Exames Detran Campina Grande

NYS College of Human Ecology - Olá, meu nome é Bernardo e hoje a gente irá ver dezesseis dicas de São Tomás para o estudo. Essas dicas estão contidas em um livro, que é um opúsculo, um pequeno trabalho de São Tomás, que se chama "De modo studendi", que está contido nesta tradução feita pelo Paulo Faitanin, chamada "Opúsculos filosóficos". É uma uma pequena obra de São Tomás, de apenas uma página, em que ele responde com um conselho a um irmão João, que pediu para ele alguns conselhos breves sobre o estudo. Em relação a essas dezesseis dicas, como cada uma tem alguns detalhes que poderiam ser trabalhados em um vídeo, um vídeo próprio cada uma dessas dezesseis dicas, a gente vai aqui apenas apresentar brevemente essas dezesseis, e quando necessário, faremos apenas um breve comentário, senão seria um vídeo muito extenso, comentando cada uma das dezesseis. Muitas dessas dezesseis dicas têm também um viés moral, até porque para Tomás, de algum modo, existe uma unidade das virtudes, e a parte moral influencia também a própria compreensão da intelectualidade das coisas. Então sem mais delongas, assim, vamos já para a primeira dica. Ele fala o seguinte. Para quem quer estudar bem. Ele respondeu com esse conselho ao irmão João. É apenas uma página. Apenas esta página aqui, algo bem curto; Vamos lá. Então a primeira dica fala o seguinte: "que elejas, pois, introduzir-se primeiramente nas águas dos rios do que nas do mar; pois deves eleger começar a partir das coisas mais fáceis e não das mais difíceis. Portanto esta é a minha advertência e a tua instrução." Caso contrário, se você começa das mais difíceis, pode até haver algum tipo de desespero. A pessoa pode ter certa aversão, simplesmente também por não entender o que está sendo lido. Sempre é bom ter certa didática própria para aquelas coisas mais simples sem querer pular etapas, nem querer estar à frente (indevidamente), assim obedecer um certo tempo, reconhecer nossa limitação diante dos estudos. Esta é a primeira etapa, a primeira dica. A segunda dica fala o seguinte: "que não te apresses em julgar, nem em pronunciar-te sobre algo." Seja paciente. Não se coloque afoito, nem queira ter já toda a ciência sobre aquilo. Espere um pouco, às vezes, simplesmente é necessário tempo, ter outras visões, conhecer melhor o assunto do que já sair se pronunciando como se fosse um grande esclarecido sobre o assunto. Justamente a paciência é muito conveniente e necessária para o estudo. Se não, pode haver arrogância, principalmente erro, justamente ignorância. Terceira dica, "que estimes a pureza de consciência." Justamente essa necessidade, o aspecto moral, e a gente irá vai ver em outro vídeo, a gente vai falar sobre, por exemplo, o problema da gula, o problema da luxúria, enquanto esses vícios influenciam negativamente na questão intelectual. Então a questão moral de algum modo ela também está relacionada e afeta as virtudes intelectuais. "Que não deixes de ocupar-te da oração". Isso dispensa até comentários. "Que ames frequentar tua cela se queres ser conduzido à adega do vinho da sabedoria". Obviamente que a cela que São Tomás entende era o quarto onde os monges ficam, aqui a gente pode entender tanto com relação ao quarto onde a pessoa estuda, ou mesmo as bibliotecas, o local onde a pessoa tem certo recolhimento; que ame esse local que é justamente onde a pessoa vai poder ganhar, vai poder adquirir com paciência o conhecimento; justamente, pelo estudo. A próxima dica, a sexta, é: "que sejas amável com todos." Sétima dica: "que não perguntes excessivamente nada sobre as obras alheias." Não seja um cara fofoqueiro, não queira ficar sabendo sobre os outros (indevidamente). Isso dispersa, tira tempo, tira o foco também dos estudos. Oitava dica: "que não te mostres excessivamente familiar a ninguém pois a excessiva familiaridade produz o desprezo e a subtração do tempo necessário ao estudo." Essa excessiva familiaridade é assim um contato, uma intimidade excessiva, com algumas pessoas; e, neste caso, convém muito mais uma abertura a Deus. Isso é diferente, por exemplo, de uma abertura que se deve ter de modo pontual, na confissão, na direção espiritual. É diferente disso. Essa excessiva familiaridade é uma abertura exagerada, digamos assim, da intimidade para algumas pessoas, não é conveniente uma abertura assim. Conforme eu falei, isso é diferente de uma necessidade pontual