Curso Tecnico De Enfermagem Campinas

New York Graduate School of Psychoanalysis - Hoje nós faremos uma breve contextualização e conceituação dos conteúdos abordados durante a unidade 1 da disciplina A unidade 1 prevê que nós trabalhemos com gestão da informação e a comunicação. Existem quatro questões desafiadoras quando nós começamos a discutir o que vem a ser a gestão da informação. Primeiro, nós precisamos entender o que é informação? De qual tipo de comunicação nós estamos falando? Quais são as necessidades que o nosso público, que nós iremos atender na área pública, precisa ter ciência? Qual o processo comunicativo que nós utilizaremos durante esta etapa e quais são os resultados que nós efetivamente esperamos da gestão da informação aliada com o processo de comunicação? De que comunicação, então, afinal de contas, estamos falando? Primeiro, comunicação envolve quatro aspectos essenciais: diálogo, interrupção, interação e compartilhamento. Para que nós possamos ser profissionais que atuam diretamente nessa perspectiva de comunicação, precisamos desenvolver algumas habilidades, algumas qualidades. Normalmente nós trabalhamos com cultura da informação associada à cultura da comunicação, que visam uma cultura de excelência dentro das organizações públicas. Essa cultura de excelência está ligada ao valor estratégico que a comunicação tem para a nossa área. Basicamente a cultura da informação se subdivide e está aliada num paradigma da cultura da comunicação. Informar, pessoal, é colocar as pessoas com quem convivemos a par de determinado conhecimento. Nem sempre informação é um processo contínuo, às vezes nós temos um simples dado. Esse dado pode ser convertido durante o processo de informação, como pode ser um simples dado que vai ser arquivado dentro das organizações. Comunicar, diferente da informação, trabalha com o compartilhamento. Uma coisa é informar algo para alguém, outra coisa é o compartilhar esse processo informativo com alguém. Normalmente a comunicação ocorre por meio da troca de informação, mas ela só vai acontecer efetivamente se as partes tiverem um resultado, ou seja, se houver um significado comum no processo interativo como um todo. Esse significado é realizado por meio da voz, da expressão corporal, do olhar, da escrita, ou seja, é todo um mix no processo comunicativo do interlocutor que faz com que o receptor tenha um compartilhamento e uma interação neste processo. Toda a comunicação é informação, mas nem toda a informação chega ser comunicação, porque a comunicação tem alguns elementos básicos no processo de comunicação: emissor, código, mensagem, canal, intérprete e todo esse processo nós precisamos dominar na área pública. Isso porque, em determinados momentos da nossa disciplina, isso nós veremos na unidade 2 e 3 da disciplina, nós trabalharemos com a comunicação por meio do processo de arquivamento desses documentos que são produzidos. E nós trabalhamos com a comunicação no processo escrito dessas informações que nós geramos no nosso cotidiano na área pública. A própria raiz da palavra diz que a informação tem um indicativo de movimento. A comunicação é o transporte desse movimento. Então normalmente a comunicação é o mecanismo que engloba alguns aspectos da relação humana. Então eu não tenho só um processo de comunicação escrita ou de comunicação arquivada, mas eu tenho um processo de relação humana. Isso envolve palavras, gestos, voz e expressão corporal e todo um processo que se interliga nesse caso. A comunicação é imprescindível, então, para qualquer tipo de organização. Nós, enquanto profissionais, precisamos atuar diretamente na área da comunicação, seja ela interpessoal, seja ela ativa, seja ela assertiva, seja ela inativa, seja ela escrita. Faz parte do processo do mix das interações sociais dentro das organizações. O gerenciamento já desta informação, somos nós que iremos trabalhar, é um conjunto estruturado de atividades. Então dentro da área da gestão pública, nós temos um conjunto estruturado de atividades que nós, enquanto profissionais dessa área, precisamos dominar. Esse conjunto de atividades engloba escrita, arquivo e todo o processo de compartilhamento que essas atividades geram com os nossos interlocutores. Nós podemos ampliar um pouquinho mais a visão da gestão da informação nós trabalharemos aqui com o conceito de gestão de informação durante a disciplina, que vem a ser um processo legítimo para que nós possamos trabalhar com os recursos informacionais que nos chegam todos os dias. Numa organização que seja bem sucedida, nós vamos trabalhar então, gente, com uma cultura de informação, associada com uma cultura de comunicação, associada ao nosso público interno que, por sua vez, vai se refletir no público externo. A cultura faz parte do mix da comunicação organizacional e esse é o foco da nossa disciplina. A comunicação organizacional é sistêmica, ou seja, ela tem movimentos cultural, administrativo, social e técnico. Por que não técnico? Então normalmente o mix da comunicação engloba três grandes áreas: comunicação institucional, que aí tem a ver mais com os profissionais que vão atuar na área de relações públicas; a comunicação administrativa, que é o foco da nossa disciplina, que nós trabalhamos aí com a comunicação interna, seja ela na relação interpessoal, seja ela no processo, seja ela no fluxo, seja ela no equipamento, seja ela no arquivo; e nós temos a comunicação de marketing, que é voltada mais para a área mercadológica das organizações. A comunicação interna e administrativa então, para finalizar e que é o foco da nossa disciplina, nós trabalharemos direcionados na unidade 2 e na unidade 3. Vamos trabalhar na unidade 2 com a gestão documental propriamente dita, a forma de arquivamento dessas informações, e na unidade 3 com redação oficial, a forma de escrita dessa comunicação internamente. Então, quando nós trabalhamos com a comunicação interna, a gente vai dizer que a comunicação administrativa engloba todo um processo de que nós vamos fazer uso, que são as cartas internas, os papéis, os memorandos, a rede intranet, a gestão eletrônica de documentos, a gestão arquivística de documentos e outras atividades que nós, enquanto profissionais, precisamos atuar e saber dominar de forma que o nosso público possa se sentir satisfeito com esse processo. Basicamente seria isso, pessoal. Sugiro a vocês que leiam os materiais 1, 2 e 3 da disciplina, que estão diretamente focados na síntese do conteúdo desta unidade. Muito obrigada!.

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Smith Oakman, 94th Street, West zip 10025. Teresina: Clarkson University; 2020.

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