Art 496 Cc Planalto

College of Mount Saint Vincent - no céu nos reconheceremos pelo padre frei do look da companhia de jesus versão da 19ª edição francesa pelo padre francisco soares da cunha ocasião motivos desta obra no princípio do ano de 1859 em uma cidade do oeste onde ensinava osteologia soubemos que o empregador dissera da cadeira da verdade que os membros da mesma família não se reconheceriam no céu entre os seus ouvintes encontrava-se um ancinho quer ouvir isto se aflige muito porque tinha pedido a sua virtuose esposa que sempre esperar a tornar a ver junto de deus foi confiar sua aflição ao seu confessor quero superior da mesma casa que habitavam nos este sabendo que andávamos procurando nas obras dos padres da igreja os materiais necessários para a composição de uma obra que esperávamos publicar um dia sobre o dogma da comunicação dos santos convidou anos especialmente a recolher todos os testemunhos que assegurassem que os parentes e os amigos se reconhecem na eterna bem aventurança de ser os que estas autoridades não serviriam para consolar as almas e disse é verdade tivermos a prova disto três anos depois em seu próprio país o rio ano de 1862 que brigávamos a quaresma na catedral de uma cidade do leste no fim de uma instrução mostramos a família é composta no céu este quadro pareceu próprio regozijar santamente uma viúva manhã nos dê a da bem conhecida em toda a cidade por sua virtude mas aqui uma disposição tinha pedido de hino vênus uma de suas parentes que ela amava ternamente controle em resumo o que tínhamos desenvolvido e veio da sua parte suplicar nos que déssemos por escrito pouco tempo depois a perigosa senhora pleiteávamos pessoalmente esta súplica e contava nos que muitos anos antes tendo perdido uma de suas filhas ainda jovem quiser a consolar se com a esperança de tornar a vela no paraíso mas que o eclesiástico a repreender a severamente por que essa esperança segundo a sua opinião não tinha fundamento algum e que nutriu se dela era uma grande intervenção pois que só deus nos deve bastar uma resposta tão dura não satisfaziam nem o seu espírito nem o seu coração como um dos seus filhos era então aluno da companhia de jesus no célebre colégio de friburgo na suíça suplicou padre leitor que fizesse acompanhar até a casa no tempo das férias mais próximas por um religioso que instruir sobre este ponto a fim de segurar de tranquilizá-la sendo possível acessar gerações de uma certa escola tinha pois formado como que manu em que contava aos olhos de um grande número de pessoas aflitas o vivo esplendor desta verdade tão consoladora no céu nos seqüência anos seguindo negavam absolutamente a existência ver esse pouco e mostrava se ainda menos tudo bálsamo que encerra para adoçar as mais cruéis dores foi o que determinou a pessoa de que temos falado digna de todos os nossos respeitos e atenções a pedir-nos instante mente estas cartas de consolação nas quais nos esforçamos em apresentar a verdade com toda sua clareza para que o coração aflito veja e sinta se regozije capas de consolação a primeira carta estado da questão a primeira parte é permitido a fingir nos pela morte dos nossos parentes contanto que não seja temos de esperar o testemunho de santo agostinho prática da igreja palavras de são paulino exemplo de jesus cristo senhora a morte descarregou seu terrível golpe junto de vós sobre as pessoas que puseram mais caras a vossa dor é extrema ea legítima ainda que não duvidei da eterna salvação daqueles cuja falta ambientais porque motivos você é proibido chorar por vossos parentes e amigos que adormeceu no senhor contanto que seguindo o conselho do apóstolo dos no entristeça tais como os que não têm esperança primeira epístola aos tessalonicenses 4,12 santo agostinho comentava assim estas palavras é natural antes de semanas com a morte daqueles que nos são caros pois que a natureza tem horror à morte e à fé nos ensina que é um castigo do pecado a tristeza é uma necessidade em quitar que nesse tipo de tristíssimos quando aqueles que amamos deixam de existir porque ainda que saibamos que não abandona para sempre como aconteceria se devemos ficar sempre na terra mas que nos precedem pouco tempo porque estamos destinados a seguir os talvez muito breve todavia como não contestaria o sentimento do nosso amor é inexorável morte que se apodera do nosso amigo que seja permitido