Carol Narizinho Ensaio Completo

European School of Economics - Coloquei ali "saudação". Agora como fazer a "saudação"? Olá, olá a todos; tudo bem com vocês? Tranquilo? Preciso cumprimentar as pessoas? As pessoas não vão responder, né? Boa tarde. boa noite, bom dia!!! Dependendo da hora que você está assistindo a esse vídeo. Sejam bem vindos ao primeiro. Putz! Bem vindos... ...como se os caras estivessem entrando... Sejam bem vindos ao primeiro, sim, eu disse o primeiro, o pioneiro vídeo do grupo EDUCAR+TE. EDUCAR+TE... Quando fala EDUCAR+TE já denuncia nossa região, né? Se fosse no Rio Grande do Sul seria EDUCAR+TE. Mas, enfim. Primeiro vídeo do grupo EDUCAR+TE. O que é o EDUCAR+TE? É um grupo de amigos, que se reuniu para pensar, discutir, aprender, estudar questões relacionadas a educação. A gente descobriu que é uma área que nos une, nos interessa e a gente tenta produzir vídeos, materiais didáticos, projetos, jogos, e vocês verão isso neste canal. Este primeiro vídeo é exatamente para se pensar uma questão relacionada a educação, especificamente no âmbito da doutrina espírita, a evangelização espírita. E a pergunta que se faz é: "quais os temas, os conteúdos que podem ser abordados e qual a sequência?" Enfim "como estruturar, organizar os conteúdos da doutrina espírita no processo de evangelização?" Aí pode entrar a"vinhetinha". Pra quem já fez algumas pesquisas na internet vai encontrar algumas apostilas, algumas propostas para esses temas que podem ser abordados na evangelização. A própria Federação Espírita Brasileira (FEB) disponibiliza um curriculo com uma sequência de temas, propostas de atividades e tudo mais. Uma outra fonte dessa possível sequência de conteúdos são os próprios grupos. E é absolutamente tranquilo porque todos os grupos de evangelização, todos os evangelizadores compartilham suas experiências. Mentira! Não fazem isso. Ainda. Sem dúvida que as novas tecnologias vão facilitar isso. E, aproveitando essas possibilidades das novas tecnologias, eis que surge este vídeo, eis que surge o nosso grupo e eis que surge essa intenção de apresentar a vocês uma proposta, uma sequência de temas para a evangelização espírita. De onde surgiu essa ideia? Essa ideia vem da união de dois grupos de evangelizadores de duas Casas da cidade de Florianópolis/SC. Podia aparecer a fotinho no canto... Esses trabalhadores se reuniram no início do ano para fazer reuniões de capacitação e pensar evangelização e planejar o seu... ano letivo, não... planejar o ano de atividades e, dessas primeiras reuniões, surgiu uma proposta. Reunidos, esses trabalhadores decidiram fundamentar o currículo, o conteúdo programático do ano em 4 eixos temáticos. Quais são?... Que são sugeridos, que são apresentados por Lucia Moysés. Esse grupo de evangelizadores fez uma dinâmica básica para chegar na proposta curricular mesmo com até atividades. Ela consistiu em, para cada um desses eixos, seguir algumas etapas. A primeira etapa foi fazer perguntas. Por exemplo, o primeiro eixo chama-se "consciência ecológica". "O que é consciência ecológica?", "O quê que o mundo tem haver com isso?" "Qual que é a importância disso?" Enfim. Enumeraram o máximo de perguntas possíveis. Numa segunda etapa fizeram um filtro dessas perguntas. Quais que seria mais relevantes, quais que são repetidas, quais poderiam ser reescritas. Numa terceira etapa. Está certo? Primeira etapa as perguntas, a segunda etapa o filtro... Numa terceira etapa procuraram, então, listar conteúdos pensando na doutrina espírita, pensando em conteúdos diversos da ciência, conteúdos que poderiam dar conta ou que estivessem relacionados a essas perguntas. E numa quarta etapa pensaram em atividades que abordassem esses temas, como, por exemplo, um juri simulado, trabalho com expressão artística, enfim, pensaram em um máximo de atividades possíveis. Então, para cada um dos eixos temáticos foram listados perguntas, foram listados temas e, enfim, atividades. Com isso, fazendo um filtro disso tudo, se chegou a uma proposta de temas para serem trabalhados ao longo do ano. Bom, mas vamos diretamente a essa proposta. Inicialmente os grupos perceberam que, antes mesmo de trabalhar com qualquer tema, é importante, num processo de evangelização, conhecer o grupo. Conhecer os evangelizandos, identificar as necessidades disso, fazer processos de integração, processos de inclusão, para que realmente fique identificado, fique fortalecida a identidade do grupo, para que isso facilite o trabalho pedagógico ao longo de todo o ano. Após essa primeira etapa de inclusão, integração, fortalecimento do grupo, pensando no cronograma do ano, na quantidade de encontros que teriam, ficou estabelecido que cada um desses 4 eixos poderiam ser trabalhados aproximadamente por 2 meses, para daí então, ao final do ano, ainda reservar datas, encontros, para fazer um fechamento do ano, inclusive produzir questões artísticas que as casas espíritas