Estrutura Relatorio Simples

Dominican College, Orangeburg - Olá! para você entender o que nós iremos falar nesse segundo vídeo, você precisa ter assistido à primeira parte sobre linguística na Grécia. Dá uma olhadinha lá primeiro e depois vem aqui! Se a relação entre as palavras e as coisas acontecem indiretamente, qual é a natureza desse relacionamento? Aristóteles vai fazer três etapas para a gente entender isso muito bem. Primeiro: os signos escritos representam os signos falados Segundo: os signos falados representam impressões. É como se fosse uma espécie de foto que nós tiramos da realidade e essas impressões estão na alma. Terceiro: as impressões na alma são a aparência das coisas reais. Assim, as impressões que nós recebemos são as mesmas para todas as pessoas. As únicas coisas que vão mudar são as palavras e suas interpretações, mas houve um problema: esse esquema começou a apresentar dificuldades! E qual foi a solução? Os estoicos e outros autores começaram a adicionar uma nova etapa para esse esquema. E onde é que entra a essa nova etapa? Muito simples! Ela está entre na recepção da impressão (quando recebo aquela impressão dita antes) e a fala. Essa impressão recebe o nome "conceito" que em Grego é assim e em Latim é assim! Então lembre-se: conceito, aqui, é aquela ideia que eu tenho que pode ser falada. Então, mesmo que as impressões que nós temos da realidade sejam iguais para todos os homens como dizia Aristóteles, o conceito que eu tenho dessas impressões são diferentes e é justamente isso que vai ser representado na fala. Calma que é muita coisa! Vamos estruturar tudo o que nós estamos falando pra gente ter meio que uma visão da coisa como tá Acontecendo. Então, onde é que o conceito vai ser representado? Naquilo que eu falo e aquilo que eu falo precisa ter sentido! Então, para facilitar, vamos dar um novo nome pra isso: o nome é logos, ou seja, logos - aquilo que eu falo que tem significado e vem do meu pensamento. A parte física desse logos é o que eu chamo de Phoné que é a voz, o próprio som. Já o logos escrito é o que eu chamo de Léxis. Então, você pode me perguntar: um logos e um léxis é a mesma coisa? Não! Exemplo: a palavra bola é um léxis porque ela tem quatro letras e eu consigo adicionar um plural acrescentando s. Ela é léxis porque eu estou focando na forma. Ela não tem ainda um sentido porque ela não está em relação com outras palavras para ter sentido. Ela não está num anunciado. Por isso que ela é um léxis (palavra-forma) - só foco na forma! agora a coisa muda quando eu digo esse enunciado: A bola é linda! daí já tenho um logos porque já temos um enunciado com significado entendem? agora a gente precisa entender como esse discurso ele é dividido Plantão em seu diálogo "O Sofista" vai apresentar o seguinte enunciado: um homem aprende." Isso pode ser dividido em duas partes: "Onoma" que a gente pode definir como nome e "Rhêma" que a gente pode definir como palavra, o dito. Para que você entenda, vou dar um outro exemplo: "Maria é bonita" "Maria" é o ONOMA e "é bonita" é o RHÊMA ou seja, é aquele que nós temos hoje como sujeito e predicado. Depois disso, vão surgindo outras categorias e eu vou ler pra vocês quais são elas e vocês vão logo ver que são as classes gramaticais, mas eu vou deixar aqui a palavra correspondente ao Grego. Então, temos a conjunção, o artigo o particípio (não é classe gramatical), o pronome, preposição advérbio. Sendo que todo esse esquema depois vai ser elaborado pelos romanos e daí chega até nós. Sim, porque os Gregos não foram transmitidos diretamente para nós e sim através dos romanos. Vocês perceberam que todo esse esquema lembra a gramática normativa que até hoje a gente utiliza nossas análises, etc. Percebe também que isso é bem antigo? O que Barbara Weedwood vai falar no seu livro a respeito disso? É isso aí, minha gente! Essa é a linguística na Grécia espero que vocês tenham gostado desse vídeo. Se sim, dá um Like, comenta se ficou alguma dúvida, se você concorda ou discorda ou se você tem alguma informação para complementar, se inscreve no canal e vejo vocês no próximo vídeo.

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Colatina:

Jake Miles, Chenango: Morris Park. Praia Grande: Gallatin School of Individualized Study; 2010.

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Eden Albertson, 104th Street, West zip 10025. Teresina: Dominican College; 2019.

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