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Richard Gilder Graduate School, Upper West Side - Friends of Sion apresenta Leituras do domingo XV Domingo do Tempo Comum Bom dia a todos e bom domingo. Estamos aqui para fazer uma revisão das leituras do XV Domingo do TC. A liturgia nos propõe a seguinte sequência de leituras: Deuteronômio 30, 10-14; Salmo 19 (18); Col 1, 15; e segue com o Evangelho de Lucas 10, 25-37. Acredito que o conjunto diz respeito à centralidade da Palavra, como a Palavra de Deus se manifesta. Primeiramente, há uma expressão muito típica da tradição de Israel. "Escutarás a voz do Senhor, teu Deus..." Quando diz "Escutarás" quer dizer que há uma voz que proclama. Depois está escrito: "... cumprindo os seus preceitos e mandamentos que estão escritos no Livro da Lei" Há uma Palavra "she biktav" e uma Palavra "she be al'pe", isto é, uma Palavra oral. "Pois este mandamento que hoje te imponho não está acima das tuas forças" A tradição judaica lê "não está escondida", ao invés de "não está acima de tuas forças". Isto é, não se trata de algo que alguém não possa compreender, não é um mistério que Deus guardou, do qual não temos acesso. A Palavra é revelada para que possamos compreendê-la. "Não está no céu, para que precises de dizer: ‘Quem irá por nós subir ao céu." Isto é, ele está dentro de nossas possibilidades. E também, segundo a tradição, quando diz "não está acima de tuas forças". Várias tradições rabínicas trabalham este "Não está no céu" pra dizer que Ele não está totalmente longe, num outro mistério. Mas a tradição vai interpretar de uma maneira totalmente real, dizendo: Não busqueis a Palavra nestas pessoas que pensam que são melhores que os outros, as pessoas que pensam que estão numa realidade outra que a realidade humana, isto é, não siga pessoas que são, na verdade, falsos profetas. E concluímos: "Esta palavra está perto de ti, está na tua boca e no teu coração, para que a possas pôr em prática" A Palavra de Deus é revelada ao povo, na condição de povo, há uma condição para compreendê-la. Claro que do lado do povo, é preciso buscá-la. Mas não podemos compreendê-la fora da realidade humana e a questão é sempre a prática. O Salmo 18 (19) canta a glória: "A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança e tornam sábios os inexperientes." No fundo, há esta materialização desta Palavra, a qual buscamos viver. A segunda leitura é de Paulo aos Colossenses 1, 15-20. Aqui podemos entender que a ideia principal, visto que a primeira leitura diz que a Palavra de Deus e o próprio Deus é quem se revela, por meio desta revelação Ele se torna muito próximo a cada um e cada uma. Na sua busca, podemos encontrá-lo e compreendê-lo. Paulo apresenta à comunidade dos Colossenses Jesus que é Palavra de Deus, o próprio Deus, e que é acessível a cada um e cada uma, a todos. Esta é a correspondência que podemos encontrar nesta Palavra que é acessível, que cada um pode ter, é isto que Paulo vai propor à comunidade dos Colossenses. Na leitura do Evangelho de Lucas 10, 25-37 há duas histórias bem estabelecidas. "levantou-se um doutor da lei e perguntou a Jesus para O experimentar". A expressão "o experimentar" tem um sentido negativo, para tentar mostrar para Jesus que ele não conhece, ou para saber se ele é bom ou não. Tanto que em seguida: "Mestre, que hei-de fazer para receber como herança a vida eterna?" A atribuição "mestre" mostra uma relação de alguém que busca com alguém que sabe. No fundo, há um debate comum com aquele que busca e quer aprender e, por vezes, o discípulo impõe questões difíceis ao mestre. E o mestre deve reconhecer que um bom discípulo é aquele que pergunta e que pergunta questões difíceis. Este é o ambiente do judaísmo na época de Jesus. Jesus responde com uma pergunta: "Que está escrito na Lei?" Os discípulos respondem por meio do Shemah Israel, um tema central no judaismo. No final Jesus lhe diz: "Respondeste bem!". Isto é, o mestre aprende com o discípulo e o discípulo aprende com o mestre. "Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: «E quem é o meu próximo?»." Como saber quem é nosso próximo? Esta é uma pergunta normal, pois há várias maneiras de interpretar o "próximo". É aquele da minha família? do meu povo? É meu conhecido? Jesus, então, conta uma história: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó". Sabemos que na época de Jesus, o grande movimento do judaísmo vinha para Jerusalém, seja da Galileia, da Babilônia, da Síria, da Ásia Menor. A grande parte fazia o trajeto sentido ao Vale do Jordão, passava por Jericó, até Jerusalém. E para retornar à casa, fazia-se o mesmo trajeto, descendo. Isto é, dá uma impressão que trata-se de um movimento de pessoas que vinham para Jerusalém, por ocasião de peregrinação, no momento onde a presença de Deus era mais revelada. E depois voltava-se para casa, isto é, para a vida cotidiana. "Por coincidência, descia pelo mesmo caminho um sacerdote", isto é, este sacerdote fazia o mesmo caminho. Depois vem o levita, associado ao Templo, também vem o samaritano... Isto é, o texto é bem construído para saber o que quer dizer aplicar na prática a Palavra de Deus, o que o texto diz: "Escutai a Palavra, a voz do Senhor teu Deus, observando seus mandamentos." Isto é, vindo em peregrinação, observamos o mandamento. A pergunta a ser feita é: Qual é agora a prática no cotidiano? Esta é a prática: quando atendemos alguém que tem necessidade e respondemos às necessidades de quem cai. Jesus pergunta: Quem é o meu próximo. E o discípulo responde: "O que teve compaixão". Pela resposta do discípulo, Jesus diz: "Então vai e faz o mesmo". Aqui Jesus simplesmente retoma a afirmação de Deuteronômio da primeira leitura, que acabamos de ver. "Escutai a voz do Senhor, observando seus mandamentos...." A Palavra é para ser escutada, aprendida e colocada em prática. No fundo, não estamos criando uma nova história. Estamos retomando toda uma história judaica sobre a centralidade da Palavra. E estes exemplos dados no Evangelho não têm o intuito de opor Jesus ao mundo judaico, pelo contrário, para expor a estrutura e reflexão internas do judaísmo, sobre a Palavra que deve ser primeiramente compreendida e, então, praticada. Desejo a cada um bom domingo, boa semana e muito obrigado. Inscreva-se no nosso canal! Legendas: Fr. Joel Moreira, NDS..

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