Apresentacao Power Point Informatica

SUNY Adirondack Community College - Olá pessoal, um super bom dia a todos vocês. Desculpem pelo pequeno atraso aqui. Agora são exatamente 10:08h da manhã. Muito obrigada por esperarem o começo dessa aula. Que hoje é super especial, incrível, falando sobre o mercado móvel Ou o mercado de telefonia móvel, que é superimportante, principalmente, a partir do momento que a gente começou a perceber que os usuários estão sempre presentes no celular. E para ajudar a gente neste tema, eu trouxe aqui, um convidado especialíssimo, muito mais que especialista neste ramo o Wellington Tamaki, o Tamaki, como a gente costuma falar. Cami, é sempre um prazer estar aqui, de volta, neste incrível programa. Uma linda manhã, chuvosa hoje, não é? Mas estamos aqui, estamos sempre aí disponíveis. Muito obrigada, Tamaki. Bom, vamos começar, então? -Vamos, vamos lá. -Vamos com tudo nesse tema? -Vamos com tudo? -Vamos lá. É isso aí. Vamos lá, então. Gente, primeiramente, bom dia. Queria me apresentar rapidinho. Então, meu nome é Wellington, estou no Google já há um pouco mais de três anos. Eu sou especialista aqui na área de produto, na parte de aplicativos. Então, um dos meus objetivos, os objetivos do meu time, é ajudar os desenvolvedores, os negócios que nasceram em torno de um aplicativo, a crescer mais, a conquistar mais mercado, a expandir, a globalizar. Então, é um pouco disso, é o nosso dia a dia. Bacana, então, já dei para perceber que é uma pessoa muito mais especialista como ele tinha falado neste mercado, não é? E aí, Tamaki, o que você trouxe para gente hoje? Então, a gente vai falar um pouquinho, hoje, o papo aqui é super-rápido, porque os assuntos aqui do hangout são sempre objetivos, é sempre pontual. Então, o assunto, ele é extremamente complexo, é extremamente longo, dá para a gente fazer um dia inteiro de evento e falar sobre tudo, mas aqui o nosso tempo, ele é super curto, é super objetivo. Então, eu vou falar um pouquinho do mercado. E vou falar um pouquinho das soluções do Google. Como o Google pode te ajudar a alavancar a sua audiência com o aplicativo. Muito bem. Depois, é assim, se você quiser mais informações se quiser mais detalhes, tem muita informação lá, que a gente já publicou essa semana no Mobile Weak. Então, está tudo disponível lá, para o pessoal ir acompanhando. Com certeza, para vocês não se preocuparem, vou deixar os links disponíveis na descrição lá do Youtube, e também vou colocar na comunidade, para ficar mais fácil o acesso de todos. -Legal, então, vamos começar? -Vamos lá? -Vamos lá? -Vamos lá, então. -Já está nos slides? -Já sim, pode passar. Eles já estão vendo os slides? Legal, então, vamos lá. Agora, isso aqui é um pouquinho da nossa agenda. A gente vai falar um pouquinho do momento dos aplicativos, do que está acontecendo na audiência. Na verdade, isso já está no nosso dia a dia, se você parar e olhar na rua, olhar as pessoas, você vai entender o que está acontecendo. Mas o mais importante nisso tudo, e aí eu passo já para o segundo ponto, é você entender qual impacto que isso tem para os negócios. Como isso muda a rotina dos negócios e como as empresas estão se movimentando para capturar melhor estas oportunidades. E aí por último, eu vou falar um pouquinho de AdWords, especificamente alguns tipos de campanha, alguns formatos de anúncio, que são algumas novidades que a gente está trazendo aí para o mercado. Algumas inovações. Bacana, então, a gente pode esperar por dicas aí também de implementação, -que tipo de campanha usar. -Dicas de orientação, não, não é o objetivo hoje, não vou abordar hoje especificamente passo a passo de criação de campanha. É muito mais uma overview do que existe disponível, e claro, a gente pode depois sim, se eu for convidado de novo. -Convidadíssimo. -Faremos alguns vídeos de passo a passo -tutorial para criar as campanhas. -Fechadíssimo, então. -Legal. -Vamos lá. Vamos lá, então. -Muita coisa boa por vir. -Só coisa boa, só coisa boa. Vamos começar, então, falando um pouquinho sobre como está o mundo de celulares. Como estão os aplicativos, as pessoas e a relação delas com os aplicativos. -Vamos lá. -Vamos lá, então. Gente, se você olhar para o ecossistema de aplicativos. E aqui eu tenho alguns números globais. O ecossistema está explodindo. Mais do que nunca, há cinco anos a gente já vem falando do momento dos celulares, do momento dos SmartPhones. Mas eu acho que este ano, não é só o ano da virada. Ano passado a gente já viu a mudança de tráfego em algumas verticais sendo maiores em celulares do que em computadores. Mas para o mundo dos aplicativos, eu acho que isso nunca foi tão forte. A gente tem uma base instalada de SmartPhones que nunca foi tão grande. Tem muitos celulares ainda entrando no mercado, mesmo aqui no Brasil. A taxa