Artigo 40 Da Lef Lei N 6830 80

SUNY Polytechnic Institute - Olá, olá, olá!!! Meu nome é Vanessa eu faço parte do Canal Vitamina Maluca onde misturamos autismo, surdez e viagens! Hoje a gente vai retomar o nosso estudo desse livro maravilhoso Asperger no Feminino e nós estamos no capítulo 4 a segunda parte de estudo desse capítulo que é bem longo e super interessante e esse capítulo ele fala em especial comigo porque tem uma parte que eu vou contar pra vocês um puxão de orelha que eu levei do Primo do Rafa hoje a gente vai tá vendo a parte que trata de compreender onde se integrar as estruturas sociais, na real, em toda a escola existe uma estrutura social não escrita, não falada, ela tem que ser percebida e autista não é muito bom perceber coisas que não são concretas e reais não é verdade? porque existe uma hierarquia da popularidade é bem legal isso porque nesta hierarquia da popularidade a gente tem três segmentos nessa pirâmide o topo é reservado para as pessoas populares e de elite são aquelas pessoas que têm algo que todos os demais querem ter então seria assim, pensando em um filme de escola americana, seria aquela pessoa que é a líder de torcida o chefe do time de futebol americano são esses é o ápice o proximo extrato o pedaço intermediário que é a maioria das pessoas ali tá as pessoas médias, as pessoas normais que podem ser amigas do pessoal que está no topo e também pode ser amigo do pessoal que também está no intermediário e também podem ser amigo do pessoal que está baixo porque o último grau dessa hierarquia são o grupo das pessoas especiais ou diferentes são as pessoas que diferem da maioria e todo mundo consegue ver... é aquele menino estranho, é aquela menina toda de preto filme americano sempre tem lá bem caracterizado a turminha dos excluídos e o que ela é o seguinte é que essa pessoa que está nesse último patamar da hierarquia da popularidade os especiais ou diferentes eles podem ser amigos entre si ou eles podem ser amigo do pessoal lado intermediário/a maioria mas vai ser muito difícil que eles consigam ser amigos do pessoal que tá lá no topo e daí a gente vai entrar naquela questão dos das paixonites é aqueles amores platônicos em algum momento do livro ela fala isso quem não gostaria de namorar a líder de torcida quem não gostaria de namorar com o líder do time de futebol americano ou o cara mais bonito da escola, quem não?? Né?!? mas se você não esta ciente de qual o seu local o qual o seu status nessa hierarquia social você vai acabar se frustrando porque você vai se tornar mais um na turma dos apaixonados pela líder de torcida agora como ela falou para o próprio irmão dela se ele olhasse pro lado, no mesmo patamar da hierarquia social dele ele iria encontrar várias meninas legais e possíveis de se tornar namorada dele entendeu e é isso a ideia você tem que estar procurando os seus amigos é no seu patamar ou no patamar do nível um pouquinho superior não adianta você que é uma pessoa normal ou uma pessoa diferente/especial ou os excluídos querer ser amigo ou amiga da líder de torcida então dá pra ter amigos, da sim, você só tem que ver onde você está procurando os seus amigos aqui ela fala assim acho bem legal compreender a estrutura da popularidade na escola não tem o objetivo de fazer com que os adolescentes se sintam que não estão à altura mas a explicar as razões pelas quais as tentativas de fazer amizade com pessoas de grupos mais elevados têm menos sucesso do que as tentativas de fazer amizade com pessoas do seu próprio nível então muita gente vai estar pensando assim eu não consigo mesmo fazer amigos mas será que você não está procurando seus amigos num patamar muito acima do seu e é por isso que você está se frustrando? Quando a rapariga com síndrome de asperger perturba o sistema tentando amizade para além dos seus limites de popularidade é tida como inadequada como se estivesse a infringir uma lei social que são as tais das regras não escritas, das leis não faladas... você vai acabar infringindo ela e vai acabar se tornando aquela pessoa estranha esquisita porque em algum momento aqui do livro ela fala isso também quando a pessoa começa a tentar forçar uma amizade, ou uma conversa com pessoas que não são amigas dela ainda ou não vão ser nunca ela acaba sendo tida como a estranha, a esquisita, a porque ela está falando comigo? entenderam? informações