Jornal Do Almoco Chapeco

Marist Brothers - Olá alunos, sejam bem vindos a disciplina de tecnologias de informação e comunicação do curso de Especialização em Educação e Formação Empreendedora. Eu sou professor Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos, e acompanharei vocês ao longo de todo esse curso, esse modulo. Estarei disponível para todos que se interessarem um pouco mais sobre essas tecnologias. Essa disciplina tem por objetivo principal traçar um panorama, um breve panorama geral sobre as tecnologias de informação e comunicação, o seu impacto na educação, focando inclusive sobre a Educação a Distância desde os cursos por correspondência até a implementação da Universidade Aberta do Brasil, que é através da qual vocês estão fazendo esse curso. Nossa disciplina está dividida em 6 unidades. Em cada uma das suas unidades serão abordados alguns aspectos relacionados a algum tipo de tecnologia ou a um tipo de utilização dessa tecnologia na área educacional. Na primeira unidade faremos um panorama geral sobre as tecnologias de informações comunicação que tem possibilidade de serem empregadas nas aulas, de cada uma de suas disciplinas. Eu acho que a tecnologia de informação e comunicação mais disseminada e conhecida hoje é o computador, mas nao foi sempre assim. As tecnologias, elas foram sendo incorporadas a medida que foram evoluindo, e a escola tem tentado, ultimamente, acompanhar esses desenvolvimentos. Mas nós podemos dizer que desde a época dos cursos por correspondência algum tipo de tecnologias já era empregada na área de ensino. Na segunda unidade, vamos tratar sobre as principais vantagens do uso das tecnologias em sala de aula. Inclusive, nós vamos tratar sobre os dois tipos de abordagem as abordagens que nós podemos dizer assim, que são as principais abordagens das tecnologias na área de ensino. São elas: a abordagem instrucionista, e a abordagem construcionista. Por abordagem instrucionista, nós podemos dizer assim que, seria uma abordagem das mais comuns talvez a mais popular entre essas abordagens. Nessa abordagem o computador, ele figura como uma espécie de máquina de ensinar. na mesma acepção das antigas máquinas ensinar lá da década de 50 de 60, né, que foram inventadas com o intuito de automatizar o processo de ensino. Com a admissão dos computadores, a chegada dos computadores à educação, essas maquinas foram incorporadas e seguiram no mesmo processo. Então hoje, a grande parte das abordagens de ensino nas escolas é dentro de um paradigma instrucionista. Já a abordagem construcionista, ela tem um viés um pouco diferente, nessa abordagem o sujeito ele vai ensinar a maquina a fazer, a executar determinada tarefa. Como exemplo dessa abordagem, nós podemos citar os programas de computador a programação de computadores, que fazem com que a pessoa tenha que informar tudo que o computador precisa fazer. Nesse processo o indivíduo que programa o computador tem a tarefa de prever todos os passos que devem ser executados. Então, ele tem que construir todo aquele processo, por isso essa abordagem se chama: construcionista. Então, como eu havia dito, nessa abordagem construcionista, a programação dos computadores, ela é o principal elemento de interação entre o indivíduo e a máquina. Na programação do computador são necessários algum conhecimento de lógica, de linguagem expecíficas de programação. Isso tem sido o principal dificultador dessa interação entre as pessoas, não é uma não é uma abordagem muito comum de você ver, porque as pessoas não são muito afetas a programa computador, mesmo porque elas têm que fazer todo um roteiro, fazer uma construir a lógica da programação, antes de fazê-la em sí. Toda essa dificuldade de programação de computadores, ela pode ser superada através de alguns aplicativos que permitem uma programação intuítiva. Um desses aplicativos é denominado: Scratch. É um programa que foi desenvolvido pelo instituto de tecnologia de Massachussets tendo como base o conceito construcionalista criado por Seymour Papert lá na década de 60. Com esse programa a programação de um computador fica mais mais fácil, porque as instruções estão contidas em blocos e esses blocos podem ser arrastados encaixados como se fosse um brinquedo da lego. Nós veremos mais detalhes sobre este programa no proximo vídeo da disciplina. Na terceira unidade, nós faremos uma abordagem dos recursos disponíveis na web, dentre esses recursos estão: as simulações e as vídeo-aulas. Esses recursos eles permitem visualizar alguns fenômenos que não são tão fáceis assim de reproduzir num laboratório. Especialmente para aquelas disciplinas como química e física, que necessitam digamos, mostrar mais intimamente o que acontece nos seus fenômenos, essas simulações , elas são um ótimo recurso para ser utilizado ao longo das aulas. Já as vídeos aulas, que estão disponíveis na internet sobre os mais diversos assuntos, elas também têm um aspecto bastante interesante no sentido de que o aluno pode rever quantas vezes ele quiser o mesmo conteúdo. De quebra algumas delas permite até uma interação através dos comentários no vídeo. Na quarta unidade, serão abordados alguns aspectos relacionados à computação em nuvem. Bom, o que é essa computação em nuvem? Na verdade, o conceito se refere a um disco virtual, que armazena as informações em um lugar diferente do que é produzido. Por exemplo, você está produzindo um determinado texto no seu computador, e quando você resolve salvá-lo, você pode salvá-lo no seu computador, mas também você tem a opção de salvar numa nuvem. O que significa isso? São alguns discos virtuais que é como se fosse um pendrive disponível na internet. Com base nisso você pode disponibilizar inclusive esses arquivos para os seus alunos. Você produz um texto ou então, pinça um texto da internet que acha interessante e importante, você armazena nesse disco virtual, nessa nuvem, e pode compartilhar com seus alunos, esse recurso ele tem grandes possibilidades pedagógicas. Seguindo nesse mesmo conceito de computação em nuvem, na 5º unidade nós vamos abordar a produção compartilhada de documentos. Essa produção compartilhada ela pode ser utilizada para trabalhos em grupo, mesmo com esses grupos não estando reunidos no mesmo local. Digamos por exemplo, você começa a produzir um determinado documento de texto, e você compartilha esse documento de texto com alguns colaboradores, e vocês podem, numa reunião virtual através da internet fazer essa construção coletiva do texto. No final, o trabalho figura como um trabalho compartilhado. Por fim, na 6° unidade faremos uma síntese de todos os recursos abordados, e ainda será apresentado uma lista de fóruns que contempla outros recursos que trazem grandes possibilidades para a educação. A tecnologia é uma área de evolução constante, Tanto que seria uma grande engenuidade nós achamos que poderemos dar conta de tudo isso somente nesse curso. Fica então um insentivo para você, professor, vocês que está estudando esta disciplina para se aprofundar ainda mais utilizando essas informações que repassamos no nosso curso, tendo em vista que a tecnologia é uma área em evolução constante não é somente neste curso que nós conseguiremos esgotar o assunto. Eu estarei sempre à disposição, para maiores esclarecimentos e poder interagir com comentários no vídeo. Só lembrando que todos esses assuntos e que serão objeto da nossa avaliação final, e também das avaliações parciais que constarão no ambiente virtual de aprendizagem que vocês terão acesso. Eu agradeço a todos pela atenção e desejo que vocês tenham um bom curso, obrigado..

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Caucaia:

Stephen Hartman, Chenango County: Parsons The New School for Design. Jundiaí: School of Music; 2014.

Katie Arthurs, Wayne County. Boa Vista: Fulton-Montgomery Community College; 2017.

Ethel Mathews, Thames Street, West zip 10280. Araguari: Binghamton University; 2011.

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