Curso Bombeiro Civil Estrada Da Pedra

Juilliard School, Lincoln Center for the Performing Arts, Manhattan - Estamos muito próximos agora. Estamos a poucos vídeos de realmente abrir uma janela do Processing e digitar algumas linhas de código, executar nosso código e ter nosso primeiro programa. Mas acho que antes de fazermos isso eu quero falar sobre algo que é - OK - digamos - É Hora de Aprender a Programar, então a grande pergunta chega Qual linguagem de programação eu devo aprender? Qual é o meu projeto? O que estou fazendo? Qual é o ambiente certo? Qual é a linguagem certa? E essa pergunta que está carregada com ansiedade e confusão e, "Ó, e se eu estiver aprendendo a coisa errada?" e "será que eu não deveria aprender aquilo?" e eu primeiro eu só quero falar um comentário geral antes que comecemos a falar sobre linguagens de programação. Não há linguagem de programação perfeita. Não há ambiente de programação perfeito que fará tudo que você sempre quis fazer e que é perfeito e exato para o projeto que você está fazendo, e muitas vezes a resposta para essa pergunta é, sabe, a resposta para a pergunta "qual linguagem de programação devo utilizar?" é aquela com qual você, meio que, se sente confortável com ela e ela meio que parece boa e você está feliz de começar com ela. É a que você está usando agora. É melhor escrever código e fazer algo do que passar o dia inteiro se preocupando sobre achar aquela linguagem perfeita então de um sentido, uma resposta é, "Escolha algo e comece." Você pode aprender essa linguagem e tentar uma outra depois e uma outra depois não importa muito. Mas para nós temos que chegar numa decisão e de muitas maneiras eu estou escolhendo uma linguagem de programação e um ambiente que é um com qual eu estou confortável. É uma com qual eu trabalho. É uma que eu conheço há muitos anos. Não é perfeita. - e então é isso que você estará aprendendo. E espero que você encontre outras linguagens e ambientes na sua vida e isso te ajudará nesse sentido. Então vamos - mas primeiro - OK vamos pensar sobre o que são - o que é meio que o mapa das linguagens de programação que existem e quais são os prós e contras, vantagens e desvantagens de usar diferentes linguagens. Olá! OK! Então uma coisa que podemos ver (fornecerei um link para isso) é este pequeno gráfico chamado, "A História das Linguagens de Programação," eu acho que ele é disponibilizado pela O'Reilly, e podemos primeiro ver aqui atrás em 1954 a invenção do Fortran que você pode ver aqui, podemos meio que rolar assim podemos ver que há zilhões de linguagens e elas têm várias relações e todas têm nomes engraçados como Oberon AINSI C e Ada e todo tipo de coisa. Outra coisa que devo destacar sobre este belo gráfico pequeno é que ele termina em 2004, então muito já aconteceu nos últimos dez anos, nove ou dez anos há muitas outras linguagens, muitas inovações, se fossemos continuar este gráfico ele ficaria maior e mais louco, mas só de olhar para ele pode-se perceber ó, meu deus, é totalmente sobrecarregador olhe quantas linguagens existem. Poderiamos também ir para o Wikipedia e ver a página "Comparação de Linguagens de Programação" e você pode rolar e ver, veja todas estas linguagens. Há zilhões de linguagens. Então Eu acho que podemos fazer nossa pequena lista você porvavelmente já ouviu falar - este seria o momento onde eu diria, "Ei, todos assistindo, as 3 pessoas que estão vendo este vídeo, levantem sua mão e digam o nome de uma linguagem de programação de qual você já ouviu falar", e você poderia dizer, "Pascal!" (provavelmente nenhum de vocês já ouviu falar de Pascal) mas - Pascal - (Ó, rapaz essa caneta não funciona) Pascal. Pronto. Você poderia dizer C. Você poderia dizer Java. Você até poderia dizer algo como, "Ó, o que é isso, 'Linguagem Assembly' ou 'Linguagem de Máquina?" Vou escrever Linguagem Assembly aqui em baixo. E você poderia dizer, "Ó, e o ActionScript?" E você poderia até aprender algo - você já ouviu falarem algo sobre - você provavelmente não, mas a primeira linguagem - uma das primeiras linguagens de programação que eu aprendi foi "Lingo", que era a linguagem de programação do Director da Macromedia, que eu acho que ainda existe? De qualquer forma poderiamos começar a fazer essa lista, e eu meio que comecei a fazer isso, eu acho que