time. We'll present it in Helsinki next week. É muito fácil. You can't say %100 in medical field. But we don't have any patients that weren't cured. It doesn't mean %100. EY: I'll direct my friend to you. I hope he gets well soon by your help. ID: What's head voice? Head voice is not a natural register. That's my opinion. It's not a natural register. Because it comes to existence with training. When you combine falsetto register with chest register. It's actually mixed voice. It means both muscles are working balancedly. You develop those two muscles so well and make them work together balancedly that head voice occurs. It's really hard to identify and differentiate falsetto from head voice in women. If she breaks at first passage, she uses falsetto. My voice breaks. Meaning it's falsetto. Men, especially baritones break even more. You would know the breaking more in baritones. It's also called yodel. It's used in singing too. We use it too. This is the peak! The is the most fun interview I've ever done. Você é incrível! Whichever register you use, if it's on pitch and if it touches people's hearts, then well done! EY: Sometimes the concept of "right tone" lose its meaning. ID: Right. It's a very dangerous definition. EY: Isn't it? ID: Right tone according to what? According to who? EY: According to what? You may sing by using all of them. Maybe we can define this way. Maybe we would define the "right tone" not according to personal preferences but the voice health. ID: Exactly. For me the "right" is, being on stage till the ages of 65-70. We've met with Müzeyyen Senar and worked with her. I mean I had the honour to meet and work with her. She had some respiratory problems but her voice gained its health back and she returned to the stage. You know what's right? If you're still on stage, keeping it straight, and singing till the older ages, I have so many things to learn from you. I need to know how you're able to do that. So that I would practice that "right thing" to my patients. Because right thing is, sustainable professionalism. Let's finish head voice here. You don't do this with head voice. When it's head voice, only small changes occur. This is falsetto. EY: By changing the area. ID: Think of this like an automatic gearbox that goes without breaking. You don't notice the gear shift. EY: Awesome! You really explained it excellently. They've asked me thousands of times. I've tried to explain thousands of times. I may have some deficiencies. You're telling all these in perfect theory. That's very precious. That's why I want people to see this. So that they no longer need to search about these things. Let's take a kid for example. The kid is born, then she/he is 15-16 years old, reaches the puberty stage, has problems, the voice changes in both sexes, it gets thicker, they lose their abilities... At what age does the voice become stable? And till what age this process continues? ID: It varies from person to person. There is an age range for this. For boys, it's in between 12-16. Because of this critical transformation period... I know you'll bring up "children's choir" thing now. EY: Yeah... ID: Like - How should we train children? It should be mainly musical training with children, rather than the training of the voice. The important thing is to keep the children away from doing mistakes. I mean children shouldn't be trained like tenors or baritones. It's important to proceed without making mistakes, without making wrong sounds, while preserving their own voice. After that, when the voice transformation is complete after the age of 17-18, till the age of 23-24, let's say maximum till the age of 27-28, because everybody's flexibility is different, between these ages the voice can be improved in the most productive way. It's not like - "well, I'm over 30 now, it's over for me." No matter how old you are, you would go on the stage. That's certain. "It's over for me." No. Every human being is born as a musical instrument. The thing that prevents you from singing is your inner limits. EY: Professor... Let's say I'm baritone. My friend is tenor. What's the difference between us biologically? How these are determined? Bass, baritone, tenor? Soprano, this or that? How do you explain them? "Şah ney", "yıldız ney", "kız ney".... These “ney”s (instrument) are also classified according to their registers. This classification on human voice is done according to vocal range. I mean the highest note, the lowest note that singers can hit. Mas não é só isso. Also the character of the voice, the timbre tells us if it's a tenor or a baritone. Frankly, unless you're a classical singer, how would being a tenor/baritone/bass affect your professional career? Because in classical singing, there is a specific repertoire and you cannot go out of that repertoire. You cannot go out of that Orthodox paradigm, not in terms of religion I mean. There are absolute rules you need to obey. Maybe if you're a tenor, at the older ages, you would also sing baritone songs, like some singers do. "I can hit till the end of 5th