pediam ou deixavam em aberto para demarcar realmente o fim das atividades do ano e fazer uma confraternização com pais, com todos os trabalhadores das casas. O primeiro eixo, consciência ecológica (já até tinha soprado ele aqui anteriormente), ele possui diversos conteúdos que podem compor os encontros e, cada um desses conteúdos, diversas atividades que podem estar relacionadas. Só pra dar um exemplo, um dos temas pode ser consumismo. Discussões a respeito do consumismo ou críticas, defesas, enfim. E uma atividade que pode estar atrelada a esse tema, a esse conteúdo, é pensar e estruturar, principalmente na casa espírita, a separação do lixo, estudar isso e realmente praticar a separação do lixo. Será que os copinhos que são utilizados em todas essas atividades, como passe, será que eles são, apesar de ter muitas vezes o recipiente pra jogar o copinho, mas será que ele é destinado à reciclagem? Pultz, eu estou falando um monte, não precisa, dá pra cortar... Bom, antes mesmo de falar do segundo eixo, vale dois lembretes aqui. O primeiro deles é que essas atividades que são sugeridas e que foram pensadas pelo grupo de evangelizadores eles tem como fundamento também a ideia de desenvolver uma pedagogia de projetos, uma pedagogia ativa, com os evangelizandos trabalhando, colocando a mão na massa, se envolvendo com as vivências realmente dos conteúdos. Então isso que estruturou, isso que norteou as escolhas feitas pelos evangelizadores. Outra questão é que, no grupo de evangelizadores, tinham pessoas que trabalhavam com as mais diferentes idades. As atividades pensadas podem sim, e já foram discutidas a respeito disso, serem adaptadas para qualquer idade. O segundo eixo chama-se relações entre o mundo espiritual e o mundo material. Nossa, uma infinidade de conteúdos, principalmente pensando na doutrina espírita, uma infinidade de conteúdos que podem ser trabalhados. Entre os exemplos está a própria, o próprio conhecimento das estruturas, enfim, do funcionamento do que é o mundo espiritual. E uma atividade proposta para dar conta desse conteúdo é uma sessão de cinema, uma sessão pipoca, com o filme brasileiro Nosso Lar. Assistir o filme, debatê-lo, conversar a respeito, reproduzir talvez, enfim. Uma proposta de trabalho. O terceiro eixo chama-se reencarnação e suas leis. Entre os conteúdos, um exemplo, pode ser abordado planejamento reencarnatório. O que é o planejamento reencarnatório? Pensar as questões relacionadas a isso. E como sugestão para trabalhar esse tema... Você já jogou RPG? Já teve a experiência de criar o seu personagem para uma aventura no RPG? Escolher os seus atributos? Que tal pensar em planejamento reencarnatório na escolha desses atributos para determinar como será o seu personagem ou quais são os desafios, enfim, que ele terá que vivenciar nessa grande aventura que é a vida. Ah... ficou bonito... Pensando nessa proposta de jogar um RPG, inclusive o grupo EDUCAR+TE desenvolveu um jogo, que é uma mistura de um RPG com os jogos mais clássicos de tabuleiro, que se chama Jogo das Vidas. Ah... acharam que a Grow, a Estrela ia nos processar? Nada, o nosso é diferente... É o Jogo das Vidas, e terá inclusive um outro vídeo pra apresentar esse jogo para vocês, pra quem quiser reproduzir. E eu falei que eram quatro eixos. Então não poderia deixar de citar o quarto deles que é evolução espiritual. Um exemplo, então, de conteúdo relacionado a essa moralidade é o homem de bem. Não confundir com o homem de bens... O homem de bem, e como atividade, projeto, para desenvolver, para pensar esse conteúdo temos a seguinte sugestão. Envolver toda a equipe, evangelizandos, evangelizadores, trabalhadores, enfim, em pesquisas a respeito dos grandes missionários, os grande nomes, os grandes exemplos de passaram pela Terra, tipo Gandi, tipo São Francisco de Assis, tipo Kardec. Gente, talvez tenha ficado confuso ou difícil de acompanhar todo esse raciocínio nesse vídeo, mas eis que a questão é facilitada para você. Este currículo, não só com os exemplos que foram dados neste vídeo, mas com todos os demais conteúdos e todas as demais atividades pensadas que podem ser encaixadas nesses quatro eixos, ele foi documentado e está disponível para download. Está disponível para download para você que assiste esse vídeo e pra qualquer um. Se você quiser compartilhar, fique a vontade, é só acessar o nosso blog, o blog do grupo EDUCAR+TE, que o endereço... Eu não lembro... Mas vai aparecer aqui e você vai achar o link. É alguma coisa blogspot.... E é só. Se você gostou desse vídeo prepare-se que virão outros, se você não gostou desse vídeo, prepare-se porque virão outros. Você pode curtir o canal, você pode compartilhar, você pode aguardar sentado que logo, logo voltamos a conversar. Ah, tem que ter uma despedida mais... É... Deu, né?.

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Guarapuava:

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