pois aos corações amantes entristecer em si com a morte das pessoas amadas contanto que haja um remédio para esta dor e uma consolação para estas lágrimas na alegria que a fé nos faz gozar assegurando nos dá sorte de nossos queridos defuntos que se é para tão somente por algum tempo de nós e passam a melhor vida à igreja pelo seu exemplo permitindo a chorar e pelo seu ensino ordinários esperar como nós tomar luto por ocasião da morte de nossos parentes ea sua voz como a nossa é cheio de tristeza como tatu que é particular as mais e que elas sabem empregar em todas as coisas para se tornarem mais pessoas vivas a igreja tem se dito pede de empréstimo a dor as suas lutas boas harmonias tão bem adaptadas ao estado da alma aflita que crê mitigar a sua dor nutrindo-se da mesma dor mas misturando os seus gemidos com os nossos medos e as suas lágrimas com as nossas declara nos em nome de deus vivo que o que julgamos ser uma morte não é mais do que uma separação momentânea um ponto fixo de reunião que a pessoa tão chorada nos dá na adaptação da vida onde reencontraremos em breve tempo para não mais a perder nos acrescenta aqui mesmo na terra não acabou tudo entre nós e esta alma quem de podemos chamá las emos dela amados apesar da morte a mesma igreja ainda não mostra namorada dos sofrimentos implorando com voz aflitiva o fraternal tributo de nossas esmolas de nossas orações de nossas boas obras ou então lá faz ver já revestida de incomparável beleza do céu e repousando no seio de deus donde sobre nós lança olhares de uma doçura e ternura inefáveis fez-nos vela preparando-nos com amor um lugar a seu lado e oferecendo a deus esse sentimento e as suas mais ferventes orações a fim de obter nos o merecimento de possuírem de nunca mais a perder são paulino bispo de nola consolou a machu por ocasião da morte de paulina sua mulher filha de santa paulina mande santa eustáquia o virtuoso esposo divertir e lágrimas tão abundantes como as suas esmolas que vai fazer o seu amigo irá censurar estas lágrimas nova nazaré pelo contrário e colherá nas sagradas escrituras todos os exemplos de santas lágrimas vertidas por ocasião da morte de uma pessoa querida depois acrescentar a para que censurar as lágrimas dos santos mortais não chorou mesmo jesus à morte de lázaro a quem amava não se dignou ele com doenças se da nossa desgraça até derramar lágrimas sobre o morto não se dignou chorar acomodando-se a fraqueza humana aquele a quem é ressuscitar por um efeito da sua divina virtude do motivo o meu irmão porque vossas lágrimas são perigosas e santas e de circo e dito ai pra ter um leque mais amplo e taiti piauí porque uma semelhante à feição as faz correr esse show mais uma dica de casa esposa não é porque dúvidas da ressurreição mas porque vosso amor tem pesado e desejos diante daqueles que você prenderem de vossas lágrimas abrir pois o evangelho e por única resposta apontarem escondeu estas palavras de são joão e tiago abreu mattos este jesus e jesus chorou e ainda seguintes editor bavt excepçom isso perturbou a si mesmo evangelho segundo joão 1,3335 mostrar-lhes estas linhas não escrito que a bem merecido de todas as pessoas aflitas jesus quis privacidade esta doçura que se encontra no sossego da aflição que ser perturbado a sua natureza divina não lhe permitia selo se não tanto quanto ele mesmo concorrer se para esta perturbação foi isso que fez assim lula diz o evangelho depois de um semelhante exemplo não mais atribuamos a nossa imperfeição as lágrimas que aflição nos arranca nem a perturbação em que ela nos lança jesus chorou jesus perturbou-se é necessário porém que esta perturbação não degenere ing atenção para si não perder a semelhança com jesus não é do agrado de deus que eu desaprovei as lágrimas de um esposo que depois de ter levantado os olhos ao céu para viver a sua esposa coroada de mortalidade os sete chances de lágrimas quando abaixando os para a terra não encontra já esta companheira muito amada o sentimento que faz chorar a pessoa hoje a companhia formava a nossa felicidade não poderia ser condenado quando não é o único motivo das lágrimas que ver temos na sua peta este desejo de gozar da sociedade da pessoa que se ama edital sorte natural homem que deus lhe propõe o seu complemento como eterna recompensa de sua fidelidade o mar durante a vida a segunda parte bem aventurança essencial e bem