Artigo Cientifico Estresse

Bethel Seminary of the East - senhoras e senhores muito boa noite como tema civilização ou barbalho um desafio mundial iniciamos neste momento o primeiro painel do 16º fórum da liberdade uma realização do iea instituto de estudos empresariais com o patrocínio de gerdau ipiranga e brinca que hélia e vão para o apoio de ativa habitasul sebrae/rs sicepot souza cruz ea colaboração especial de senna faz um sistema fecomércio federação do sistema fiergs para debater o tema civilização ou barbalho um desafio mundial convidamos os senhores sérgio paulo rouanet luiz passos e miguel reale júnior que já estão devidamente sentados aqui no nosso palco antes de passarmos a palavra o nosso primeiro painel lista gostaríamos de explicar as regras deste painel que está sendo transmitido ao vivo pela tv com canal 36 é para todo o rio grande do sul e para parte de santa catarina as regras são bastante simples o painel terá duração máxima de duas horas cada expositor terá até 15 minutos para suas declarações iniciais ao final das exposições teremos um debate aberto com a participação da platéia que poderá enviar perguntas por escrito perguntas a serem feitas nos blocos de rasgo estão dentro das pastas que vocês receberam por favor entreguem as perguntas às recepcionistas da sala que repassaram a coordenação da mesa então para iniciar este painel convidamos a fazer uso da palavra o senhor sergio paulo rouanet que é cientista político em saída autor da lei de incentivo à cultura que leva o nome dele é membro da academia brasileira de filosofia doutor em ciências políticas pela universidade de são paulo e graduado em ciências jurídicas e sociais pela puc do rio de janeiro foi embaixador do brasil em praga e na dinamarca e cônsul geral em berlim onde criou o instituto cultural brasileiro secretário nacional da cultura fez cursos de pós graduação em economia na universidade george washington em ciências políticas da universidade de george town em filosofia na new york's com forçou show insight atualmente é professor associado na universidade de brasília com a palavra o senhor sergio paulo rouanet terá 15 minutos para as considerações iniciais obrigando a funcionar antes eu vou entrar directamente matéria que nós temos pouco tempo então eu espero que compreendam seu eliminar comunidade de água estejam tentando tempo para ele antes de ter civilização e barbárie não é de manejo simples tradicionalmente ela foi usada de forma autoritária e é norma foi assim desde sua origem na antiguidade clássica em que os gregos deviam como os únicos povos civilizados e os não helênicos eram considerados bárbaros pelo mero fato de não falar em grego mas esse uso perverso da antítese atingiu seu auge na fase áurea do imperialismo europeu as grandes potências jogavam superiores aos povos colonizados tanto com de vista técnico e científico quanto do ponto de vista ético e nesse sentido eram civilidade enquanto os demais povos estava mergulhado na barbárie da emissão civilizadora que os países europeus se atribuíam o que lhe tinha sido atribuída pela providência o famoso whitman ordem do fardo do homem branco a obrigação que lhes foram impostas de retirar da barbárie os infelizes nativos meio demônios e meio crianças nas palavras da equipe a doutrina evolucionista foi a expressão teórica da conexão para o antropólogo tela por exemplo a escala evolutiva e do estado selvagem o hino brasileiro foi usado expressamente como exemplo do estado selvagem até o estado civilizado de cobrou pelo contemporâneo cabendo a este último e principalmente a sua vanguarda o homo britânicos apesar da tarefa de guiar estes povos imersos num atrás material e na superstição na longa jornada em diversão está a disponibilidade depois do movimento de colonização na pós guerra o uso imperialista do tipo de civilização bárbara e se tornou mais discreto embora não dentro aparecido de todo o tópico fez uma certa ramsey e depois dos atentados contra as torres gêmeas no ano de setembro de 2001 dizia que a civilização tinha sido agredida pela barbárie é verdade que em geral os comentadores restringiam barbárie o campo dos terroristas não atendendo os países islâmicos como um todo mas em certos casos em deter sensibilização barbárie foi aplicada contra todo o islã mulher escreveu em 13 de outubro de 2001 o seguinte eu sinto ou reencontraremos a coragem de sensibilizar os bárbaros isto é a totalidade dos muçulmanos ensinar lhes o que é a sensibilização o a barbárie destruir a civilização distância no entanto são casos excepcionais de modo geral antes de repente um pouco equivocada embora não necessariamente porque os europeus e americanos tenham deixado de considerar bárbaro dos povos do terceiro mundo o que mudou foi o conceito de civilização agora ela não tem mais um sentido de refinamento de exemplaridade normativa de paradigmas é tomado como modelo a civilização é uma positividade empírica não uma esfera de valores de diárias os filósofos historiadores e cientistas políticos levam adiante o projeto de três qualificação positivista da idéia de civilização para eles a civilização de se dizer um universal designado por um substantivo singular e adquire um sentido plural não existe mais de viabilização só existem tibilisi ações nesse sentido tal cujo declínio ele considera e melhorado foi nesse sentido que tony constrói sua análise monumental das várias civilizações que sucederam na história é nesse sentido também mais recentemente amanhã em tono traça um cenário apocalíptico do choque das civilizações definidas segundo critérios linguísticos e religiosos e axiológico a civilização ocidental a latino-americana africana a islâmica assine caindo autor doxa a budista ea japonesa o substrato relativista dessas redefinições do conceito de