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SUNY Maritime College - LEGENDAS: Equipe NEAD/UAB Unicentro Olá, caros discentes. Estamos iniciando a Unidade 1, Cujo o tema é "Inovação na Educação". Os objetivos desta unidade são: Entender o significado da inovação e refletir sobre o processo da inovação na educação. Os materiais essenciais para realização das atividades avaliativas, e também para estudar pra provar se referem à unidade 1 de Ebook, e nós temos 1 artigo proposto para a leitura nessa unidade que também é essencial para o bom desenvolvimento da disciplina. As atividades avaliativas se referem a 10 questões objetivas e dissertativas E é importante que vocês consultem os materiais que eu acabei de passar para vocês para a realização dessas dez questões. Para iniciara nossa unidade 1, nós vamos entender a diferença entre invenção e inovação. Primeiro, uma invenção nem sempre pode ser considerada como inovação. Por quê? Porque esse algo novo, ele só vai ser considerado uma inovação, quando ele for inserido com êxito na sociedade. Quando ele começar a dar retorno para a sociedade. A sociedade poder usufruir dos benefícios dessa invenção. Aí ela pode ser considerada uma inovação. A invenção e a inovação, elas estão baseadas na criatividade. Mas a inovação se refere à obtenção desse algo novo com êxito na sociedade. Ok? Então essa é a primeira diferença. Quando a gente fala em inovação, a gente tem que entender o que está relacionado à inovação. Primeiro, identificar oportunidades e explorar essas oportunidades Atender demandas não atendidas. Poder perceber demandas não estão atendidas na sociedade e poder atender essas demandas. Ele também está relacionado a quê? À alteração do status quo das pessoas que estão envolvidas no processo de inovação. E o que a gente tem que entender também é que a inovação vai gerar mudanças. E é isso que é importante. Toda a inovação vai ocasionar mudanças. E por que que a gente tá falando de inovação num curso de Especialização em Educação e Formação Empreendedora? Vocês já devem ter estudado nas disciplinas deste curso sobre empreendedorismo algumas vezes. E você já sabe que o empreendedorismo, ele está relacionado à inovação. Por quê? Porque toda pessoa que vai empreender, ela vai identificar que demanda que não tá atendida que eu posso atender. Aonde eu tenho oportunidade e possa aproveitar essa oportunidade? Em que lugar que ainda não existe alguma coisa, que eu posso criar, que eu possa estabelecer? A gente tem que entender que inovação e empreendedorismo, eles estão imbicados no processo. Certo? E quando a gente fala de processo de inovação, existem 3 fases básicas, o qual a gente pode dizer que a inovação passa. A primeira fase é a iniciação. A segunda fase é a implementação E a terceira fase é a institucionalização. Eu vou falar brevemente sobre essas três fases. A primeira fase, a iniciação. Quando as ideias começam a surgir. Então eu começo a criar, começo a observar algumas oportunidades, que já comentei, que não estão sendo atendidas no mercado. E vou ter ideias. E essas ideias, eu começo a comentar com as pessoas sobre essas ideias e pensar de que forma que eu posso colocar essas ideias em prática. E na educação, o processamento é o mesmo. Essas 3 fases, em qualquer situação do processo de 1 ação vai passar por esse processo ciclíco de 3 fases. A segunda fase é implementação Quando eu já coloco em prática as ações da inovação. E a terceira fase é a institucionalização, ou seja, essa inovação já foi aceita, ok? Onde ela foi inserida E ela começa a fazer parte do trabalho da Instituição. Quando a gente fala em inovação, também temos que entender que podem acontecer resistências a mudanças. E de que maneira que essas resistências podem ser minimizadas? Pode ser pelo modo coercitivo. Pode ser pela hierarquia. Pode ser pela negociação. Pode ser que pelas três formas, dependendo de em que equipe que essa inovação vem ocorrendo. Então você tem que identificar de que maneira, quais as maneiras que eu vou me utilizar para poder minimizar as resistências à inovação. Existem, também, alguns fatores que desestimulam a inovação, desestimula as pessoas a inovarem. Olha, por exemplo, Burocracia é uma forma. Centralização nas decisões, também, excesso de centralização nas decisões também é uma forma de desistimular as pessoas a inovarem. Olha, importar exemplos de inovação para o nosso contexto, que de repente é totalmente duro diferente do contexto em que aconteceu essa inovação. Planejar a informação, tem que pensar em formas de tentare vitar fatores que desestimulem a inovação ou então as pessoas que vão executar essa inovação, minimizar esses fatores, essas barreiras que desestimulam a inovação. E quando eu falo da inovação na educação... Eu vou falar alguns exemplos aqui de inovação na educação. Ela pode acontecer, de repente, em novos materiais que estão sendo utilizados, em novas tecnologias, em novos projetos e programas, pode ser na forma de organizar e gerir o currículo, a classe, a escola; pode ser uma nova forma de lidar com os alunos, um processo menos monólogo e mais interativo, porque a gente está em um processo de interação o tempo todo. Eu comentei aqui, eu elenquei algumas formas. Mas dependendo da realidade de cada sala de aula, de cada escola, de cada instituição de ensino, você vai avaliar de que maneira que eu posso inovar na educação. A ideia aqui foi só dar uma pincelada nos assuntos principais na unidade 1. Então, para vocês verificarem com mais atenção, agora vocês vão se ater à Unidade 1 do Ebook e à leitura artigo que eu proponho na Unidade 1. Muito obrigada! E continuamos no processo de desenvolvimento da disciplina..

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Paraná:

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