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Riverdale - Olá a todos! Sou o Bruno, de PrestaShop. Bem-vindos à nossa primeira lição de e-commerce! 4 armadilhas a serem evitadas ao construir um projeto sólido de e-commerce Quando você se lança na aventura do e-commerce, o mais importante é construir bases sólidas. Para tanto, algumas armadilhas devem ser evitadas. Confira aqui nossos conselhos: Armadilha n.° 1: Superestimar o potencial de sua oferta Se você comercializou produtos que são bastante procurados em loja física ou se iniciou sua aventura empresarial diretamente pela venda on-line, não subestime a relevância da escolha de seus produtos! Mesmo que você esteja convencido de que sua oferta atende a uma vasta demanda. Lançar seu site de e-commerce acarreta a entrada em um mercado bastante competitivo, no qual a visibilidade e a diferenciação são elementos indispensáveis para o sucesso. Comece: Fazendo uma análise profunda da concorrência para identificar a presença de líderes de mercado. A busca orgânica será um bom indicador, já que digitando as palavras-chave que definem sua oferta você poderá observar nos primeiros resultados seus principais concorrentes. Tentando se posicionar em um nicho de mercado para aparecer mais facilmente nas buscas e limitar a concorrência com os líderes de mercado. Assim que conquistar seu espaço, você poderá ampliar sua oferta. Perguntando-se: esta oferta é interessante para a internet? Se sua oferta já existe em loja física, duplicá-la diretamente em uma loja on-line não é necessariamente o melhor caminho a seguir. Na verdade, a venda on-line acarreta também: Não poder mostrar o produto de antemão A proposição de preços atrativos O pagamento on-line A entrega para o cliente Estes fatores podem se transformar em freios para o ato de compra se seus produtos não forem adaptados (muito volumosos, muito caros, muito complicados). Se você perceber que este é o seu caso, não entre em pânico! Por que não aproveitar a oportunidade de estender seu leque testando uma oferta inovadora e variada (séries limitadas, novas referências, serviços inéditos...) Armadilha n.° 2: Não analisar seu alvo Para lançar sua oferta on-line você precisa dispor de uma clientela adequada à venda virtual. Portanto, faça uma análise profunda da presença, do volume e dos comportamentos de compra de seu público-alvo na internet, antes de determinar a pertinência de sua oferta. Ele compra esta categoria de produto pela internet? Em que lugares é encontrado (redes sociais, marketplaces...)? O perfil e o posicionamento de sua marca são adaptados ao seu alvo de e-commerce? Analisando seu alvo na internet você poderá observar os comportamentos de consumo neste canal de venda específico. Saiba que as exigências dos clientes virtuais são diferentes e frequentemente mais rigorosas do que as dos clientes tradicionais em lojas físicas. Esta etapa irá ajudá-lo a construir a reputação virtual de sua empresa: um verdadeiro desafio para o sucesso de seu comércio on-line. Você poderá determinar: Se o posicionamento e os valores de sua empresa devem evoluir Se você não corre o risco de desestabilizar sua clientela atual Se existe a possibilidade de desenvolver uma vantagem competitiva Se sua notoriedade é suficiente com esses futuros clientes Este conhecimento abrangente de seu público favorecerá uma experiência coerente, diferenciadora e enriquecedora com o cliente. O intuito é determinar uma nova experiência para os clientes, englobando sua clientela atual se você já tem uma empresa, que lhes trará benefícios reais, garantindo uma relação "digital" de qualidade. Um último conselho, fale de sua loja à sua volta! Peça a opinião de seus clientes existentes e futuros. A escuta e a comunicação com eles é um ótimo meio de avaliar a pertinência de sua oferta rapidamente, então, aproveite! Armadilha n.° 3: Não investir em seu projeto Mesmo que o uso de um software de e-commerce seja de fato de baixo custo, ou até mesmo gratuito, como a nossa solução PrestaShop, não pense que lançar um site de e-commerce não exige nenhum investimento. Para que seu projeto tenha todas as chances de sucesso, será necessário investir desde o princípio em áreas diversas a fim de aumentar sua visibilidade e seu tráfego. Design e personalização de sua loja on-line: montar sua loja sozinho é um desafio importante, mesmo com as soluções do mercado, que oferecem uma experiência cada vez mais simples para o usuário, permitindo que todos criem sua loja sem competências técnicas, como a PrestaShop. Entretanto, se você desejar lançar sua loja em pouco tempo integrando funcionalidades e um design específicos, as competências de uma agência ou de um desenvolvedor freelancer serão necessárias. Apresente um documento com as condições do projeto a diferentes prestadores de serviços a fim de calcular desde o início o custo de criação de sua loja. Busca orgânica para sua loja: a busca orgânica, geralmente chamada de SEO, permitirá que sua loja apareça nos resultados de busca. O trabalho é longo, mas você pode fazer sozinho e gratuitamente se domina as técnicas. Se desejar otimizar rapidamente seu SEO e se precisar de ajuda, será preciso acrescentar ao orçamento o serviço de um consultor ou desenvolvedor. Neste caso, integre-o desde o início no orçamento que será passado pelo desenvolvedor. A isso também podem ser adicionados custos de busca paga, que é uma boa alavanca para complementar a busca orgânica. A associação das duas é chamada de SEM (Search Engine Marketing). Implementação de uma boa estratégia de webmarketing: esta parte é essencial para impulsionar a visibilidade e a notoriedade de sua loja, principalmente no começo: redes sociais, blogs, campanhas de e-mail, compra de espaços... Tudo isso corresponde a gastos significativos, mas montar uma estratégia de webmarketing é fundamental para suas previsões. Escolha de fornecedores, transportadoras e formas de pagamento: ao escolher os prestadores de serviço, será preciso calcular as taxas de serviço e as comissões sobre as vendas. Esses diferentes gastos representam a importância do financiamento ao lançar sua atividade. Ele deverá constar na estratégia financeira de seu plano de negócios. O intuito da estratégia financeira é analisar a rentabilidade de seu projeto e, se preciso for, ajustar seu modelo de negócios. Armadilha n.° 4: Escolher seu desenvolvedor precipitadamente: Se optar por criar seu site de e-commerce com um desenvolvedor freelancer ou uma agência on-line, reflita antes de tomar uma decisão. Você investirá nesta etapa uma grande parte de seu orçamento, portanto, o fracasso deve ser evitado! Identificar claramente a área de atuação do desenvolvedor permitirá avaliar a qualidade e o valor agregado dos possíveis prestadores de serviços: Um desenvolvedor deve saber analisar suas necessidades Escolher a solução técnica que lhe permitirá trabalhar facilmente em sua loja na sequência Garantir o desenvolvimento de todas as funcionalidades técnicas pedidas para o site Testar e validar o funcionamento correto Poder fazer manutenção técnica para corrigir possíveis bugs Alguns proporão até mesmo um treinamento para a solução ao entregar o site Construa seu projeto com calma, sem pular etapas, e você multiplicará as chances de sucesso! "Para mais informações sobre como iniciar seu negócio on-line, assine nosso canal no YouTube e descubra nosso software de e-commerce! Obrigado por assistir aos vídeos e boas vendas!".

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Carrie Parsons, Wyoming County. Uruguaiana: Hartwick College, Oneonta; 2010.

Molly Phillips, 142nd Street, West zip 10031. Rondonópolis: CUNY School of Law (at Queens College); 2012.

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