Ung Curso De Ferias 2020

Maritime College - criado nas obras gibbs hoje nós vamos trabalhar o subtema a busca da realização como instrumento a análise de como nós nos relacionamos aos valores reais da vida vai ser um grande antídoto ao processo depressivo quando nós adentramos a partir dessa auto análise como nós estamos enxergando a vida então a partir daqui a mentora vai fazer uma série de reflexões inclusive relacionados à questão da infância do ser a importância da infância nessa nessa questão da realização pessoal e situações várias até dívidas do passado espiritual que também estão relacionadas à realização nós vamos aprofundar o no conteúdo do do amor imbatível amor que aborda é essas questões tanto as necessidades reais quando há quantas necessidades aparentes focadas no ego para o cometimento são necessárias as progressivas repressões aos diferentes períodos vividos na juventude e na infância até mesmo a fase de recém nascido quando o self verdadeiro foi substituído pelo ego artificial e dominador foi nessa fase que a inocência infantil foi subir foi substituída pelo sentimento de culpa em razão da natural imposição dos pais no lar e por extensão dos adultos em geral em toda parte mais tarde identificando-se errada em razão de não haver conseguido modificar os pais nem vencer a teimosia dos autos máscara se disse feliz de virtuosa perdendo a integridade interior a pureza aprendendo aparecer o que a todos agrada ao invés de ser aquilo que realmente é no seu mundo interior então vamos ver esse parágrafo que é de suma importância para entender esses processos psicológicos o que a prefeitura está querendo dizer aqui ela fala de progressivas regressões os diferentes períodos vividos na juventude e na infância até até a fase recente recém nascido então o que aconteceu o que acontece comumente na infância na infância é muito comum é da da criança ser castrada pelos adultos os adultos significativos pai mãe tios avós professores e aí o que vai acontecer a criança tem uma espontaneidade natural diante da vida mas devido à educação a má educação que é uma educação que é focada num processo castrador a a benfeitoria ela coloca que o self verdadeiro foi substituído pelo ego artificial e dominador o que significa isso o self verdadeiro é essência divino ser essencial que nós somos todos nós somos uma essência divina quando nós reencarnamos nós vamos utilizar uma personalidade transitórias que faz parte do nosso ego mas que vem com o objetivo de ser educado e de cedo car para as questões profundas essenciais da vida ninguém reencarna para dar vazão aos sentimentos do ego ninguém encarna para é fazer o mal para si mesmo e para o próximo ao contrário nós encarnamos para produzir o bem para viver o bem para nos tornarmos pessoas melhores gradualmente melhores esse é o grande objetivo da reencarnação e aí o que vai acontecer muitas vezes em vez de os adultos significativos pai mãe professores evangelizadores também entram nessa categoria de adultos significativos reforçarem as questões essenciais reforçarem o self verdadeiro que são aqui está que que na verdade é o ser real ser essencial espírito imortal que somos que vem que reencarna com o objetivo de desenvolver virtudes cumprir as leis divinas como nós temos visto nos vários é módulos de estudo reflexivo em vez de reforçar essas questões o que fazem os adultos significativos para a criança devido à castração o ser essencial vai ficar em segundo plano e o ego artificial e dominador passa a fazer o papel do self do ser essencial então que face do ego que vai fazer o papel do self ou do ser essencial que é a mesma coisa que parte seria e aí jeci que aqui parceria você tem condições de responder essa é uma parte do ego que parece a essência mas não é a essência que parte é essa é a face mais karada do ego o ego tem duas faces uma face evidente onde os sentimentos negativos predomínio sentimentos como ódio orgulho é raiva ansiedade e sentimentos desse tipo e tem uma face mascarada essa face mascarada está focada no parecer parecer humilde parecer bom parecer a harmonizado parecer é é uma pessoa amorosa então quando o quando joanna de ângelis fala que o self verdadeiro foi substituído pelo é guardiã oficial e dominador ela está falando dessa face mascarada que parece positiva mas não é porque o adulto em vez de educar as crianças para a prática das virtudes ele reprime os sentimentos e gordos evidentes da criança por isso ela diz aqui ó em razão da natural imposição dos pais no lar e por extensão dos adultos em geral em toda parte os adultos significativos que ligam lidam com aquela criança o que vai acontecer ela substitui a inocência infantil por sentimento de culpa todas as vezes que ela faz alguma coisa que não agrada os adultos principalmente esse adulto foram seu pai mãe e ela é reprimida por isso o que ela acontece na mente infantil ela se percebe errada comandar a mentora diz aqui ela se identifica errada e e sente culpa por não ter agradado aquele adulto significativo pra ela que é o pai ea mãe ou um professor um evangelizador um tio uma tia e um tio uma tia um avô ou uma avó enfim qualquer adulto que lide com ela então ela se identifica errada em razão de não haver conseguido modificar os pais e os pais ficaram 1 é porque tem pai e mãe chega de falar eu estou de mal com você porque você não é uma criança boazinha tem esse tipo de fala com a criança fica de mau a criança fica é é uma trata criança por pelo fato dela não ter conseguido agradar o pai a mãe e aí o que vai acontecer ela máscara se disse feliz que é mascarar de feliz ela faz de conta que está tudo muito bem ela máscara se disse feliz de virtuosa só que isso tudo está focado no parecer do do ego mascarado e não a virtude do ser essencial que ela é então ela vai gradualmente perdendo a integridade interior a pureza aprendendo aparecer então o que importa é agradar o adulto mesmo que ela finja que está tudo bem com ela é claro que isso vai acontecendo novamente da criança principalmente na primeira infância que a criança é ela ela pensa de forma concreta todas as vezes que ela não consegue agradar os adultos se ela for reprimida e não é educada para lidar com as suas emoções o que vai acontecer ao aprendi que ela precisa reprimir os seus sentimentos para poder conviver com aquele adulto e ela aprende a fazer isso na infância na primeira infância na segunda infância claro na adolescência ela vai usar de vários instrumentos para escamotear a a própria convivência com os pais e outros adultos até chegar na vida adulta como chega uma pessoa dessa na vida adulta vai ser aquele adulto que vai estar é acostumado com o parecer e não conselho já está acostumado às máscaras do ego e não a vivência profunda