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Helene Fuld College of Nursing - Olá e bem-vindos a lição "Portefólio de Moda". A importância do portefólio na carreira do designer e do portefólio como apresentação e ferramenta de promoção do trabalho de um designer ". Sempre ouvimos falar sobre a importância de construir um portefólio robusto, mesmo desde o início do curso design de moda mas o que é um portefólio? e por que é considerado tão importante no campos criativos e do design ?. Um portefólio deve ser considerado como equivalente de um currículo para designers de moda, bem como, para profissionais que trabalham indústrias criativas. Um portefólio é altamente importante, pois é uma maneira de apresentar seu trabalho e, estilo pessoal, como designer. O portefólio é que representa o trabalho do designer, e o designer como profissional, deve ser entendido como seu cartão pessoal fr apresentação, com tudo que as pessoas necessitam saber sobre o seu trabalho passado e actual, bem como outros projectos actuais. Em primeiro lugar, devemos definir os dois tipos principais de portefólio, o de objectivos profissionais e outro para fins curriculares ou académicos. Para fins profissionais o portefólio deve atender às expectativas dos seus potenciais clientes e mostrar que você tem o perfil ideal para eles. Para fins curriculares ou académicos, que em caso de querer candidatar-se a uma nova escola ou a um curso, o portefólio deve traduzir quem você é como designer e por é que você poderia ser a pessoa adequada para a instituição que se está a candidatar. É importante lembrar que o seu carteira deve definir o seu alvo, tais como: moda masculina, activewear, moda infantil, etc. Se você é especializado, o seu portefólio deve concentrar-se nesse tipo de projectos, trabalhos anteriores e outras referências interessantes neste campo. Como o seu portefólio deve mostrar vários trabalhos, conhecimentos e competências que você adquiriu no seu desenvolvimento profissional ou académico, também deve ser coeso, e reflectir o seu estilo profissional conjugado com a longevidade da sua carreira, como designer de moda, mas na continuidade do que daquilo que o faz ser diferente dos outros. Lembre-se, também, que o seu portefólio reflecte um conjunto de competências, adequadas à sua personalidade e projectos anteriores. portanto, você deve destacar as suas competências pessoais, como CAD, ilustração, modelagem, outras técnicas específicas, etc. O seu portefólio deve também reflectir o seu melhor trabalho e, portanto, a base física usada para seu portefólio também deve reflectir o seu trabalho da melhor maneira possível. Assim, se você usar, principalmente, técnicas manuais, o seu portefólio também deve ser feito manualmente com materiais actuais para reflectir os seus melhores projectos. Seguindo esta lógica, não é aconselhável, usar uma encadernação padrão para o portefólio para recolher fotografias e desenhos, mas, em vez disso, criar um portefólio pessoal a partir do zero, com todos os desenhos, onde as cores e os materiais usados nas suas colecções são fisicamente apresentados. Você deve tentar, também, fazer a sua própria encadernação pessoal usando artes e ofícios adequados. O artesanato é crucial, pois também mostra sua criatividade como designer e pode ser muito atraente para o seu público. Isto irá mostrar criatividade e provar que você pode ser muito engenhoso, e diferente de seus concorrentes. Se o seu trabalho típico consiste em usar as mãos, a sua arte e criatividade deve estar presente em todo o documento, não apenas nas partes em que você mostra seu trabalho actual. Por exemplo, a encadernação em si, as capas e todos os elementos que podem demonstrar as suas habilidades de bricolage (DYS - faça-você-mesmo). Por outro lado, se as suas habilidades como designer estão mais relacionadas ao uso dos CADs e das novas tecnologias, isso também deve ser demonstrado. Desta vez, usando um portefólio digital feito com software de design como: Adobe Illustrator, Photoshop, InDesign e outro software específico do CAD. Mostrar originalidade é crucial, mesmo se estiver usando uma plataforma digital. Portanto, você deve pensar na maneira como seu público conhecerá sua vários projectos e, em que ordem eles devem vê-los. Isso não é uma preocupação se usar uma encadernação clássica, mas, você deve usar a sua imaginação para encontrar