que ela tava partilhando, a conversa que ela tava tendo ou o modo como ela estava agindo não era compatível com o nível do relacionamento que ela tinha com a tal pessoa e daí a gente vai entrar numa outra classificação que essa parte também vai trazer que é a questão dos níveis de relacionamento então a gente viu que existe uma hierarquia da popularidade e agora a gente vai falar do nível de relacionamento ela elenca cinco níveis que vão de amigos íntimos, amigos, conhecidos, caras conhecidas e estranhos e aqui que eu vou falar do puxão de orelha que eu levei do primo do Rafa o Rafael tem um primo chamado Daniel que mora em Haifa em Israel e ele veio passar uns dias aqui no Brasil ele ficou um pouco aqui em casa e ele aquela pessoa que olha pra você e não sei como, enxerga lá dentro, sabe assim e conversando a gente estava falando de amigos, amizades... ele falou assim pra mim - Vanessa o seu problema é que você já começa com todo mundo considerando todo mundo muito amigo seu e não é assim! eu ainda pensei assim, como? ele foi me explicar, ele foi assim bem claro, e eu gosto disso nas pessoas, e é por isso que eu gosto muito dele!! a família do Rafa nem especial o lado paterno a família do Rafa que é o que eu mais convivo eles são incríveis incríveis incríveis incríveis eles têm essa capacidade de olhar lá dentro e falar aquilo que você precisa ouvir, às vezes não é o que você quer ouvir, mas aquilo que você precisa ele olhou para mim e falou assim - Vanessa, é assim quando você conhece uma pessoa não pode fazer como você faz! eu falei - como eu faço? daí ele falou assim - você já pega e dá 100 pontos pra pessoa e depois a pessoa vai pisando na bola com você e você vai tirando pontos e gente eu sou bem sim eu já começo tipo amigos de infância e daí com o tempo vou me decepcionando até que eu não quero mais nem ver a pessoa! Daí ele falou assim não é assim que começa você começa dando zero pra pessoa e conforme você vai se relacionando com a pessoa, conforme vai sendo o contato e as interações que vocês vão tendo, a vida, o dia a dia você vai dando pontos pra pessoa até o momento em que ela vai alcançar os seus 100 pontos mas você não pode começar dando 100 pontos pra ela, e eu errava nisso e vendo esse capítulo eu vi que é igualzinho aquilo que o Dani falou pra mim então é importante a gente ter idéia desses níveis de relacionamento em especial porque a forma como a gente vai agir com as pessoas ela depende de em qual item, em qual patamar desse nível de relacionamento a pessoa está com a gente então aqui em algum momento fala você pode falar tudo, tudo pode ser falado, a respeito de tudo só que não é para todas as pessoas entenderam? e a gente tem que ter isso claro na nossa mente e eu durante muito tempo vida eu não tive isso claro na minha mente então a gente precisa está atento à qual é o nível que a pessoa com a qual estou naquele momento convivendo conversando ocupa. eu fiz uma cola pra identificar amigos íntimos, amigos íntimos são aquelas pessoas que a gente conhece parte da história de vida, a situação familiar, a gente já foi na casa do outro, já passou um tempo junto com a família do outro e ele com a nossa família, a gente confia um outro, partilha emoções, problemas e sentimentos, têm muitos interesses comuns, têm um humor parecido, a gente também passa tempo juntos dentro e fora do ambiente padrão que seria, eu tentei adequar, para servir para todo mundo então é aquela pessoa com quem você passa tempo na escola e fora da escola, é aquela pessoa que você se relaciona no seu trabalho e também fora do ambiente do seu trabalho entenderam? essas pessoas elas se referem a nós como nós também nos referimos a elas como bons amigos ou melhores amigos esses são os quesitos para amigos íntimos o patamar inferior a esse que é amigos, amigos são aquelas pessoas com as quais a gente passa um tempo no ambiente padrão e ocasionalmente faremos coisas fora da escola, então é aquela pessoa do seu trabalho que você passa muitos momentos com ela no trabalho e que uma vez ou outra você acabam saindo fora do ambiente do trabalho são pessoas que almoçam juntos partilham pormenores da vida, partilham interesse mas nada secreto ou muito pessoal você não partilha os mesmos segredos que você partilha lá com seu amigo íntimo o o terceiro tipo de amigos são os conhecidos, os