daquilo que é dada a própria essência então ah ah ah toda aquela pureza tudo aquilo que existia de mais profundo na criança vai sendo castrado ao longo do tempo e é e a enviar ao invés de ser aquilo que realmente é no seu mundo interior por isso nós temos hoje muitos adultos com muitos problemas muitos problemas psicológicos porque esses problemas psicológicos começam lá na infância a criança se torna vê se uma criança é é de bem uma criança é focada no seu bem-estar na na sua autenticidade passa a ser uma criança artificial é uma criança totalmente é bloqueada nas suas emoções mais profundas ficou claro isso gente alguma pergunta a pergunta traz microfone pronasci por favor depois solange aqui ó o livro também tem ao contrário é que não entra na depressão a criança que domina os pais tenha a capacidade de de levar os pais a fazer todo o desejo da criança porque ela tem um jeito tomina dor sobre os pais também se existe casa da criança ser dominador assim quando os pais têm uma característica permissiva que é o lado oposto que tem aqueles que são castradores e tem aqueles que são permissivos deixa a criança fazer tudo que ela quer aí ela se torna uma criança tirânica que vai tirar analisar os próprios pais que a que abre mão da sua autoridade sobre a criança então entre os extremos do autoritarismo do lado e do da permissividade do outro existe autoridade com base na moral nos próprios exemplos em que o pai ea mãe vão fazer esforços para desenvolver as virtudes e auxiliando os seus filhos no processo de também desenvolver essas virtudes então o esforço do pai e da mãe consciente do evangelizador consciente do professor consciente de trabalhar as suas limitações para nem ser permissivo deixando a criança fazer tudo que ela quer é colocar limites no relacionamento mais limites que eduquem a criança e não reprimam nem deseduca no processo da permissividade nem reprima no na castração solange no seu comentário respondeu que eu ia perguntar por que a aaa a culpa é que ela vem desse mecanismo de o certo e errado e você autoritariamente impor gerando essas máscaras ao mesmo tempo a permissividade e perguntar exatamente o equilíbrio que você já colocou que o desenvolvimento dos pais e responsáveis fazendo esforços diários continuados e perseverante para poder também passar isso para a criança com autoridade moral e amorosa essa mesma pergunta mas seja respondeu é exatamente isso não é só um complementando esses esforços porque você aprende a ser pai e mãe no próprio processo da educação agora se o pai ea mãe são convidados a estarem atentos para oferecer essa educação que não seja nem castradora nem permissiva para que a criança seja o mais autêntico e natural possível quando ela é educada dessa forma essa autenticidade essa naturalidade e faz com que ela aprenda que faz parte da vida errar faz parte da vida aprender com os erros e aí ela não vai se sentir dentro dessa vai sentir errada vai sentir culpada por não agradar os pais o tempo todo porque não é esse o objetivo da vida não é é pra isso que ela encarnou para agradar os seus pais é boazinha pra eles claro que muitas vezes nós já trazemos essas tendências até do nosso passado espiritual mais pra frente joana d arc vai falar sobre isso que muitas muitos problemas nós já que nascemos com eles mas o objetivo da nova existência é transformar tudo isso e não reforçar dependendo da forma como a criança é educada esses processos perturbadores são reforçados esse trabalho de progressão regressiva que se pode lograr mediante conveniente terapia é muito doloroso porque o paciente se recusa inconscientemente a aceitar os erros como forma de defesa do ego e por outro lado por meio do enfrentamento com todos esses medos aparentemente adormecidos o seu despertar assusta porque conduzir a novas vivências desagradáveis o ego no seu castelo conseguiu mecanismos de defesa e domina soberano reprimindo os sentimentos e disfarçando os conflitos porquanto sabe que a liberação desses estados interiores pode levar ao h agressividade o o mergulho nas fugas espetaculares da depressão vamos vamos refletir joana é muito profunda nos pensamentos dela 10 de ordem psicológica mas ao mesmo tempo nos nos e lúcido uma série de questões importantes aqui nós estamos tratando da dd o antídoto de como nos libertar da depressão e de uma certa forma também adentrando no processo depressivo como ela diz aqui é quando nós fazemos diferente quando nós agimos diferente então ela está sugerindo aqui que muitas vezes dependendo da situação é necessário um processo terapêutico nem todas as pessoas precisam de um processo terapêutico mas muitas quando tem esses processos da criança ferida dentro de si mesmo foi muito castrada na infância quando na vida adulta se ela não fizer um trabalho para curar a criança ferida que traz dentro de si dificilmente ela vai ter uma vida saudável por isso que ela que ela sugere inclusive a regressão de memória as situações da infância e ela fala que é muito doloroso porque é doloroso processo muitas vezes do pro da da psicoterapia porque nós ainda fazemos parte de uma cultura que em vez de focalizar o aprendizado em relação aos erros admitindo que os erros nas limitações fazem parte natural da vida nós ainda temos uma visão muito castradora dos dos sobre os erros porque essa visão já começa na infância passa pela adolescência vai chegar na vida adulta dessa forma então que vaiou porque que é muitas vezes doloroso o trabalho de autoconhecimento porque o paciente se recusa inconscientemente aceitar os erros ou subconscientemente a aceitar os erros então em vez de aceitar os erros no sentido de que tudo que nós fazemos de errado é uma oportunidade de aprendizado como temos estudado muito aqui no estudo reflexivo o que a pessoa é não aceita e como ela não aceitar o enxergar qualquer coisa nesse sentido dói muito dói onde no ego o ego fica ferido porque como há na pessoa aprendeu a mascarar as suas necessidades é usando uma uma simbologia como se as máscaras colasse tanto na pele que ao retirar a máscara vai um pouco de pele junto e aí ela é tenha a pele machucada e dolorosa pelo pela pela situação que durante muito tempo foi envolvida então por isso que ela diz aqui é é a é uma defesa do ego então mascaramento essa defesa do ego a pessoa mascara o as suas necessidades mas caros sentimentos negativos que têm aprendeu isso lá na infância ou às vezes até em outras existências e usa esse instrumento para se proteger há uma intenção positiva de proteção mas que não resulta numa proteção real ao contrário é é uma pseudo proteção à pessoa não se protege não há uma defesa real o que há é simplesmente a pessoa fugindo de si mesma então o mecanismo de fuga do ego que acontece