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State University of New York at New Paltz - Olá, pessoal, boa tarde, tudo bem? Pra quem não me conhece, meu nome é Dani e hoje estou aqui para trazer para vocês mais um especial S.O.S. AdWords, hoje com objetivo de falar um pouquinho mais sobre a Black Friday e as melhores tendências que a gente tem e que a gente pode aplicar para você principalmente que trabalha com varejo e que essa data tão especial para você. E eu trouxe aqui para vocês hoje um convidado super especial e especialista no assunto, o Diego para apresentar um pouquinho mais desse conteúdo para gente. Legal. Então, pessoal, meu nome é Diego Venturelli. Eu trabalho há três anos como analista de indústria no varejo aqui no Google, então, a gente vai passar algumas ideias e oportunidades bacanas para a Black Friday desse ano, tá? Vou continuar aqui nos slides a primeira informação bacana sobre a Black Friday é que a Black Friday, ela vem num crescimento muito forte em 2010, 2011, 2012, ela era bem tímida no começo e muita gente falava sobre a Black Fraude que oferecia produtos com descontos que não eram verdadeiros, essa ideia mudou muito em 2014. Em 2014, a gente teve realmente uma série de ofertas muito bacanas, por parte dos varejistas e essas ofertas tiveram muito sucesso, a gente vai mostrar algumas delas aqui na apresentação. Esse ano, a gente acredita que na data, na sexta-feira, a data fatura em torno de 1.5 bilhão de reais o que representa 3% do varejo anual brasileiro de e-commerce. Então, é uma data extremamente valiosa. É, né? Quem ficar de fora está perdendo, com certeza, porque é uma oportunidade muito boa para você conseguir fechar bem o ano, não é, Diego? Sem dúvida, sem dúvida, praticamente, é a data que a gente tem mais busca no Google, os varejistas também têm mais vendas e assim por diante é uma data primordial do varejo e ainda mais no varejo com dificuldades que a gente sabe, as pessoas tendem a esperar Black Friday para ter um preço atrativo. A gente tem que se preparar e se programar antes, hein, pessoal? Então, fiquem ligados que a gente ainda tem mais ou menos um mês e meio, um mês e pouquinho para trabalhar, para ficar tudo caprichado nessa data. O que mais você trouxe para a gente? Basicamente, outra formação bacana é sobre as buscas por promoção e desconto, né? Devido a um problema, um pouco mais crítico da nossa economia o que faz com que as buscas no Google comece a ter muito termo: Promoção, desconto, preço... Porque as pessoas estão muito mais interessadas naquele produto que tem alguma promoção, então, através desse dado, a gente já consegue imaginar o tamanho que vai ser a Black Friday desse ano. E vai ser grande, pessoal. Fiquem de olho. No próximo... No próximo slide, a gente mostra cinco principais tendências para vocês não esquecerem para esse ano, tá? A primeira tendência que a gente já vê há um bom tempo é a questão de antecipação, a Black Friday no Brasil, ela é on-line então, facilita a questão de antecipar, muitos varejistas não deixam mais para sexta-feira a abertura do site com as promoções, tende a ir para quinta, alguns varejistas, grandes varejistas fazem a promoção até durante o mês inteiro. A gente também vai falar de Smartphone, tanto como uma categoria em que todo mundo quer comprar, mas principalmente como um device... As pessoas não buscam tanto mais no desktop ou no notebook. Eles estão procurando mais em dispositivos agora. Em dispositivos mobile, dentro de uma loja, no carro ou mesmo no sofá de casa. As pessoas não usam mais o desktop. -Às vezes, até na mesa de jantar. -Exatamente. Também, a gente vai falar que é uma... é uma data para adquirir novos clientes, né? Tem um dado bem bacana, que a gente vai deixar pra depois, não vou contar agora não. Boa. Vamos passar, então, que a gente tem muito conteúdo bacana aqui para hoje, Acho que, pessoal. Fiquem anotando, que são dicas valiosíssimas do Diego que é nosso especialista no assunto. Antecipação, então, a primeira dica nossa... a primeira tendência é a questão de antecipação. O que que a gente vê na questão de antecipação? O crescimento das buscas por Black Friday, elas começam a partir de agosto, só que em outubro, o mês em que a gente está agora, é onde começa a ter realmente uma aceleração muito forte. Outubro, você começa ter muita busca do produto mais Black Friday, então, traduzindo, o que as pessoas começam em outubro é buscar, iPhone mais Black Friday, sofá mais