Artigo 9 Da Lindb

School of Visual Arts - uma das notícias que surgiu a propósito posso me deixar para 2017 é um aumento significativo nos dividendos e mulher se pago pelo banco gostado o apoio que isso vai dar a um esforço de consolidação orçamental em 2017 é tão da creche e coloque a explicação para este aumento aparentemente tão súbita é o globo essencialmente o dinheiro resulta da estratégia de provisões do do banco portugal e do programa de largada compra do ativo não seja programa de expansão quantitativa do bc esse programa tem adquirido dívida pública dos países membros da zona euro em portugal a oban portugal em 2000 no final de 2015 tinha é adquirir 10 mil milhões de euros de dívida pública portuguesa mas cerca de mil milhões de euros de dívida do setor privado é essa dívida rende juros os resultados ou tom ainda teremos cruz pro banco portugal e é e portanto isso em 2015 em 2016 o banco já criou mais de vida e portanto é essa e é esse feito que estamos é falar neste momento mas é isso já tinha acontecido em 2015 é em 2010 as saídas é é isso não aconteceu pois já houve um texto tais tem que explicar vasco tinha havido que o hospital como constituir provisões e portanto os resultados positivos associados à compra desses títulos não se verificou em 2016 e e em falava também valores consideráveis porque em primeiro o que são provisões do banco rural para quem está a ouvir e por que essas provisões afetam os resultados do banco de portugal e portanto os dividendos que são pagos ao estado portanto é explicando de forma fragmentada provisões é só uma forma de não decorar lucros é comporto era parte é guardar um cofrinho de reserva a partida explicar se criar uma forma um pouco injusto mas é é uma forma de guardar lucros para um futuro incerto é que tem dois efeitos por um lado nos paga impostos e por outro lado do lado cubano portugal está obrigado por lei a distribuir 80 por cento dos seus lucros líquidos como tem 20 anos também não distribuir dividendos portanto o banco portugal de acordo com com as regras atuais podem constituir essas provisões para riscos gerais até 5% do valor dos ativos e pode ignorar esse fluxo de ir acumulando lucros ao longo de anos e não destruir o estado portanto não contribui para as contas públicas nesse sentido se as previsões forem exageradas e acontece que essas provisões no banco população cerca de quatro milhões de discos têm guardados há como como provisões num país sabemos que o tempo tenha dificuldades que passei em outros bancos centrais não sabem falar 25% do balanço do banco em portugal e assim os 4 milhões eu não estaria no meu clube no dm não eu penso que tentava se referir aos ativos que os tinham é para no balanço poderiam ter risco mas o desenho dos quatro mil milhões de euros e de pigmento que as condições não são especificamente funcionários com esses sites não são problema para refrigerar assim quando as constituem podem ter em conta os riscos da dívida ea isca cita no relatório do banco de portugal mas são provisões para riscos gerais que dimensão do vôo são pendentes podem ter conseguido um valor máximo de até 5% do valor da dívida mas não é possível assinar as províncias ou seja as provisões em teoria também podem ser meninas não é portanto o banco de central da irlanda por exemplo de um minuto o nível geral provisões em relação ao passado portanto apresentou previsões negativas nem é uma constante sempre como é que outros bancos centrais nacionais que estão ativos no âmbito do mesmo programa com plásticos como é que estão a gerir esta questão das provisões ajuda complementa o banco de portugal é representativo do comportamento média dos outros bancos centrais nacionais comparáveis o o o havendo assim uma espécie de chefe seu país de pessoas prisões é essencialmente existe uma chamada às regras rolamento orientações do banco central europeu para digamos assim a preparação das contas dos bancos centrais nacionais é que nesse aspecto tanto e existe uma coisa que não existe uma ferramenta que é importante nesse sentido que é o banco central europeu faz uma revisão anual de todos os ativos e considera-a e tentei procurar identificar quais são os ativos em que os bancos centrais não estão obrigadas a constituir em parte das pme pernas nem um mês antes é isso o copo se você não tenha em dezembro de cada ano o que acontece é que o banco central europeu não brigou nem constituir imparidades na dívida pública portuguesa na dívida pública grega nem na dívida pública qualquer dos