X Factor Auditions 7th June 2020

Houghton College, Houghton - Olá! Pessoal! Sou a professora Maria Angélica e vou trabalhar com vocês a disciplina de aprendizagem motora e nesse primeiro momento, a gente vai entender alguns conceitos que norteiam toda a disciplina e compreender como que eu avalio o processo de aprendizagem motora. Para tanto, eu tenho dois livros que utilizo como referência que é a aprendizagem motora de Magill e aprendizagem performance motora de Schmidt Hayden. Então... É os conteúdos da disciplina estão pautados nesses dois livros, que a gente tem como base para a disciplina e inicialmente, é importante é a gente entender, qual é a importância desses conteúdos para a prática do professor de educação física na escola. Os conhecimentos de aprendizagem motora auxiliam o professor a entender, como se dá o processo de ensino aprendizagem e quais os fatores que influenciam, no aprendizado de habilidade dos motores dos alunos. Então, o professor tendo esse conhecimento mais facilmente, ele se torna um facilitador nesse processo, por meio do planejamento das atividades, do respeito em relação aos conhecimentos e desenvolvimento motor que o aluno traz, considerando as experiências anteriores. Então, o professor, ele serve como um facilitador, tendo esses conhecimentos como parâmetros... Bom, é inicialmente... Então, é importante a gente entender o que é o conceito de aprendizagem motor, aprendizagem motora, nada mais é do que mudanças em processos internos, que determinam a capacidade de um indivíduo para produzir uma tarefa ou ainda, é um processo interno, associado com a prática, a experiência, que conduz a mudanças, relativamente, permanentes na habilidade motora. Essa parte do conceito que fala em mudanças, relativamente permanente, é extremamente importante porque o aluno só aprende aquilo que se torna permanente, ao longo do passar do tempo. Um outro conceito importante é o conceito de desempenho, que é o desempenho, aprendizagem motora é um conceito e desempenho o motor é outro conceito... Apesar deles terem relação, não são considerados sinônimos. Desempenho nada mais é do que a tentativa observável, de um indivíduo para produzir uma ação voluntária, é uma forma da gente avaliar a aprendizagem motor. É por meio do desempenho, então, são diferentes conceitos mas eles têm uma relação muito próxima entre eles, um outro conceito. Importante são o conceito de capacidades que são traços estáveis e duradouros, que na maior parte são geneticamente determinados e que embasam, a performance habilidosos dos indivíduos e essencialmente, não são modificados pela prática ou pela experiência. Alguns exemplos de capacidades, nível de flexibilidade, nível de força muscular, destreza de dedos, coordenação, então tem várias habilidades motoras, que é as capacidades que servem de base, como por exemplo, pra mim realizar a tarefa ou habilidade de tocar piano eu preciso ter destreza dedos, né... pra mim realizar é uma passagem na trave de equilíbrio, eu preciso de equilíbrio dinâmico então são alguns exemplos práticos que a gente consegue observar, aplicabilidade desse conceito de capacidade. Um outro conselho importante é o movimento. O Movimento é caracterizado por um comportamento, de um membro específico, de uma combinação de membros, dos movimentos, podem ser voluntários ou involuntários. Movimentos são reconhecidamente partes de habilidades, um exemplo de movimento, é você elevar o braço, né, elevar uma perna, então pra mim executar as tarefas, eu preciso realizar esses movimentos. Esses movimentos são voluntários ou seja, são movimentos realizados conscientemente. Um outro conceito é o conceito de habilidade, designa uma tarefa com uma finalidade específica, será atingida a habilidade motora, porém, é uma habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e um membros para atingir o objetivo. As habilidades precisam ser aprendidas, então, por mais que temos algumas habilidades mais naturalizados, como por exemplo, caminhar, ocorrer ou saltar, tem algumas habilidades que se não fomos expostos ao longo da vida, não vamos aprender, como por exemplo, nadar, tocar algum instrumento e andar de skate, surfar... Então, algumas habilidades são aprendidas mais naturalmente e outras só se algum dia alguém nos ensinar. Algumas capacidades têm papel dominante e algumas tarefas, enquanto outras, desempenham um papel menor, por exemplo, na habilidade de tocar violão, a destreza de de dedos é essencial,enquanto outras capacidades, têm um valor menor... É como por exemplo, a força de Tron, né... E por outro