Black Friday, ela começa a se interessar pelo evento e pelo produto que ela já está pesquisando. Sim, então, ela sabe que está vindo e o nosso cliente, da mesma forma que a gente sabe, que um período de altas promoções está chegando. -Exatamente. -E já começa a fazer essas pesquisas. Pessoal, é muito importante a gente pensar nessa questão da antecipação quando você for planejar sua estratégia, quando você for criar suas campanhas, então, é muito importante você ter uma campanha separada para essas sazonalidades pensando nesses termos que o Diego está passando para a gente, colocar isso no seu anúncio, deixar bem claro e se destacar do seu concorrente. Por que a concorrência a gente vai falar um pouquinho também, que é bem interessante para esse período, né? Exato, a concorrência é bem forte e a gente tem algumas informações bem bacanas para vocês também. Outra informação legal, é que as buscas por Black Friday, elas cresceram muito mais na semana da Black Friday, tirando aquela sexta-feira, do que na sexta-feira. -Legal. -O que mostra que os consumidores, durante aquela semana, muito através da mídia, você vê nos jornais, na TV, também nos jornais impressos, aquela informação, a Black Friday é essa semana, então, as pessoas buscam no Google -durante a semana, fortemente. -Entendi. E muitos sites ainda não identificaram essa oportunidade que pode oferecer um ou outro produto durante aquela semana. Aproveitar os sete dias e não só o dia, a sexta-feira. -Exatamente. -Muito legal. Ainda mais para pequenos e médios clientes, em que a competição na sexta-feira é um pouco mais agressiva. É verdade, faz todo sentido. Outra coisa interessante também, é a questão que a gente fala de quinta-feira cinza, o que é quinta-feira cinza? Para vocês terem uma ideia, o pico de buscas no ano do Google, na questão do varejo, acontece entre dez horas e onze horas da noite na quinta-feira antes da Black Friday. Então, a gente sabe, Black Friday é sexta-feira, só que, o interesse do internauta acontece na quinta, na virada da quinta para a noite... -Nossa. -Da quinta para a sexta. Além disso, um terço das vendas aconteceram na quinta-feira. Jura? Então, o que mostra que essa... Essa pesquisa do internauta não é somente uma pesquisa de informação, mas também é uma pesquisa de compra. Intenção de compra. Então, olha, pessoal, para você que tem aí a sua campanha, não esquece de conferir como que está o seu agendamento de anúncios na campanha, se você está programado para aparecer durante essa madrugada e quando a gente estiver ali na quinta-feira e na sexta, ver se não vale a pena, de repente, colocar um ajuste de lance para os últimos horários do dia que pelo que a gente está vendo aqui, estar no topo da página, vai ser o lugar para se estar na quinta-feira à noite. Exatamente... O que a gente fala é o topspot, é o melhor lugar para você estar, é aparecer ali naquele momento. Fiquem ligados, hein, pessoal. Outra tendência bem forte que a gente identificou é a questão do smartphone. O smartphone como device, como um... -Dispositivo. -Dispositivo para ser usado, né? As buscas no Google estão crescendo fortemente na questão do smartphone, mas mais importante que isso, no ano passado as quatro datas que mais tiveram busca no Google de smartphone, foram datas próximas da Black Friday, na verdade foram, o domingo anterior a Black Friday, o domingo posterior a Black Friday e a quinta e a sexta da Black Friday. -Caramba. -Foram as quatro datas com maior volume de busca de smartphone. O que é que a gente vê, também no smartphone além disso? A gente vê as buscas muito forte durante o final de semana, então, durante o final de semana, não somente em datas sazonais, mas durante o final de semana, as pessoas evitam o desktop, -evitam o notebook. -É que todo mundo quer ficar na rua. -Todo mundo quer ficar na rua. -Se distrair no fim de semana. Aproveitar a família e assim por diante, então, as buscas têm um deslocamento, elas vão para o dispositivo de smartphone. -Muito interessante isso. -O que que a gente vê também, é que o smartphone é fundamental no período da Black Friday. 