de crescimento do Brasil ainda é incrivelmente alta mesmo num país em desenvolvimento. E o impacto que isso tem é para quem desenvolve um aplicativo. São mais possíveis usuários. E a gente consegue ver isso refletido aqui em alguns números. Então, o número de downloads de aplicativos aqui, este número, ele é global. Ele nunca foi tão grande. A receita que está girando em torno deste mercado, que está sendo transacionado dentro do mundo dos aplicativos, também nunca foi tão grande. Claro, os desenvolvedores estão enxergando isso com uma oportunidade de negócio. Como oportunidade de você atingir mais pessoas, de você se destacar. Estão publicando muitos aplicativos ou pulando as lojas. Então, hoje, a gente tem disponível mais de um milhão e meio de aplicativos em cada uma das stores, das stores principais. Tanto da Apple, quanto do Google Play. Então, são inúmeros aplicativos, com infinitas possibilidades, funções. Mas qual que é o impacto disso? O que isso tem a ver para o desenvolvedor? Se de um lado dos consumidores está acontecendo esta explosão, para o lado dos desenvolvedores que estão tentando atender este mercado, você tem muitos aplicativos que não dão certo. Tem algumas análises de mercado, a gente publicou alguns estudo que estão lá, alguns artigos que estão na comunidade, estão publicados lá, mas tem uma taxa muito alta de aplicativos que mal tiveram alguns downloads. Poxa, é muito frustrante, se eu desenvolvesse um aplicativo e eu não conseguisse convencer a minha mãe para fazer o download do aplicativo. -Poxa, né? -Não dá para fazer -um aplicativo incrível. -Não basta. Não basta. Você fazer um aplicativo incrível, tem um design bacana, tem uma funcionalidade legal, tem uma responsividade alta, tem fluidez, se ele ficar engavetado. E aí, você consegue refletir isso em alguns números. Você vê isso em alguns números. Então, 60% dos aplicativos nunca tiveram um download, ou tiveram alguns pouquíssimos downloads. 20% dos aplicativos foram usados só uma vez. O usuário foi lá, entrou na loja, achou seu aplicativo, fez o download, abriu e usou uma vez só. Nunca mais voltou. 95% dos aplicativos são abandonados no primeiro mês de uso. Então, você como desenvolvedor, você faz um esforço muito grande para você desenvolver um App, fazê-lo, deixá-lo bonito, para as pessoas usarem quase nada, usar uma vez, usar menos de um mês. -É um pouco frustrante. -Realmente. Então, o que dá para a gente fazer? Como a gente pode ajudar? Então, a gente vai trazer, vai comentar algumas ferramentas aqui hoje. Este é o objetivo de hoje. Vamos trazer umas soluções, então, para este problema que é enorme, não é? -Exato. -95% de aplicativos abandonados no primeiro mês é um número muito grande. Ainda mais, se a gente parar para pensar, como as pessoas usam o aplicativo? Tenho aqui um número. Então, o tempo gasto, dentro dos SmartPhones, quando as pessoas estão olhando para o SmartPhones, 90% deste tempo é gasto dentro de um aplicativo. Então, você começa a ver a discrepância, então, você tem um monte de gente entrando para este mercado de aplicativos, porque estão comprando celulares. Você tem um monte de desenvolvedores tentando abraçar este mercado. E os usuários estão ávidos por isso, eles estão querendo usar estes aplicativos. Mas no meio de tantas opções que existe dentro das lojas, ele acaba se perdendo. -Não é? -Com certeza. Ou nada consegue chamar muito a atenção dele. Ou acaba nem chegando até ele. Ou acaba nem chegando até ele, exatamente. Tem pouca visibilidade, tem pouca exposição. Enfim... aí, os fatores que vão compondo aí o sucesso ou o fracasso de aplicativos são vários, daria para a gente ficar o dia inteiro comentando essas possibilidades. Dentro deste contesto, como as empresas estão se adaptando? Uma pergunta que aparece para mim frequentemente, digo, toda semana para não falar quase todo o dia. Tem empresas que viram para mim e falam: "Tamaki, o que é melhor, eu tenho que desenvolver, eu entendi, eu entendi, Mobile é importante, as pessoas estão lá, os clientes estão lá. Está todo mundo lá, todo mundo com o celular na mão. Mas o que que é importante, o que é mais importante? É eu desenvolver um Mobile Site, ou eu desenvolver um App?" -Está aí uma boa pergunta. -Essa é uma pergunta incrível, a gente também publicou um post sobre isso, explorando um pouco mais. Mas eu queria sempre deixar bem claro e pedir uma reflexão, o que que faz mais sentido, aonde, dentro do seu business você vai conseguir atender melhor as expectativas do seu cliente? Aonde, você como empresa vai conseguir atingir melhores resultados? Os melhores objetivos? Aí, vai depender muito, tá? Porque você tem prós e contras dentro de cada uma das soluções. Tanto no Mobile Site, quanto no App. -Por exemplo? -Por exemplo. "Tenho um business que precisa de uma