aventurança acidental três erros sobre esta bem aventurança acidental citados pelo filosofia smo confissão de jean jacques rousseau geral refutam se estes três erros gozar plenamente do que temos amado por exatamente na terra fez para nós o céu gozar de deus constitui a bem aventurança essencial este gozo da criatura que nos têm sido mais querida sem deixar de ser secundário torna-se para a uma doce consolação desde que a morte nos arrebata aqueles que mais amávamos e deus nos envia para moderar nossos pesares a esperança de tornar os haver de reconhecê-los de amá-los ainda muito especialmente no céu e de receber deles também os testemunhos de uma especial afeição quantas vezes não têm servido essa esperança de remédio avós as feridas de alívio a vossas dores mas eis que muitas pessoas aquelas mesmas cujos lados devem guardar as ciências decoração deve ser o depositário da lei livro de malaquias 2,7 usar primeiramente dizer vos que não nos reconhecer íamos no outro mundo nem mesmo no paraíso depois repreenderam como uma imperfeição o vosso vivo desejo de possuir no céu além do criador certas pessoas ternamente queridas vocês pois levou seus filhos finalmente fazem crer ao mundo que a perfeição cristã mas ainda vida religiosa esgoto no coração humano a fonte da sensibilidade para deixar o circo gelado para com seus pais irmãos ou irmãs e seus amigos no céu tudo se esquece em deus dizem elas deus não será suficiente o santos nunca marão senão adeus chamado pela escritura um delicioso livro do êxodo 34,14 tais são os três erros que me proponho combater escrevendo destas cartas e aqueles que sustentam machão após os que artistas de jazz feministas sem o saberem talvez sobre os estandartes do filosofices monte religioso no desejo do gozo de deus o que a ti mesmo via ultraje ao puro amor em uma brecha no desinteresse o janismo polido mas frio como gelo comunicavam a sua certidão e aspereza uma religião de amor os filósofos incrédulos aproveitaram-se destas disposições para atacar a igreja desacreditarem os padres um sábio religioso de são domingos tratando no século 18º do objeto de que entretém hoje fazia notar esta tática da impiedade entretanto tudo se consegue na nossa religião para torná la mais amável e consoladora um filosofias mentiroso atribuir-lhe dogmas sombrios e desesperados que arrebatam tudo está força atrativa de que necessita para levar as almas a marinha seguirem a jesus cristo queremos um exemplo disto rossel fez dizer por uma pessoa moribunda sim existem recebido grande satisfação em fazer alguma boa obra imaginando minha mãe presente que ele ia no coração de sua filha cláudia tem alguma coisa de consolador viver ainda sob os olhos da pessoa que nos foi querida isto faz com que sintamos da sua morte só pela metade mas que sentimentos deste inimigo de toda a religião revelada protestante e católica prestam ao ministro que correu consolar e forte ficar em forma neide ainda que o pastor respondesse a tudo com montados suri moderação e afetasse mesmo não a contrariarem coisa alguma com receio de que se tomasse o seu silêncio sobre outros pontos por uma confissão não deixa um momento dizer cleise as tico e dispor sobre a outra vida uma doutrina oposta disse que a imensidade a glória os atributos de deus serem o único objeto de que se ocuparia a alma dos bem aventurados que esta sublime contemplação apagaria toda e qualquer outra lembrança que as almas se não veriam nem se reconheceriam no céu e que em presença deste aspecto arrebatador se não pensar em coisa alguma terrestre todo aquele que propagar esta nega a doutrina ministro sincero da religião ou pedroso fiel veja pois a causa que serve e em que fileiras se coloca para vos mostrar toda a sua falsidade quero senhora fazer passar diante de vossos olhos um grande número destes autores cuja antiguidade ciência ortodontia santidade fechava padres e doutores da igreja cada um deles deixará a penetrar em seu coração ser usada tão agradável como tio ver quanto eles foram sempre sensíveis esperança de reconhecerem a margem ainda depois da morte aqueles que tinham conhecido e amado durante esta vida mas quer primeiro resolver ainda que brevemente as três objeções que vos fiz a fim de que nem escutei depois com um espírito mais livre um coração mais dilatado assim abraçarei com mais confiança e consolação a verdade que deve oferecer