20% das vendas durante o último trimestre do ano, incluindo a Black Friday, acontecerão no dispositivo de smartphone. Então, ele está realmente crescendo e ganhando um espaço cada vez mais significativo na nossa vida -e no nosso tipo de negócio, né? -Exatamente. Nos Estados Unidos, esse número já está em torno... Já passou de 30% e as buscas nos... ultrapassaram as buscas de desktop, -quer dizer, não tem como ficar fora. -Não tem como ficar fora. Então, pessoal, algumas dicas de como a gente pode aplicar isso na nossa campanha, não se esqueçam de verificar se vocês têm anúncios com preferências de dispositivos, para vocês estarem sempre ali no topo ou bem posicionados nos dispositivos móveis, vamos lembrar que no dispositivo móvel a gente tem menos posições disponíveis. Então, é superimportante o bom posicionamento e você vai conseguir isso através de um ajuste de lance para dispositivos na sua campanha também, então, vamos ficar de olho para trabalhar bem, tudo que a gente pode nesse universo de mobile, do ponto de vista do anúncio, do ponto de vista do CPC também, né, pessoal? Para você conseguir aparecer ali no topo da página -numa data dessas que é essencial. -Exatamente. A última informação interessante do smartphone, que eu acho que vale a pena, a gente também falar aqui é que as buscas em smartphone aqui no Google Brasil, no país Brasil, vão ultrapassar o desktop nos próximos meses, então, a gente vai ter mais buscas por iPhone por exemplo, notebook, roupa, moda... Moda já até ultrapassou, na verdade, em smartphone do que em desktop, então, tem muito varejista ainda que, que a gente sabe, em relação a taxa de conversão, aqueles indicadores mais complicados, mas eles são piores, smartphones, mas é uma tendência que vem natural nos próximos meses na questão de anúncios, na questão de aparecer para o seu cliente. Uma coisa que a gente percebe é que, os clientes já migraram para os dispositivos móveis, os clientes já estão no mobile e muitas empresas ainda não estão lá. Então, não esqueçam de conferir, inclusive, se o site de vocês é responsivo para aparelhos móveis, é superimportante a gente sempre pensar nessa otimização, então, tenham certeza que seu web site funciona bem no computador, mas que quando seu cliente tentar acessar pelo celular -e a gente viu que ele vai fazer isso, -Exatamente. que ele tenha uma boa experiência, né? Eu acabei de voltar de um evento de varejo dos Estados Unidos e também falaram que o site responsivo é a melhor forma de aparecer. Então, não é somente... é o mundo inteiro falando sobre isso. E não adianta nada configurar toda a campanha e aí, chega no site e o site não abre direito no celular. -Imagina só. -Exato. Aí, a taxa de conversão não acontece, a taxa de conversão é ruim, -o Roi dá ruim. -Aí, dá ruim, né? Basicamente. A outra tendência que a gente vê, é a questão de novos clientes, né? O que que é isso? É tão difícil para o varejo conquistar novo cliente, principalmente varejo on-line, que é muito caro você conquistar um novo cliente e também aumentar ticket médio, então, geralmente você consegue fazer uma recompra de um cliente já existente e... e na verdade, é uma recompra com o mesmo valor, a questão de novo cliente entra em que sentido? Na Black Friday, durante aquela semana que a gente falou, sobre mídia, mídia impressa, mídia de TV, falando sobre a Black Friday, o que acontece? Acontece, que começa a aumentar a quantidade de pessoas que nunca entraram no seu site. Então, durante aquela semana Black Friday, começa aparecer novos clientes, novos internautas no seu site. A gente tem um número que aumenta de 60% de novos clientes para 80% de novos clientes. O número da Serasa Hitwise, ela fala que... 60% são novos clientes, geralmente, no seu site. Ela coloca uma régua de 28 dias de pessoas que nunca entraram no seu site e durante a semana da Black Friday esse número vai para 80%, quer dizer, são pessoas que nunca entraram no seu site devido aquela atividade comercial bem forte, ela começa a entrar em todos os sites para comparar preços, para ver prazos portfólios de produtos e assim por diante, então, é o momento em que existe uma atividade comercial muito forte. É o momento muito bom para captação, também, né? Porque é um momento onde as pessoas já têm essa predisposição então, elas já vão estar interessadas, então, de repente, o que você acha que é legal fazer nesse sentido, trabalhar bem o site, pensar em promoções específicas. A gente vai até passar no próximo capítulo, mas principalmente, é a questão de oferecer preço e não precisa ser em produtos mais inovadores, o que eu quero dizer, não precisa oferecer um iPhone 6s com desconto, a gente sabe que o varejista não consegue, mas ofereça o segundo nível, o terceiro nível de produtos ainda que existe bastante interesse. -Entendi. -Isso