civilização dificulta o uso da antítese sensibilização bairro subjacente a todas elas existe a ideia historicismo de que as normas e valores de uma civilização não valer automaticamente em outras por maiores que sejam os contatos intensivos nacionais em conseqüência não podemos dizer sem contradição com as premissas relativista mobilização seja superior às outras o que equivaleria ao contrassenso de dizer que certas civilizações são mais utilizadas em outras como situarmos diante dessas tendências não podemos evidentemente aceitar o uso autoritário dentistas e civilização e barbárie no qual é manejada por países hegemônicos para desqualificar os países periféricos ou pelas classes dominantes para desqualificar as classes que num certo momento foram chamadas de classes perigosas mas não podemos aceitar tão pouco o esvaziamento da adidas e pela redefinição stores desista do com tempo de utilização isso porque a mera leitura dos jornais mostra a pertinência contemporânea da antiga oposição entre civilização e barbárie nossa tarefa é reviver a inditex mas depurando a de suas características pt nó centro e se transformando a um instrumento crítico e emancipatória mas os próprios pactos já não se encarregaram de realizar essa tarefa sabemos todos intuitivamente que não estamos assistindo a um só de utilizações no plural mas verdadeiramente a um soc entre a civilização no singular e abaixo a atualidade política parece ter tornado supérfluas há discussões teóricas os conceitos por assim dizer se tornaram visíveis a olho nu as imagens de televisão já mostram o que é a civilização e onde ela se encontra o que é a barbárie e quem encarna internamente no brasil sentimos que a civilização é apresentada pelos que lutam a favor dos direitos humanos e da construção de um país mais justo pelos que lutam na polícia e nas forças armadas pela manutenção da ordem ea barbárie é representada não só pelo crime organizado como pelos membros de uma classe dominante corrupta e oligárquica responsável em última análise pela exclusão social maciça que constitui a verdadeira fonte da violência que aterroriza o país internacionalmente percebemos que a civilização é apresentada pelo sistema de normas que a humanidade criou para evitar o flagelo supremo a guerra a civilização é a onu que o governo bush procurou desmantelar a civilização é a frança lembra as vezes de que é o país dos direitos do homem a civilização é a alemanha é consciente hoje as palavras de brest de que a cadela que pariu hitler está constantemente no cio e de que o parto pode ocorrer em vários lugares do mundo no texas por exemplo a civilização é o papa que possuído por uma ira profética superou sua fragilidade física para denunciar a arrogância satânica dos senhores da guerra a civilização o camponês iraquiano que morre existindo invasão e que não está defendendo o ditador mas lutando por um princípio o princípio democrático da autodeterminação dos povos brutalmente violado pelo império e os bárbaros pensão sem dúvida os terroristas como os que perpetraram odioso atentado de 11 de setembro mas é preciso acrescentar todos os terroristas inclusive os que praticam o terrorismo de estado como sharon e bush e bárbaros são os fundamentalistas mas todos os fundamentalistas não somente os talibães como os fanáticos o deus que sabotam em nome da torá os acordos de paz interna a devolução ao saber dos territórios ocupados e os cristãos não menos fanáticos integrantes dessas sinistra direita religiosa que se instalou no pentágono na casa branca em curso aiatolá se consideram que a américa recebeu do deus dos exércitos a missão de sublinhar a humanidade no entanto creio que devemos resistir à tentação de achar que a própria prates já reformulou no sentido crítico a dita de civilização e barbárie a intuição não substitui o conhecimento o mais rica que seja bracks ela não pode substituir o conceito e este só pode ser alcançado pelo trabalho teórico por um trabalho sobre a práxis pelo que regra chamava o trabalho do conceito esse trabalho deve ter como foco a reflexão sobre um novo projeto civilizatório sem um acordo sobre a civilização que queremos antes não teria um conteúdo concreto os principais impulsos nesta direção de ana foi da tradição socialista que transformou a oposição uma disjuntiva socialismo ou barbárie essa fórmula vem de renda para quem aspas sociedade burguesa está posta diante de um dilema ou passagem para o socialismo ou recaída na barbárie num panfleto célebre inscrito em 1915 na prisão rosa luxemburgo retomou dramaticamente essa ideia a propósito da eclosão da primeira guerra mundial com a conivência do partido social democrático o dilema para rosa era claro raspas ou triunfo do imperialismo e decadência de toda a civilização tendo por consequência como na roma antiga o despovoamento a desolação ea degenerescência um grande cemitério ou vitória do socialismo isto é da luta consciente do proletariado internacional contra o imperialismo contra seu método de ação ea guerra a expressão socialismo ou barbárie foi apropriado por cornélio castoriadis castoriadis esteve aqui em porto alegre alguns anos atrás talvez alguns aqui presentes e recorda que dirige uma revista com esse nome socialismo ou barbárie entre 1949 e 1965 transformando num grande veículo de uma campanha contra o stalinismo contra o trotskista e contra o próprio max smo eu próprio em trabalhos anteriores tentei mostrar os contornos de uma nova civilização baseada nos ideais iluministas a racionalidade da individualidade e da universalidade embutidos como vetor idade realizadas no avesso do projeto moderno aqui mesmo em comunicação apresentado ao fórum social michelle love eo frei betto contrapuseram a civilização do dinheiro em que tudo se transforma em mercadoria uma outra