vos com poucos aliviaria agora esperança deste mútuo reconhecimento se devesse ser lhe indiferente ou se não viesse acompanhado de alegria amor à terceira parte será verdade que o santo só amam a deus eles amam se entre si como com cidadãos como irmãos como dois amigos que vêem todas as perfeições um do outro deus o s uso do nosso amor de adoração o amor recíproco dos santos glorificam como criador com o pai como princípio de toda a mobilidade disseram nos que o santos amariam só deus houve resposta do abade marcos no seu belo livro sobre a felicidade dos atos a pátria celeste anos incessantemente apresentada no evangelho sobre o símbolo do reino de uma sociedade de uma família mas uma sociedade um estado uma família não é simplesmente uma aglomeração de individualidades estranhas umas às outras mas sim uma reunião de seres inteligentes e racionais obedecendo às leis comuns e obrigatórias para todos que fazem um só e mesmo corpo da harmônica união destes diversos membros ora entre todas estas leis alma quer salvaguarda e como é que o nosso de todas as outras é a lei da solidariedade social ou fraternal que ordena a todos se dediquem por cada um e que cada um se dedique por todos a proporção das forças e necessidades de cada membro é por outros termos além da multa a caridade a lei do amor no céu nos amaremos como se ama os filhos do mesmo pai como irmãos queridos eternas irmãs a manu semus como se ama dois amigos que só se conhecem desde ontem e cujos corações apenas se encontraram se compreenderam encadearam no outro por uma simpatia que sentem ser destrutivo eterna desde o momento em que nossas almas tiverem penetrado no seio de deus encontrar-se-ão abrasados de uma fervente caridade de umas para com as outras a sua vista e recíproca presença serão como que uma faísca que opera este abrandamento assim como na natureza física se vê muitas vezes um corpo inflamar outro corpo somente pelo efeito do choque ou simples contato eis como se pode até um certo ponto explicar este fenômeno estas almas iluminadas da plenitude da luz de deus a qual pôr a descoberto todas as suas perfeições e envolvidas no reflexo de sua glória como no esplêndido vestido salmo 103,2 apresentaram os atrativos do coração como num maravilhoso feixe o conjunto de todas as suas habilidades pela sua parte este coração livre desde este momento de todas as suas fraquezas de suas ilusões de suas trevas este coração faminto de amor e restabelecido na sua integridade afetiva será levado por um irresistível atrativo para o seu natural alimento único depois de deus isto é para as almas feitas para serem chamadas por ele é verdade que deus é esse uso do nosso coração mas somente no sentido de que não devemos amar alguma criatura tanto mais do que a ele se assim não fora como nos ordenaria sem se contradizer que amássemos o nosso próximo como a nós mesmos além disto segundo contesto o sentido o próprio destas palavras da escritura é que o criador é cioso do amor de adoração não adorei deus alheio o senhor chama se o deus cioso livro do êxodo 34,14 mas vai grande distância do amor que nos faria mais certas pessoas até adoração ao amor que nos faz amar conforme a vontade do criador tanto falta para que o mundo o amor dos escolhidos possa ser uma justiça um roubo feito a deus que será l depois da pura qualidade a mais preciosa querida homenagem que lhe possamos render como criador como pague como princípio de todo o amor e de toda a mobilidade tendo criado todas as coisas para nós seus fez maravilhosamente belas é que quis e hastes 11,4 foi para que as admirar a semus ses fez excelente mente boas equipes e hastes 39,21 foi para lhe pedirmos bem que encerram seus fez desejáveis é que quis e hastes 42,23 foi para que lhe concedesse temos ao menos uma pequena parte do nosso coração além disto nenhum ser inteligente seja deus ou seja homem pode racionalmente deixar de ser se o uso da obra que criou pois do contrário seria melhor ter produzido uma obra vil e desprezível ou então não ter produzido nenhuma todos nós somos filhos de deus e ele mesmo que chamássemos nosso pai evangelho segundo mateus 6,9 mas a condição da paternidade no céu será mesmo que na terra exceto que possuirá no mais alto grau de perfeição os caracteres que a distinguem neste mundo ora qual é nesta vida paternidade modelo porque se não reconheceremos nós de uma