eu provavelmente coloquei a Pascal no lugar errado mas o que fiz - uma das coisas que quero conversar sobre com esta lista de linguagens de programação e você poderá escolher - e eu vou dizer C++ / Objective-C é a idéia de baixo nível contra alto nível e isso é meio que baixo-nível alto nível. Isso é um conceito importante que surge quando falamos sobre linguagens de programação, certo? Então, essencialmente, vamos supor que você quer escrever um código no nível mais baixo possível, que você fosse uma pessoa completamente louca que queria simplesmente se torturar pela eternidade, você diria eu só vou escrever meu programa de computador como uma sequência de zeros e uns, certo? Por em última análise, então aqui está o meu - você sabe isso - execute este código - é incrível - é lindo. Aqui, este é meu programa, certo? (e acho que você não consegue ver porque eu escrevi para fora da tela) mas vamos supor que este é o teu programa - do que estou falando? OK, isto é o nível mais baixo - essencialmente tudo é executado no teu computador - todos dados - são armazenados - todas instruções são armazenadas como uma sequência de zeros e uns. Mas isso é irrealista. Como que você poderia realmente escrever software somente como uma série de 0s e 1s? Então geralmente há um processo onde você quer poder escrever o teu código de uma maneira de alto nível. O melhor, tipo - se eu vou criar um aplicativo de gráficos, que é o que vamos fazer um programa de alto nível poderá dizer - poderá ter escrito algo como isso desenhe um quadrado vermelho - desenhe um quadrado na tela que é, tipo, de tamanho médio e colorido de vermelho e desenhe um circulo que é realmente grande e azul. Isso é alto nível. É realmente como Inglês e o que acontece é que um compilador pega esse código de alto nível e traduz ele para a linguagem de máquina. Então a linguagem assembly é meio que, a linguagen de programação de mais baixo nível que as pessoas usam. Quando a C veio, a C era muitas vezes referida como um tipo de linguagem oxímoron, ela é uma linguagem de alto-nível baixo-nível, significando que ela é alto-nível pois você escreve o código que inicia e começa a ter um nível alto com contruções mais parecidas com o Inglês, mas ela ainda te permite acesso ao baixo-nível do computador - acesso direto à memória do computador - muitas coisas que você pode fazer ela faz ser muito, muito, muito - você pode executar muito muito rápido. Então de qualquer forma isso é só um conceito importante para você perceber que a maioria das linguagens que eu não escrevi aqui que eu acrescentarei aqui como - que você nunca ouviu falar - como Ruby, JavaScript, Python, e poderiamos continuar aqui, poderiamos escrever muitas outras todas estas são geralmente linguagens de programação de alto nível. Agora há um outro pequeno componente interessante que eu acho que vou mencionar que é a idéia de uma linguagem que é 'compilada' contra uma 'interpretada' - agora de várias maneiras eu quase quero parar e não falar sobre isso porque - nós realmente não - estes são detalhes que quando aprendemos pela primeira vez a programar nós deixamos isso de lado. Nós só queremos escrever o código e executar ele e fazer coisas acontecerem. mas é algo sobre qual podemos pensar quando ingressar nesse mundo maior de linguagens de programação. Então vamos supor que você está escrevendo um programa em C, certo? Você escreve as instruções baseadas em texto na tua linguagem de alto-nível. Esse programa é compilado até o tipo de programa de baixo nível que é um parecido com algo um nível abaixo da Linguagem Assembly, que é a linguagem de máquina, os zeros e uns. Então ele pode ser executado. Isso é ótimo; isso faz ele executar muito, muito, muito rápido mas ele é - - é diferente de algumas linguagens que temos agora que são interpretadas, JavaScript sendo uma dessas. Uma linguagem que na verdade é interpretada - enquanto o programa é executado - ela está lendo o teu código linha por linha e executando o programa. Isso permite coisas como programação em tempo real, certo? Se um programa está lendo o código enquanto ele é executado você poderia mudar o código enquanto ele é executado e o programa mudaria em tempo real algo que não pode acontecer em uma linguagem compilada porque você precisa escrever o teu código, compilar, e