civilização fundada em valores qualitativos natureza ética ou político em todos esses exemplos o sistema básico é desmotiva que deu nome ao nosso ciclo de debates é destrutiva civilização ou barbárie cujo primeiro termo civilização funciona como uma espécie de envólucro que vai sendo preenchido com conteúdos que variam segundo as diferentes filosofias o que resulta em fórmulas como socialismo a barbárie iluminismo ou barbárie e civilização qualitativa o bairro são países importantes no trajeto que poderá levar nos a redefinição crítica de uma antiga antítese hoje mais atual do que nunca os diferentes conteúdos não são contraditórios mas complementares outros serão agregados como por exemplo uma ênfase mais explícita nos valores da liberdade e da democracia nacional e mundial seus quase a barbárie é inevitável o 16º fórum da liberdade que estamos inaugurando hoje certamente dará uma contribuição valiosa nessa direção civilização ou barbárie é preciso escolher antes que outros escolham por nós agradecemos as palavras ea participação inicial do senhor sérgio paulo rouanet ea seguir ouviremos as considerações do senhor luiz passos que é diretor do instituto de integração ibero americana e do centro de investigação sobre a livre empresa advogado pela escola livre de direito no méxico estudou administração pública na universidade de nova york em 1998 foi candidato a governador de veracruz no méxico o pêndulo votação recorde na história para um candidato de oposição atualmente é professor de economia política e colaborador de diversos jornais e revistas da américa latina com vocês o espaço porque o deputado criador a razão foi aquele que resultou a um estranho em lugar de tirar lhe uma pedra foi criador da utilização do programa por exemplo completa de barbárie e civilização é importante que implica implica a lei do mais forte implica a violência como método através da violência implicam ao sorriso em acumular riqueza a pessoa acumula riqueza mais porque na minha a minha falta comida sistemáticas de direitos de propriedade e de uso do poder para regular os direitos reservados ora o que implica a civilização implica um estado de direito governo e base de leds no embate de pessoas a civilização implica o respeito à vida e à propriedade implica garantias para realizar intercâmbio e também garantias para acumular capital se não há garantias para acumular capital e progresso o problema principal é importante que não é possível que as políticas do governo primeiro que a própria este primeiro repasse incentivando a violência e depois porque é um problema político importante está inventando base da violência outra causa para a impunidade não é importante apenas 90% menos três problemas para o méxico o banco diz que é a favor dos pobres simplesmente estava impedindo que os pobres temos que cuidar muitas vezes que dizem se beneficiar os pobres imagina os pobres de créditos de trabalho já passaram muitos países leis laborais que benefícios logicamente muito aos trabalhadores as principais causas de controlar temos que ganhar os seus países temos campeãs realizações devemos registrar essas oficinas que neste ano passado que para ganhar aplausos o fase da audiência ou para ganhar votos disse ann pobre é importante também temos que garantir os direitos humanos de lésbicas muita ênfase em direitos humanos das organizações de direitos humanos parece que são para proteger os delinqüentes e não para proteger a vítima também é importante a justiça rápida no país muitos na boca dizendo que a bíblia e trabalhar e parece que muitas ocasiões nos anos 50 e mais quando está organizada uma mulher determinada circunstância em todos os paredões e mais quando se apresenta como partidos políticos como grupos acadêmicos na área de direito aqui tarde outros propriedade de nenhuma religião nenhuma obra nenhuma doutrina social em londres - pô portanto temos que organizar o trabalho e por último se queremos solucionar os problemas sociais temos que virar a criação de empresas as bases para que o progresso de um país em crescimento econômico na assembléia pergunto como crescimento econômico temos que também garante usar a parte da realidade pois em paz e de unidade no crescimento econômico nós empregos na empresa e portanto difícil pela imunização nos brinde na oportunidade de me livrar do problema agradecemos a participação inicial do senhor luiz passos ea seguir ouviremos o senhor miguel reale júnior que foi ministro de estado da justiça em 2002 professor titular de direito penal da faculdade de direito da universidade de são paulo é doutor em direito pela mesma instituição do ministério da justiça antes de se tornar titular foi integrante do grupo de trabalho que elaborou a proposta de reforma do processo penal atualmente preside a comissão encarregada de realizar o diagnóstico do sistema criminal brasileiro foi presidente do conselho federal de entorpecentes e da comissão de reconhecimento de mortos e desaparecidos durante o regime militar com a palavra o senhor miguel reale júnior pesado presidente companheiros de debate a temática é muito ampla gostaria de fixar no entanto algumas idéias civilização e barbárie nós tivemos exemplos chocantes de como a bar bar e convive com a evolução da nossa civilização a barbárie do nazismo a barbárie do stalinismo e hoje a barbárie texana são três barbáries que se colocam à nossa frente e que impõe obrigatoriamente uma indagação por que são e podemos dizer que são bárbaros são barbáries porque significam como dizia antes a banalidade do mal significam a barbary porque compreendem o outro como supera significam a barbárie como desprezo aquele coloca um obstáculo para uma realização ideológica ou de uma realização política justificando se assim o seu extermínio a sua eliminação isto