lado, algumas capacidades são importantes para muitas habilidades, né... Como o exemplo, anteriormente, que deia da força. Eu utilizo a força para diferentes habilidades esportivas, como por exemplo, levantamento de peso é realizar as manobras, é no cavalo com alças nas argolas... Então, a força, ela é uma capacidade que serve de base para muitas habilidades. As habilidades motoras elas fazem parte do nosso dia a dia, do nosso cotidiano, são consideradas atividades da vida diária, como por exemplo: é vestir-se, comer é dirigir, subir escadas, amarrar o tênis, pegar um ônibus, varrer, são habilidades que a gente executa no nosso dia a dia e tem as habilidades mais voltadas para o âmbito esportivo, né, que é o jogo do vôlei do basquete, o jogo da peteca, a natação, o remo, esgrima, o futebol... São exemplos de habilidades mais no contexto esportivo. Bom, falamos anteriormente, que a aprendizagem por si só, ela não consegue ser mensurado, né. A gente mensura, a gente avalia, e aprendizagem motora por meio dos parâmetros de desempenho, o motor né... A partir do tempo de prática, algumas mudanças nesse desempenho, o motor vão ocorrendo conforme a criança vai aprendendo... São elas: persistência no movimento, estabilidade adaptar, atividade aperfeiçoamento e consistência na execução. Então, é, eu avalio aprendizagem motora por meio da avaliação do desempenho. É o motor que com o passar do tempo apresenta essas características, que eu mencionei... É uma boa forma... E uma boa estratégia é que a gente tem de visualizar esse desempenho que vai mudando, conforme o nosso aluno vai aprendendo, é utilizar as curvas de crescimento. As curvas de crescimento, nada mais são do que uma representação gráfica em que no eixo X, eu tenho a variável tempo e no eixo Y, eu tenho a variável de interesse, né... Então, eu ligo esses pontos é o que que em termos de desempenho, que aquela criança vai realizando ao longo do tempo. E aí, eu tenho uma curva de crescimento. Eu trago um exemplo aqui, de uma curva de crescimento, que eu represento no eixo X, os blocos de tentativas, que é num total de dez tentativas e o número de erros. Então, a gente, observa por meio da curva de desempenho, que com o passar do tempo de prática desse nosso aluno, o número de erros vai diminuindo. Isso infere que o processo de aprendizagem está ocorrendo. Quando o processo de aprendizagem em uma habilidade que o aluno não tem nenhum tipo de conhecimento inicia. Eu tenho quatro possibilidades de curvas de desempenho: a primeira delas é chamada curva linear. Indica um aumento no desempenho ao longo do tempo, então, esse meu aluno ele tem um aumento desse desempenho. Determinada tarefa ao longo do tempo, temos a segunda curva, que se chama curva negativamente acelerada ou seja, indica um aumento grande de desempenho ocorrido no início da prática e menores aperfeiçoamentos é posteriores, a terceira curva que é uma curva positivamente acelerada, que indica aumento muito pequeno no início da prática e com a medida que ele vai melhorando, curva vai, à medida que o tempo vai passando, a curva vai melhorando com o tempo e a curva em forma de S, que é uma combinação em diferentes curvas. Então, ela é uma curva que ora ela apresenta uma melhora, hora ela apresenta é menores aperfeiçoamentos, com o passar do tempo, com o passar da prática, eu tenho aqui alguns exemplos que ilustram é esse tipo de curva que representa graficamente. Então, temos, a curva linear, não tem um ganho progressivo de desempenho, a curva negativamente acelerada, que ele ganha... Ele tem um bom desempenho no início e um menor desempenho, posterior, tenho a curva positivamente acelerada, que ele tem pequenos ganhos de desempenho no início e grandes ganhos de desempenho posterior. E tem a curva em forma de S, que é uma combinação de todas as curvas... Então no processo ensino-aprendizagem as curvas de desempenho passam a ser uma ferramenta importante de avaliação do processo de aprendizagem, em habilidades motoras do nosso aluno. Então, vimos nessa nessa unidade, nesse momento, é os principais conceitos que servirão para entender os conteúdos posteriores e a forma que, a gente tem de avaliar esse processo de aprendizagem motora. Espero que vocês tenham compreendido e obrigada!.

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Sam Ware, Schoharie County. Atibaia: The Juilliard School; 2020.

Becki Buckley, 104th Street, West zip 10025. Nova Friburgo: SUNY Empire State College (The Harry Van Arsdale Jr. Center for Labor Studies); 2010.

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