por isso ela diz assim o medo do enfrentamento com todos esses medos aparentemente adormecidos então quando ela é convidada num processo terapêutico o mesmo alto terapêutico assim encher ghar muitas vezes surgem essas nesses mecanismos de defesa impedindo o processo como um mecanismo alto protetor que não protege porque a verdadeira proteção é buscar as questões essenciais ressignificando a record contas e aí como a mentora diz o despertar assusta todas as vezes que ela percebe algo muito negativo em si mesma como acostumou com a máscara do parecer em detrimento do ser ela se assusta essence ela não esforçar-se para aprofundar o processo ela tente a superfície alisar e até fugir por isso ela diz conduza novas vivências desagradáveis porque durante muito tempo ela escondeu dela medo é duas das pessoas à sua volta ela aprendeu a esconder as suas reais necessidades desde lá da infância passou por toda a adolescência chegou na vida adulta continua a esconder os seus sentimentos bloqueando esses sentimentos quando ela é convidada a reviver tudo isso tudo isso é muito desagradável é mais fácil permanecer na coxa da sua é da concha superficial da máscara do ego parecer uma pessoa virtuosa parecer uma pessoa feliz parecer uma pessoa que está de bem com a vida e enquanto ela está no parecer ela não lida com essas situações desagradáveis e aí joana escola coloca usa uma figura o ego no seu castelo é como se o ego é domínio fosse o senhor e os elfos ser essencial fosse um escravo é o servo e na verdade é o contrário ser essencial o self que deve ser o senhor e o ego o servo aquele que serve então nós estamos nós somos espíritos imortais e estamos no corpo não para fugir de nós mesmos nós estamos tendo uma uma personalidade para é poder realmente nos olhar com verdade com pureza por isso o símbolo da criará a questão da curiosa da criança para que o ser essencial seja o condutor da nossa vida e não o ego então ela fala que o ego no seu castelo conseguiu um mecanismo de defesa e domina soberano ele passa a ser o soberano sem o reprimindo os sentimentos e disfarçando os conflitos uma pessoa aprende a reprimir desde a infância a disfarçar os seus problemas porquanto sabe que a liberação desses estados interiores podem levar à agressividade do mergulho nas fugas espetaculares da depressão então porque ela fala das fugas espetaculares funciona assim enquanto a pessoa está fingindo está de uma forma profunda mascarando uma pseudo alegria numa pseudofelicidade no seu do bem estar ela não lida com os problemas de profundidade então ela mantém esse está esse status com essa essa situação porque a protege entre aspas na verdade tudo isso aqui é uma falsa proteção de entrar uns nem processos de onde a agressividade ou depressão mas isso daqui é proteger realmente a criatura ela disfarçar a fingir que ela mantém problema reprimindo os sentimentos disfarçando conflitos na verdade é só adia o problema então o que acontece comumente o que tem acontecido muito nos últimos tempos as pessoas vão passando principalmente a a adolescência na adulto jovem disfarça através de que de sexo de drogas de festas e de uma série de situações bem superficiais na vida a vida é muita gente faz isso e vai empurrando para mais tarde para aa a aa chamada terceira idade principalmente os conflitos quando chega na na meia idade para a terceira idade 40 50 60 70 anos nas pessoa é todos esses conflitos que foram acumulados ao longo o do tempo vão aflorar e quando a flora muitas vezes vai se aflorar a partir de processo como ela diz aqui fugas espetáculo espetaculares da depressão a pessoa cai na depressão e muitas vezes fica esperando a morte chegar é quando não acontece delas se matarem direta ou indiretamente com o processo do suicídio porque porque houve durante muito tempo esse processo de repressão de sentimentos e disfarce dos conflitos isso claro nós estamos falando de um modo geral têm exceções a essa regra mais de uma certa forma todo o processo de repressão de sentimentos e de disfarce dos conflitos não não não adianta simplesmente a pessoa a dia os seus problemas e quando ele surge ele vem uma avalanche muito trabalhoso de se lidar porque imaginemos uma vida inteira reprimindo os sentimentos disfarçam de conflitos 10 20 30 40 anos fazendo isso até mais quando vem vem uma avalanche de problemas que não foram trabalhados tem perguntas o lanche se respondeu também mas é um exercício do outro perdão aí nem alívio que tão trabalhoso porque a gente se revela mura não aceita a realidade aí é trabalhoso que se auto perdoai fazer os esforços para se modificar né sim porque o perdão é trabalhoso ainda para nós porque o orgulho fala muito alto todo o processo da social de repressão do do erro como sendo uma coisa abominável e não uma uma experiência que não deu certo que nós podemos aprender e separar faz com que nós entraremos num processo de orgulho seja orgulho é é um é evidente seja o orgulho ferido que é a vergonha a o mal estar que a pessoa sente quando se percebe em erro ou quando os outros percebem os do erro dela aí o que acontece há o próprio processo do orgulho gera a culpa e aí né nenê nisso daí o que vai acontecer a tendência em vez de trabalhar efetivamente na solução do problema a pessoa foge é com a defesa do ego criando um pseudo harmonia onde não está vendo a harmonia é e aí toda a situação é de repressão de sentimentos e disfarce de conflitos vai se dar então nós estamos vendo que tudo isso se não for trabalhado vai é uma das causas também profundas da depressão a esse estado todo que as pessoas fazem de não trabalhar os seus sentimentos todos os indivíduos de alguma forma sem se desviam parados em relação aos fatores que regem a vida os fenômenos do automatismo fisiológico o medo da de do da doença em suspeita da morte do desaparecimento de pessoas queridas as incertezas do destino os fatores meteorológicos como tempestades terremotos erupções vulcânicas acidentes guerras de algum modo essa sensação de insegurança de desamparo provém da infância ou de outras existências quando se sentiu dominado sem opção sujeito impositivos que lhe eram apresentados fazendo que o amor fosse retirado do cardápio existencial aqui mais um parágrafo com muito significativo todos nós seres humanos estamos no corpo estamos sujeitos a que a tudo que acontece no planeta das criações de provas no planeta de inspirações e provas quem pode se dizer que está totalmente seguro do ponto de vista da fragilidade da vulnerabilidade do corpo físico da vida física ninguém por isso ela disse todos nós nos sentimos desamparados em relação aos fatores que rege a vida a ela coloca o tomate fisiológica confuso com é funcionar momento nosso corpo o medo de doente tem uma