Apresentadoras Portuguesas Boas

Le Moyne College, Syracuse - Olá alunos, sejam bem vindos à disciplina introdução à educação a distância, sou professora Sabina e hoje nós vamos conversar com a professora Jamile Sentinello, que é doutora em comunicação e especialistas em computação aplicada no ensino. Além de ser coordenadora-adjunta da UAB da UNICENTRO. Obrigada professora Jamile pela presença hoje. - Eu que agradeço. E para iniciar, nós gostaríamos de perguntar, quando que as tecnologias podem contribuir, e quando elas podem atrapalhar em um processo educacional? Bom Sabrina, com relação a essa questão das tecnologias é muito interessante hoje, nós colocamos que não são mais novas tecnologias, isso é uma forma da equivocada de trabalhar com as tecnologias. Porque é uma evolução delas, e em se tratando dessa questão das contribuições dessas tecnologias para a educação, é necessário para que os professores utilizem, os alunos utilizem de uma maneira que venha contribuir para a construção do conhecimento em sí. E não ficar naquela questão da utilização, somento o instrumental dessas tecnologias. Isso é muito importante, é isso que é necessário para que aluno consiga compreender todo esse processo, para que o professor também se aproprie e use dessas tecnologias, de uma maneira que atinja, aquilo que o aluno pretende, aquilo que o aluno se interessa em sala de aula. E aquela questão de atrapalhar, depente também, depende da forma que o professor se utiliza dessas tecnologias. Tudo depende da maneira que elas são manuseadas, como que elas são manipuladas, e a intenção de quem está usando dessas tecnologias. Então depende muito do professor, ele que vai estar orientando se elas vão favorecer o processo de ensino e de aprendizagem ou se elas vão acabar atrapalhando. Sim, sim e com relação à isso, existe a questão da mediação do processo, do professor ser facilitador desse processo de ensino-aprendizagem, isso é muito interessante. E a educação a distância proporciona isso, essa organização, essa forma de utilização das tecnologias de uma maneira mais atuante, que os alunos tenham acesso a esses recursos, à essas ferramentas educacionais. Então já que você mencionou sobre a educação a distância, como que ela está estruturada aqui na UNICENTRO? Bom, nós temos a educação a distância desde 2005 aqui na UNICENTRO com o nosso primeiro credenciamento que foi o credenciamento experimental, e com o nosso primeiro curso que foi a de ciências biológicas licenciatura graduação. E a partir de 2007 nós conseguimos a partir deste curso o nosso credenciamento definitivo. Mas só que de 5 em 5 anos, toda a instuição, ela é credenciada para trabalhar com educação a distância para que continue esse processo junto ao Ministério da Educação, a questão também, como os orgãos estão vinculados à CAPES, nós somos analisados pelo INEP também, que são os avaliadores que vem até a instuição para avaliar nossos cursos. E agora nós estamos aproximadamente com 5 mil alunos, nós começamos com 4 turmas, de Biologia, Ciências Biologicas, 160 alunos, e agora estamos a com mais de 5 mil alunos na educação a distância, então é uma evolução muito grande. E além disso, nós sempre estamos evoluindo, independente de onde nós estejamos, isso é muito interessante. A partir dessas sensibilizações que acontecem, tanto dos professores quanto dos alunos, esse pré-conceito que existe já está sendo menor do que existia em 2005, 2007, que nossas primeiras ações em educação a distância foi em 2003 com essas primeiras sensibilizações. Com reuniões de grupos de estudo, e professores que já trabalham com educação a distância, vinham até a nossa instituição para falar sobre, ainda pelo desconhecimento da modalidade. A legislação da educação a diatância tem dado conta dos projetos educacionais desenvolvidos pelas universidades? Bom com relação a legislação nós temos algumas questões vinculadas, no Brasil é recente ainda, a oficialização da educação a distância que a partir da LDB de 1996, a partir do artigo 80 que é ali que é o primeiro indício da educação a distância no Brasil oficial. Mas, a questão não oficial da educação a distância já vem a partir de 1923, 1924 com o radiodifusor, que foi a primeira forma de contato da educação a distância pela rádio. Então esse foi o primeir instrumento para que as pessoas tivessem acesso à informação. Então ali, já foram as primeiras iniviativas e que disso partiu e que tem até agora, ultima geração que é considerada a 5° geração da educação à distância, que é o uso dessas tecnologias, dessa