então executar ele. Então o motivo por qual eu menciono isso é que estamos usando - vamos usar o Processing (estou gravando? Sim?) Vamos usar o Processing que é, e nosso código será compilador antes de executado que é algo que veremos quando começarmos a escrever nossos programas. Outro tópico que quero levantar é essa idéia de programação 'lado-cliente' e 'lado-servidor'. Isso é uma questão importante porque sabe, você pode ter idéias de projetos na tua cabeça, coisas que você quer fazer e uma coisa pode ser, "eu tive essa idéia para essa coisa meio interativa, uma exibição sobre dinosauros para um museu de ciências." Nesse sentido você estará construíndo um aplicativo lado-cliente, um aplicativo desktop que será executado e talvez ele lê alguns pixels de uma camera para permitir que o usuário interaja com ou desenhe algumas pegadas de dinosauro na tela ou algo assim. Talvez você também tenha uma idéia para, "Oh, eu tenho esse website que eu quero fazer one o usuário coloca todas essas informações sobre - informação pessoal sobre eles - e o site fornece o horoscope deles." Então estes aplicativos são diferentes e precisam de um conjunto diferente de linguagens de programação para criar eles, e uma coisa que podemos ver aqui, quero dizer essa idéia de que toda vez que você vai para uma página na web - se isso é o meu navegador web - e você escreve, sabe, "Google.com" e você busca por algo você está enviando um pedido para um servidor na nuvem que - não é realmente uma nuvem - é basicamente um bunker subterraneo com alguns servidores, mas você poderia pensar como se fosse uma bela nuvem flutuando no ceu enquanto que um programa - um programa lado-servidor - "um programa lado-servidor" executa e devolve a informação devolta para você poder ver o resultado no navegador. Isso é diferente do que, talvez, uma animação no navegador que está rodando e você clica nela, e quando você clica nela ela faz uns fogos bonitos. Isso pode ser algo escrito em JavaScript que está sendo executado no lado cliente, essa animação que está rodando localmente no teu computador e lendo os clicks do teu mouse. A programação no lado servidor é essa coisa que acontece quando você tem um pedido e o programa executa e te envia dados devolta. Talvez isso é escrito em Python. Agora existem muitas linguagens diferentes. Em algumas linguagens você pode escrever, sabe, em JavaScript você pode escrever programas lado cliente, e em JavaScript você pode escrever programas lado servidor, algo chamado Node.js - não é específico a uma linguagem, mas conceitualmente há algo diferente acontecendo aqui. Você está escrevendo um programa que está sendo executado locamente no teu laptop? Sabe, aqui no meu há um programa rodando neste laptop. Ele está desenhando pixels na tela. Esse programa é lado cliente. Há programa rodando em algum outro lugar em um servidor que está me enviando informação devolta sobre como minha corrida foi excelente essa manhã ou tanto faz, do site RunKeeper ou qualquer outro mas (eu acho que acabei de fazer uma propaganda para o RunKeeper. eu gosto dele) Isso é um programa lado-servidor. Então isso é uma consideração importante quando você está aprendendo linguagens de programação e você está criando aplicativos com elas, e isso é algo com qual você quer ter familiaridade, ambos lado-cliente e lado-servidor. Essa serie de videos que estou fazendo, embora podemos usar eles como referência e mais tarde demonstrar alguns exemplos que involvem programação lado-servidor, é realmente focada em programas lado-cliente. Estaremos escrevendo aplicativos que abrem uma janela na tela do teu computador desenha pixels, desenha texto, desenha coisas naquela janela, e que você pode interagir com elas no teu laptop, então estaremos realmente aprendendo coisas lado-cliente, que eu acho que é uma coisa importante para se notar. E isso levanta algo, meio que, estamos mais ou menos terminando aqui , então se você quiser fazer algo para a web, há muitos recursos fantásticos por aí onde você pode aprender programação web. JavaScript é uma linguagem de programação formidável para se aprender e tem muitas aplicações Python é uma outra linguagem fantástica para aprender como novato, mas nós vamos usar algo chamado Processing, e eu vou escrever "Processing" bem aqui