sem dúvida nenhuma é o sinal mais designativo de uma barbárie o desprezo para com o outro o processo civilizatório 400 se descobre a perspectiva a visão do futuro a possibilidade da evolução o aprimoramento a possibilidade da construção de um mundo feliz que surge com grande reconhecimento à época do iluminismo a possibilidade de o mundo de paz no mundo de respeito do mundo de concórdia e aos poucos vão se desvelando os valores que constituem a personalidade do valor da liberdade o valor do direito da associação de liberdade de consciência e liberdade religiosa de oposição ao estado de luta contra o arbítrio a descoberta de que o homem para se desenvolver com dignidade necessita de meios e portanto agregam-se aos direitos políticos aos direitos negativos no sentido de impedimento de ação habitar do estado que agregam direitos positivos no sentido da aquisição de condições sociais e econômicas para o desenvolvimento da própria personalidade e além disso hoje a concepção de que é necessário para que o homem seja dotado de dignidade que ele tenha a sua intimidade ele tenha preservado o seu meio ambiente que tenha preservado a sua imagem à sua honra mas todos esses direitos nós não podemos estabelecer 15 são gerações direitos humanos todos os direitos são absolutamente indivisíveis a consagração dos direitos humanos a consagração dos direitos que significam um homem e que o elevam como um tabu de espírito a ser consagrado notar de uma convivência harmônica ele só pode existir este homem digno se houver autoridade se houver o respeito ao outro o homem se torna bárbaro no instante que ele não respeita o outro no instante em que não respeita o outro ele no fundo diz respeita a si próprio porque sente porque coloca o homem como possível de ser instrumentalizado o homem passa a ser objeto o homem foi objeto de um ideal do científico biológico da raça ariana no nazismo o homem foi objeto de um ideal humanitário de igualitarismo turismo o homem hoje é objeto de uma visão messiânica como os estados unidos se constituírem como predestinados a salvação um universo para levar a boa nova a todo mundo num simulacro de concessão de liberdade a um povo que para ser livre antes tem que ser destruído estabelece a necessidade de uma guerra preventiva que se assemelha a hipótese de quem por medo da morte do suicida ou seja esta é a barbárie é o desprezo ao outro é transformar o outro no certo e esse é um panorama que nos deixa sem dúvida nenhuma entristecidos eu me sinto responsável pelos ataques ao iraque eu me sinto constrangido desconsolado com o que acontece no mundo hoje porque é a minha pesce humana está fazendo eu me sinto porque não há mais centro centro e periferia hoje já não mais se distinguem o centro está em toda parte do sul bombardeará dado pelos acontecimentos e pelos fatos e pelas notícias eu sou um participante obrigatório de tudo o que está ocorrendo esta tristeza sem dúvida nenhuma me deixa profundamente constrangido mas existe uma outra forma de barbáries que não é o bari que esteja só na tentativa de solução do enigma da história através das ideologias ou da visão messiânica e fundamentalista mas é de outro tipo de barbárie que também leva ao desprezo para com o outro nos anos 30 falava na revolução das massas do da invasão vertical dos bárbaros do bárbaro que é aquele que está imerso no coletivo imerso na massa fazia referência ao homem do prazer sem coração daquele homem que busca a satisfação dos seus desejos sensíveis que vive no mar o igualitarismo e numa unanimidade que perde a sua personalidade porque só tem sentido só pode ser visto no coletivo esta invasão dos bárbaros denunciadas à por ortega se acreditava que havia um senhor itu satisfaction satisfeito porque tinha condições da realização de alguns ideais são uma casa própria carro no jardim e hoje é este homem massa este homem inerte compacto ainda mais inserido num todo mais inserido num contexto na medida em que passa ocorrer uma horizontalização da sociedade não mais uma verticalização a fragilização dos instrumentos de controle social que cada um fica dependendo exclusivamente de si próprio sem forças para se definir por que passa a ser a regra principal da existência a satisfação imediata dos próprios desejos ninguém se sente na obrigação de olhar para os outros mas apenas a obrigação de conseguir a satisfação das próprias vontades este homem instituído portanto de responsabilidade foi como alguém que deva ser continuamente satisfeito quer tudo e já histérico porque a ação do desejo vazia imediatamente com o surgimento de um novo desejo acerto victor novamente insatisfeito este é um novo e porque ele é bárbaro porque ele despreza também em outro ele despreza o próximo na medida em que a lei suprema significa a satisfação imediata das contas vontade e esta barbárie não está apenas na violência do revólver colocado na cabeça de quem está no semáforo essa violência está na sonegação fiscal essa violência está no domínio econômico essa violência está na corrupção por que colocar se acima dos interesses dos outros e sem perspectiva de interesse geral porque o seu interesse prevalece sobre todos os demais este é o bárbaro é o bárbaro que convive conosco é o bárbaro que pode ser o nosso médico é o bárbaro que pode ser o nosso conhecido pergunta que nós queremos o recibo e nós queremos que a consulta seja paga por dentro por fora este é o bairro há uma barbárie hardy é uma barbárie software mas dando a sua barbaria porque se identificam no desprezo ao outro o outro visto como supera o outro pode morrer eu tiver a satisfação da minha vontade nós temos vários tipos de consequências na verdade existe uma interseção de mundos do mundo da sociedade estabelecida e do mundo daqueles que são marginais a esta sociedade no entanto