convergência dessas tecnologias, no uso e nas apropriações dessas tecnologias para a educação como um todo, o que nós defendermos é a educação. A educação a distância é somente uma modalidade de ensino, que as pessoas utilizam, que elas tem a possibilidade, que tem a oportunidade de trabalhar com a educação a distância. E que, não é qualquer pessoa que consegue trabalhar a distância, Não é qualquer professor que consegue trabalhar a distância, tanto é que, é complexo você elaborar materiais, elaboração de e-books, elaboração de vídeos, isso aí é um tanto complexo, além, também do aluno. Para o aluno trabalhar a distância, ele tem que ser uma pessoa muito organizada, muito disciplinada, porque ela tem toda semana, atividades para desenvolver, leituras para realizar, tem que cada vez mais trabalhar com essa questão do ser pesquisador, de ir em busca da informação, isso proporciona também. E o que os alunos que trabalham com a educação a distância, que estudam a distância, a faixa etária é acima de 25 anos. Então, que ele tem já essa persepção doferenciada de vida, e que essa persepção de vida dele contribui para a formação que isso auxilia muito no desenvolvimento das atividades. Quais são os desafios da educação a distância no Brasil? Em primeira mão, acredita que o preconceito ainda existe. Porque as pessoas desconhecem sobre a modalidade, eles não compreendem ainda todo processo da educação a distância como um todo. Isso aí é um dos desafios. A outra também é fazer com que as pessoas aceitem, não somente quem participa, mas também a sociedade consiga compreender o que é educação a distância. Que não é totalmente um curso a distância, você utiliza também espaços presenciais. Então, cada curso tem a sua necessidade, tem a sua singularidade, tem a sua particularidade, e tudo depende da necessidade de quem vai realizar o curso e de quem vai fazer o curso. Isso tudo depende de onde você esteja. Pode-se prever algum cenário na área da educação a distância no Brasil nos próximos anos? Eu acredito que todas as instituições deveriam priorizar a questão da qualificação, tanto do aluno, quanto do professor. E que essa qualidade da construção mesmo, de todo esse processo educativo vinculado a educação a distância, esteja cada vez mais próximo das reais necessidades institucionais, e do publico que está em busca dessa informação. Eu acredito que essa seria uma das prioridades, não sei se seriam perspectivas, mas eu acredito que isso seria uma evolução. E todo o processo educativo é envolvido pela evolução, tanto do ser humano, quanto do processo como um todo. Nós somos regidos, infelizmente, ou felizmente pelas questões das políticas públicas, mas que, nós temos que de certa forma, a partir de todas essas questões trabalhar, e fazer com que a nossa realidade fique diferente, que a nossa realidade seja particularizada, que tenha sua singularidade, e que cada um tenha sua autonomia de desenvolvimento das atividades. Então, obrigada professora Jamile pelas contribuições. Eu que agradeço essa oportunidade de estar aqui trabalhando com vocês e de refleti um poruco sobre a questão da educação a distância hoje na UNICENTRO, e algumas perspectivas também que nós colocamos a respeito dessa construção doconhecimento nessa modalidade de ensino. Que nós devemos sempre enfatizar e colocarmos de uma maneira com que as pessoas tenham acesso cada vez mais a informação. Assim, podemos perceber que a educação a distância está cada vez mais presente no cenário educacional e proporcionando a todos uma educação de qualidade. Bom alunos estarei no ambiente virtual para sanar qualquer dúvida, e também os tutores caso vocês precisem, desejo a todos bons estudos..

Apresentadoras portuguesas boas etica e moral bibliografia Assis artigos de festa poa rs. Ananindeua curso confeitaria senai gratuito Proposta de Tese, artigo 165 cpc novo Redação, motivos justa causa artigo 482 Artigo, resultado dos aprovados no exame de suficiencia 2020 Resumo. Sao jose do rio preto sesc art 109 4o da lei 6 015 73 apresentadoras portuguesas boas Magé revista au arquitetura e urbanismo pdf. Artigo 153 ii cf Proposta de Pesquisa Castanhal artigo cientifico pena de morte, tem como financiar curso de piloto.

Barra Mansa:

Frederick Simon, Livingston County: Mercy College (New York). Sabará: American Academy McAllister Institute; 2010.

Shirley Shannon, Clinton County. Linhares: The New School for Drama; 2017.

Lorelei Peacock, W 104th Street zip 10025. Vitória: Dutchess Community College; 2014.

inserted by FC2 system