acontece... Aconteceu no iPhone, aconteceu em moda, aconteceu numa série de categorias do varejo... Legal. você não precisa oferecer o que tem de mais moderno, o internauta brasileiro, o consumidor de e-commerce brasileiro já entendeu que Black Friday, a gente está falando de segundo, terceiro nível de qualidade de produto, -ou de inovação de produto. -Bacana. Desculpa, aí, por eu ter adiantado. Não, não. Não tem problema. Outro dado interessante, unindo a questão do... de novos clientes, é um número, um resultado da Black Friday no ano passado. Qual é o resultado da Black Friday do ano passado? Além do faturamento bem alto, é a questão de novos e-shoppers, 18% de quem comprou na Black Friday do ano passado, nunca tinha comprado on-line, nunca tinha comprado on-line. Então, realmente, é o momento em que o internauta brasileiro ele é apenas internauta, imagina a pessoa que geralmente entra via rede social ou via notícia, ela acaba não comprando no primeiro momento, pelo medo assim por diante. A Black Friday, pelo fato de ter, a barreira de preço de ser menor, faz com que as pessoas percam aquela barreira de preço e compram pela primeira vez, então, a cada cinco pessoas que compraram na Black Friday, uma nunca tinha comprado on-line, nunca. Então, é muito espaço aí para explorar e muitos clientes novos, para a gente conseguir conquistar nesse período. Exatamente. E mais interessante ainda é que esses clientes novos, eles vem com o aumento do ticket médio. Então, é... para quem é varejista, entende e sabe que, para você adquirir uma pessoa... que nunca comprou no seu site, que nunca comprou na sua loja e além disso, ela comprar o com ticket maior do que a média. É muitos ganhos assim, de uma vez só, é muita coisa boa. É provavelmente, aquela pessoa está guardando um pouco, ela segura um pouco para comprar produtos com o ticket médio mais elevado na Black Friday, -esse é o resultado disso. -Legal. Outra tendência bem interessante, é a questão da competição. O que a gente entende de competição na Black Friday? Na verdade, a Black Friday, ela tem três tipos de competição e gente traduziu aqui. A primeira competição, é uma competição entre os varejistas, entre o grande, o médio e o pequeno varejista. Tem uma competição bem interessante que os varejistas tem que ter com o seu site, por que muitos sites caem e por último, a competição fora do Brasil, a gente começa a ver outros números legais fora do Brasil. Vamos para a primeira competição. O que é a primeira competição? A gente mostra que, um quarto do tráfego se concentrou nos cinco maiores sites varejistas, então, 25% da sexta-feira, do tráfego de sites varejistas na sexta-feira, foi para cinco sites varejistas, são os cincos maiores e esse número é aberto, é o número da Serasa, tem a Americanas, tem Mercado Livre, tem Casas Bahias, tem Netshoes e assim por diante. Tem outros 15 sites, que conseguiram outro um quarto de tráfego. Aí, você vai falar assim, nossa um quarto de sites varejistas, outros 15 sites varejistas que tiveram esse um quarto do tráfego, são sites grandes? Não necessariamente, tem sites bem pequenos, que conseguiram crescer muito, porque fizeram uma Black Friday atrativa, por exemplo, um dos sites que mais cresceu durante a Black Friday do ano passado foi a Ray Ban, A Ray Ban, ela vende óculos, ela tem a questão de... de um produto apenas, mas ela cresceu um volume de visitas, muito forte e ultrapassou uma série de grandes sites varejistas. Ou seja, ela soube trabalhar muito bem as oportunidades que a data tem para oferecer, ela conseguiu crescer e conquistar mais espaço e mais terreno nesse mercado tão competitivo. -Exatamente. -Legal. E aí, tem outros sites também, que a gente pode dar exemplo, mas não é o momento apenas de grandes sites varejistas, o que a gente fala é que é o momento que respinga para todo mundo, se aparecer, estiver presente, vai respingar para o seu site também. Bacana, então, pessoal, se for relevante, se vocês pensarem bem na estratégia, tem espaço para todo mundo, que a gente viu que mesmo assim... mesmo com os cinco principais varejistas e outros 15 sites, ainda tem metade desse mercado -livre para os outros concorrentes. -Exatamente. Outra informação interessante, a maioria dos sites, os grandes sites, eles tiveram queda durante a Black Friday, isso aconteceu basicamente, durante a madrugada de quinta para sexta. O que acontece? É um tráfego muito grande, que as pessoas buscam e entram nesses sites naquela