octave and also go low till the beginning of 3rd octave." "What am I?" EY: So these classifications are... ID: Time... Classifications are done in time by exercise. I come across things like... Takes a look and "baritone". You're a tenor. This is an unfortunate classification. Because you need to take a person and starting with mid tones, you need to train them and make them exercise. Only after that you can decide if he becomes a footballer, basketballer, sprint runner etc... such classifications should be done after the first year or second year. EY: I would get shocked sometimes. For example a student comes. His speaking voice is such a baritone. I'm like - he's probably baritone. We begin to exercise. He hits C, C# as high notes, then we check lows and his voice appears to be 3,5 octaves. Then I'm like - If I had classified you as a baritone right away, I wouldn't have even checked your range. ID: Don't check those. Just deal with the raw voice first. Then it (the voice) will tell you that it is a baritone. As a vocal coach you'll get it better that way and you'll feel better about it too. EY: There is also the "suitable range" to the singer. Ok, you've got a big range. Your mid tones are delighting. But the highs are... ID: You're talking about "tesitura". Tesitura means active vocal range. EY: Terms, guys. Note these. "I have 8 octave range." Come on and sing with that voice for us... The most classy opera singers have around 1,5 - 2 octaves, let's say maximum 2,5 octaves of vocal range. Because when the articulation steps in, I mean the lyrics... There is this Chilean singer, Yma Sumac. EY: Yes, I know her. They used to show her to us at the school. It's "ho-ho-ho-ho". It's not "pam-pam-pam-pam". She's making that sound. You can make that sound but it's very hard to sing with articulation. EY: I see. ID: That's why "tesitura" is something around 2-2,5 octaves. It's a good quality range. EY: I mean people's pleasure of listening is also around this range. ID: Yes... Anything more than that is a part of show business. "Wow look at those high notes!" "What a jump!" Just like a basketball player jumps one meter high. That's the part of the show. Como deveria ser. "Such a shame." Não, claro que não! If you manage to create a taste in people, well done then! EY: I was in Kazakhstan before we met, professor. I've met Dimash Kudaibergen there, a very famous singer. His vocal range is more than 4 octaves. He has a huge vocal range. We're like - "OMG! What's this", when we watch him. But he uses that range actively. This is an active range. He passes way beyond falsettos with whole tones. I asked him about his vocal range with excitement. His response was interesting. He said "it's not really important for me." He said "I'm a huge Michael Jackson fan for example and he doesn't have a 5 octave range but he's an excelent singer." ID: Very good answer. EY: He said "I don't evaluate myself that way." ID: Such a nice answer. EY: And that was it. I mean even Dimash replies that way (about vocal range). Who am I to talk in a way like "4 octaves range is better"... It's nonsense. The thing you call "tesitura" is actually this. There is a "range" that sounds good to us. We enjoy that range. Anything more than that, may be good as a show but... ID: Those are a part of the performance. It's not right to evaluate that way. I also wanna ask... I've also interviewed Cem Adrian. We've chatted about it when you've arrived. There is a show at Bilkent University, where Fazıl Say presents Cem Adrian for the first time. I've also analysed that performance. There, they say he (Cem Adrian) has vocal cords 3 times longer than normal people's vocal cords. I called Cem Adrian. I said, "Fazıl Say says something like that". He replied me like, "Well Emre, I went to the doctor back then and he told me I had longer vocal cords, but didn't give measures." "He only said this would bring me advantages while making sounds." "Fazı Say did that representation because he loves me very much, like a father figure. He wanted to introduce me to the people. It was just a presentation." "He supported me. Because he introduced me for the very first time, he felt responsible. And he spoke very fondly." "This is the truth." Now I want to ask you too. How much do the lenght of vocal cords effect singing? And do some people really have longer vocal cords? ID: Well... How much does a person's height affect him on becoming a basketball player? EY: It affects. ID: It affects. You are 2,5 meters long but you can't run. Não existe tal coisa. EY: It didn't work. ID: But of course. If you'll play basketball (you need a certain height)... About longer vocal cords... Low notes can be produced better by longer vocal cords. That's why, baritones have longer vocal cords. Tenors have a little shorter cords. There is some difference between sopranos and mezzo sopranos. But this is not a distinctive feature for determining the voice type. Like - "Aha! This is a soprano!" If there are 10 articles, one of them is this one. When someone comes to us, we would say "Well, your vocal cords seem suitable for producing sharp notes." It just adds to this. It just adds to the process of deciding the vocal type. By the way, the lenght of vocal cords in women is under 2 cm. They have the lenght of your nail. Men may have vocal cords up to 2,5 cm. I mean they are here. They lie here like this, on our air-tube. EY: Isn't it miraculous? They are 2,5 cm but they effect all our lives. Human vocal cords can hit all the notes of a flute family. Pense. Two tiny vocal cords. EY: Wow! I can cut here. What else can we say? Muito interessante. ID: It's an awesome instrument. ID: Besides you see them, examine them. We just see the pictures. It's totally different for you. I'm also interested in its physics. It's really amusing. Voice physics. Especially human voice physics. It really gives me joy. EY: So, lenght of vocal cords is an advantage. What's the good of it, if one cannot sing? This is a miltifactorial business. Do we need to care for everything? Just sing, guys... Nothing else matters. Professor, I also want to ask you... There are teachers, who give lectures to 60 people every day. So their voices are gone. There are singers, who sing in horrible environments, microphones are disastrous and their voices are gone. With which illnesses they come to you the most? Ok, let's start with this. So we're half way through the second semester now. EY: Have I finished the first semester? ID: Oh you did. In the second semester we talk about voice health. EY: Yes, voice health. And how to preserve it. ID: Sustainable professionalism, voice health and voice disorders. We don't see the voice box. Since we don't see the voice box, especially music teachers, especially the music teachers who perform at nights, who also have a professional stage life, are at great risk. They say "I don't understand why my voice is tired in the evenings." She/He is a teacher in the morning, during the day. I say "you're a teacher in the morning". She/He goes - "But I don't sing in the mornings. I just speak." If you say this to a footballer, he'll laugh at you. If you say - "Im a postman during the day, I walk 12 kms every day and I play football every night, and I wonder why I'm getting tired." Because it's the same feet. You can't just say - let me change into my other feet. And this is the same organ that you use all day. I say - put a taximeter here. A sério. There are devices like taximeter, as a matter of fact, I worked with one of them years ago. Put a taximeter here. In one day, let's say you have 5 hours to make noises. talking or singing, whatever. You have 5 hours for noises. You decide what to do with that 5 hours. You don't have more than 5 hours. "I give lectures for 7 hours a day and then in the evenings I sing for 3 and a half hours on the stage. t's like "I walk 40 kilometers day time, and I run 50 kilometers in the evening" It's not realistic. Está errado. EY: No doctor can do anything about it, right? There is no cure for that, guys. There is no pastil for that. Pastils are nothing to do with your voice. Whatever you drink or eat, they have nothing to do with your voice. Forget that! It's about your throat. "I drink water, my vocal cords get humid" - This is nonsense. EY: That's very interesting. We'll get there. Wait for that. Professional singer, professional performer. Because I categorise this. I categorise professional voices. There are two categories. One of them are performers. Professional performers with artistic anxiety e the other one is professionals who need to speak a lot like lawyers, teachers, call center employees etc. This category doesn't have artistic anxiety. We need to approach these two groups with different perspectives. Both when they come as patients, or during their educational process. Probably the ones listening to us now are professional performers, and because they are professional and artistic performers, I'm talking about them now. Ok, let me tell you from the beginning; the vocalist carries his/her instrument with him/her all the time. You have a very precious guitar with you. Let's say it's Paco De Lucia's own guitar. Let's say he's given it to you. Do you take it to Turkish bath and play it there? If the wood takes water, it becomes deaf. But you smoke!? It's worse than Turkish bath. Or you sing screamingly in extremely noisy environments. Or you troll like this.. Você não pode fazer isso. It just happened for once. If you're planning a singing career, you need to be very very careful. EY: Listen carefully, guys. Your instrument must be very precious to you. Maybe you can ask for another guitar from Paco, but you cannot ask for another one of these (voice box). That's why you're gonna protect it. EY: Professor, which ones come to you the most? Nodule, or what else? Telling people always the technical stuff is just unnecessary, you know. When we say "nodule" here, people are gonna be like - so what's that? Let's be clear. ID: Well... Nodule is... Well this one is complicated. Even us mix it up sometimes with polype. It happens, you know. Nodule