que se deve ter de uma abertura que é conveniente, de uma direção espiritual e da confissão. Nona dica: "que não se intrometas de nenhuma maneira em discussões e acontecimentos profanos." Aqui a gente pode entender o profano como alguma questão mais no âmbito mundano, é uma questão excessivamente mundana e que não é conveniente. Por exemplo, tanto no mínimo porque se perde tempo, ou porque é um conteúdo que é contrário à moral e não é conveniente buscar. Por exemplo, uma questão muito prática, pessoas que ficam comentando assuntos que são fúteis ou desnecessários ou que tenham problemas morais, por exemplo, uma questão hoje, em voga, pessoas que comentam muito Big Brother. Assim, além de que possa ter algum conteúdo fútil ou até o conteúdo imoral, que é inconveniente, no mínimo, nesse caso, é a perda de tempo. A pessoa pode se dedicar a coisas mais nobres e edificantes e não a isso. Então, a próxima dica, a décima: "que evites deste modo a discussão sobre qualquer assunto." Muitas vezes o diálogo sobre absolutamente qualquer coisa também é um problema, porque, ainda que a gente deva ser abstratamente aberto, mas em alguns casos particulares, ou não é conveniente, ou a pessoa não tem nenhum foco. Isso é um problema relacionado à teoria do diálogo. É necessário ter algum tipo de foco, um tipo de ordenação quando for dialogar com os outros. Décima primeira dica: "que não deixes de imitar os exemplos dos santos e dos bons". Justamente, aquela questão moral. Em outro vídeo a gente pode até explorar isso melhor. Décima segunda: "que não atentes a quem disse, mas ao que de bom se diga, guardando na memória." Eu diria que essa dica é uma das mais destacadas em relação a estas dicas, porque mostra uma abertura de São Tomás ao conteúdo das coisas, mesmo que a pessoa seja má, a que está dizendo. Ainda que, obviamente, pelo fato de a pessoa ser má, seja necessário, às vezes, também purificar o que ela está dizendo, porque ela pode ter uma má intenção naquilo que ela tomou como verdade e se aproveita disso e o distorce. Então, é necessário, digamos assim, purificar, em certo sentido, a verdade daquela argumentação, daquela intenção que está por trás, e aproveitá-la, como que filtrar o que é bom, independentemente de quem diz. Na décima terceira dica: "que procures entender o que lês e ouves." Décima quarta: "que certifiques das dúvidas." que esteja atento, que não seja uma leitura dispersiva, que seja focada. Por isso, a questão de se dedicar à cela, de se dedicar a um lugar recolhido específico. Décima quarta, "que certifiques das dúvidas". Décima quinta: "que te esforces por abastecer o depósito de tua mente como o ávido que se atira a saciar-se". Obviamente que a avidez, relativa ao avaro, Isso em si mesmo é problemático, mas Tomás faz uma comparação não pelo objeto, que a pessoa queira os prazeres, mas para tentar ver, pegar esse desejo, e purificar essa noção desse desejo e se colocar como aquele que busca o conhecimento. Uma comparação não com aquilo que se está buscando, mas tentar pegar como essa pessoa faz isso, então, vamos pegar mais ou menos um exemplo não que ela está se dirigindo mas o modo como ela está se dirigindo e voltar esse desejo para o conhecimento. E a décima sexta e última é: "que não questiones as coisas que estejam além do teu alcança." Então, a gente depois irá ver outros vídeos sobre a noção da virtude da humildade, a virtude da magnanimidade. É importante sempre querer as coisas mais elevadas, mas ao mesmo tempo ter um conhecimento das nossas próprias limitações, o quanto nós conseguimos algo, o quanto nós precisamos de tempo para adquirir algo, sempre de passo e passo. Não ser afoito em pegar as coisas mais nobres, sem conseguir as coisas mais simples, com mais facilidade. Saber ser paciente, muitas vezes, consigo mesmo. É isso que, no fundo, estou querendo dizer. É isso, foi rápido, não foi delongado. Essas são as dezesseis dicas de São Tomás. Se vocês tiverem interesse, podem colocar perguntas aqui embaixo, podem se manifestar, fiquem à vontade. Se vocês gostaram do vídeo, curta vídeo. Inscreva-se no canal. E é isso..

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Marília:

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Chloe Vance, Saratoga. Piracicaba: Alfred University; 2006.

Susan Travis, Washington Street zip 10014. Mossoró: Orthodox Judaism; 2017.

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