paternidade é verdadeiramente feliz feliz paternidade é o estado num paz cercado de numerosos filhos que rivalizam cuidados e ternura para com ele mas isto apenas seria metade da sua felicidade o antes toda a sua felicidade se encontraria envenenado e destruída se não reinar se uma verdadeira união entre todos os seus filhos e toda a afeição legítima isto é ordenado autorizada pela lei eterna vem de deus a caridade que testemunhamos as criaturas é como um rio que tem a sua origem em deus que ordena o permite que vamos matar a sede que temos nele em objetos distintos do mesmo o rio continuando sempre o seu curso volta outra vez para sua nascente onde chega sem alteração todas as belezas que divisamos nas criaturas e que nos atraem tão vivamente para si não são outra coisa mais do que o reflexo da eterna e divina beleza no seio da qual se desprendeu assim como vemos soltar ondas luminosas do disco solar que vem alegrar e verificar a natureza mas como é sempre o sol que admiramos mesmo os seus raios e reflexos é igualmente a deus que admiramos e armamos de longe nos esplendores encantos que derrama sobre suas criaturas poderia ele pois olhar como um atentado contra os seus direitos ou a sua glória o atrativo que nos empregos para as belezas e perfeições que desse mesmo derrama sobre suas obras se os seus encantos e amabilidades não são mais do que uma radiação da amabilidade dos atrativos divinos já vemos como a beleza criada não quis as belezas criadas e como se dará no céu amor mútuo dos escolhidos sem risco nenhum perigo na terra o imortal raio só nos aparecer por um único ponto aquele por onde tocava iluminava criatura no céu vê lo emos descer do seu centro retornará voltar ao mesmo ser a deus que procuraremos e é que aspiremos dirigindo nos para as criaturas de deus a quem admirar emos admirando as deus a quem acharemos amando as a quarta parte porque deus só basta aos escolhidos seguir se á que terão a deus unicamente a sua liberalidade em todas as ordens conhecidas prova qual seja a mesma na ordem da glória é falso que nos esqueçamos no céu que sejamos insensíveis a felicidade de nos tornarmos haver palavras de são francisco de sales sobre este mutu o reconhecimento e sobre a alegria que dele resulta disseram-lhes ainda só deus é suficiente aos escolhidos sem dúvida deixando se vê ele possui por nós só deus seria bastante para nos tornar a todos felizes mas que se pode concluir daqui se bastava a si mesmo desde toda a eternidade de reis voz que nada criou no tempo que nós não existimos o menor sofrimento do redentor bastava para nos salvar a todos na gávea e sua paixão e sua morte à sua divindade é suficiente a si mesma acredito que ela não tenha cuidado algum da sua humanidade descenda está ordem toda a dívida até a ordem da graça e da mesma natureza e contar todos os socorros que nos são oferecidos para santificar nossas almas todas as iguarias que nos são dadas para nutrir nosso corpo contar todas as flores que o não à terre todos os astros que brilham no firmamento e dizer se o senhor se contentou de criar para nós o suficiente ou se passou muito além dele e que merecia que na ordem da glória quando o verde e compensar os seus fiéis servos os seus apóstolos os seus mártires os seus pontífices os seus confessores e as suas viagens se limitasse a análise estritamente necessário não não deus mostrar se ainda mais generoso mais pródigo para com santos do céu do que para com os justos da terra vemos de sabemos o que fez para nós da ordem da natureza e da graça mas o grande apóstolo nos afirma que os nossos ouvidos nada ouviram e que o nosso coração nada conjeturou que seja comparável que deus prepara na ordem da glória aqueles que o amam primeira epístola aos corinthians 2,9 pela graça possuímos a deus neste mundo e será verdade que aquele que tem a graça não necessita de mais coisa alguma é certo pelo contrário que tem ainda necessidade 18 ações de bons exemplos da intercessão dos santos da participação dos sacramentos de modificações e orações para conservar e aumentar esta graça assim no outro mundo sem que isto seja então para nós uma necessidade mas por que desejar a encher nos inteiramente de seus dons o mesmo deus que só por si bastaria para nossa felicidade essencial se dignar a aumentá la acidentalmente pela sociedade das santas almas que tivermos conhecido internamente amado na