todos igualmente bombardeados por uma criação artificial de desejos todos submetidos submetidos à ideia e terem que consumir ter que atender a publicidade teve que atender a um mundo de onde não existe mais a cultura onde apenas existe um entretenimento lazer e lazer que não sabe se está lá dentro que apenas queria contínuos com fotos este é um bárbaro o que nós convivemos é necessário que nos conscientizemos porque a humanidade só vai ser salva pela própria comunidade só nós homens temos a capacidade de impor limites a este mundo onde prevalece o egoísmo a onde as estruturas de controle social possam informais possam voltar a transmitir valores a estabelecer a sensibilidade estética um sopro do espírito isto nos falta caminhamos portanto alegremente descontraidamente no mundo barbalho bombardeados pelos mísseis jogados no iraque ou pela publicidade nos intervalos deles obrigado agradecemos as palavras iniciais do senhor miguel reale júnior e lembramos a vocês que agora chegou o momento das perguntas da platéia vocês têm nas pastas foram entregues pedaços de papel por favor por muitas perguntas por escrito que nós aqui daremos prioridade às perguntas aquelas perguntas sucintas que forem encaminhadas até aqui isso não é censura contra a opinião de ninguém mas apenas daremos prioridade às perguntas efetivas aos nossos painelistas enquanto as perguntas chegam me permito dirigir uma pergunta cada um de vocês começam o doutor planeta o senhor nos fez ver na sua palestra que a fronteira ou as fronteiras entre civilização e barbárie na verdade são tênues e às vezes nebulosas qual é o papel da pobreza nesse mapa o papel é evidentemente fundamental mas este sintoma da pobreza como critério definidor de barbárie existe evidentemente a barbárie dos responsáveis pela pobreza e aí numa perspectiva sociológica podemos dizer que uma sociedade a finma trica e justo onde existe uma distribuição desigual de poder e riqueza onde existe uma exclusão social marxista como é o caso do brasil evidentemente estimula a barbárie e portanto a pobreza parece comandar esse é um dos resultados de uma prática de barbárie social evidentemente não podemos esquecer também que existe a barbárie dos pobres a barbárie dos ricos existe uma barbárie que é uma práxis que estimula a segregação social que estimula a atualização da sociedade que estimula exclusão social existe evidentemente como consequência disso existe a barbárie dos dois também pode ser meu ver é uma barbárie desculpável elas são todas as que mais importante do que distribuir riqueza é produzir riqueza que nós observamos em países como méxico como brasil é que a maioria das pessoas não tem instrumentos para produzir riqueza não sabem produzir riqueza como solucionar essa questão é que o mercado ao capitalismo os governantes a intervención demagogo somos pobres porque havia uma guerra contra os outros falando a outros americanos no território apesar da pobreza e méxico recuperando a violência no méxico a violência porque trina ele admitiu muito pela forma de aliviar a miséria não está trabalhando e não esqueçam do defunto e vou repetir a causa muito som aula muitos metros exigindo mais transparência anos obviamente muitos sacerdotes também vai orientar os endividados a verdadeira doutrina de cristo amor obrigado doutor reale o senhor traçou um conceito que diz que o homem se torna bárbaro quando não respeita o próximo quando isso acontece nas relações 2020 individuais nas relações um universo mais restrito o poder judiciário está aí para resolver de forma eficiente ou não rápida ou não mas hoje em dia no mundo quando isso acontece entre países quem resolve como se resolvem questões quando os dois se sentem ofendidos primeiro senhor concorda que a onu acabou por decretar o fim da onu mas sem dúvida em todos os nossos espíritos fica a indagação será que esta é apenas a primeira das grandes violências do século 21 diante da fragilidade dos instrumentos internacionais de composição e de discussão política outras nações serão invadidas por interesses geopolíticos no país que unilateralmente definir aquilo que é o certo eo errado será que o recente tribunal penal internacional que vem de ser instituído em haia terá condições de julgar efetivamente os crimes contra a humanidade crimes de guerra que estão previstos no estatuto de roma foi subscrito pelo brasil e nós temos hoje uma brasileira compondo o tribunal penal internacional a juíza sylvia steiner será que haverá condições do tribunal penal internacional ter reconhecida a sua jurisdição os estados unidos ea china não reconhecer um estribo nal penal internacional clinton no último dia de sua gestão subscreveu subscritor o tratado de roma dependendo ainda evidentemente de aprovação de ratificação pelo congresso nacional americano mas o primeiro ato depois foi no sentido da retirada da assinatura portanto o país que tem as condições de notarialmente desrespeitar a organização das nações unidas coloca se também fora do tribunal penal internacional tudo isto sem dúvida gera em todos nós uma imensa perfectibilidade porque os motivos determinantes da invasão do iraque já os políticos ou econômicos hoje com a vestimenta da doação da democracia ao povo iraquiano sem dúvida é vítima de uma ditadura uma ditadura tantas nós tivemos na américa latina começar pela nossa que tiveram por parte dos estados unidos apenas apoio e aplausos como houve também na ditadura de pinochet na china a tal dívida e absolutamente sustentada pelos estados unidos nós podemos ver que não é bem a instalação da democracia objeto determinante mesmo porque saddam hussein um dos líderes que recebeu apoio dos estados unidos especialmente na guerra contra o irã tudo isto leva a um grande temor qual é o próximo objetivo geopolítico quais os