Exame De Matematica De 2020

NYS College of Ceramics - BOM!! Hoje o tema é falar sobre diversificação. A diversificação pode surgir aqui como uma forma de aumentarmos a nossa facturação e sobre tudo os nossos lucros. Mas como é que podemos diversificar sobretudo sem aumentar custos? Esse é absolutamente fundamental é não aumentarmos custos para que possamos aumentar os lucros ainda mais e por isso como é que realmente podemos, ahum, diversificar. Bom!! Às vezes nós podemos ir para áreas diferentes como por exemplo, ahum, uma pessoa que está no IT pode ir vender casas mas, eu pelo menos, não sou esse tipo de empresário e prefiro ficar à volta do core do qual eu domino… Por diversas razões. Uma das quais é porque eu gosto de perceber um pouco, de realmente, daquilo que estou a vender e não é que não possa ser possível, eu conheço pessoas que realmente têm negócios, tem um portefólio de negócios muito diferentes; Tem um restaurante e têm uma Software House, Ok? São coisas completamente diferentes, distintas mas que, mas que eles conseguem gerir conseguem fazer. Eu não sou esse tipo de empresário, portanto gosto de ficar dentro do meu core e é para esse tipo de empresários que eu agora vou falar. Ou seja, é nós diversificamos mas diversificamos mantendo pelo menos, pelo menos alguma ligação ao nosso core. O produto até pode ser diferente, Ok? Mas tem sempre ali uma ponta ligado ao nosso core business, oK? Espero que saibam o que é que quer dizer core, mas core basicamente é o núcleo , o núcleo do nosso, do nosso e sobretudo do nosso conhecimento aquilo que realmente nós percebemos , Ok? Bom!! Então como é que podemos diversificar, ahumm, existem aqui duas formas que eu acho, acho que podemos diversificar de uma forma sem custos e com grandes gachos. A 1ª e aquela que eu gosto mais é pela complementaridade dos produtos e ou serviços que nós tenhamos. Ou seja, por exemplo, suponhamos que vocês são uma imobiliária, por exemplo, ok? Uma imobiliária pode ter uma parceria com, uma empresa de construção civil para quando vende alguma coisa as pessoas precisam de reconstruir ou remodelar a sua casa, logo tem uma empresa de construção civil que trabalham com eles que por sua vez podem ter uma parceria com uma empresa de decoração de interiores que pode ajudar a fazer isto… Estão a perceber aqui a ideia? Ok! A ideia é que vocês possam acrescentar valor ao vosso producto ou serviço sem aumentar custos, ok? E que por sua… e que podem ganhar uma comissão sobre este, sobre este, estes trabalhos no qual vocês não participam directamente, ok? Ou seja, complementaridade é uma forma bastante simples. Se calhar está a pensar, ai no meu mercado não dá para complementar, balelas… Nunca havia um único mercado que não pudesse complementar, ok. Uma das formas muito simples de nos percebermos a complementaridade é fazer o seguinte : Chegam ao Google, abrem a página do google .com ou .pt e descreve a palavra, palavras do seu negócio e vai ver empresas que vão ser listadas que não são concorrentes suas directamente e que trabalham no mesmo nicho que vocês trabalham e portanto essas ai são potencialmente parceiros depois é começar a contactar e perceber e ter ali uma parceria win win de forma a que ambas as partes ganham quando vocês têm um novo cliente. Inclusive, podem ser digamos que afiliados, revendedores, como quisermos chamar, dessas, dessas empresas para vender os productos ou serviços que eles têm. Ok? Isto é uma das formas de complementarmos productos e serviços. Claro que outra forma é arranjarmos novos productos para o nosso portefólio, no fundo é uma forma de complementar ou acrescentar o nosso portefólio de productos, mas tenham sempre, tenham sempre, ahumm, calma em aumentar productos para o vosso portefólio, sobre a vossa alaçada, porque isso normalmente implica o aumento de custos e hoje estamos a falar de diversificar sem custos nem em aumentar custos. Ok? Por isso isto é um aspecto importante… Complementaridade. 2º aspecto talvez mais polémico mas que pode resultar, muitas vezes resulta, que é nós ganharmos também dinheiro com a nossa concorrência, como é que podemos fazer isto, muito simples! Muitas vezes, ahum, às vezes nós temos clientes que, por qualquer motivo ou não sei, não se está a encaixar ou está ali a haver algum, alguma situação menos, menos agradável e vocês se calhar sentem que aquela relação já era e portanto mais vale encaminhar em vez de estar a perder o cliente completamente, mais vale encaminhar o cliente para um concorrente e vocês ganharem uma comissão sobre esse, sobre esse concorrente. Ou seja, passa para o concorrente e ganham uma comissão por isso. Ou ainda, estão a fazer uma determinada proposta e sendo que ou por o preço mais alto ou por o preço mais baixo, o cliente não esta a encaixar e que se calhar é melhor encaminhar para determinado concorrente, então vocês reencaminham para esse concorrente sendo que isto é absolutamente necessário que vocês tenham uma boa relação com a concorrência, um dos aspectos que eu farto-me de bater na minha equipa é : -"Não falem mal da concorrência"! A concorrência são colegas como nós que procuram prestar um melhor serviço ao cliente e que por tanto são pessoas que devem ser respeitadas como tal, porque tentam fazer o seu serviço da melhor forma da melhor maneira possível. Por isso, respeitem, respeitem sempre os vossos concorrentes. Não falem mal da vossa concorrencia, ok? É um aspecto que eu vos gostaria de vos deixar. Eu gosto muito da minha concorrência, são colegas que fazem um trabalho excepcional e um esforço diario absolutamente avassalador, ok? Por isso podem caminhar e ganhar dinheiro com a vossa concorrência, ok? Portanto são dois aspectos que são, são fundamentais e vocês podem, podem, ahumm, ajudar a complementar e assim ganharem ais dinheiro diversificando, ok? Portanto têm um trabalho de casa que é : " Como é que eu posso complementar os meus productos e serviços", utilizando por exemplo a ferramenta do google para fazer essa análise, Ok? Espero ver-vos no próximo vídeo, espero que tenham uma grande, grande semana cheio de Ki e cheio de força. Até ao Próximo vídeo..

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Piracicaba:

Johnny Pruitt, Richmond County: College of Dental Medicine. Magé: Five Towns College; 2019.

Clara Hawkins, Chenango County. Imperatriz: Parsons The New School for Design; 2015.

Patrick Rosario, W 55th Street zip 10019. Patos: Graduate School of Journalism; 2011.

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