câmera, ou uma funcionalidade que eu quero incluir no meu produto, que precisa da câmera." É muito melhor você encapsular essa funcionalidade dentro de um aplicativo. Porque a experiência para o usuário vai ficar mais fluída, mais rápida. "Eu tenho uma necessidade que é simplesmente de mostrar a localização do meu negócio. Eu só preciso contar para os meus clientes, aonde fica a minha lojinha." Você não precisa de um App para isso, pode fazer isso muito bem num Site Mobile. Usando, claro, todas as funcionalidades para deixar uma experiência legal para o usuário. Uma experiência fluída, rápida, leve. Tudo isso são componentes que vão ajudar bastante na experiência do usuário. Então, a grande resposta para esta pergunta, é uma avaliação, faça uma avaliação, entenda bem o cliente, o que ele precisa, qual a necessidade do seu negócio para você construir uma solução que faça mais sentido para você. Total, então, cada negócio é um negócio -e tem que ser tratado diferente. -Tem necessidades diferentes tem especificidades diferentes, e também os clientes daquele negócio vão se adaptar melhor a uma ou outra solução. Bacana, e com essas dicas que você passou aqui para gente agora que estão neste material que vão ficar disponíveis e depois da pesquisa de satisfação, podem ficar tranquilos, estes dados também vão ajudar muito a vocês fazerem a própria avaliação do próprio negócio, e tomar a decisão. Às vezes, até, Tamaki, a pessoa chega a conclusão que os dois são importantes. -Não é? -Sim, sim. É muito comum hoje. Eu trabalho com muitos clientes que a gente chama de business híbrido. Eles já tinham um business montado em torno de um website focado no desktop que estava otimizado que estava funcionando super bem, mas que por conta desta migração na audiência no último ano, nos últimos dois anos, eles vêm desenvolvendo um Mobile Site, foram otimizando o Mobile Site e também começaram recentemente a trabalhar, a migrar parte destes usuários mais fieis dos Sites Mobile para dentro de um aplicativo deles. -Olha só. -Um aplicativo próprio. Então, não é simplesmente uma resposta cartesiana, sim ou não. Mas sim, existe um mundo híbrido também, que é super bacana. Bacana, legal, muito bom saber. Voltando um pouquinho para o mundo dos aplicativos, aqui eu tenho um resumo dos produtos do Google que você pode, você como desenvolvedor, pode usar. Então, o Google oferece uma solução aqui bem completa, desde desenvolvimento, ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do aplicativo... desde o Google Closure, até ferramentas que ajudam a você publicar o aplicativo e crescer. Então, o Google Play, algumas ferramentas de mensuração dentro do próprio Google Play, algumas ferramentas de teste, ambientes de testes, dentro do próprio Google Play. Ferramentas para o desenvolvedor. Ferramentas para a parte de marketing. Então, o Google Add Words por exemplo, é uma delas. Para você ajudar crescer a audiência. Ferramentas de mensuração, Google Analytics para aplicativos também disponível aí gratuitamente. E até a parte de monetização com AdMob. Então, você quer ganhar um dinheirinho extra, quer fazer um extrinha ali. Dá para você vender parte do seu inventário via AdMob. -Bacana. -É incrível. Google ajudando em cada fase, em cada estratégia. Ferramentas específicas para cada um dos momentos do aplicativo. Muito bom saber. Então, vamos falar um pouquinho da parte de marketing mesmo. Que é o assunto principal hoje da pauta, do Google Adwords. -A dica principal. -As dicas principais. O Google tem uma incrível gama de anúncios. A gente tem... pensando na jornada do consumidor e no que os consumidores, no que os usuários fazem durante o dia deles. A gente tem formatos de anúncios que você consegue impactar estes usuários em cada um destes momentos. Nestes momentos mais importantes para você adquirir esta audiência, para você estar presente. Quem não é visto não é lembrado. Não é? Então, se você também não é lembrado ninguém vai conseguir achar você na loja, ninguém vai buscar, ninguém vai encontrar o seu aplicativo. Então, a gente tem aqui no slide, alguns formatos dos anúncios eu vou passar rapidamente por todos eles. Então, a gente tem desde anúncios, quando os usuários estão ali na PlayStore, estão buscando por palavras-chave. Ele pode encontrar seu aplicativo primeiro. O segundo formato aqui, é quando as pessoas também estão usando um mecanismo de pesquisa. Então, a pesquisa do próprio Google.com. Ou Google.com.br, também. Você consegue. Aqui, eu tenho que me lembrar que não estamos só no Brasil, estamos também em Portugal e outros países da língua portuguesa. Então, não é só .com.br, desculpe. Mas quando a pessoa está no Google.com, buscando também por palavras-chave. Estes dois tipos de campanha, funcionam como campanha de pesquisa. Você vai