Ok let's give an example with feet again. Because we see them, so it's easier to visualize. If you step your foot uneven on the ground, your body weight presses more to one side of your foot. And here, the tissue of your foot says: "I'm not gonna hold this weight, so I'd better get a bit thicker here." So it gets thicker and it forms a callus. If you don't use your vocal cords balancedly, and speak like this, then you say - "I have an airy voice, I sound airy at sharp notes, I get tired easily, my throat begins to hurt and I begin to lose volume after third song, I'm totally done when the concert is over and I don't even wanna sing another note. "And next morning, I wake up with a very thick and deep voice, it's already noon when I finally tune up my cords." If you have complaints like this, it means you do it wrong. And if you do it wrong, use your vocal cords unbalancedly, and if you do it for a long period of time, your cords get thicker in time and that's nodule. When I examine professional singers, professional performers, I try not to use the word "nodule". I say "there are some little, cute things here" Because when they hear the word "nodule", they are like - "ok, where is the tallest building here? because I'm gonna jump" EY: But it is treatable... ID: If you say "you have cancer", they are like - "oh thank god it's not nodule!" EY: That's too bad. ID: Though nodule treatment is extremely easy, it's done nonsurgically. It's done nonsurgically over 90% of the cases. I mean unless the nodule grew and became chronical, or turned into the state of polype, there is functional treatment. You'll need to learn how to sing properly. You'll need to use your cords balencedly. EY: You'll learn the technique. You'll learn to use your voice and even your life properly. It's also important to live right. Smoking, talking for seven hours, talking on the phone for ten hours, these are already not right in any way. muito obrigado for all these information you gave us. I want to review your inventions. These are very special. ID: Let's exercise together. EY: Please. EY: Professor is also an inventor. He's devoted his life to this thing. And he's solely focused on this. I don't know how many people are there like you in the world? You visit so many different places in the world. Do you come across people like you? ID:Yes, of course. There are people like me, who love the voice. EY: But they mustn't be much like hundreds or thousands. Certain people. What are those, please tell us. This is "blowing sound to water". It's been used as a theraphy since 50s. It is an practise created by a Finnish therapist who was involved in speech therapy, by putting a pipe in the water. Later, again from Finland another speech therapist comes and gives courses about it. It was late 90s. I was very interested in this topic back then. I was going different places of the world and attending various courses. It was hard though. But I was looking for a method for myself. Then in a convention, I attended a workshop. He was doing a workshop. He takes a silicon pipe like this, though this is from Turkey, this is medical silicon, he puts it into a water bottle like this. Eu vou dar isso para você. This is also a pipe and water bottle. He blows into it. Please let's do it. Then he blows it with sound. With sound. EY: Like underwater. ID: Bravo! Later I returned to Turkey. After I returned to Turkey, I used it. I found it reasonable. EY: But what does this do? ID: We'll get there. EY: I'm curious as always. There is a book I'm writing nowadays. Off the record though. So many pages rolled up. I explained about just blowing this pipe for 180 pages. EY: Let's go. ID: What time is it? EY: How long has it been? - Over one hour. Eu sabia. ID: If you wish we can finish here. EY: No, professor, it's not that. Looks like I was unable to contain myself. Because normally we end interviews in 45-50 minutes. But you're such a polymath. I'm totally hooked. I'm not even bored. I'm sure people will also watch with joy. Por favor continue. ID: I first experimented on myself. I did endoscopy to myself, I did BTL tests etc. You know when you work in a hospital... I entered BTL with this to see what happens during tomography. I probably used 4 kilometers of this pipe. EY: What do you mean? ID: We cut it and give it to our patients. EY: Unbelievable. ID: Nececities are the mother of all the inventions. Later I thought, how could we make it better? How could we make it more compact, more practical and effective? And after that Dr. Vox came to existence. Now with you, let's put this older version to a side. And practise with the newer version. From now on we have the product you produced. This was something you tried. Now we're switching to the one you produced. ID: This is like a bit of bio-medical engineering, reverse engineering, graphic drawing, pattern drawing. I have a good team. Encountering good people is a blessing. I've encountered very intelligent people both at the engineering stage and pattern drawing stage. Some of them don't have academic