conhecidos são aqueles que a gente conhece de atividades comuns, da escola, de uma ONG, de um curso, de um projeto... então a gente tem atividades comuns mas que não são cotidianas as conversas elas são relacionadas a itens superfícies superficiais, é só se encontra fora do ambiente padrão se for uma atividade ou projeto obrigatório em conjunto então aqui é pra gente ter uma idéia daquele colega que ele é da nossa turma mas a gente não tem uma relação no cotidiano escolar ou do trabalho mas a gente tem uma atividade que a gente tem que realizar com ele quase que obrigatoriamente fora do ambiente padrão entao é aquela pessoa da sua turma, aquela pessoa da sua sala que vocês vão ter que fazer um trabalho juntos fora do ambiente escolar é aquele seu colega conhecido de trabalho que vocês vão viajar juntos para um evento... não foi opcional foi meio que obrigatório o estar junto são pessoas que a gente fala bom dia olá e a gente sabe o nome um do outro e isso é importante o quarto tipo de relacionamento são as pessoas conhecidas, caras conhecidas, caras, rostos, fisionomias conhecidas nós nunca nos falamos, a gente pode conhecer o nome, já vimos antes não são estranhos pois sabe o nome ou conhece de vista tem amigos em comuns então pode ser o amigo de um amigo e elas podem não saber quem somos nem nosso nome isso achei super legal porque a gente pode relacionar com o ambiente virtual tipo eu já assisti tantos vídeos do Leo Akira que pra mim eu conheço o Leo Akira, mas eu só vi o Leo Akira duas vezes pessoalmente, ele foi sempre super simpático mas é óbvio que ele não me conhece como eu conheço ele entendeu? então essa é a relação, é aquela pessoa que você vê no seu ambiente escolar ou você vê no seu ambiente de trabalho, você até sabe bastante coisa dela porque talvez seja uma pessoa ali de destaque naquele ambiente mas ela não sabe de você, entendeu? e daí tem o último que são as pessoas estranhas, não as pessoas estranhas são os estranhos aquelas pessoas que você não conhece ou não conhece ainda nós nunca os vimos, nós não ouvimos falar deles, nós não nos encontramos, nós não os conhecemos ou seja o relacionamento ele inexiste, não existe um relacionamento porque a gente praticamente não conhece essa pessoa é aquela pessoa que do nada senta do seu lado no ônibus e começa a puxar papo, conversar com você entendeu terminamos então esse item de nível de relacionamento a gente já falou da hierarquia da popularidade e agora falamos dos níveis de relacionamento o que eu gosto nesse livro é e são estratégias práticas, olha o que ela fala a pessoa com Síndrome de Asperger ela deve treinar a tomar as coisas em perspectiva e embora a teoria da mente possa criar dificuldades ela terá de praticar imaginar o que a outra pessoa pensa dela então você vai lá contar sua história e se tem que imaginar mais ou menos o que essa pessoa está pensando? é difícil, é chato mas em especial lembra do video anterior (#042) anterior no começo a gente tem que se empenhar um pouco mais e depois que a gente recebe o status, a carteirinha de parte do grupo a gente já pode dar uma relaxada, o que não é dizer relaxar total, não é libera geral libera geral, não, tá bom! aqui também propõe o seguinte de fazer uma lista de todas as pessoas que ela conhece e as interações que tem com cada uma delas para saber quem é realmente os seus amigos e quem tá em cada nível tem as perguntas e isso é referente à escola - quando você diz oi, ela responde? você vê ela apenas na escola? vocês comem juntos? estão juntos na hora do almoço? ela telefona para sua casa? ela convida a fazer qualquer coisa no fim de semana? e também tem que distinguir as interações vamos falar assim se todas as vezes é você que tem que telefonar, é você que tem que mandar mensagem, tudo parte... o início é de você atenção alerta coleguinha porque pra ter uma amizade tem que ser uma longe uma relação de mão dupla então é assim, um faz o outro faz, um faz o outro não precisa sempre estar 1 para 1 entendeu? Mas se só você faz talvez você esteja colocando essa pessoa no nível errado de relação presta atenção e aqui fala uma coisa super legal o jogo de computador que chama the sims eu vou deixar la na pasta Conversa.Com um vídeo que fala desse jogo e é bem legal esse jogo ele meio que torna visual essas regras não escritas então aqui fala assim a