identificar, você como anunciante vai escolher o conjunto de palavras-chave para ativar o seu anúncio. E a única diferença é que quando o usuário clicar no anúncio, ele vai cair na página da PlayStore. -Já incentivando o download do aplicativo. -Exatamente. Exatamente. Estes anúncios, eles têm alguns detalhezinhos um pouquinho diferentes. Por exemplo, eles puxam o seu rating da loja. Então, você vai conseguir ver as estrelinhas, o cliente, ele vai conseguir ver as estrelinhas lá das notas da sua loja, por exemplo. Importante, informação a mais é sempre importante. Exatamente. Tratar bem o cliente para fazer com que ele sempre dê uma nota legal para o seu aplicativo. Isso vai impactar depois na sua campanha de marketing. A performance, então, é bacana. Este terceiro formato de anúncio, que é um banner. Ele vai circular aonde? Dentro de outros aplicativos. Então, digamos assim, o usuário está navegando em um aplicativo de jogo, um joguinho. No meio do joguinho pode aparecer um anúncio para ele. Ele pode ver esse anúncio do seu negócio. Este anúncio, ele é super bonito, ele é super bacana. Isso aqui parece que foi uma arte, customizada. Mas na verdade, é um template da própria ferramenta. Ele vai pegar o logo do seu aplicativo lá na PlayStore, ele vai pegar o fundo, algumas fotos que você já colocou disponíveis na PlayStore e vai compor este anúncio, você consegue editar o texto que está ali, o título, mas toda essa paleta de cores, todos os logos, isso já vem automaticamente da própria ferramenta. -Automático e personalizado. -Personalizado, exatamente. -Muito bom, incrível. -Tem um resultado superbacana. Então, se o desenvolvedor, ele não tem disponibilidade para montar para ter um designer que vá fazer um banner para ele, ele pode usar a própria ferramenta para gerar estes anúncios. Incrível, trabalho nenhum. É, trabalho assim, em três cliques está feito. Opa. -Acredito que a gente... -Estamos on-line. Estamos vivos. Estamos transmitindo. -Voltou. -Voltou. -Voltamos. -Pessoal, será que a gente está no ar? -A gente está no ar. -Estamos no ar. -Vamos voltar. -É, desculpa aí. Acho que foi uma tempestade que caiu lá fora, um raio. Bem que você falou no começo, que chuva, que chuva aqui em São Paulo. É que aqui no estúdio não dá para ver, mas deve estar caindo o céu ali. -Vamos voltar, então. -Desculpe, gente. Isso aqui a gente corta depois na edição. Vamos voltar, porque o mais importante do que a chuva, a gente sobreviveu aos trancos e barrancos aqui no estúdio. Vamos lá, voltando aqui para os slides. Este quarto formato de anúncio, também é um anúncio em display, é um banner. Então, a única diferença é que ao invés do usuário estar navegando dentro de outros aplicativos, ele vai conseguir ver este formato de anúncio quando ele estiver tendo uma experiência em browser. Quando ele estiver navegando dentro de um Site Mobile pelo celular, por exemplo. O último formato, este formato aqui também é super novo, e ele é super bacana. É o formato de vídeo de anúncios TrueView, é aquela campanha no Youtube que você já conhece, que pode aparecer PreRoll antes do vídeo que a pessoa quer ver. Ele também vai continuar a ser monetizado pelos trinta segundos ou até o final do vídeo. Mas o mais interessante deste formato é que, é que ao invés do botão de subscriber, ele vai ficar com um botão de Install. Então, o usuário, ele vai ter a opção de enquanto ele está assistindo a propaganda, a propaganda da sua empresa, ou mesmo quando ele estiver assistindo o vídeo que ele quer ver, porque aquele botão permanece ali na tela, ele vai poder clicar no botão de "instalar", e este botão aqui, ele é o único de todos os formatos em que o download acontece em line. Então, o usuário, ele não sai da experiência do Youtube. Este download acontece automaticamente no back do celular, por trás, o usuário tem uma notificação que o download está acontecendo, mas ele não sai da experiência do Youtube. -O que é incrível. -Olha só. -Um formato... -Ajuda o usuário... -Exatamente. -e ajuda na instalação... Fica uma instalação sem fricção. Ela não tem fricção. Porque o usuário ao clicar em um botão, ele já tem este download acontecendo. -Incrível. -Então, todos estes formatos, eles são da plataforma androide, mas eles também estão disponíveis, exceto o da Playstore, exceto o primeiro, todos os outros, eles também estão disponíveis no IOS. O que é incrível. Muita gente pensa, muita gente me pergunta: "Tamaki, quero fazer anúncios para o meu aplicativo, mas ele está só no IOS." Não, você também consegue, com o AdWords você também consegue atingir esta plataforma. Ninguém fica desamparado. Ninguém fica desamparado, a gente consegue ajudar todo mundo. Quando a gente pensa que na estratégia, vamos pensar numa estratégia para atingir estes usuários. Quais são os três