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Sackler Institute of Graduate Biomedical Sciences - Legendas: Equipe Nead/UAB Vídeos Bem-vindos à unidade 1 da disciplina Brasil e América: Relações Culturais e Políticas. Intitulei esta Unidade 1 como "O problema das identidades das Américas: Do cinema narrativo clássico ao documentário dos povos indígenas ." Primeiramente, selecionei o filme " The Birth of a Nation", "O nascimento de uma Nação", de 1915. Dirigido por D.W. Griffith, para que vocês assistam. Após a assistir a esse filme, eu imagino que vocês ficaram com algumas questões em mente. Após a audiência desse filme, vocês observam questões meio problemáticas. A presença de uma componente negro da população e o componente branco da população. Dois componentes em constante tensão durante o filme. Essa tensão, provavelmente, é resolvida em uma sequência que indiquei para que vocês prestassem um pouco mais de atenção. Na qual, numa montagem alternada, os negros sitiam a cidade, é bom lembrar que os negros são personagens construídos pelo filme. O problema é que, os negros travestidos com uniformes muito semelhantes aos dos federalistas, da guerra da secessão, Se embatem com os brancos vestindo uniformes semelhantes aos dos membros da KKK. Vocês ficam mais curiosos em perceber que os membros de uma sociedade racista vencem no final, subjugando os negros e retomando o controle da cidade. O derradeiro momento é indicado por uma legenda escrita "disarming the blacks", ou "desarmando os negros". Além dessa questão estritamente de conteúdo, observamos várias questões formais. Nesse registro formal, funda-se alguns dos cânones do cinema clássico seguido por Hollywood. Questões de montagem, questões de encenação, questões de narrativa. No cene da produção filmica hollywoodiana, temos um filme problemático por seu conteúdo. Então acabamos chegandoem 2 questões importantes do filme. Uma questão formal e técnica, que funda uma tradição cinematográfica e outra questão de conteúdo. A questão de conteúdo pode ser resolvida pensando primeiramente que esse filme uma adaptação de um livro. Chamado de "The Clansman", de 1905, de Thomas Dickson Jr. A questão formal pode ser resolvida pensando nas fundações do cinema clássico. Questões que eu abordo já no meu próprio E-book. É importante entender " The Birth of a Nation" ou "O nascimento de uma Nação" num contexto de rememoração da Guerra da Secessão. Eduardo Morettin nos chamam atenção disso em seu artigo. Ele cruza a escrita da história com a estética e com o conteúdo do filme de Griffith. Indicando como a História autentica certas questões do filme. Porém, uma dada história, uma história ligada a um processo de revisão da Guerra da Secessão. Mais importante, o filme indica uma problemática da identidade norte americana. Percebam que o argumento do filme é excluir o componente negro dessa identidade. Ou, pior, tratar o negro como um elemento maléfico dessa formação identitária norte americana. No caso particular do EUA, Rafael Sebriani indica uma questão de quem seria o povo a participar. Evidentemente, esse povo era um conceito excludente. Quem participaria desse processo de formação? para o filme de Griffith, os negros deveriam ser excluídos desse processo. Devemos entender que essa tradição fílmica, fundada primordialmente por Griffith, estereotipou várias populações. Hoje chamadas de minorias, como os nativos, aborígenes, os negros, o imigrantes, dependendo de qual a época, eram tratados de forma vil. Devemos pensar, se " The Birth of a Nation" construiu um estereótipo dos negros, nos EUA, naquele momento? Mas também é importante de se pensar nos lugares de resistência que se seguiram no próprio século XX, dentro do cinema. À medida que se desenvolveu cinema clássico, também desenvolverm certas formas de resistência desse próprio cânone. Ou seja, utilizando, às vezes, a mesma forma pra construir um novo conteúdo. Podemos citar os filmes dirigidos por negros. Podemos citar os filmes dirigidos por comunidades indígenas Podemos citar os filmes dirigidos por outras minorias, como o cinema Queer, os cinemas das diásporas e das imigrações africanas. Assim, é importante pensar o Cinema como um local de resistência, também. Se Griffith estereotipava os negros, os negros também resistiram no próprio cinema. O Brasil também não fica fora disso. A exemplo, elenquei no E-book, o projeto "Vídeo nas Aldeias". Na qual, comunidades indígenas recebiam o equipamento, recebiam direcionamento para produzir seus próprios filmes.Ou seja, produzir os seus próprios olhares a respeito de suas de suas identidades. tencionando mais uma vez esse lugar do cinema. resistindo a uma construção fílmica muito forte, amparada por uma grande indústria, chamada Hollywood. A qual estereotipou, em vários momentos, esses atores. Os quais rexistem contemporaneamente. Muito obrigado! E bom prosseguimento de curso..

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