última versão desse jogo para computador reproduz a realidade esse conceito está visualmente representado os níveis de relacionamento entre os personagens estão representados por cores que vão de verde escuro amigo íntimo e amarelo conhecido até carnado estranho - cara conhecida depois alguém deixe um comentário falando que cor é tem português de Portugal carnado quando os personagens fazem comentários ou atos inadequados para o nível de relacionamento pode-se ver o personagem perder pontos com esse amigo com uma reação exagerada pode visualizar o pensamento das outras personagens em bolhas de pensamento e tal como na realidade se forem feitos erros de amizades suficientes um amigo pode voltar a tornar-se um conhecido o jogo torna conceitos abstratos como estes muito visuais e literais com recursos e números e cores é uma excelente ferramenta de exemplificação e pode ser generalizada para as situações da vida real eu nunca joguei esse jogo mas através desse vídeo que deixei lá na playlist Conversa.Com dá pra ter uma idéia e eu acho que ele é muito legal em especial para as crianças adolescentes tornar esses conceitos mais concretos porque como eu disse eu cheguei nos quase 40 anos sentem muito essa noção do nível de relacionamento e a questão de eu me adequar a eles daí vai pra questão da antipatia é muito importante que a gente tenha uma lista das pessoas que a gente deve evitar, e os pais, o psicólogo e acompanhante da pessoa pode ajudar a fazer essa lista são pessoas agressivas ou antipáticas que fazem coisas desagradáveis às vezes pode ser difícil para a pessoa com síndrome de Asperger perceber quando estão a fazer pouco dela ou quando a sua simpatia não está a ser retribuída então a gente tem que ficar sempre observando o retorno do outro, como o outro esta agindo com a gente, se a gente está sendo super legal com a pessoa e a pessoa não está sendo legal com a gente parte do essa pessoa foi simpática para mim ou não foi? devemos fazer uma lista de coisas boas que os amigos fazem e coisas que não são simpáticas só devemos abordar as pessoas que fazem coisas simpáticas, simples assim, fazer amigos, fazer uma nova amizade é fazer mais do que uma única amiga as meninas andam em grupo e tem uma mentalidade de grupo a maioria tem mais de uma amiga, e é verdade ou pelo menos no meu colégio era assim, andava em grupo eu fazia parte desse grupo, mas eu não tinha um par-par (dupla) eu até tive um par, mas por problemas de vida esse par acabou se perdendo, vamos falar assim, mas eu tinha várias amigas e em que momento eu sentia que eu não era par? na hora de trabalho em dupla trabalho em dupla trabalho em dupla eu sempre sobrava, porque acaba formando os pares, pares, pares e eu acabava sobrando mas daí outra pessoa ia fazer comigo, entendeu? e eu ficava de boa mas alí eu via que existiam sempre as "melhores amigas", entendeu? fazer amizade com várias pessoas, essa é a parte legal, se você faz uma nova amizade é bem provável que dai você ganhe outras amigas de lambuja que vem com esse grupo só que a gente tem que estar muito atenta pro nosso papel pra gente não entrar numa dupla lá elas são as melhores amigas você está tendo a chance de conhecer ela e tornar-se amiga delas você não pode tentar pegar só uma pra você por que a outra vai se sentir excluída e vai acabar boicotando, entendeu? então, você tem que saber lidar alí e ser amiga meio que igual das duas agora a gente vai para a última parte dessa segunda parte existe sete papéis comuns representados por meninas em grupos então quando tem um grupo de menina cada uma começa a desempenhar um papel e são esses papéis que está falando então tem abelha rainha já dá pra ter uma ideia né! a abelha rainha é a combinação de carisma, força, dinheiro, aparência física, vontade, manipulação, essa pessoa, essa menina ela reina de uma forma suprema no grupo, e é engraçado todo o grupo sempre vai ter aquela que é a mais mais mais então essa é a abelha rainha aqui a gente não tá falando só da questão daquela hierarquia da popularidade porque tá falando do grupo então pode ser que a gente tenha um grupo que está lá no último patamar dessa pirâmide da hierarquia da popularidade então é um grupo de meninas diferentes/especiais nesse grupo dessas meninas vai ter uma menina que vai desencadear esse papel da abelha rainha e vai ser a poderosa do