doença de uma hora pra outra é foi um diagnóstico de uma doença pode acontecer com qualquer um de nós o medo da morte o meu deu medo de de pessoas queridas desencarnar em as próprias incertezas da vida no planeta de inspirações e provas é os fatores ligados à próprio ao próprio planeta que é um planeta ainda instável ainda em construção que geram as tempestades terremotos e erupções vulcânicas acidentes guerras só uma série de situações próprias de um planeta de inspirações e provas como se nós tivéssemos o hábito de viver como espíritos imortais momentaneamente no corpo fazendo esforços para viver o ser essencial que somos o que aconteceria com relação a isso nós buscaremos a a conexão com deus com sentimento de criação de nina buscaríamos a proteção divina a nossa própria proteção é essencial conectados com a realidade que a vida transitórias ficaríamos muito bem se isso fosse um hábito já instalado em nós comum em nós como isso ainda é algo a ser construído pela grande maioria das pessoas o que acontece nós vamos sentir essa insegurança que a mentora coloca o desamparo e isso quanto mais castradora for foi a infância ou a aaa permissiva foi a infância mais esse sentimento de insegurança de desamparo vai acontecer e abertura também coloca muitas vezes já vêm de outras existências o sentimento de insegurança e de desamparo e aí a pessoa que aprende entrou nesse processo de sentir dominada sem opção ela acaba sentindo que o amor a ela mesma o amor que vem das pessoas é não não faz parte da sua existência é e aí o a tendência dela se fechar por isso a enorme é relação entre esses processos todos ea depressão quando a pessoa sem ter esse desamparo ela sente muitas vezes eu não sei há muitas vezes um sentimento de abandono em relação à a próprio criador a própria vida toda sem segurança esse desamparo cume no estado de profunda carência afetiva de profunda carência de amor mas como nós temos refletido a alguém que não está sob o amor de deus alguma criatura que não traga o amor in situ dentro dela nós nós somos amor self ser essencial é então se nós somos amor o que acontece tudo isso que faz parte da vida no planeta disse que ações e provas devem ser recebido e ficado agora a mentora vai trabalhar como fazer isso como trabalhar essas ressignificação tal sentimento contribui para análise do problema da sobrevivência que é o mais importante ainda não solucionado no inconsciente então é aquilo que nós falamos muito importante lidar com tudo isso eis porque aí ela vai começara a desenvolver todo o raciocínio de como nós podemos agir seja na vida adulta depois da já adultos seja na educação das nossas crianças para que elas mais tarde não passe por aquilo que nós muitas vezes estamos passando para que tenhamos uma sociedade melhor mais equilibrada eis porque é necessário liberar esses conflitos perturbadores reprimidos para que a criança inocente pura no sentido psicológico bem se depreende volte a viver integralmente de que criança ela está falando aqui a criança interna a criança ferida que existem nós então se nós fomos na infância castrados feridos na nossa integridade e tudo mais como nós vimos até agora cabe a nós agora na vida puta ressignificar isso curar a criança ferida e aí como que vai acontecer isso pela liberação dos conflitos perturbadores reprimidos para que a criança inocente que existem nós mas que está momentaneamente ferida machucada possa aflorar volte a viver integralmente como diz a mentora claro que se nós pudermos fazer um trabalho com as nossas crianças para que elas não sejam as futuras adultos com as crianças feridas nem melhor no planeta de regeneração as crianças vão ser educadas para não se tornarem crianças feridas mas por enquanto que nós vivemos num planeta aspirações e provas tudo isso ainda acontece nós somos convidados a ressignificar tudo isso e nós adultos dificilmente não temos uma criança ferida ser é trabalhada a ser é curada em nós então é esse processo terapêutico quando muito intenso deve ser trabalhado em terapia como diz a mentora quando não é muito intenso a própria pessoa pode trabalhar ela cita mais pra frente à questão da auto terapia mas é fundamental mexer nessa questão trabalhar as feridas e pergunta só você pode escolher um pouco mais sobre isso e ainda não solucionado no inconsciente então o que ensina ainda não solucionado no inconsciente é que é a o processo daquelas repressões de conflitos sentimentos reprimidos eles ficam no nível inconsciente ou subconsciente nós preferimos hoje o termo subconsciente porque o espírito traz em si mesmo essa consciência só que no nível de vigília nós não num percebemos então a questão do inconsciente nada mais é do que uma não percepção pelo fato de nós não termos o hábito do autoconhecimento por isso que a mentora tá dizendo aqui quando nós fazemos esse processo de autoanálise e vamos adentrando nas estruturas que foram reprimidos e nesses conflitos todos porque nós vamos fazer nós vamos trabalhar trabalhar para que aquilo que está inconsciente ou subconsciente se torne consciente quando se torna consciente nós temos condições de trabalhar melhor e aí nós vamos receber unificar os sentimentos negativos por meio das virtudes então por exemplo se nós percebermos insegurança e nós vamos voltar ao anterior percebemos insegurança de desamparo em nós por exemplo como que nós vamos nós não vamos combater a insegurança que nós vamos fazer nós somos convidados a desenvolver a segurança autoconfiança quando nós desenvolvemos a autoconfiança é percebendo a insegurança autoconfiança é a virtude que transmuta que ilumina que dilui a insegurança no caso do desamparo se nós sentirmos desamparados o que vai transitar o desamparo é o sentimento de pertencimento é um sentimento de filiação divina são virtudes que fazem com que nós nos sentimos profundamente amparados por deus e por nós mesmo no sentido de que nós estamos buscando o essencial então quando nós fazemos isso que nós estamos fazendo nós estamos trabalhando essa questão da da sobrevivência de daquilo que não está solucionado no inconsciente para solucionar é que ela já no segundo parágrafo seguinte fala sobre isso libertando dos conflitos perturbadores reprimidos em vez de a dizer pressão desses conflitos desse sentimento gerar depressão como ela colocou anteriormente ele vai gerar a transformação do ser para que aquela criança que foi castrada na infância é venha à tona seja nesta existência seja em outras existências porque nós trazemos também crianças feridas de outras existências que foram casta muito castrados às vezes até abandonadas mesmo no passado espiritual tudo isso vai sendo trabalhado seja num processo terapêutico seja em alto terapia aqui ela vai explicitar