madrugada. A cada hora perdida daquele site varejista, aquele grande site varejista, são 300 mil visitas que ele perde por hora e aquelas 300 mil visitas não são visitas em que pessoas vão deixar de buscar e comprar. Elas vão para o concorrente, provavelmente. Provavelmente. Então, é o momento que a gente conversou com os grandes sites varejistas também, para, olha, presta atenção, é o momento em que aquele cliente que não conseguiu entrar no seu site tende a ir para outro site, então, é o momento também, de ficar ligado e falar, olha o meu concorrente caiu. -É hora de aparecer mais. -É hora de atacar. É hora de atacar. É bem uma estratégia de guerra, vamos dizer assim. Eu acho que funciona da mesma forma também. -Exatamente. -Boa. Uma última competição que a gente quer passar aqui, é a questão de compras internacionais, 59% das compras internacionais que foram realizadas por internautas brasileiros, foram em sites chineses,. Então, a cada 10 compras que brasileiro comprava em site internacional, seis eram em sites chineses. Tem dois tipos de compra, tem aquela compra que a gente chama compra na Amazon, que provavelmente, é um brasileiro que está lá no Estados Unidos, comprando e recebendo no hotel, agora, tem outra compra quem é em site chinês, que a gente entende, que não é o brasileiro que está na China comprando. Com certeza, é o brasileiro que quer preço, provavelmente. Exatamente, é o brasileiro que quer preço, esse brasileiro quer preço, ele compra em sites como AliExpress e assim por diante em busca de preço. Então, a gente tem que tomar um pouquinho de atenção e ter uma oportunidade, a AliExpress, faz o dia do solteiro que é 11 de novembro, daqui 20, 25 dias. É uma Black Friday para eles no mundo inteiro, eles bateram recorde de vendas no ano passado e novamente, utilizando, a palavra respingar, respingou para todo mundo. -No dia 11 de novembro... -Do ano passado. do ano passado e vai acontecer esse ano novamente. Então, é mais uma dica de uma data onde -a Internet vai estar fervendo. -Vai estar fervendo. -Legal. -Exatamente. A última tendência, antes da gente entrar na questão de intenção de compras é uma tendência que a gente chamou de custo benefício. O que que é esse custo benefício? Eu dei um pouquinho de ideia na parte passada, mas muito dos internautas já entenderam que o produto novidade é uma diferença entre produto novidade e produto posso comprar. O que que é isso? Quando a gente lança... Quando a Apple lança o iPhone 6s, por exemplo, o que acontece? As buscas pelo iPhone 6s, elas ultrapassam o iPhone 6, ultrapassam o iPhone 5 e assim por diante. O que acontece na Black Friday? Há uma inversão, as pessoas entendem que o iPhone 6s não vai estar em promoção, elas entendem que produtos mais inovadores ou que foram lançados a pouco tempo, não estarão em promoção e ela busca o segundo nível, terceiro nível. Isso não aconteceu só em eletrônicos também, aconteceu também, por exemplo, em moda, a gente tinha Mizuno Prophecy 3, eu não lembro dois ou três, mas o mais antigo ultrapassou o mais novo durante a Black Friday. Porque os próprios clientes identificam essa oportunidade, então, o melhor não vai estar em promoção, mas o segundo melhor, de repente, -ainda é muito bom. -Exatamente. -Legal. -Exatamente. Vou mostrar dois slides que mostram isso, por exemplo, na categoria de eletrônicos a gente teve um crescimento na Black Friday de 172% de buscas, mas qual foi o produto que mais cresceu durante a Black Friday? Foi a TV de plasma. Nossa, mas a TV de plasma, mas não é um produto inovador, na verdade é um produto obsoleto, é um produto que a maioria das pessoas não estavam interessadas anteriormente e que cresceu muito. Por quê? Alguns varejistas ofereceram a TV de plasma a um preço extremamente competitivo, ofereceram preços extremamente competitivos, as pessoas entraram... era realmente interessante. Estava compatível ou interessante de acordo com os concorrentes também, né? Exatamente. E aí, voltou, o site comprou. E aí, teve uma série de varejistas que bateram recordes de vendas de TV plasma. Outro número interessante, vou usar até o mesmo gráfico é a questão do Beats By Dre. Beats By Dre é um fone de ouvido, bacana, tal... que está na moda e as pessoas... tem um site que ofereceu esse produto mais barato que os Estados Unidos, na Amazon dos Estados Unidos, na época em que o dólar era um dólar mais aceitável até, e esse varejista ofereceu e a gente teve como o segundo produto mais