grupinho, daí vai ter a menina que vai ser a princesa a princesa é aquela que faz tudo que a abelha rainha disser e é geralmente é a melhor amiga da abelha rainha e ela também é popular e integrada daí vem a flutuadora, a flutuadora ela tem amigos em grupos diferentes e ela se movimenta livremente entre vários grupos exerce influência sobre as outras meninas mas não utiliza esse poder de influência para fazer outras meninas se sentir mal a observador dividida ela está constantemente em conflito, entre fazer o que é correto e a sua lealdade para com o grupo em consequência é a que tem mais probabilidades de ser apanhada no meio de um conflito entre duas meninas ou dois grupos. o quinto papel é a que quer agradar, a que quer ser, a mensageira ela fará qualquer coisa para cair nas graças a abelha rainha e da princesa e ela geralmente não consegue distinguir entre o que ela quer e o que o grupo quer essa é uma perdidinha!!! a bancária as raparigas confiam nela quando precisa procurar informação porque ela não parece ser fofoqueira no geral ela sempre tenta ser amiga e ela escapa do radar dos adultos porque parece muito ser querida e inofensiva eu fiquei meio com o pé atras dessa pessoa desse papel e o último papel é o do alvo, o alvo é a vítima escolhida para ser humilhada, gozada, excluída e ela pode fazer parte do grupo ou estar fora do grupo aqui falou o seguinte que as meninas elas podem representar qualquer um desses papéis dentro do grupo e perceber essa estrutura de poder e perceber em que papel cada um está é fundamental pra gente poder sobreviver a esses grupos aqui também fala a questão de quando tem um grupo social a sua posição ela vai ser muito influenciada pela posição da pessoa que te introduziu naquele grupo então se você entra no grupo graças a abelha rainha por exemplo o seu status é totalmente diferente de você entrar no grupo graças ao alvo entendeu ou graças a essa pessoa que quer agradar, a mensageira, isso vai influenciar na forma como o grupo te trata e se relaciona com você e aqui ela alerta pra esse fato pra que muitas vezes a gente tenha isso em mente na hora em que a gente é meio que rejeitado porque não foi culpa sua você foi introduzida naquele grupo pela pessoa errada infelizmente, entendeu? o problema não é você o problema são essas regras não escritas que existem e que muitas vezes a gente nem sabe que elas existem aqui também fala das melhores amigas as meninas elas mudam menos de melhores amigas do que mudam a maioria das outras amizades elas confiam mais nas suas melhores amigas e sentem-se poderosas por terem uma ligação tão íntima é um drama quando as melhores amizades terminam infelizmente eu tenho essa experiência eu perdi a minha melhor amiga de muitos e muitos anos um pouco antes dos meus 15 anos e foi um episódio bem triste quando eu falo perdi não é perdi de morreu, ela não morreu! mas a gente deixou de ser amigas por causa de um processo de traição uma parada super idiota e que se tivesse sido conversado claramente não teria acontecido, mas isso é pra outro vídeo mas que é triste quando a gente perde, e isso abala a gente. Depois disso eu tive muita dificuldade pra confiar novamente em uma melhor amiga, entendeu mas a minha sorte é que como eu disse eu estava cercada de várias e várias amigas muitas amigas e muitos amigos e eu sempre me senti muito querida e aceita ai ai ai aqui daí ela vai falar sobre a questão de revelar ou não a síndrome de asperger aos amigos e eu vou deixar esse item para ser tratado na hora que a gente for fechar o capítulo porque eu acho que dá pra lincar com várias outras partes desse capítulo ainda na hora de falar sobre revelar ou não revelar como revelar e a quem revelar agradeço a você que ficou aqui até agora essa foi a segunda parte do capítulo 4 desse livro que eu amo e peço pra você que tá por aqui que ajude esse canal a crescer curtindo, compartilhando e trazendo mais pessoas para cá ta bom? uma vida boa e leve a todos, muito obrigado!.

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Santa Cruz do Sul:

Nora Carter, Tompkins: Erie Community College. Rondonópolis: St. Lawrence University; 2015.

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Patti Velazquez, Crosby Street zip 10013. Diadema: American Musical and Dramatic Academy; 2005.

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