instrumentos de impedimento de uma ação agressiva do país tem sem dúvida nenhuma o domínio econômico domínio bélico tecnológico suficiente para impor a sua vontade e tudo isto revestido da visão messiânica da predestinação da salvação é sem dúvida com grande receita e creio que desde a manifestação do presidente do instituto da prestação do governador todos nós só podemos é transmitir é tocar entre nós as nossas intensas preocupações das nossas desilusões obrigado nós temos aqui uma quantidade muito grande pergunta que sua testa o profundo interesse despertado pelo palestrante então eu começarei em sistema de rodízio fazendo uma pergunta para cada 1 sucessivamente começando funciona com a minha pergunta feita pelo isaías pergunta isaías será que a frança do senhor she ra que continuaria como civilização caso os atos de 11 de setembro atingissem ícones populares como foram atingidos ícones do povo americano eu acho que a gente não pode idealizar nenhum país que de todo mas sabemos que a frança vai do direito do homem pai da civilização cuja capital foi chamada de cidade luz foi culpada de delitos graves contra a moralidade internacional senão contra o direito internacional durante toda a época em que a francesa tem uma política colonialista com relação à vasta dimensão da afinidade durante a guerra da argélia frança cometeu violações lutar dos direitos humanos mais recentemente ela cometeu uma grande violação da legalidade internacional juntamente com a inglaterra invadindo suez no tempo presidido na no na época em que o egito era pedido pelo coronel nasser então não estou em minha intenção não é absolutamente idealizar mesmo porque não existem nações como essências intemporais não existe a frança de sempre a frança é eterna pode existir na retórica republicano na retórica patológica lafont internet mas nenhum país é uma essência intemporal cada país evolui tem um comportamento internacional diferente alunos circunstâncias variável o que estou que o filho 15 na minha palestra é que neste momento preciso em que os estados unidos representou a barbárie a frança ea alemanha com ações diferentes com ações até talvez não tão nobres assim nós vamos investigar mais a fundo representaram diques que tentaram conter essa barbárie e se despedir que nós podemos chamar conjunturalmente neste momento preciso de utilização de fazer uma pergunta preliminar cortar os aplausos que são importantes conhece o programa fome zero do governo lula já ouviu falar em 10 já ouviu falar dos programas que a pergunta faz referência ao programa se não ouviu eu vou ter que passar pergunta não é que agora essa demora todo o terceiro em reclamo de tolerância zero não deixou de fazer a pergunta ano não conosco operou imagino então eu vou fazer o seguinte eu eu lhe passo a pergunta o senhor disse que se sente confortável para responder a perguntas josé antônio josé antônio quer saber o seguinte atividade repartidor a atividade produtora qual a sua opinião sobre o programa fome zero a empresa através de menus minorias que aparenta a maioria ficou sendo que 80 e também milhões de mexicanos nos estados unidos nenhuma lei laboral animais que muitos mexicanos que estão trabalhando mais porque porque ai demanda de trabalho é o melhor programa andré 06 quando há empresários que mantêm trabalhadores todos os anos aos 1000 demanda trabalhadores buscam dinheiro que manda me custou trabalhadores mexicanos somente superado por petróleo em centro américa a maior remessa de dinheiro ela que manda os trabalhadores em causa também muitos brasileiros irão trabalhar no estrangeiro temos que caminhar aqui as três razões para que haja mais empresas para que haja mais impressionista existe a única forma de que alia a brasileiro em brasil méxico e mais 11 na globo doutor reale pergunta feita pelo luiz eduardo de dardo concorda que a sonegação o senhor citou uma forma de bárbaro mas ele pergunta se também o excesso de tributação não seria uma forma de barbalho não é uma forma e bárbaro que a tributação também não é criada uma imposição de tutorial mas é votada pelo congresso nacional consta da nossa constituição e portanto o excesso de tributação tem um segmento dentro do estado direito podemos discutir se a tributação está dividindo efetivamente entre as diversas unidades entidades da federação podemos discutir se a tributação ela onera exageradamente o processo produtivo podemos estabelecer se as contribuições sociais especialmente da previdência acabam por levar de forma oblíqua a criação do trabalho informal mas ela não é uma barbada ela pode ser modificada pelo congresso nacional tal como tem sido discutido há tanto tempo uma reforma tributária e que se não teve condições de prosperar foi por absoluta falta de consenso político quanto aos problemas difíceis de uma reforma tributária que possam estar prejudicando este porque ele estava que possam estar não pode não está atendendo aos interesses de desonera a produção ou seja a tributação exagerada pode levar até mesmo aqui haja uma contestação política significativa mas ela não se constituíram se apresenta como um ato de barbárie barbáries sim é mesmo com relação a impostos que não são significam de forma alguma um exagero tributário haverá sonegação por fraude sonegação o documento falso haverá sonegação por declaração falsa feita à receita federal por profissionais ou empresas que recebem x e na verdade declarou um site barbary essa caixa dois isto é bárbaro é de caixa-dois barbary é fazer lavagem de dinheiro bárbara é ter conta lá fora sem declaração esse numerário aqui no brasil e isso é barbalho é bárbaro a corrupção do agente fiscal que comparece à empresa e disse que fechará os olhos e abrir os bolsos para lá ser colocado uma propina isso é bárbaro barbary é o agente fiscal da carimbada