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Columbia Law School - As lojas virtuais são uma forma segura de alcançar renda extra pela internet ou expandir o seu negócio físico, atraindo clientes de outras regiões. Simples de manter e fácil de montar, criar um site de ecommerce pode ser uma tarefa bem prática. Basta para isso que o empreendedor considere algumas dicas para o desenvolvimento de seu negócio virtual. Saiba como montar uma loja virtual em 8 etapas: 1. Plataforma 2. Pagamentos 3. Antifraude 4. Segurança 5. Marketing 6. Atendimento 7. Backoffice 8. Logística Mas antes de tudo isso, e o mais importante, você precisa de um planejamento. Não comece a seguir estas 8 etapas caso você ainda não saiba o caminho que deseja seguir. Um plano de negócios com planejamento estratégico seria o ideal. Mas caso não tenha algo tão completo, pelo menos tenha uma noção clara do seu mercado, público-alvo, demandas, concorrentes, formação de preço, riscos, estrutura, estoque, fornecedores e investimentos. Caso você já tenha um negócio físico, provavelmente já passou por todas estas etapas, basta expandir as proporções agora para a internet. Plataforma A escolha da plataforma é o primeiro passo para você criar a sua loja virtual. Há muitos tipos de plataformas virtuais no mercado – gratuitas e pagas. Contudo, as opções gratuitas geralmente não oferecem o mesmo suporte e capacidade que as versões pagas. Além disso, o investimento é bastante modesto no caso das plataformas pagas, que oferecem diversos recursos importantes para o desenvolvimento do seu negócio. Esta, porém, podem cobrar taxas ou uma porcentagem sobre a sua receita. Além das plataformas de ecommerce gratuitas e pagas, há ainda as de código aberto (open source). Estas exigirão que você tenha um pouco mais de conhecimentos sobre programação web ou que contrate um especialista. Neste caso as customizações precisam ser feitas dentro dos padrões definidos pelos desenvolvedores de determinada plataforma aberta, para que todas os módulos, componentes e extensões continuem funcionando em perfeita sincronia. É muito arriscado você optar por uma plataforma de código aberto e não trabalhar com profissionais ou empresas capacitadas. O Magento, por exemplo, é a maior plataforma de ecommerce do mundo, utilizada por mais de 200 mil lojas, e seu código é grátis! Para criar o seu ecommerce, considere sempre as plataformas mais flexíveis e customizáveis, as que oferecem mais recursos de automação e que possuem a maior capacidade – considerando a expansão dos seus negócios em longo prazo. Pagamentos Facilitar as formas de pagamento ao seu cliente facilitam também que este de fato efetive a sua compra. Os pagamentos são o que mantêm o seu negócio funcionando de forma eficiente. Ofereça diversidade de pagamento aos seus consumidores, mas busque formas menos burocráticas e mais baratas, para que esta renda chegue até você. Antifraude É preciso resguardar o seu negócio de pessoas desonestas e problemas gerais de pagamento. Não há nada pior do que o cliente fechar uma compra e você enviar o produto, adiantando as taxas de frete, e dias após a transação, a compra é cancelada pela operadora de cartão de crédito. Você perderá o produto e o pagamento. Para receber pagamentos pela internet, é preciso considerar meios de detecção de riscos de fraudes. Os intermediadores de pagamentos oferecem este serviço, como já citado anteriormente. Já o gateway ou a integração direta, você terá que contratar um serviço de antifraude. Há muitas opções no mercado e as taxas e valores são bem variáveis. Vale a pena pesquisar aquele que caberá em seu orçamento. Segurança Dois aspectos sobre segurança devem ser considerados na hora de criar a sua loja virtual: 1) Segurança é um fator que interfere na decisão de compra de seus clientes; 2) É preciso proteger os dados dos clientes nas transações. Muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet por medo de expor os seus dados (endereço completo, número de cartão de crédito etc.). É preciso garantir ao consumidor que a compra é segura. E se for aceitar pagamentos em sua página, é preciso escolher boas ferramentas de proteção de dados. Marketing Atrair visitantes é preciso! É preciso investir em estratégias de marketing para gerar tráfego e aumentar a visibilidade do seu ecommerce. Há muitos recursos para se posicionar no mercado e atrair usuários ao seu site. Veja algumas dicas: Conteúdo Relevante Para atrair os internautas, nada melhor do que oferecer conteúdos pertinentes ao dia a dia de seus usuários. Conteúdos bem escritos e estruturados, originais e com informações úteis podem transformar o seu site em uma referência no seu segmento. Redes Sociais Google Adwords Aumento de Conversão E-mail Marketing Atendimento ao Cliente e Pós-venda É preciso dispor de canais de suporte para seus clientes, por e-mail, telefone, chat on-line. O suporte deve estar garantido antes e após a efetuação da venda. Há ferramentas que podem ajudar na gestão do suporte no início de sua loja virtual. Posteriormente, tendo sucesso, você pode investir em uma equipe dedicada. Backoffice e ERP Automatizar alguns processos da sua loja virtual é fundamental. Para um grande fluxo, é preciso utilizar ferramentas de automação dos processos. Estas são as etapas necessárias que a sua ferramenta deve considerar: Receber o pedido de venda Verificar os pagamentos Separar o pedido e conferir a separação (picking) Embalar as mercadorias (packing) Emitir as notas fiscais eletrônicas Despachar as mercadorias Acompanhamento da entrega do pedido As melhores plataformas de ecommerce devem permitir a integração com estas ferramentas. Se você possuir mais que 15 pedidos diários, considere a contratação de softwares de ERP/Backoffice. Logística e Frete Entregar os produtos rapidamente e com segurança determinará o sucesso de sua loja virtual. Se o cliente não receber no prazo, poderá ter uma experiência ruim. O frete pode ser contratado pelos Correios (até 30 quilos) e transportadoras. Com um fluxo de vendas muito grande, é preciso buscar um operador logístico (em inglês, third-party logistics provider, ou 3PL). Este operador logístico pode gerenciar toda a logística da sua loja virtual (desde a gestão de estoques até picking e packing). Recomendação Antes de criar a sua loja virtual, leia atentamente a nova Lei do E-commerce, que propõe regras definidas para toda loja virtual. Desta forma, você aprende sobre a regulamentação do negócio e evita problemas futuros.

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Três Lagoas:

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Sofia Walker, Dutchess. Cascavel: Bard College; 2006.

Max Travis, W 34th Street zip 10001. Ponta Grossa: Cornell University; 2017.

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