melhor tá inicias então o maravilhoso processo de terapia para busca da realização sob o controle do terapeuta e se dizer direcionamento se orienta para a criatividade através da qual o paciente expressa um tipo de sentimento mas vive noutra situação essas emoções antagônicas devem ser trabalhadas pelo técnico para depois serem vividas pelo indivíduo que passa permitir que tudo aconteça naturalmente sem novas pressões nem castrações nem dissimulações passa eliminar a raiva reprimida angústia pode expressar-se porque sabe estar sob assistência e contar com alguém que houve entende o conflito então aqui ela está falando do do processo terapêutico em si com o profissional o que vai acontecer quando há nessa busca da realização vamos trocar em miúdos o que ela diz o terapeuta orienta para criatividade que ela tá chamando aqui vi criatividade a criatividade é o processo é em que a pessoa vai expressar os sentimentos os sentimentos que estavam reprimidos os conflitos reprimidos e que vão aflorar como ela diz aqui expressa um tipo de sentimento mas vive noutra situação como ela vive na mala estava vivendo na máscara dos sentimentos para se proteger no mecanismo de defesa o que é necessário retirar as máscaras e trabalhar no sentimento real e não naquilo que está aparente quando a essas emoções antagônicas o que eu sinto em profundidade no daquilo que o aparento sentir policial a fala das emoções antagônicas a pessoa a pessoa vai trabalhar através de técnicas terapêuticas que varia conforme a aaa a escola de terapia de terapia que o terapeuta produto é trabalho mas é muito importante que os sentimentos reprimidos sejam vividos pelo indivíduo comando diz aqui é que passa a permitir que tudo aconteça naturalmente sem novas pressões nem castrações e nem de simulações como que acontece isso a pessoa vai passar a viver de uma forma autêntica seu sinto raiva como destaque a raiva reprimida o cinto angústia é necessário expressar isso como que se expressa isso cada corrente terapêutica tem uma forma a forma como a nós trabalhamos é a forma em que nós tenhamos o sentimento egóica ea virtude que transmuta aquele sentimento egoísta então a pessoa vai ser convidado a reconhecer que existe raiva dentro dela e que não é reprimindo essa raiva que ela vai se libertar nem tampouco soltando a raiva existem algumas correntes terapêuticas que é orienta a pessoa só soltar a raiva nós outros cachorros não importa o problema não é seu aí o problema vai ser do outro que vai receber a sua raiva dentro de uma visão da psicologia consciencial que nós trabalhamos a raiva é nem deve ser reprimida nem colocada para fora ela deve ser ressignificada por meio da virtude que resignasse ficar raiva então a raiva ela é conseqüência o estado de rebeldia do espírito que não aceita as conjunturas da vida não aceita uma série de coisas então ele fica com raiva então em vez de reprimir por isso ela fala sem novas pressões nem castrações nem de simulações não adianta fingir um bônus sinto raiva porque agora eu sou espírita ou porque eu tenho conhecimento porque é não é assim que se que funciona ela reconhece eu estou realmente sentindo essa raiva ou ódio o qual a sociedade qualquer sentimento negativo reconhece o sentimento e aí qual é a virtude que transmuta esse sentimento então que transmita rebeldia aí na aceitação não à intolerância a raiva sentimento de humildade e mansidão de aceitação das da da vida como ela é de aceitação de si mesmo são várias virtudes que vão ser que a pessoa vai ser convidada a exercitar todas as vezes que ela tiver em um inquérito de raiva ela tomar consciência eu posso dar vazão a essa raiva eu posso reprimir essa raiva assim como eu posso receber unificar essa raiva então nada na abordagem que nós fazemos é uma abordagem focada na escolha com sencial uma pessoa nem reprime nem de simula o que ela está sentindo fingindo que não tem raiva ou é jogando a raiva para fora nem reprime nada disso ela reconhece eu posso reprimir eu posso dar vazão mas eu posso agir conscientemente ressignificar então é assim que nós é trabalhamos para que aquele processo é corpo seja resolvido seja é receber unificado ea pessoa se liberta do dadá da constituição do sentimento negativo então no consultório no set terapêutico a pessoa ao terapeuta a ouvir a pessoa entende o conflito e vai auxiliá la utilizando as técnicas que ele é aprendeu para fazer no nosso caso as técnicas são sempre focadas nas virtudes é e na na pessoa ressignificar alguma pergunta gente pergunta já é favor eu gostaria de entender melhor isso você acabou de colocar de uma forma prática ele né porque tem algumas pessoas que falam mas na hora da raiva nem pensei de agir como ela vai na hora da raiva naquele pegou está pensando essas diferentes situações que ela poderia agir ou não agir para ressignificar ram é uma boa pergunta há muitas vezes a pessoa já sofreu pensa no problema depois que ele já aconteceu é é muito comum e isso e com a qual é a nossa orientação nesse caso a orientação ever sempre qualquer manifestação desse tipo como um erro consumado qual é a única pouca coisa positiva jessica que você pode fazer depois de um erro consumado aprender com aprender com ele então vejamos num processo real de mudança em que não há nem pressão nem castração nem dissimulação como que a pessoa vai vai analisar as situações muitas vezes ela só vai perceber o problema depois que ele já aconteceu depois que a raiva já foi manifestado e tudo mais quando isso acontece ela vai fazer uma análise do problema depois que ele já correu ocorreu refletir o que aconteceu com ela as ações de rebeldia que ela teve tudo isso aprendi com erro e se esforça para uma próxima vez a gente forma diferente mas vamos supor que a pessoa representou fez a mesma coisa com certeza já não vai ser exatamente a mesma coisa do da anterior novamente ela vai fazer há todo um esforço para aprender com aquele e vai fazer isso quantas vezes forem necessárias chega um momento que ela já começa a perceber durante o processo ela está tendo uma crise de raiva ela mesma com a bochecha todo tendo essa crise por causa disso decidi significa o que ela já avançou um pouco mais no alto conheci o momento porque todo o processo de mudança requer três fases autoconhecimento autodomínio e auto transformação numa primeira fase é a fase do autoconhecimento que ela aprende com os próprios erros ela vai se conhecendo se percebendo chega quando ela começa a perceber já durante ela já tem uma condições de alguns já têm uma condição de trabalhar o autodomínio e não prosseguir naquele naquela crise se ela quiser se ela fosse se esforçar ela pode interromper pela metade chega um momento que a pessoa começa a perceber a a antes de entrar numa