novas formas de fazer uma sequência, eficiente e lógica, dos seus projectos, no seu carteira. Você deve também ter em conta que, mostrar o seu trabalho, significa também mostrar o seu processo como designer de moda, portanto, todos os elementos da sua metodologia, devem constar do seu portefólio, a fim de exibir as suas ilustrações finais. Por exemplo, pode ser um pesquisa sobre um determinado material, tal como: fibras, fios, técnicas de tecelagem ou malharia, ou pesquisa sobre diferentes processos, tais como: experiências de tingimento, pesquisa de estampagem, técnicas de drapejamento etc. Você pode também adicionar os seus comentários e descobertas para outras finalidades, como: outros projectos que você gostaria de implementar, pesquisas em outros materiais, bem como outras experiências, relevantes para o seu campo. É claro que deve ser salientado que o seu processo de desenho é altamente importante e a maneira como você se apresenta como designer será definida pelo seu próprio processo, para alcançar novas formas e silhuetas, para, finalmente, chegar à sua composição final. Quando esta é apresentada para cada colecção ou Projectos criativos, você deve fazer o um catálogo de ilustrações (lookbook), onde cada ilustração é colorida, e mostra a lógica de toda a sua colecção. Isto dará contexto e significados ao seu trabalho e, explicará ao público cada projecto individualmente. Então, é hora de apresentar os seus desenhos técnicos, mostrar as suas competências como desenhista técnico e como designer. Portanto, você deve adicionar ao seu portefólio seus desenhos e fichas técnicas, a fim de fornecer informações técnicas e demonstrar as suas competências técnicas. É importante salientar que, se você não usa programas de computador para essa parte específica, os seus desenhos devem ser feitos à mão, com o uso de uma caneta preta, usando diferentes espessuras de linha. Quando for feito à mão, o resultado final deve ser impecável. Lembrar-se que um desenho técnico (manual ou digital) deve mostrar o seu conhecimento sobre fabricação de vestuário, desenho de moldes componentes etc. O detalhe é a chave do sucesso. As fotografias também devem ser uma parte importante do seu portefólio, seja ele físico ou digital. As fotografias podem mostrar o seu processo como: pesquisa, novas técnicas, etc., mas também suas peças finais e a conclusão de cada projecto, como a apresentação de suas roupas em modelos ou manequins. E se quiser realmente enfatizar sua roupa, então deve, com toda a certeza, considerar a organizar uma sessão de fotografias para mostrar profissionalismo. Desde o início até ao fim de cada projecto, deve ser definido claramente qual é cada projecto, dando-lhes nomes ou títulos, bem como quanto tempo você levou para desenvolvê-lo. Portanto, adicione uma linha do tempo a cada projecto sugerindo as datas de início e de término de cada empreendimento. Certifique-se sempre de colocar as suas informações pessoais na capa do portefólio, como o seu nome, informações de contacto e outras informações profissionais, como a sua página pessoal. Se estiver usando um portefólio físico, seja, também, muito criativo nos detalhes em cada capa (frente e verso), uma vez que eles também devem reflectir a sua arte esse campo. Últimos pequenos detalhes, não se esqueça que, à medida que evolui designer, o seu trabalho profissional também muda. Portanto, os seus trabalhos seleccionados, devem ser renovados quando você entender que não tem vontade de os voltar a apresentar no no seu portefólio. Claro, que, como no seu portefólio actual, como você irá apresentar datas para cada trabalho, lembre-se de juntar projectos antigos que já não reflectem o seu trabalho actual, pode ser decepcionante para o seu público, por essa razão, mantenha seu melhor e mais recente trabalho na sua selecção. Deve tentar demonstrar que seu processo criativo é inesgotável e que, como designer, está, constantemente, à procura de novas soluções e técnicas, para melhorar a si próprio e ao seu trabalho. Finalmente, lembre-se que nem todo o cliente ou oportunidade profissional é a mesma assim, o seu portefólio deve atender às expectativas do seu público, quer esteja a preparar um portefólio profissional ou académico. e isso conclui nossa lição. Eu espero que você tenha gostado. Muito obrigado por tempo e atenção..

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