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Non-denominational progressive Christian - Construção de Chico Buarque de Holanda, talvez tenha sido uma das músicas de protesto mais importantes da história da música brasileira. ela foi uma das primeiras músicas que Chico fez assim que voltou ao Brasil no início dos anos 70, depois de ser exilado na Itália Uma música que confirma sua genialidade, tanto como compositor e principalmente como poeta. Em 1993, mais de vinte anos depois de lançar Construção, Chico Buarque admitiu à revista Status que a ideia inicial da composição, era fazer uma experiência formal com estrofes terminadas em proparoxítonas. A poesia, somadas aos arranjo de Rogério Duprat formaram o que talvez seja a música mais conhecida e celebrado de Chico Buarque. Nessa crônica de um operário, a anonimidade do personagem se confunde com o ritmo estabelecido por letra, métrica e melodia. Em versos repetitivos, é criada uma homofobia, na qual os sons similares das proparoxítonas causam uma unidade rítmica que se casa com ritmo da trajetória do operário da construção civil. Amou daquela vez como se fosse a última Beijou sua mulher como se fosse a última E cada filho seu como se fosse o único E atravessou a rua com seu passo tímido Com esses quatro versos, o trabalhador se despede da família e vai ao trabalho. Chico Buarque agora canta os versos da rotina do trabalhador. Subiu a construção como se fosse sólido Ergueu no patamar quatro paredes mágicas Tijolo com tijolo num desenho lógico Seus olhos embotados de cimento e tráfego Em um momento de pausa, Chico Buarque canta sobre o descanso repetitivo do operário. o descanso repetitivo do operário. Sentou pra descansar como se fosse um príncipe Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo Bebeu e soluçou como se fosse máquina Dançou e gargalhou como se fosse o próximo E pro desfecho trágico. Chico canta sobre a morte do operário. E tropeçou no céu como se fosse um bêbado E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido Agonizou no meio do passeio público Morreu na contramão, atrapalhando o tráfego Excetuando os versos que encerram a trajetória trágica do trabalhador anônimo, estirado no chão e "atrapalhando o tráfego", em uma ironia ácida do compositor, todas as demais ações são perfeitamente banais, cotidianas. A rotina do trabalhador oprimido por uma estrutura que não o garante autonomia, felicidade ou identidade. Só mais um operário, levantando tijolos, erguendo paredes "mágicas" e desenhos "lógicos". Em "Construção", Chico Buarque faz mais do que simplesmente construir um cenário, ou narrar uma cena ele nos coloca dentro da música, subindo a construção e tropeçando vertiginosamente do céu, como se fôssemos bêbados. Estruturalmente, a canção tem duas partes. A primeira se sustenta em profundos acordes soturnos, em mí menor, que completam a trajetória numa progressão decrescente no último verso de cada estrofe. A segunda parte, anunciada pela morte do operário, traz um arranjo de sopros inquietante, trágico e denso, que conduz agora a segunda parte, mais caótica, onde os versos se misturam e aceleram o passo da construção, . a metáfora real da canção. Com o aumento da tensão musical. A carga metafórica da letra aumenta. É uma condensação das ações da música. e flutuou no ar como se fosse um príncipe e se acabou no chão feito um pacote bêbado morreu na contramão atrapalhando o sábado Com arranjos de Rogério Duprat, compositor, maestro e arranjador ligado à tropicália, esta segunda parte remete ao movimento dos contemporâneos Caetano, Gil e Tom Zé, mas ao gosto de Chico Buarque; sempre reverenciando o samba, seus signos, melodias e progressões. Construção é uma canção gigante, que faz uma crítica social sem se valer de máximas ideológicas ou palavras de ordem. Chico descreve o universo medíocre, alienante e vazio de um trabalhador comum, preso ao vai e vem de uma atividade massacrante, que só se torna mágica, lógica ou transcendental quando algo profundamente alegórico é adicionado à canção por meio dos versos milimetricamente estudados do compositor. Nessa arte de cantar pelos direitos civis, Contra o racismo ou contra o autoritarismo, Chico Buarque pavimentou uma estrada na música Brasileira, que espero que nunca acabe em uma rua sem saída. Obrigado por assistir nosso vídeo. O silêncio no estúdio é um canal e podcast para falar de música com muita informação e curiosidade pra você. Se inscreva no canal de um like e compartilhe para a gente crescer e criar mais vídeos como esse. E nos siga também no instagram no twitter @ silênciopodcast. Nos vemos no próximo vídeo ou nos falamos no nosso podcast. Até a próxima. Valeu!.

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Ilhéus:

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Rosalie McFarland, Saratoga County. São Paulo: Sisters of Charity of New York; 2011.

Carl Navarro, Warren Street zip 10007. Timon: Queensborough Community College; 2014.

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