crise de raiva ela já que o coxa já tô indo pra aquele caminho que eu já sei onde vai dar e ela pode naquele momento decidir não entrar naquela situação significa que o nível de auto conhecimento dela avançou ela já tem uma capacidade de auto domínio e ali ela faz um exercício de se acalmar disse a serenar se auto transformando nem entrando no processo então de tanto repetir esses exercícios que ela vai fazer ela vai fazer todo um trabalho de autoconhecimento autodomínio e autotransformação então a raiva vai ficando cada vez mais é ela vai diminuindo então o sentimento negativo que não vai ser nem castrado nem dissimulado é no sentido que eu reprimo e cria uma falsa virtude nós vamos coexistindo é aquilo que jesus ensina napoli na parábola da conciliação com os adversários coexiste a raiva e ao mesmo tempo a calma serenidade a mansidão as virtudes vão ampliando chega um momento que cada vez mais a raiva rebeldia vai diminuindo e as virtudes vão se ampliando e aí o trabalho é feito no sentido de superar conflitos e não simplesmente de reprimir os conflitos ficou claro pergunta gestão então como que fica a questão assim autocontrole autodomínio e autonomia alto alto a autonomia já é um passo à frente então alto domingo ainda não transformou então na na psicologia com o essencial nós falamos de autodomínio não de autocontrole mas o consumidor é muitas vezes é usado no sentido de repressão de sentimentos e não de domínio porque é o domínio de si mesmo a partir do laudo com do conhecimento de si mesmo você conhece como você funciona ea partir do momento que você conhece como você constitucional você vai trabalhando domínio dos dos sentimentos egóicos por meio do exercício das virtudes que que gera autotransformação autonomia é o processo completo eu vou me tornando um ser cada vez mais autonômico desenvolvendo a autonomia da consciência a partir do momento que eu vou desenvolvendo todo esse processo então me torna um ser autonômico cada vez mais centrado na consciência e não em fugir das questões com sensi ice posteriormente o paciente se transforma no seu próprio terapeuta no dia a dia por ser quem controlará os sentimentos desordenadas e mediante a criatividade começa a substituir o que senti no momento eo que gostaria de conquistar transferindo-se de patamar mental emocional até alcançar a realização pessoal é tudo que rolou na pergunta da jéssica nós acabamos adiantando isso aqui né então viu a dilma certa forma todos nós somos convidados a sermos terapeutas e nós mesmos a psicoterapia com o profissional pode ser buscado em muitas casos deve ser buscada agora jamais vai substituir o processo da alta terapia que a mentora coloca que a pessoa se transforma no próprio terapeuta porque no dia a dia é ele que vai trabalhar as questões se ele só trabalha no consultório de um profissional no dia a dia o profissional não está ali do lado dele pra falar o que é pra ele fazer pelo menos profissionais conscientes jamais fazem isso ficar determinando que a pessoa deve é deve fazer ou deixar de fazer ele o profissional consciente vai orientá la no na dinâmica da vida dela e cabe a ela tomar as decisões com sensi ice para como diz a mentora substituir o que senti no momento pelo que gostaria de conquistar então no nosso caso que nós trabalhamos há o sentimento egoísta o que faz mal o sentimento seja evidente seja mascarado que a pessoa já não quer mais dar vazão o que ela faz ela vai substituindo pelas virtudes que ela quer conquistar fazendo um trabalho gradual esforço continuado paciente perseverante disciplinada porque só assim é que nós vamos alcançar isso que a mentora diz aqui o patamar mental emocional para alcançar a realização pessoal não isso aqui é a verdadeira realização pessoal a realização do ser que vai se tornar cada vez mais consciente mais pleno em si mesmo pergunta gente favor pra a lei da família acho que está desligado poderia só por favor é explicar melhor o que significa mediante a criatividade o que como seria esse processo então a criatividade a só as técnicas terapêuticas só isso tudo aquilo que criativamente você utiliza para superar os problemas aqui a mentora está chamando de criatividade todos os processos nós temos várias técnicas que nós colocamos nossas obras uma técnica que auxilia nessa criatividade superação é a técnica parda por exemplo você por parda ter ceb perceber a de aceitação r de reflexão de decisão ea de ação tão todo o processo de mudança você vai primeiro perceber o problema aceitar que existe um problema a ser superado vai refletir a melhor maneira de superar vai decidir e agir tudo isso tem a ver com a criatividade você cria as condições em você mesma para a superação assim como no consultório terapêutico o terapeuta crias as possibilidades as situações para ajudar a pessoa a superar não é criatividade de coisas manuais como a gente está acostumado a polônia e criativo faz artesanato que é uma beleza não é isso é que aqui é criativa criatividade incidindo mais profundo criatividade do espírito criar condições para a superação de si mesmo entendeu a seguir identifica necessidade de experimentar prazeres sem a consciência de culpa que as religiões ortodoxas castradoras lhe impuseram transferindo-se das províncias da dor como necessidade de sublimação para o prazer agradável renovador que não subiu julga nem produz ansiedade o simples fato de reconhecer a necessidade que tem de experimentar o prazer sem culpa auxiliam no amor ao corpo na movimentação dos músculos eliminando as tensões físicas derivadas daquela outras de natureza emocional assim aprendendo a viver integralmente a conquistar a realização pessoal olha a importância desse parágrafo aqui durante muito tempo e até hoje existe essa castração religiosa em relação ao prazer à a quanto mais nós recuamos no tempo mais e isso era é absurdo no passado hoje ainda existe em menor escala mas o prazer no nível coletivo da sociedade ocidental ele está ligado a culpa mesmo os prazeres instituir dos por deus a ajudando o seu modelo a o dia 11 um livro que aborda a regressão de memória do a existência anteriores do doutor joel o hilton é esse ele fez a terapia em um paciente extremamente puritano e ele voltou numa encarnação em que ele assassinou a própria esposa no ar no primeiro ato sexual porque não podia sentir prazer então que ele fez ele criou um objeto de ferro 1 para revestir o pênis dele que pudesse apenas a atingir e gerar procriação e e foi fazer sexo com a esposa ele ele está como blue perfurando o útero da esposa e ela é morreu de hemorragia na na primeira né no na logo depois da do casamento no primeiro ato sexual isso era comum no passado as pessoas chegavam nesse início de doença de castração do prazer isso