terra e do mesmo modo que em tudo o que nos dá a segunda natureza segundo a graça é ele que se nos comunica por diferentes maneiras em muitos graus assim também na bem aventurança ser ainda ele sempre ele que se dar a nós por meio de todas as criaturas glorificados as quais nos permitirá contemplar e admirar e reconhecer e amar não temais senhora que as almas esqueçam mutuamente no céu o que sejam sensíveis a tudo que não for deus a caridade nunca pode ser indiferente nem insensível por isso mesmo que as ama o criador é sensível a tudo que diz respeito às suas criaturas nosso senhor é sensível à presença de sua mãe em maria não é indiferente a glória da humanidade de jesus se nós tivéssemos ser insensíveis a felicidade de tornarmos a encontrar no paraíso as pessoas mais queridas a nossa alma devia ser indiferente à ressurreição do seu próprio corpo e assim caducaria muitos argumentos empregados pelos teólogos para aprovarem a ressurreição da carne no céu seremos capazes de tudo conhecer ao mesmo tempo com amor e de tudo sentir com alegria sem que um conhecimento um sentimento seja nocivo ao outro sentiremos tão vivamente como na terra do amor para com nossos parentes e nossos amigos ainda que o nosso amor para com deus seja então incomparavelmente mais ardente mais sentido nunca estaremos absorvidos em deus a tal ponto que nos esqueçamos de tudo que não for ele mas como se tem dito os amigos os irmãos os parentes se reconheceram conversaram e se lembraram de suas lágrimas de seus combates e de suas tribulações porque esta vida momentânea legal vida infinita uma eterna lembrança infindas grato ações a vestir o pensamento das criaturas não farão um só momento olvidar o criador a vestir o amor do criador não pediram dever de amar as criaturas unidas de distintas todas estas alegrias todos estes louvores e todos estes amores se fundiram louvor e amor de deus e formaram em sua glória em concerto único sempre variados sempre o mesmo o halleluya interno deixai senhora deixar nutrir vosso coração desta doce esperança e permite-me que acrescente esta ainda mais algumas linhas que gostaria que utilizaram são estas de são francisco de sales explicando a transformação de jesus cristo sobre o tambor que foi como uma reprodução do céu o evangelho segundo mateus 18,9 todos os bem aventurados se conheceram mutuamente por seus nomes como nos afirma o evangelho de hoje pedro viu ainda moisés e elias que nunca tinha visto os quais conheceu perfeitamente tendo o primeiro um corpo transparente como ar e o segundo seu próprio corpo como quando foi arrebatado num carro de fogo verdes pois muito bem que todos nós reconheceremos mutuamente na eterna felicidade visto que nesta pequena mostra que nosso senhor se dignou a apresentar sobre a montanha do tabor aos seus apóstolos que esquece desconhecessem moisés e elias que nunca tinham visto à vista disto que contentar muito nosso vendo aqueles que tivermos extremamente animado nesta vida sim conheceremos mesmo os novos cristãos que se converterem agora a nossa santa fé nas índias no japão nos antípodas as santas amizades da mesma forma que tiverem sido começados por deus nesta vida continuaram na eterna a maioria das pessoas particulares mas estas amizades não formaram passar idades porque todas as nossas amizades tomaram a sua origem no amor de deus que conduzindo as todas fará que a menos a cada um dos bem aventurados com o puro amor com que somos amados por sua divina bondade o deus que consolações receberemos na celeste conversação que tivermos uns com outros na bem aventurança os nossos bons arranjos nos darão uma consolação muito maior do que se pode dizer ainda imaginar quando se nos fizerem reconhecerem nos representarem no e amorosamente o cuidado que tiveram da nossa salvação enquanto estivemos na terra lembrando-nos as santas inspirações que nos ofereceram como leite sagrado que ia tirar dos peitos da divina bondade para nos atrair a indagação dessas divinas suavidades de quinta nós tivemos gozando não vos recordas nos dirão do metal inspiração que vou sugerir em tal tempo lendo o tal livro ouvir no tal sermão o ficando tal imagem inspiração que você citou a convertei vos a nosso senhor e que foi motivo de vossa predestinação o meu deus e não se derreteram nossos corações no invisível contentamento.

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