principais objetivos, quando eu sento para conversar com os meus clientes? Aqui eu tenho um gráfico, que ele tenta ilustrar um pouquinho dessa estratégia. De uma forma bem genérica, de uma forma bem "high level". Sempre os usuários, os meus clientes, eles vão querer buscar mais transações. Porque é a forma como o aplicativo ganha dinheiro. Geralmente, é através de uma transação ou então, através de mostrar anúncios, mas ele sempre vai querer tentar capturar o máximo dessas transações. Para isso, ele tem que encontrar estes usuários que estão mais engajados. E também conquistar estes downloads em escala. Geralmente, estes são os três principais pilares, esses são os três principais objetivos, que os meus clientes têm, quando eles vêm falar comigo. E o que o Google tem de solução para ajudar ainda mais esses caras? Então, eu falei um pouquinho, resumindo lá do formato de anúncio no Google Play. Então, aqui eu tenho um detalhezinho um pouco maior, que um "gifizinho", não sei se está aparecendo animado para vocês. Está sim. Exatamente, este aqui é legal, eu não tinha visto isso. Exatamente, qual é a experiência que o usuário tem. Então, ele vai entrar lá na loja da Google Play, vai buscar... a palavra-chave, que pode ativar o seu anúncio. Então, no caso, ele até fala, "coupon app". E aparece ali o aplicativo de "coupon" em primeira posição. Este é o formato de anúncio no Google Play. Por que esse formato é super bacana? Ele tem uma camada de intenção. Como toda campanha de pesquisa, ele tem uma camada de intenção. O usuário está pedindo ajuda para o Google, para encontrar alguém que solucione um problema, que ele está tendo naquele momento. Então, isso para os anunciantes é incrível, porque são campanhas de extrema performance. Extremamente performáticas. Costuma trazer resultado no dia um, no dia zero. Principalmente, porque tem relevância, não é? Tem relevância, exatamente. Os usuários estão indo atrás de você. Eles querem a solução da sua empresa, eles estão buscando aquilo. Geralmente, é o tipo de campanha, geralmente, é onde a gente começa. -Opa! -Mais uma vez. Mais uma vez. Estamos aqui no escuro. E por sinal, bem escuro. Mas vamos voltar para o slide que dá para ver. Aqui a gente consegue ver alguma coisa. Outro tipo de anúncio aqui, entrando também um pouco mais de detalhes. -Estamos no ar? -Sim, estamos no ar, Camila. Aqui, cai a energia, cai tudo, mas a transmissão continua. Aqui não falha não. Aqui continua. Aqui tem um detalhe um pouco maior deste anúncio que estava no display. Que é... Você consegue ver um pouco mais de detalhe, ali no slide anterior, não dava para ver direitinho. Mas aqui dá para ver com um pouco mais de detalhe, como ele vai ficar de fato. Pode ver que este é um outro exemplo, de um outro aplicativo que chama Word Streak. Que o design dele, ele usa muito azul. O sistema entendeu isso, e ele escolheu uma palheta de cores também já adaptada para o azul. -Automaticamente. -Bacana. Muito, muito bacana. O que eu queria chamar a atenção com este slide? O sistema, ele é muito inteligente ao ponto de entender os usuários que já fizeram o download do seu aplicativo e ele automaticamente vai parar de mostrar os anúncios para quem já fez o download do seu aplicativo. Então, se você, Cami, entrou lá na loja, já fez o download do Word Streak, aqui por exemplo. se eles estiverem rodando campanha e o sistema identificar que você já fez o download, você não vai ver este anúncio. Para o anunciante, isso é incrível, porque ele não vai gastar dinheiro com o usuário que já está dentro da base dele. Perfeito, e para o usuário também é incrível. Para o usuário também, você não fica vendo um anúncio de uma coisa que você já tem. -Que você já conhece, que você já tem. -Poxa. Passando um pouquinho mais, aqui é um formato também um pouco mais inovador. E ele já começa a misturar um pouquinho dos produtos. Então, ele é um formato que a gente chama de Intersticial de vídeo. Ele vai roubar um inventário de display na rede Mobile ou seja, quando o usuário estiver em outros aplicativos. E vai ver um anúncio de vídeo, então, esse vídeo tem de estar hospedado no Youtube. Quando tomar a tela inteira. Ele vai tomar a tela inteira do usuário. Vai ter um auto play deste vídeo. E o anunciante consegue esconder o botão de hide por até cinco segundos. Para fazer que os usuários assistam pelo menos uns cinco segundos iniciais. Só que ele vai ser cobrando, neste formato aqui especificamente, ele não vai ser cobrado por visualização, como numa campanha de Youtube. Ele vai ser cobrado por clique. Então, ele só vai ser cobrado se o usuário clicar ali no botão de download e for direcionado para a loja do Google Play. -Incrível, não é? -Sim. A gente começa a inovar, quando a gente começa a misturar um pouquinho dos nossos produtos. Começa a