buscado no Google de crescimento o Beats By Dre. Então, ele viu uma oportunidade, agarrou e com certeza sentiu o resultado disso. -Exatamente. -Legal. Não é só o momento de vender TV ou o momento só de vender... É o momento de vender tudo. É o momento de explorar bem, todos os produtos que você tem e ver a melhor maneira de fazer com que isso se torne mais relevante, mais atrativo para o cliente. -Exatamente. -Legal. O próximo slide é só uma questão, é uma reafirmação do que a gente passou. A busca de iPhone 6 no ano passado, que tinha sido lançado em setembro, vem acima do iPhone 5s, 4s e assim por diante. Só que na Black Friday, que foi no dia 28 de novembro, os dois produtos mais antigos ultrapassaram o produto mais novo. Então, novamente, uma reafirmação. No próximo slide, eu só queria deixar uma... uma pulguinha pra vocês, um pontinho de atenção, que é o quê? Sabe o que esses produtos têm em comum? Foram os produtos eleitos pelos varejistas como os mais vendidos na Black Friday. Nossa, e a gente tem várias categorias de produtos aí. Tem tudo, tem panela, tem fralda, tem produto de limpeza, tem passagem, tem carro, tem patins e assim por diante. São pessoas que foram para a mídia ou que no próprio site do varejista tem: Esses foram os produtos de sucesso na minha Black Friday. Ou seja, não tem aquela desculpa de: Ai não, para o meu tipo de produto não funciona, a gente vê aqui, que dos tickets médios mais alto aos mais baixos, a gente vê que faz diferença, que faz efeito. Exatamente. O que que a gente vê também, a gente vê uma extrapolação do varejo, não é só o varejo fazendo o Black Friday, a gente vê passagem aérea, a gente vê até supermercado fazendo... Eu vi médico, advogado, fazendo: olha, preço de Black Friday, uma consulta, quero dizer, é uma extrapolação, é todo mundo usando a Black Friday, ainda mais no momento um pouco mais crítico de economia. Então, as pessoas usam um artefato que é o Black Friday para extrapolar para tudo, então, realmente, respinga, vou voltar o nome aqui, mas respinga para tudo. -E a gente não pode ficar de fora. -Exatamente. A gente também, nessa próxima parte da apresentação, a gente fez uma intenção de compras, essa intenção de compras é uma pesquisa feita só com internautas brasileiros, que roda dentro da Internet e a gente perguntou se eles compraram ou não compraram ano passado, e porque compraram e assim por diante. Então, a gente vai trazer aqui, algumas categorias que são tendências e algumas tendências insights aqui. Alguns números muito bacanas que a gente está trazendo para vocês, hein, pessoal? Fiquem de olho, principalmente, se o seu site, seu negócio se encaixar numa dessas categorias. Exatamente. A primeira parte da apresentação, a gente vai falar sobre pessoas que compraram na Black Friday do ano passado. Então, das que compraram na Black Friday do ano passado, 82% pretendem comprar esse ano. Então, a grande maioria vai voltar a comprar independentemente da situação em que ela está vivendo hoje. Então, esse número é bem interessante, porque é realmente, é uma reafirmação mostrando que a Black Friday foi um sucesso ano passado, as pessoas não viram como Black Fraude, uma das... foi uma das... Possivelmente, foi a Black Friday que foi menos vista como Black Fraude. As pessoas viram as vantagens, sentiram a diferença. Exatamente, e aí, ela volta a querer comprar -e aproveitar essa data. -Legal. Quais são as categorias que as pessoas têm maior interesse, na verdade? A categoria na moda hoje, é o smartphone, claro. Um terço das pessoas que compraram ano passado, querem comprar esse ano e aumentou a intenção de compra, na verdade, era 27 ano passado e esse ano 29, então, 29% dos internautas brasileiros que querem comprar na Black Friday, querem comprar um smartphone. Se você tiver um produto, claro, smartphone para vender no seu site, é realmente, um produto bem na moda. Ou até se você tiver acessórios para smartphone, também... -Sem dúvida. -É muito interessante, não vamos esquecer só do produto principal, mas também dos produtos que agregam a ele, que é uma oportunidade muito bacana. Sendo dentro das buscas de smartphone mais buscadas no Google, tem vários acessórios, vários acessórios. Fiquem de olho, hein? A segunda categoria, que também, como uma intenção de compra bem alta é a categoria de moda. A categoria de moda, ela é hoje a que tem maior volume de pedidos na Internet brasileira, é uma categoria que saltou de 18% para 25% esse ano. O