é uma regressão de memória um fato real não é uma criação porque é tudo o que dizia a respeito o prazer seja sexual seja para o prazer é do paladar o outro prazeres é mais ligados aos sentidos sensoriais eram muito castrados e aí criou se na nossa sociedade um uma uma relação de que o dador é que evolui o prazer é castrador e aí joana bem dizendo que é muito importante que a pessoa experimente o prazer sem a consciência de culpa é claro que nela não está estimulando aqui as pessoas a entrarem no sensualismo porque existe o puritanismo um extremo e um sensualismo no outro extremo que o abuso do prazer o uso do prazer é divino o abuso ou para do prazer no sexo a 'lista que é um problema assim como o puritanismo que pode chegar nesse nível de doença é psicológica como esse caso que o doutor wilton é é a analisa na obra dele vida transição vida uma obra fantástica sobre a versão de memória a existência anteriores e o período entre uma existência e outra então a pessoa que vê a dor como uma necessidade de sublimação deve ser resignação ficares conceito e aí o prazer agradável renovador que não subiu julga nem produz ansiedade dos prazeres os prazeres naturais ligados ao corpo agora principalmente os prazeres do espírito do espírito imortal que vai cada vez mais a permitir à pessoa prazeres sublimes prazer e do do sentimento de pertencimento universo de se sentir participe de uma renovação planetária como nós estamos sendo convidados tudo isso é prazer e aí ela diz o simples fato de reconhecer a necessidade que têm de respeitar e tentar o prazer sem culpa auxiliam no amor o corpo porque reconhece que os prazeres ligados aos sentidos sensoriais são divinos na sua origem e não pecaminosos como era bicho no passado então esse amor ao corpo libera as tensões que muitas vezes já eram verdadeiras corassa sener jet cas que cumpre me usar a musculatura que com gera tensões físicas muito grandes e que acaba gerando problemas de ordem emocional é e intenções de natureza emocional reflete no corpo e vice versa e aí a pessoa vai aprender a vender integralmente a conquistar a realização pessoal vivendo no corpo como espírito imortal sem é viver para o corpo é porque é muito diferente quando ao abuso do prazer é como se a pessoa viver se para obter prazer corporal quando ela e vi como espírito imortal os prazeres corporais fazem parte da vida do espírito encarnado quando ele estiver desencarnados são outros prazeres que ele vai sentir mas a esse ligados ao corpo são perfeitamente naturais e devem ser vistos assim pergunta saúde então ela está usando a palavra integral aí e como conquista de realização pessoal então seria saber conviver é saber é se relacionar tanto espiritualmente quanto às questões censórios nem a realização pessoal então alcança as duas as duas dimensões não é exatamente a cansa tanto a dimensão vertical quanto horizontal o erro é acreditar que só no horizontal é realização pessoal são as questões de ordem material de ordem é corporal tudo fazem parte o espírito imortal momentaneamente encarnado evoluindo tanto na vertical da vida quanto na horizontal as questões do relacionamento interpessoal as questões profissionais tudo isso faz parte da realização pessoal agora não só isso porque horizontal não incluiu vertical mas quando nós estamos de forma plena no vertical horizontal vem como consequência como um processo natural da vida então é viver como espíritos imortais momentaneamente no corpo devendo para o espírito evoluir e não para usar o corpo como se fosse um playground que o objeto de prazer e pura e simplesmente em detrimento do espírito imortal esse é o problema é indispensável também aceitar se compreender que o seu sentimento são resultado das aquisições intelecto morais do processo evolutivo no qual se encontra situado sem a perfeita compreensão aceitação dos próprios sentimentos é muito difícil senão improvável a conquista da realização naturalmente terá que se expressa em se empenhar para superar os sentimentos depressivos e excessivamente motivos e perturbadores ou indiferentes e frios de forma que a valorização desse mesmo faça parte do seu esquema de crescimento interior o que lhe facultar a alcançar as metas estabelecidas vejamos e se parar de forma muito importante de alguma forma nós já refletimos bastante sobre isso então a pessoa aceita que é a sua humanidade aceita que ela tem sentimentos negativos do ego não tem a todo um processo a ser transformado agora sem a aceitação 2 100 é como ela diz a compreensão aceitação dos próprios sentimentos sejam os corpos é evidente sejam os negócios dos mascarados ela não vai conseguir superar em realizar a conquista conquista da da realização então ela em compreendeu compreender que as aquisições internet tumorais do processo evolutivo são graduais é todo o processo gradualmente que ela vai adquirindo ao longo do tempo a partir dessa constatação de que ela é um ser que está em evolução o que ela vai ser convidada a superar os sentimentos depressivos por isso que a realização pessoal é um dos antídotos dos pra libertação da depressão porque não é possível a pessoa trabalhar pela sua realização pessoal e ser depressivo ao mesmo tempo não sei lá ps percebe sentimentos depressivos é necessário começar a trabalhar por aí como ela diz aqui superar sentimentos depressivos e excessivamente motivos e perturbadores ou indiferentes e frios estão a atender essa rebeldia tendência a a todos os processos que nós já trabalhamos nos quatro encontros anteriores vão ser fundamentais para que a pessoa faça essa realização pessoal e depois ela diz aqui a valorização desse mesmo não as doenças de caráter emocional não só de pressão vão fazer parte do passado daquela criatura e não vão se é interferir na no bem estar dela no momento presente por outro lado a identificação da própria fragilidade leva como leva a uma atitude de humildade perante a vida e assim mesmo porque percebe que o ser psicológico está profundamente vinculado fisiológica e vice-versa misturam se afundar as funções em determinado momento de consciência quando percebe que algumas tensões musculares e diversas dores físicas são consequência daquelas de natureza psicológica ou por sua vez estas últimas têm muito a ver com a corassa que restringe os movimentos e use entorpece então aquilo que nós já falamos a pessoa identifica própria fragilidade e aceita que como um ser um planeta de inspirações de provas é frágil é vulnerável e a virtude que vai auxiliá-la nícia humildade humildade perante a vida e si mesmo no sentido de que ela não é a a aquilo que ela gostaria mas ela é um ser criada por deus para evoluir crescer ea humildade essa virtude que a pessoa reconhece a sua pequenez diante da vida mas ao