países membros portanto não é obrigada a constituir em qualidade significa que não existe nenhum há nenhuma obrigação é nivaldo o sistema para constituir ou em paridade ou provisões sobre os ateus a gente tem um dos objetivos do programa quando tive e era preciso fazer chegar dinheiro à economia real e tanto na constituição de provisões de alguma forma a não vou dizer natureza mas minimiza esse exatamente sempre claro isso é uma outra linha que levantando ainda a questão da dos bancos centrais e depois pondo as contas a segunda pergunta na seção dos bancos centrais ea questão da aplicação das regras e o país ou não essencialmente é a constituição de provisões para riscos gerais é deixar a critério de cada banco central nacional portanto queda banco central nacional do fim da sua própria político e não existe barbado praticamente plena para constituir um nível provisório que entendam de 4 desde que devidamente fundamentado ora os bancos centrais nacionais da zona euro fizeram coisas diferentes portanto o banco central de portugal banco de portugal é o banco que provavelmente conceito e não consegui ver todos analisa todos mesmo aqueles covia o banco central conseguiu mais provisões para riscos gerais proporcionalmente à o montante das compras e profissional mental 10 por excesso do justificação não é muito clara a dá para nos documentos do jogo na quadra comparado por exemplo o documento o o toque é mais claro e mais direto nessa matéria o do banco central da irlanda explica detalhadamente qual é o quais são os critérios é igual é quais são os instrumentos que são utilizadas para conseguir essas previsões de que aliás não constitui em nas provisões países riscos gerais para a dívida pública da irlanda que foi criado no texto programa estou e ainda sobre esta questão do dos critérios é podemos pensar que o fato de 2016 a constituição das provisões ter retirado mais 300 milhões de euros de receitas gostava que este ano a ver um contributo positivo superior a 400 milhões que isso quer dizer que houve uma inflexão na atitude do banco de portugal em relação a este programa ou simplesmente igual não agravou a sua posição é isso esse não é o banco portugal adquiriu mais de vida estando portanto eu penso que chegar ao fim de 2016 com mais de 20 milhões de euros de dívida pública o site do ano passado terminou o ano com cerca de 10 mil este ano dependendo das compras são feitas ou mesmo que o bc é que em portugal o bc não conseguiram comprar muita dívida pública ficará por volta das 21 22 é os tivesse mantido o regime sírio aos 27 mas não parece que tenha mantido o rei não tenham conseguido manter um feito importante é provável que fiquem para os 21 22 milhões de ajuste vida pública tivessem constitui agora parece cubano portugal com a comprometer essa distribuir dividendos de 450 milhões de euros provavelmente conseguirá a mesma provisões significativas - mas provavelmente serão menores do que as provisões não é oh oh oh azar constituam provisões 40 milhões de euros estando provavelmente constituem menos provisões mas quanto mais penso que serão ainda significativas agora depende exatamente do do mundo com praxe e teria de olhar com cuidado pra para as contas para comer em excesso de umas das finanças tem que aprovar o plano de contas do do banco de portugal está o governo alguma margem de intervenção nessa nessa época do ano fiscal o google o o ministro de finanças têm muito poder tem poder para por exemplo acusada o assassinato poderá acusar o outro contas do do banco do aço no meu entendimento não sair é prudente parece que seria lógico a e tem por considerar que as provisões não estão corretamente fundamentada por a calhar parece que seria um orgulho o governo tem que ir lá e por outra lei orgânica pode alterar a que o ps que só consegue alterar o plano de contas por proposta do banco portugal do acordo nos termos da lei orgânica é mais governo pode alterar a lei orgânica que podem em última instância a alterar este procedimento como a forma como se preparar o quanto contas e aliás acho que deveria ser não deveria ser o banco de portugal por pólo preocupando contas em uma instituição propõe o seu próprio plano de contas da forma como reporta os resultados do 3º fórum deve se mirar entendendo com o parceiro ideal de todos a propor o plano de contas pouco a uma instituição a as rés evidentemente houve da instituição na regressando ao é a questão do programa de quantitative easing e dodô que isso implica do ponto de vista do dos objetivos