integrar, por exemplo, o inventário de display, mas com o criativo de vídeo. Misturando tudo isso com o aplicativo, é... -Incrível. -Isso é um novo milênio. Foram coisas super bacana também. E aqui também de novo, os formatos aqui do TrueView. Vou até passar rapidinho por eles, porque a gente já comentou. Aqui só chamado a atenção para o botão de "install". Que dá para vocês verem aqui. Então, este botão ao invés do subscribe, quando o usuário clica nele, ele vai automaticamente receber esse download do seu aplicativo. -Beleza? -Muito bom. Muito bom. O que mais, o que mais que dá para a gente trazer de novidade. O que mais, Tamaki? O que mais? O Google, ele é incrível, não é por nada não, mas o Google é muito ruim não fazer algoritmos. E a gente consegue integrar estes algoritmos para dentro do AdWords. Então, quando você ativa uma função que é o otimizador de conversões. -Você já deve ter falado sobre ele -Sim. -em algumas aulas anteriores. -A gente tem dois vídeos sobre isso. Então, perfeito, ele também está funcionando para a parte de aplicativos. Ele já está up and running, está vivo, em performance incrível. Todos os anunciantes praticamente que estão usando estão tendo feedbacks muito positivos sobre o produto. E no mobile isso é ainda mais válido, porque como o volume de downloads é muito grande, o robozinho do Google, ele consegue entender muito bem qual é o padrão que existe dentro do perfil do seu usuário. Do perfil que está fazendo o download do seu aplicativo e incorpora isso para dentro da campanha. -Então... -Quanto mais informações a plataforma tiver, melhor consegue trabalhar com o automatizado. Exatamente. Exatamente. Então, o algoritmo este especificamente voltado para o download dos aplicativos, ele consegue fazer uma previsão para cada usuário antes de exibir o anúncio. Ele calcula uma probabilidade de download para aquele usuário específico e varia o lance de acordo com o objetivo do cliente. Só voltando para o slide aqui, por favor. Ele vai conseguir diferenciar todos estes dados. Então, por exemplo, a performance do canal, o perfil dos usuários o horário do dia em que ele está, o modelo de celular que ele está usando. Então, ele analisa todas essas informações para conseguir empregar o custo do desse download de acordo com o que o anunciante colocou na plataforma. Então, tudo isso para que você tenha o download dentro do custo que faz sentido para o seu business e com o máximo volume possível. Então, incrível. Uma ferramenta incrível. Realmente, é usar todo o poder do Machine Learning que o Google está oferecendo ao seu favor. Incrível é a palavra. Só pelos anúncios que a gente consegue fazer, pela automatização que a gente consegue usar também na campanha, está ficando cada vez mais incrível. Mais interessante. Está ficando mais interessante. Mas muita gente vira para mim e fala: "Tamaki, eu quero ter controle". "Quero saber exatamente aonde, como, quando estes anúncios vão aparecer." Sem problemas, nós damos este controle para você, para o anunciante. Então, aqui eu tenho alguns exemplos, não tenho todos, senão este slide, ele ia ficar uma Bíblia. Alguns exemplos de segmentação que você consegue fazer dentro da plataforma. Então, por exemplo. Eu quero mostrar anúncios para pessoas que gostam mais de aplicativos de jogos. Ou pessoas que tem instalado no celular dele aplicativos de entretenimento. Então, você consegue manualmente segmentar para este tipo de usuário. Ou, então, você pode virar para mim e falar: "Tamaki, eu quero escolher exatamente os aplicativos que eu quero mostrar o meu anúncio. Porque são aplicativos que eu acho relevante para o meu negócio." Você consegue escolher manualmente estes aplicativos numa listagem. "Tamaki, eu quero escolher a geografia onde meu anúncio vai rodar, porque eu sou um player local." Sem problemas. A mesma coisa com horário do dia. Ou, então, mesmo essa daqui é uma exclusiva de aplicativos... que é escolher uma segmentação para usuários que ativaram o celular recentemente. Então, se você comprou um celular no Natal ou na semana passada, porque foi seu aniversário. Você consegue targetear este usuário, porque ele ativou -o celular recentemente. -Olha só. Você tem aqui algumas opções a mais para você poder brincar em comparação com as campanhas tradicionais de display desktop. Então, é muito mais personalização, consegue deixar com a sua cara do seu jeito, o que for melhor para o seu negócio e automatização. Exatamente. O usuário, o anunciante, ele tem o poder da escolha. Se ele quiser automatizar e deixar que o Google vá atrás destes usuários para ele, legal, mas se ele também quiser ter o controle total da campanha dele, aonde vai rodar, como vai rodar, o quanto vai rodar, escolher o lance manualmente, ele também tem essa opção. -Fica nas mãos do tomador