nos livros dizendo que está tudo perfeito ok na verdade a profundas irregularidades barbary é não ter nos livros comerciantes não ter dos livros corretos isso sem dúvida nenhuma é bárbaro reforma tributária elevada congresso nacional bárbara deve impedir através da aplicação da lei seja a lei tributária seja até mesmo da lei penal se necessário bernardo pergunta se a cadela que para o hitler pode parir no texas não pode parir também no iraque sem dúvida eu eu penso que eu deixei claro eu acho que é um consenso nesse sentido a comentar pela eu e pelo excelente discurso inaugural prefeitura de presidente do instituto de que não estamos inocentando-o regenerá que ano pelo parte estamos condenando a agressão imperialista creio que não existe outro que ama está sendo executada pelos estados unidos então a resposta é sim inequivocamente são o regime o regime iraquiano uma tirania o fato de ser uma tirania com o doutor murray mostrou muito bem não justificar uma invasão e moral e legal e legítimo como tem sido feito pelos estados unidos que nós sabemos é que os estados unidos tradicionalmente ao longo de sua história em um convivido perfeitamente bem com tirania até mais sanguinários que a tirania que atualmente o iraque inclusive não somente não somente com vivi mas tem gerado essas tirania existe uma frase célebre na época da política do btt na política do mais grave no tempo do hotel do luso em que dizia a propósito de um presidente centro-americano completamente corrupto e que era apoiado evidentemente pelo governo americano e ex presidente dos estados unidos dizia basta ele é um fdp mas é nosso fdp senhor passos na sua opinião até que ponto a guerra pode ser utilizada como meio de assegurar liberdade livrando indivíduos oprimidos por um regime totalitário em português e inglês no programa jornal na ok na sua opinião até que ponto a guerra pode ser utilizada como meio de assegurar liberdade livrando indivíduos oprimidos um regime totalitário a guerra para assegurar a liberdade é legítima pergunta do mathias um pouco da experiência o presidente da comissão que é aprendido muito e aprendi o que também vai variar porque porque a imagem da corrupção que a e nos outros depois da violência para aquele exemplo oposto a diferentes grupos violentamente a câmara não se aqui para jogar violentamente minas ao escrever um livro a paris para que o porquê os impostos como um potinho foi precisamente sobre os limites da mesma tomada aqui justifica quando são destinados em comum utilizado em outra coisa som e logo num país onde a onu a mostrar um país depois o governo democraticamente também temos que cuidar muito da espécie de democracia a minha maior tristeza que virá dessa guerra é mais do que justa eles querem muitos que compara num país democrático como estamos mesmo norte-americano também muitos mexicanos muitos brasileiros devemos copiar estados unidos devemos também criticar a política do rio também um problema nos países nos governos corruptos por gastos excessivos do estado sesa por marcos veloso no rosto está foi a falta de garantias da integridade dos habitantes do país doutor reale se o que é votado pergunta de gustavo se o que é votado não é barbary uma guerra ratificada pelo congresso como ocorre nos estados unidos seria uma demonstração de civilidade são planos completamente diverso na verdade eu disse que foi votado por uma constituição estabeleceu um sistema tributário mas não é porque é votado simplesmente porque é votado que juntos nos estados unidos e voltou a legitimidade ou se pretendeu da objetividade a esta guerra no entanto esta invasão de um país que dominada ou não por um ditador encontrava-se há dez anos submetido a um terror do bloqueio econômico sobre a acusação da utilização de armas químicas que há dez anos não mais aparecem votar uma medida de invasão nessas circunstâncias é algo que pode ser considerado desde estimado dentro dos estados unidos mas não é algo que se impõe a nossa consciência ética ea consciência ética do mundo não há votação que de rob o sentimento ético da injustiça esse sentimento ético da justiça que eu trago à flor da pele quando se faz o lançamento de mísseis que já matou mais de 1.200 civis não há votação que possa dar vestimenta justiça a uma ao bombardeio de populações civis quando a desnecessária a razão não existe votação são planos completamente diverso tomará nos discussões sobre a legitimidade e eficácia no plano de tributário ir anotando bombardeio por favor aliás eu por falha do mediador eu esqueci um fim não mencionei que os apartes são livres neves e sons infantis liberados para complementar respostas concordar ou discordar com o que foi dito aqui por favor eu acho que a pergunta de gustavo foi gustavo nem o último gustavo e flávio leite a pergunta gustavo leite a resposta do doutor reagem trazem à baila um assunto extremamente importante que a questão do funcionamento tirânico democracias nacionais existe estados unidos evidentemente é um país democrático apesar de alguma dúvida mais ou menos bem fundadas quanto à legitimidade da eleição que trouxe ao poder o atual presidente dos estados unidos em geral é um país democrático no qual decisões são tomadas pelo povo soberano mas é internacionalmente este pai com relação à sua própria cidadão desse estado que com relação à sua própria cidadãos é indiscutivelmente democrático comporta-se tiranicamente desafio da comunidade internacional é um estado que respeita à determinada norma democráticas internamente e internacionalmente funciona como um agressor que rasga sistematicamente até os internacionais e que tem caracterizado ultimamente uma política de unilateralismo absolutamente arrogante então é um país democrático no âmbito nacional e despótico no âmbito internacional e esse é um