desse programa mas eu pudesse ser mais qualquer coisa sobre esta questão das previsões parecem que qualquer instituição pública é natural que procuro ter mais dias curar o seu futuro e ser gerida de forma a ter recursos para desenvolver é as suas atividades mas todas as instituições são vivas pensa no futuro e pensam em ter curso por exemplo conseguir mais um edifício ou e iniciar uma nova atividade ou contratar mais pessoas para fazer outros tipos de atividades o outro novas atividades portanto é natural não é uma empresa privada ou uma instituição pública são instituições vivas as pessoas estão lá procuram fazer o melhor e procurando desenvolver a sua actividade quando estamos no estado contudo em qualquer entidade privada é é a um limite que é o limite do que encontrou essa instituição que diz muito vai e eu concordo com essa atividade e do doutor do curso disponibiliza os recursos para desenvolver essa atividade ou não e no caso do estado parece que esse regime provisões demasiado generoso ou seja a estratégia por visões tem que ser mais iria despertar na porque o país já tem que saber onde é que vai aplicar os fundos ou seja 45 e 80 milhões de euros em provisões a montante muito grande comparado por exemplo com a orçamentos dos ministérios portanto é importante que seja uma decisão que não caiba ao banco portugal mascava os seus acionistas é que decidem qual o nível do curso estará disponível para a instituição banco portugal conhecido em qual nível cruz estará disponível para o ministério da saúde não é portanto é assim que as coisas funcionam até porque a obrigação do produtor mas o livro provisões fosse mais reduzido era mais que só está postado prometi que ia conduzir outras políticas e econômicas o financial substancial absoluto e sem basicamente as provisões que permitem criar guardar recursos financeiros dentro da instituição que não são distribuídos ao estado e que tanto o estado deve ter o poder de decisão como alocar recursos e portanto provisões para riscos gerais provisões que não são muito específicas e documentadas não parece que que se enquadra no funcionamento quer de instituições privadas que as instituições públicas quer dizer agora a questão do quanto e vizinhos os objetivos do programa é verdade ou não o que que este nível de provisões que o banco de portugal está a constituir de alguma forma limita os impactos positivos que o programa quantitativo quantitative easing cria ter na economia portuguesa e na evolução das finanças públicas sim estão por exemplo o programa deverá ter tanta consolidação orçamental em 2017 60 8% do pib 0 879 por cento pipo é a primeira vez que o governo propõe que seja e o efeito da alteração das dos dividendos do banco portugal deve contribuir para o esforço de consolidação orçamental em cerca de um quarto portanto cerca de um quarto de consolidação orçamental vai do banco portugal é e é muito positivo aliás é afeta o saldo primário que é uma medida que é sempre importante do ponto de vista das negociações e do ponto de vista dos mercados porque são digamos rendimentos de capital e portanto é evidentemente se estamos entre aspas obrigados a cumprir a regras orçamentais faça os nossos parceiros europeus o facto de existirem esses recursos que o banco de portugal contribui para o esforço da consolidação orçamental significa que há muitos outros cortes de despesa muitos outros aumentos de impostos não sei que não é necessário fazer é e portanto sim é parece que é importante é e é essa alteração dos que os textos que é que este programa e as regras foram introduzidas em 2015 constitui na prática uma utilização do do de vida pública quero explicar o que quer dizer a amortização de dívida pública significa o estado emite dívida pública que esta medida porque é comprada pelo banco central tanto o banco central em 30 a moeda ou imprimir moeda de forma eletrônica que compra a dívida porque é portanto é stay da imunização direta da dívida pública na zona euro o tratado euro e na ue e na zona euro exatamente o tratado europeu é proibido a utilização da dívida pública ou seja compra de dívida pública no mercado primário por banco central europeu está subentendido na o espírito do tratado é que a monetização da dívida é proibida é por isso é que o banco central europeu por exemplo que um presidente do banco central europeu mário draghi se deu ao trabalho imenso de nunca falar sobre os o que acontece aos rendimentos deste programa alargado da compra de dívida pública eu falar nos riscos do