titles and some of them do. But they all are geniuses. I have been an apprentice under a glass blowing master for 6 months. We created hundreds of prototypes. I send them my sincere regards. EY: In Izmir? ID: Yes. Let's start this way. Let's check our breathing first. If you wanna know how much air flows between your two vocal cords, this blow here will tell you. The more you blow, the more water bubbles. Let's check this first. So what are we actually checking? EY: What? ID: We're checking how you raise your diaphragm. Of course we don't say to the patient that “now we'll check your 'musculus diafragmatikus' muscle by using the surrounding supportive muscles”. Everything you do must physiologically correspond here. Otherwise I shouldn't give this to you. O que eu quero agora Now I don't want you to do "cord clousure" while blowing and ceasing the blow. EY: How? gostar e Don't close the cords like this. EY: What will I do? ID: They should stay open. EY: We'll continue as fas as possible. ID: Don't close the cords. When you close the cords, diaphragm stops raising. Not from here. Here is still open. I stopped it here. EY: Ok. Vou tentar. If you feel this, try not to do that. First step. Respiration. EY: Interesting. Estou curioso. When you finish, try to open. You know the position before stretching. Novamente. Agradável. E:Y: Is this a diaphragm exercise? ID: Yes. EY: No way! EY: We have an excelent diaphragm exercise here. We blow. Blowing is already a typical singing exercise. Later we increase backpressure. Blow again. So we found the literal pain in the neck! We won't blow till morning. I teach a two days vocology course to both clinicians and pedagogs like you. It's a 18 hour course. At the very beginning of the course, I give the pipe and the water. I say: go ahead. And I say "Have you understood? Please go ahead and try." "Have you understood guys?" There is nothing complicated about this. There is a pipe, we put it into water and blow. There is nothing complicated about it. "Would you try it?" -We already did. "Would you make your patients or students do it?" I tell them: "I'll tell you this for 18 hours." "And after 18 hours, you'll be unable to do it." Because when you get how it works, it's now something else. I ask them at the end of that 18 hours. Would you do it? Veremos. We need to think about it and then practice and exercise. EY: You really need to tell about this in details. I mean for people to be able to exercise. Tão fácil. ID: I mean then take the knife and make your own operation at your own house. This is not something like this. EY: You say this is a serious diaphragm exerciser. ID: Yes. Now we're at the second step. You remember breath, primal voice and posture? EY: Should I give this to you? ID: No, keep it. EY: 18 hours left guys. Você sabe o que eu fiz? I blow a few bubbles first. And then I added voice, but without breaking the blowing. Novamente. Novamente. Entende? EY: Oh yes. ID: It's becoming harder. EY: Right. We started the exercises. We checked our breathing. ID: You are a performer. We're doing a vocal therapy with you. We'll develop new muscles for you to have better performances. We'll make them work right and make you walk better. We'll make you run faster and longer. And after that you'll have a "football recital" on the field. EY: Professor, would you please tell us briefly I would like to join your courses. That would be more detailed. You probably wouldn't wanna let us record. But at least I would experience it and tell about it later. Because I believe what you're doing is precious. Please don't try to explain things at lenght. That would be tiring for you too, trying to explain a course of 18 hours in 15 minutes. Now we blow relaxedly and longer. With sound. It's not up there though, it's low. We'll get there. We used to make people sing into it. EY: How to do it? ID: Now I'll reply that question with something else. Because you can't sing into this. EY: It's like singing under water. There is no letters too. ID: Here is how you sing into this. This is the first oral singing mask in literature. Now I want you to sing a song. No, to outside. E:Y: Oh, ok. ID: To see the difference. Ótimo! Now let's do some mask exercises. EY: Come on, let's go... I'm diving under water, guys. Até logo. ID: It needs to bubble. EY: Oh come on! ID: Nope. It needs to bubble. We call this "apogio", meaning "help". Muito agradável. Mais uma vez. Now sing. Não. It needs to bubble. Have in mind the bubbling. EY: I'm done. ID: Try again. EY: Wow! ID: Let's go! Sing normally. Não. It needs to bubble. EY: I'm literally screaming but no bubbles. ID: You don't need to scream. Fique calmo. But pay attention to the bubbles. Não. Not from the nose. Não. EY: Wow! ID: Let's go!! Não. Not from the nose. You're gettting there. Agradável. Bubble. But let's continue with the other song. You bubble it better. In it. EY: It's very hard. ID: It's safe, don't worry. Só um segundo. EY: Are you afraid? ID: No, no. ID: Came out of nowhere. EY: Came to our voices. Novamente. EY: Wow... ID: Let's