de decisões. -Exatamente. E aqui por último, já é o tipo de campanha um pouco mais avançado. Que são campanhas de reengajamento, campanhas de remarketing. É o usuário que foi e já fez o download do aplicativo e quer mostrar um novo anúncio para este usuário que já fez o download do aplicativo. Para ele terminar uma compra ou para ele fazer uma ação desejada. Funciona exatamente da mesma forma como as campanhas de remarketing de desktop. Mas aqui neste caso, ele vai ser para um aplicativo especificamente. Então, o anunciante, ele tem que construir primeiro, uma lista de usuários. Quem eu vou impactar na minha campanha de remarketing? E aqui no Androide, você pode sincronizar a conta do AdWords com o Google Play e ele vai gerar uma lista automática de todos os usuários que já fizeram download do seu aplicativo. Isso aqui é uma lista incrível, porque você não precisa instalar "tag". Você não precisa instalar nada. É só você vincular as contas e esta lista vai estar lá disponível. -Trabalho zero mais uma vez. -Trabalho zero. Trabalho zero. Deixa que a gente faz o trabalho duro. E aí, uma vez que você tenha esta lista, você pode criar uma campanha para estes usuários, tanto em pesquisa quanto em display. E uma vez que o usuário clica no seu anúncio, ao invés de direcionar ele para o Play Store, como seria a campanha de install. Você implementa uma função que chama Deep Linking que vai permitir que ao clicar no anúncio, esse usuário seja direcionado para uma página específica dentro do seu aplicativo. Olha como é bacana, esse exemplo aqui do slide, ele é bem claro nesse assunto. Você consegue criar uma campanha bem personalizada. Digamos que eu quero mostrar uma lista, um anúncio para pessoas que abandonaram o carrinho de compras. Essa aqui é uma lista personalizada nesse caso, então, o usuário teria que implementar o SBK do Google AdWords ou mesmo o Analytics para você ter essa lista personalizada. Mas ele vai rodar estes anúncios para as pessoas extremamente segmentadas, ele vai mostrar um anúncio de finalizar compra do voo, por exemplo, e já vai levar a pessoa que clicar nesse anúncio para dentro do aplicativo naquela página onde ele pode comprar o voo, finalizar a compra, por exemplo. -Que sensacional. -Também são formatos de anúncio, eu diria assim, acompanhando o que acontece lá fora, os eventos, as palestras que estão acontecendo lá fora, esse tipo de campanha é a próxima onda das campanhas que a gente vai ver aí, com bastante frequência. -Muito bom, já traçando tendências. -Exatamente. São campanhas extremamente performáticas para usuários que estão dentro de casa. Para você incentivar uma ação do usuário que seja interessante para o seu business. Incrível. Aqui, de novo, por último, acho que é o último assunto que tenho para trazer hoje. É um pouquinho das formas, como os anunciantes podem fazer o tracking das campanhas. O mais simples e o mais fácil de todos é esse Codeless Tracking. Infelizmente, ele está disponível só para o Androide. Mas que você não precisa de nenhuma implementação. Ele vai conseguir ver os downloads do aplicativo dele diretamente lá do Google Play sincronizando as contas. É só você criar a campanha, o fluxo de campanha, ele já cria esta conversão para você automaticamente. Então, é puro next next finish, assim simples. Fácil. Se você quiser uma análise e um monitoramento um pouco mais complexo, é possível também, você tem que instalar... aí você tem que usar algumas soluções um pouquinho mais complexas também. A primeira delas, é você instalar o próprio pixel de conversão do AdWords. Assim como você instala no seu site, você tem que instalar isso através do SBK dentro do seu aplicativo. Então, essa é uma forma de você monitorar tanto os downloads quanto as compras, o que acontece dentro do seu aplicativo. Uma segunda opção seria usar ferramentas de terceiros. Então, o Google tem parceria com todas essas empresas que você está vendo aqui no slide. Para integrar a ferramenta do AdWords com a plataforma deles. E a última também é você usar o Google Analytics e importar as métricas do Google Analytics para dentro do AdWords. Isso também é possível. Então, da mesma forma que eu faço com as minhas campanhas normais, -eu consigo fazer... -Isso, exatamente. -com o aplicativo. -Isso. Nesse caso aqui, o usuário, ele vai ter que implementar o Google Analytics para o Mobile Apps. E não o Google Analytics tradicional -para desktop e mobile sites. -Ótima dica. E por último, gente, novidades. -Olha só, o que a gente tem de novidade? -Aqui assim... A gente lançou super recente aqui, esse lançamento, que é um formato que chama campanhas universais para aplicativos. Essa campanha, ela é uma campanha 100% automatizada. Você configura ela em três minutos. Quando você cria uma nova campanha, essa opção ela já