programa não fala nos benefícios do programa porque porque também eu compreendo a posição do drive está inscrito no tratado e não vou dizer que estou a violar o tratado ao fazer é um programa desse que está a gerar receitas propôs estado mas o facto é que está a gerar receitas por exemplo o banco central da irlanda vai distribuir distribuiu ano passado o osso está 3 mil milhões de euros de dividendos o banco central da grécia 1.200 milhões de euros de dividendos o banco central da espanha também uma figura muito grande um número muito grande ea mesma coisa para a mãe entre os problemas estão manter o impacto nas contas públicas dos países membros da zona euro e é mesmo e menos em portugal - em portugal até é tem agora está aquém das gêmeas no futuro é isso aí é que esse benefício passa diretamente para as contas públicas porque em certa medida num curto prazo contribui com a nova gera redução do peso da liga mas existe mais portanto os programas são relativamente grande é comprar dívida pública que se espera o banco central para venha realizar até até março de 2017 e fala-se agora se o programa vai ser a ao trato vai ser continuado foram mais pequeno ou não mas até março tivesse mantido o ritmo que estava o banco central teria comprado 18 por cento da dívida pública portuguesa é o que é um montante muito significativo só porque o programa não é permanente o programa é temporário a princípio tenha maturidade a dura um tempo que é igual a maturidade da dívida pública que foi a crise neste programa cerca de dez anos então o efeito não é não desaparece 1 18% dívida pública desaparece - o efeito tendo que ser a 2 3% do pib dependendo das províncias do do programa portanto sim 18% seria um efeito muito grande problema de compras compras públicas essa de dizer se estou lá porque só desaparece durante 10 anos também foi que nem 23 por cento às vezes a gente tem uma dívida pública de 130 por cento do pib 2 3% não faz diferença nenhuma apenas temos uma trajetória financial de vida havia lutado e sustentável e parceiro mais rápido em média educa a nossa capacidade hão de pagar essa dívida os 23 por cento não fazem diferença mínima 1 0 por cento já faziam alguma diferença mas mesmo assim não seria suficiente estado o caso da nossa vida e acha que é possível que a criação deste presidente possa mudar um pouco a perspectiva existe que os 10 países no futuro em relação à questão da motivação da medida uma forma mais assumida para mim esse é o maior presidente foi com o trecho sheikhon e com o banco central da irlanda o banco central da irlanda adquiriu 30 mil milhões de euros de dívida pública da irlanda diretamente e o governador do banco central da irlanda de sinal isso não é motivação da dívida portanto é um pouco como a história do rei vai nu é os altos responsáveis e não está a utilização de vida interpretações como não sendo está pronto acabada combo e incomoda os americanos a manter se expressando vamos para a guerra e por um público está a acabar com a guerra então você declararem vitória venha embora importante é essa idéia é portanto declaro aqui não é uma transação de dívida mas na realidade a amortização de do banco central da irlanda fez e que o trecho e fez também parte agora parece-me que draghi ter muito mais cuidado e fui muito mais inteligente na forma como fez programa fez com muito cuidado a procurar envolver os passos todos a ver as pessoas apesar de ter tido a oposição da alemanha é é uma da tarde e termina em 2008 provável que venha alguém ou anda ou da alma em escala da união que acho que existe um compromisso que não seja um homão em frankfurt a comandar o banco central europeu mas será alguém com ligações ou com visão do sul mais prometeram holandesa um finlandesa é presidir aos destinos do banco central europeu e parece que o problema da má utilização de vida não trará qualquer chance a partir dessa data portanto eu penso que esse programa é temporário a mesma e vai ser temporária assim só queria dizer que o temporário é quando as pessoas gostam mas tenha um banco central independente estou a tentar adivinhar o que as pessoas foram porque os podem fazer o que bem entender e nessa nessa matéria como aliás drive efésios virtual consegue psf obrigado carter ao pro por mistérios explicar esta questão que não estão com muitas nuances e complexidade e até a próxima muito obrigado pela entrevista.

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São Lourenço da Mata:

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