ticket médio menor, as pessoas conseguem fazer essa compra um pouquinho mais... mais recorrente, né? O interessante de roupa, calçados e acessórios é o que eu vou dar uma ideia bem legal é que o interesse de moda, é diferente no mês de novembro e na Black Friday. O que eu quero passar, durante novembro, a gente tem uma busca muito elevada por moda vestuário, então, por... -saia, calça, camisa... -Camiseta. camiseta e assim por diante. A gente fala isso, porque são produtos que a gente, às vezes, não consegue dar o nome, o internauta não consegue... Nossa, essa calça jeans, que estava 120, semana passada e hoje está 100 na Black Friday. Porque às vezes, você não tem uma marca atrelada daquele vestuário. Na Black Friday muda um pouco, na Black Friday, o que acontece é que as pessoas buscam aquele negócio que tem nome. Então, é o Mizuno Prophecy 3, -é a sapatilha da marca tal. -Elas buscam... As buscas são um pouco mais específicas, né? -Exatamente. -Legal. É aquele produto que você dá nome e sobrenome e aí, você consegue comprar o preço. Então, para quem é de sites de moda, observem isso, observem que durante o mês de novembro, as buscas crescem muito para o vestuário e calçado fica bem mais forte na Black Friday. E não esqueçam de aplicar isso na estratégia de palavras-chave de vocês na campanha, viu, pessoal? Que é muito importante, a gente pensar em fazer isso e aparecer para as buscas certas, e para os clientes certos e acompanhar essa mudança de comportamento que o nosso usuário apresenta no mês e na data, né? Exatamente. Notebook, outra parte interessante. Notebook, é a categoria que a gente está chamando de reanimação, né? A categoria de notebook, ela teve uma queda nas buscas no Google, a busca por notebook, por laptop, por tablet, teve uma queda bem forte, o ano passado, e agora esse ano, ela volta, não com um crescimento bem forte, como foi a dois anos atrás, três anos, em que ninguém tinha notebook, mas volta a se reanimar, volta de uma forma diferente. Notebook, hoje muito buscado, é Ultrabook. É notebook extremamente leve, notebook para games, muito forte. -Entendi. -E por outro lado, o tablet, aquele tablet mais tradicional como iPad, caiu um pouco e o tablet infantil cresce. Então, começa a ter uma divisão de produtos, aquela pessoa que quer um notebook mais potente, teve um ciclo de troca, porque quem comprou notebook, comprou há 2, 3 anos atrás, volta a querer comprar, mas quer um notebook bom. O tablet já é um pouco mais para criança e adolescentes. Legal. Superimportante a gente ficar de olho nessas tendências. Exatamente. Eletrodomésticos, bacana, também. Estou vendendo aqui todas as áreas, mas é... Mas porque é verdade. Eletrodomésticos com uma intenção de compra bem alta, provavelmente, pelo recesso de uma economia um pouco mais estagnada, faz com que as pessoas não compram a linha branca. Depois do IPI, assim por diante... Então, as pessoas estão segurando muito pra comprar na Black Friday. Isso a gente vê, TV, um pouquinho mais tímido. TV, geralmente, você vende um pouco mais em anos esportivos, então, Olimpíada ano que vem, Copa do Mundo ano passado, você tem uma atração pouco mais por esse produto. E itens de beleza, apesar de ser 11%, vêm crescendo, quase dobrou a intenção de compra, é uma categoria ainda que é pequena no e-commerce, mas que vêm crescendo muito forte. E nos Estados Unidos ainda, é muito grande e a gente vê essa categoria indo para o mesmo sentido. Bacana, então, tem muito espaço aí para a gente explorar e vários tipos de segmento. Então, a gente percebe que é uma data para todo varejista independente de como ele trabalha. Independente, independente da categoria, independente do varejista. E às vezes, nem precisa ser varejista, que eu digo, não precisa vender um produto, vender um serviço, vender algo fora do mundo de produtos, também resolve. -As pessoas tendem a procurar. -Bacana. A principal razão de escolha de site. Eu vou deixar bem claro esse slide, que 59% procuram o preço, não adianta, a Black Friday, já não é mais igual eu reafirmei anteriormente, não é mais Black Fraude, as pessoas são... com tanta tecnologia hoje, com tanta informação, as pessoas sabem o preço daquele produto. Então, elas procuram preço. Então, não precisa oferecer seu site inteiro na Black Friday, mas ofereça produtos com desconto, ofereça aquele produto que você tem um pouco mais de estoque, que você consiga oferecer com desconto. Porque é isso que o internauta está