problema que parece que é um dos problemas que fosse citado pela por essa última troca de opiniões com relação à pergunta de gustavo leite é um dos problemas graves que têm que medida a democracia nacional de um país hegemônico é compatível com a manutenção de um mínimo de ordem na comunidade internacional não há dúvida nenhuma equipe certa decisões são tomadas pela dona de casa noeli de texas uma velhinha do texas decidiu última análise qual vai ser o presidente que vai ser eleito governador com esse eleito nesse sentido impecável mesmo no entanto a decisão sobre o iraque vai ou não vai ser bombardeada leva em conta a vontade da velhinha do texas mas não leva em conta a vontade da velhinha de porto alegre porque a democracia é democracia nacional do jeito que o mundo está organizado hoje funciona exclusivamente em termos nacionais então a pergunta uma uma caminho possível uma interrogação possível é será possível ordenar o mundo de uma maneira minimamente justa e minimamente racional enquanto a humanidade vê dividida em 11 estados nacionais que não obedeçam de fato há um mecanismo de informação coletivo de vontade uma das características da democracia segundo um dos principais teóricos da democracia foi o russo é que não pode haver tirania e pensava evidentemente uma comunidade interna na medida em que o povo que obedece como súdito é o mesmo que manda enquanto soberano e como povo nenhum sou nenhum povo vai querer impor medidas que ele naquele provocam com sofrimento e que não ter disposto a aceitar então tá eliminar qualquer possibilidade de tirania ou seja em tese segundo gol segundo o teórico da democracia clássica a democracia aquele regime político no qual índia as medidas que afetam o dia a dia do cidadão são decididas pelo próprio cidadão existe uma conjunção entre as duas coisas hora o que acontece hoje em dia no caso de democracias hegemônicas como os estados unidos é que existe uma disjunção desses dois lados do sistema democrático porque o povo brasileiro o povo do iraque o povo da colômbia o povo do méxico sofrem o efeito de decisões que este povo não ajudou a corte determinar então existe um desmantelamento existe uma disjunção daqueles dois lados do processo democrático e isso é uma coisa grave que precisa ser pensado exatamente o que está acontecendo hoje quer dizer nós estamos diante dessa situação apavorante de um país democrático de um homem um presidente que tenha o apoio de 70% população ou mais e que está agindo portanto democraticamente visa a vida do seu próprio cidadão e está agindo despótica mente como tirando ponto de vista da comunidade internacional como fazer para remediar a situação como fazer senão tentar reforçar o sistema das nações unidas inclusive levando mais longe o atual processo de ida de organização internacional através das nações unidas e ver em que medida é possível contribuir para que as ruas desenrolo para algo que se assemelhe a uma democracia mundial no qual todos os povos que são afetados por determinadas decisões e militares seja econômica seja políticas adotados no mundo e que afeta em seu cotidiano tenha algum tipo de contribuição na estruturação das políticas que levaram a essas conseqüências o doutor passos já que a democracia estava apenas na região a democracia não suficiente para resolver os problemas temos que buscar que remo democracia se ensina porque muitas vezes quando a democracia empresa e não como perverso de ganhar a gente possa dar votos quando a democracia como se organizou e na empresa john também é privilégio dos estados unidos como chave para o melhor livro como em braga a democracia também em nome da democracia muitos dos governos está empobrecendo a ver tanto a guerra por acusar tanto os estados unidos e reviva espírito anti norte americano que pelo menos méxico durante muitos anos nos governos de roriz interna durante o ano passado dizia estamos pobres pelos estados unidos não resolvemos os problemas nos estados mesmo tempo de miséria a consulta interna pelas más políticas internas pelas más leis e interna e não pudesse estados unidos porque precisamos da democracia estamos vulneráveis por mais políticas que é inserir os outros governantes méxico está atrasado por culpa dos mexicanos brasil está atrasado por culpa dos governantes brasileiros nó por nascia no plano americano é isso aí ele falou claro que queremos que se refletiu no nós é outro símbolo perdido aquela fina para brasília para todo o país o dia ao mediador para entender e preocupa um pouco a idéia de que basta estrutura democrática para nós temos o respeito aos direitos do cidadão nos estados unidos a sua história é um exemplo dos mais significativos da construção de uma democracia para os seus pais fundadores pela ciência política desenvolvida conversas o heavy metal mas me preocupa intensamente que o país que se constitui como um dos berços da democracia que revele hoje também no plano interno num país de grande repressão hoje cerca de 6 milhões de pessoas estão submetidas ao sistema terminal americano em uma proporção gigantesca de pessoas negras de mexicanos que estão submetidas ao sistema criminal americano nos estados unidos existem dois milhões e 300 mil pessoas presas o restante estão submetidos ao sistema da paralela ou da província portanto 3% de uma nação estupendamente livre encontra-se presa ou seja isto revela uma sociedade em que os instrumentos de contenção naturais já se tornam falhos é necessário e que a sociedade já não mais se verticaliza em torno de respeito ao próximo.

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Teresina:

William Chang, Herkimer: Fordham University. Ariquemes: Union Theological Seminary, Morningside Heights (Columbia University area); 2010.

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