aparece disponível. A única coisa que você precisa configurar é a geografia, onde este anúncio vai rodar, e os criativos, que na verdade, são ideias de criativos. Então, você coloca quatro frases, que o sistema vai usar para compor o anúncio. Essas frases, o único cuidado que você tem que ter, é que elas tem que ser frases completas em si mesmas. Porque o sistema, ele vai escolher duas dessas quatro frases para compor o anúncio. Todo o resto... vai ser automatizado. Então, você vai colocar, Google AdWords eu quero... que os downloads cheguem para mim a X reais. -E é isso. -Nossa. Então, quer dizer, a cada busca, a cada vez que meu anúncio aparecer é o sistema que define quais são as frases que vão ser usadas? Exatamente. O sistema vai definir para todo o inventário do Google, aonde este anúncio vai rodar, seja ele em pesquisa, seja Google Play, seja nos AdMobs, seja no Youtube. Ele vai definir o momento em que isso vai acontecer, que esse anúncio será exibido. De acordo com a probabilidade de download dele acontecer. É tudo isso automatizado, justamente para que o anunciante tenha a melhor performance possível. -Super bacana. -Incrível. Isso aqui é um next next finish incrível. Resultados incríveis. Estou com vontade de fazer um aplicativo para poder usar essa campanha. Agora. Agora. Beleza. Gente, acho que o que tinha de conteúdo, que tinha para passar, como eu falei, é muita coisa, tem muito assunto que a gente poderia tratar. Mas por hoje acho que é só ou tudo isso. Muitíssimo obrigada, Tamaki, pela presença aqui hoje dividindo seus conhecimentos com a gente. Eu vou pedir mais um pouquinho dos seus conhecimentos para responder umas perguntas, umas dúvidas aqui que acabaram -surgindo a longo da apresentação. -Opa, vamos lá. Recapitulando para a gente, que tem vários estilos de anúncios que a gente pode usar, mas fica aquela pulga atrás da orelha. Qual é o melhor para fazer com que o usuário conheça e queria instalar meu aplicativo? Para que pareça relevante para ele. Olha, Cami, essa pergunta lá é bem frequente, assim... as pessoas perguntam bastante. "Qual que é o melhor, porque quero começar com ele." Não tem uma resposta muito certa. Porque muitas vezes, o que funciona para um negócio não necessariamente funciona para outro. O que funciona para um aplicativo não necessariamente funciona para outro. Por isso, eu encorajo muito, eu recomendo muito que os anunciantes testem... testem todas as opções possíveis. Testem todos os criativos que você tem em mente. O sistema, ele tem mecanismos de otimizar campanha para aquilo que estiver trazendo maior resultado. Você tem opções ali de rotação do anúncio para otimizar para conversões. Então, teste, teste todos os formatos de anúncio, teste segmentações diferentes. Teste tipos de campanhas diferentes. Criativos diferentes, para você descobrir o que faz mais sentido para o negócio. O que faz mais sentido para o seu aplicativo. Eu gosto muito dessa palavra, testar. Acredito que a gente não tenha as respostas, principalmente quando a gente está com um negócio novo, um aplicativo novo, a gente não vai ter todas as respostas do mundo, então, testar sempre funciona muito bem, não é? -Com certeza. -Não deu certo, passa para outra. A gente vai acabar encontrando o que faz mais sentido para o negócio. Exatamente. Exatamente. Bom, Tamaki, por hoje acho que era isso. Pessoal, se ficou alguma dúvida, se ficou algum conhecimento que queira conhecer um pouquinho mais, conte com a gente nas redes sociais, no Facebook, no Google+, no Twitter, também na comunidade AdWords que vocês já conhecem. A gente está recheado de novidade sobre Mobile Week, porque a gente está na semana de Mobile Week. E eu vou deixar o link disponível na descrição do YouTube. E também, na descrição lá na comunidade mesmo. Combinado, pessoal? -Um abraço. Muito obrigada. -Comente. -Comente nos vídeos. -Comente. A gente adora feedback, gente, adora. A gente quer saber se a gente está -conseguindo fazer direitinho. -Com certeza. Se a gente está trazendo conteúdo bacana. -Com certeza, o que querem saber mais. -Exatamente. A gente tem a pesquisa de satisfação lá na comunidade embaixo do artigo desse vídeo. E, ao final, de enviar o feedback, a gente consegue deixar disponível o conteúdo de hoje. É bacana, porque tem as dicas de diferença de mobile site, para aplicativos. Tem os tipos de anúncio. Tem muito artigo, não é, novo, que foi publicado essa semana. Com certeza. Muito obrigada, Tamaki. Mais uma vez, obrigada, pessoal. -Até a próxima. -Valeu, gente..

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Christopher Petersen, Ulster. Paulínia: King's College, Financial District, Manhattan; 2012.

Lily Derrick, Water Street zip 10004. Guarapari: Brooklyn Heights; 2006.

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