procurando, não adianta achar que o internauta não vai perceber, ele vai perceber se você não está oferecendo promoção a desconto. E aqui, pessoal, é muito legal a gente prestar atenção nesses slide, até para identificar, quais são as oportunidades de campanha que a gente tem aqui, também, do que a gente ver o preço. É muito importante a gente destacar esse diferencial e a gente consegue identificar também, aqueles dados das pessoas que já estiveram no seu site e das melhores condições de pagamento. Então, aqui, o que que é legal da gente trabalhar? Trabalhe em remarketing, é uma época muito boa para você trabalhar remarketing, você não pode estar de fora. Você vai alcançar muitas pessoas, a gente viu no comecinho da aula que o volume de novos clientes é muito grande, então, é mais gente aí, para preencher a lista de vocês, para vocês conseguirem impactar positivamente numa segunda vez e não esqueçam de trabalhar as extensões também. Então, a gente trabalhar, uma extensão de frases de destaque, falando do seu diferencial, destacando seu preço e é claro, uma extensão de site link, também, para você conseguir levar direto para sua página de promoção ou ainda, chamar ainda mais atenção para produtos específicos que estejam com preços diferenciados. Não esqueçam de aplicar todos os recursos que a sua campanha tem para te oferecer e são recursos gratuitos, diante dessas circunstâncias e desses números que o Diego está trazendo para a gente. A gente agora, mostra as pessoas que não compraram na Black Friday ano passado. Muitas pessoas não compraram e a gente fez até a pergunta, porque você não comprou? A maioria informava, eu não estava interessado na compra. Então, não é a questão, às vezes, de preço, a questão de não oferecer uma coisa legal. Tinha pessoas que não estavam interessadas. Só que um dado interessante, quem não comprou o ano passado, 28% pretendem comprar em 2015. O que significa isso? Tem gente que não participou da festa ano passado -e quer participar esse ano. -Ficou de fora, -se sentiu de fora. -Exatamente. Esse dado mostra isso, o próximo dado mostra uma coisa mais interessante, quem não participou do ano passado, tem uma intenção de compras maiores do que quem participou. É aquela coisa de, o ano passado eu perdi, então, esse ano, eu não vou perder de jeito nenhum. -Exatamente. -Legal. Então, se você tem um cliente na sua base, que compra com você ou que comprou antigamente, mas não comprou na Black Friday, provavelmente, a intenção dele, por algumas categorias seja maior do que outras... do que quem comprou. Então, vale a pena também, olhar para o cliente que não é o seu cliente Black Friday, vamos dizer assim. Porque ele também pode estar interessado. Exatamente, em todas as categorias, ele está com uma intenção de compra maior, por exemplo, smartphone, notebook roupas, eletrodomésticos e assim por diante. Último slide para que a gente mostre... para que a gente responda algumas perguntas, talvez, que tenham surgido. 43% das pessoas já estão pesquisando oferta. Então, também durante a pesquisa a gente questionou, olha você está pesquisando, ou não está pesquisando? Quase metade já estava pesquisando produtos que queriam comprar e 64% ainda não tinham decidido pela marca ou pelo site. Resumindo. Boa parcela está com interesse, está pesquisando, está querendo comprar, mas ainda não decidiu aonde ou o que comprar. Ou seja, é o momento para a gente conseguir atuar, para a gente criar as nossas campanhas, para a gente investir nisso e pra gente conseguir chegar à frente dos nossos concorrentes, porque a gente já viu, que tem interesse, tem demanda, independente de crise, os clientes estão interessados em comprar, em aproveitar as oportunidades. Então, quem ficar de fora está perdendo, não é? Sem dúvida. Sem dúvida, é um momento único da Internet, é um momento único do e-commerce. Beleza, eu queria agradecer muito a participação do Diego aqui, muito bacana, muito interessante os números que ele trouxe aqui para a gente e é super legal para a gente conseguir se preparar para a sazonalidade como a Black Friday..

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Rio Claro:

Mary Parsons, Dutchess County: Dominican College. Araruama: Niagara County Community College; 2017.

Victoria Hanson, Sullivan. Vespasiano: City University of New York (CUNY); 2009.

Keira Campbell, E 3rd Street zip 10003. São José: Institute of Fine Arts; 2010.

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