try once more. Segure você mesmo. Let me put this. Vamos lá! Agradável. Now once again "seni bekledim" Fique calmo. relaxar. Nice, nice... Please continue. Novamente. EY: Wow! ID: Now please, "seni bekledim". EY: Wow. Changes your volume unbelievably. And you exercise the right technique. That's really legendary. Absolutely legendary. ID: Thank you. EY: Really nice. It's a different methot. ID: The area changes. EY: But it makes you place it to the right position. You got a technique exercise thing for you for free. Quero dizer. Not singing but for the technical position, it's the best. ID: Sure, this is not for singing. EY: But it helps to improve the technique. ID: We're talking about running, not playing basketball. EY: This is also good for people who speak a lot. I'm literally doing product promotion. ID: No need for that. EY: But I really liked it. I've just met you for the first time. We've only talked on the phone before. I invited him, he came to İstanbul. We chatted with his son too. É isso aí. But this is really unusual. Mesmo. Especially for finding the frontal position, it's very ideal. We're trying to tell people this for years. Bubbling it is the easiest way. Helps to speak too. ID: It increases the effectiveness of the speakers. EY: How much do you work with this? Let's say somebody got this. Does that person need to work day and night? ID: You're a vocal trainer. You've mulled over these topics for years. And a good part of your brain has always dealed with the noise. Motor neurons in your brain... I mean you use your throat like your hand. When you detected a new technique, you analysed it. EY: Well it needs to do that. ID: You analysed it. e you put it into practice. You've done analyse and synthesis. EY: I liked it. ID: It is hard to do without understanding. That's why I asked you to do it. EY: Very nice. ID: Before / After. EY: Have your ever had any problems related to this? I mean like, he/she does that but still, loses volume. Isso é importante. There is a nice quote from one of the NFL's coaches in US. "Exercise doesn't make perfect, exercise makes perminent." Right exercise, makes the perfect perminent. If you're doing it wrong, then it will make the wrong perminent. If you're accustomed to running by stepping irregularly I mean think of an athleticism coach. He steps his feet iregularly, but he's like "let's do running exercises" That makes in-toeing the norm. No athleticism coach would do that. First looks, fixes it. And then creates an exercise program. This is also the same. EY: So there were no negative feedbacks? ID: No. It's like a walking stick. If you use it wrong In fact it prevents you doing it wrong physically. But it can't prevent it %100. How much could it prevent it? I mean how much can you fix in-toeing with a walking stick? EY: Now people will also see. ID: Conscious awareness. EY: These are the helpers for exercise. But they are not the exercise itself. But it really helps. Você está certo. I get results as I blend it with my professional knowledge. But you need that knowledge first. So that this device helps you. But it really helps to find the position. Eu gostei. It really helps for getting rid of the nasality, taking it down and increasing the chest power. Thank you very much professor. Good thing you've come. Obrigado por ter vindo If I shoot 10 videos with you, I wouldn't be bored. ID: Thank you. ID: I've shot so many videos and done many interviews. But usually we're done in one hour. And we be like - ok, ok, we're done. I still wanna talk. Muito obrigado. ID: My pleasure. Estou feliz por estar aqui. EY: Pleasure is mine. Whenever you're in İstanbul, I would always love to chat with you. You also travel many places in the world. Maybe some people would like to follow you, because we have viewers from all over the world. Maybe you would like to follow the professor, guys. Where would they follow you? On instagram? ID: I don't have them but we have our internet site: "Dr. Vox". EY: Its name is Dr. Vox, guys. It's patented. We have Dr. Vox on Facebook and Instagram. Drvox_therapy You can follow the professor there. Obrigado novamente..

Jurada flor do sbt artigo sobre familia scielo Campinas artigo 190 cpc novo. Paraná artigo sobre a importancia do empreendedorismo Redação, monografia provas processo penal Proposta de Tese, loja de artigos para festa campinas sp Trabalhos Matemáticos, como fazer um relatorio semanal de estagio Trabalho de pesquisa. Artigos sobre tecnicas de amamentacao codigo de etica de enfermagem no artigo 88 jurada flor do sbt São Mateus roubo a mao armada cabe fianca. Empresas de organizacao de eventos rj Monografia Araruama exames periodicos no servidor publico federal, buy a replica high school diploma.

Campos dos Goytacazes:

James Sellers, Essex County: Elmira College. Taubaté: School of Drama; 2018.

Harrison Duarte, Bronx. Salvador: CUNY Graduate Center, Fifth Avenue at 34th Street; 2019.

Agatha Rogers, Ericsson Place zip 10013. Apucarana: New York State College of Human Ecology (HumEc); 2009.

inserted by FC2 system