mesmo tempo a sua grandeza no sentido de que ela está aqui para evoluir e crescer a partir do momento que ela faz esse esforço todo para aceitar a própria fragilidade ela não vai forçar se a ter uma força que não é real e aí todas as tensões tudo aquilo que acontece no nível psicológico que reflete no fisiológico no corpo vai ser liberado a partir desse esforço e dá do reconhecimento da própria fragilidade de fundamental importância também aqui está repetindo não foi não é outra outro texto de fundamental importância também a constatação ea aceitação da necessidade da humildade que o ajuda a descobrir se sem qualquer presunção não nem medo dos desafios enfrentando os fatores existenciais com naturalidade e autoconfiança não estrapolando o próprio valor nenhum subiu subestimando essa humildade da iaa forças para ampliar o quadro de relacionamento interpessoal de auxiliar na fraternidade percebendo que a sua individualidade não pode viver plena sem a comunidade de que faz parte e deve trabalhar para trabalhá-la para auxiliá lo no seu progresso então aqui é uma com uma complementação do anterior a pessoa reconhecendo a humildade e reconhecendo a necessidade de humildade ela vai nem se subestima nem se super sistema aquilo que nós falamos ela reconhece a sua pequenez ea sua grandeza reconhece o valor sem se colocar a mais o que ela é a menos o que ela é e isso vai fazer com que o seu relacionamento interpessoal melhore e a relação com o outro seja fraterna no sentido de que ela é responsável pela sua melhoria mas ao mesmo tempo ela é convidada auxiliar na melhoria da comunidade o que faz parte né e auxiliando no progresso da comunidade é aquilo que nós falávamos agora a pouco ela com ela mesma na vertical e ela com a comunidade na horizontal da vida todos crescendo na mesma direção sabendo que ela só pode em relação à comunidade aos outros auxiliar não fazer por pelo outro porque não é possível com a humildade o indivíduo descobre-se criança e essa verificação representa conquista de maturidade psicológica que lhe faculta liberar esses sentimentos pertencente a um período mágico da infância então aquela volta novamente a falar da criança ferida que emerge a partir do momento que a pessoa vai vendo tudo todo o processo da sua vida com naturalidade e aí ela cita jesus jesus na sua condição de psicoterapeuta por excelência demonstrou que era necessário voltar a essa fase de pureza de dependência no bom sentido de humildade quando denunciou pedro em vitória no sebo os quiser diz como crianças de modo se não vos fizer diz como crianças de modo algum em entrar eles no reino dos céus quem pois se tornar humilde como uma criança e se será maior no reino dos céus é bonito isso né mateus 18 3 e 4 então vejamos o que que é isso do ponto de vista psicológico é aquilo que nós falarmos agora pouco a criança ferida sendo substituída pela criança saudável e na criança revitalizado em nós e isso é fundamental no processo terapêutico alto terapêutico ou terapêutico com o o o profissional para que aquela pureza que foi massacrada na primeira infância seja estabelecido agora em que a pessoa num use de instrumentos para fingir que que as coisas estão bem para mascarar o seu sentimento mas veja de uma forma autêntica autêntica que a criança eminentemente pura autêntica e são características fundamentais que nós adultos tenhamos e só é possível quando nós é vitali zamo da nossa criança interna ferida o iniciado do ponto de vista psicológico apela para auto-realização a penetração no reino dos céus da consciência reta e sem mácula assinalada pelos ideais de dignificação humana então autorrealização exatamente essa busca do reino dos céus que é que acontece pela prática das virtudes a criança curiosa espontânea alegre sem aridez rica de esperanças motivadora razão de outras vidas que nas nas suas existências se requer se encontra sentido para viver então isso tudo é natural na criança e que ao longo do tempo é castrada pelo próprios adultos se nós tivemos um processo de castração seja nesta existência ou em outras existências essas virtudes devem ser trabalhadas em nós curiosidades contabilidade alegria é a esperança motivação são todas as virtudes fundamentais para que nós levamos a vida de um mau nova ótica com um sentido cada vez maior e concluindo texto a mentora diz a busca da realização conduzem individual crescimento moral espiritual sem culpa ante as imposições a organização fisiológica que lhe proponho prazer para a própria sobrevivência e faz parte ativa da realidade social que deve constituir motivo de estímulo para a vitória sobre o sobre o egoísmo e as paixões perturbadoras então vejamos que é é é o esforço que nós fazemos para a realização pessoal crescendo moral e espiritualmente libertos da culpa somos seres humanos em aperfeiçoamento em todas as vezes que percebemos um erro em nós desejamos esse erro como o grande oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento e não com culpa e isso vai gerando prazer cada vez mais estarmos vivos no corpo para melhorar espiritualmente gerar essa essa realização maior enquanto espíritos imortais momentaneamente no corpo e aí todo o processo de libertação das paixões perturbadoras do egoísmo vai-se dom com esse esforço que nós vamos fazendo pergunta gente não teve nenhuma da internet hoje já responde tá vamos fazer agora a nossa avaliação reflexiva a rapidamente que nosso tempo já está concluído feche os olhos entre em contato com você mesma essência buscando sentir o conteúdo estudado nesse encontro do conteúdo que você entendeu que se aplique a sua vida o conteúdo estudado mudou a forma como você avalia busca da realização ativo que mudança foi essa neste encontro refletimos sobre a busca da realização como antídoto da depressão como é isso para você você tem se empenhado para efetivar a sua realização pessoal enquanto espírito imortal momentaneamente encarnado como é para você realizar esforços para realizar essa realidade efetivar essa realidade o senhor jesus mestre amigo agradecemos ao senhor pelas bênçãos que a que tivemos podemos refletir acerca da vida da nossa realização pessoal o esforço para buscar no sentido da existência ser conosco senhor para que possamos prosseguir conscientes e confiantes no futuro melhor para todos nós para toda a humanidade na regeneração do planeta que se avizinha gratos por tudo am para nós hoje sei que assim seja boa noite a todos e até a próxima terça.

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Monica Woods, Wyoming County. Guarapuava: Congregation of Christian Brothers; 2014.

Alfred Bonilla, E 63rd Street zip 10065. Sapucaia do Sul: Columbia Business School; 2013.

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