e eu vou desenhar uma seta estranha aqui que está apontando de volta para o Java. Então o que é o Processing? Processing (eu realmente deveria conseguir falar) Processing foi desenvolvido - foi criado - em 2001 por Casy Reas e Benjamin Fry enquanto eles eram estudantes no MIT Multimedia Lab comandado pelo John Maeda então o Processing realemente começou como, "Ei, nós precisamos de algo para fazer estes projetos que estamos fazendo. Vamos fazer algo. "Então o Processing é isso um ambiente bastante simples e bom." Você pode baixar ele. Ele é meio que tudo-em-um. Você pode abrir ele. Você pode digitar um pouco de código. Você pode executar ele. Ele funciona. Então vou chegar nisso em breve - mais sobre porque estamos usando o Processing, mas vamos só pensar - você provavelmente já ouviu falar do termo "Creative Coding." O termo "Creative Coding" começou como uma descrição para todo tipo de pessoa fazendo aplicativos criativos com código, tentando fazer arte, tentando fazer instalações, tentando executar idéias obscuras e loucas, impráticas, e você sabe hea muita discussão agora, "isso é um termo bom? Isso é um termo ruim?" Uma coisa que acho que ouvi do Jer Thorp foi que você pode pensar sobre isso como "escrita criativa" - o processo de escrever para - o processo de escrever código para aplicações criativas. Há também agora o termo "Computação Poética", que eu acho ser interessante. Mas de qualquer forma, há muitos ambientes e eu vou desenhar uma linha aqui - você talvez já tenho ouvido falar de algo chamado "Open Frameworks." Você talvez já tenha ouvido falar de algo chamado "Cinder." Estes são ambientes de código criativo. Estes são biblitecas - frameworks - para escrever código, e teu código, embora, seja realmente C++. C++, mesmo com a vantagem de ter acesso ao nível baixo da máquina é uma linguagem muito dura para novatos logo no início. Você precisa gerenciar a memória. Você precisa aprender sobre muitas coisas como essas coisas chamadas de "pointers." Há - você precisa - usar estes ambientes em conjunto com escrever em C++ você precisa usar , no Mac, algo chamado Xcode - o ambiente de desenvolvimento é muito maior e mais complexo, então - eu quero usar nessa serie de vídeos algo que é um pouco mais simples e que podemos começar um pouco mais rápido. Mas estes ambientes são incríveis com muitas qualidades similares ao Processing. A outra coisa que você talvez já ouviu falar que eu acho importante mencionar é also chamado max, "Max/MSP/Jitter" Vou colocar este aqui em algum lugar. Max/MSP/Jitter e também há algo chamado PD ou "Pure Data." Estes são conhecido como ambientes de programação de fluxo de dados, e a coisa interessante sobre ambientes de programação por fluxo de dados é que você realmente não está escrevendo código como texto. Você essencialmente desenha um fluxograma para como o teu programa deve rodar. Você coloca uma caixa na tela e você dá para aquela caixa alguns inputs e daí você conecta alguns dados para aqueles inputs e então a caixa pode ter um output que vai para uma outra caixa (e fica parecendo com um pequeno alien interessante) - Então isso é also realmente fantástico e para muitas pessoas - muitas pessoas acham este tipo de programação mais intuitiva e fácil de fazer. Ela certamente funciona maravilhosamente para aplicações com audio porque se você pensar sobre um app de audio - se você constroi um sistema de audio físico você tem um monte de mixers e instrumentos e cabos e coisas que têm input e output e tudo passa por algo e eventualmente chega em um alto falante que solta o som. Então essa idéia de escrever uma aplicação para audio com um ambiente de programação por fluxo de dados é a - e você certamente pode fazer aplicações de gráficos e muitas outras coisas. Eu te encorajo a ver o Max/MSP e PD. Então há um mundo enorme de coisas e você pode passar tua vida inteira aprendendo toda linguagem de programação. Você também poderia passar a vida toda se preocupando sobre "Ó meu Deus, qual devo usar?" Então eu vou dizer para você agora, "Pare de se preocupar." Se você sente que você não gosta como essa serie de vídeos está caminhando então vá para outro recurso online e aprenda uma outra linguagem de programação. Mas o que eu vou - O nós vamos usar é o Processing. E vou te mostrar brevemente, meio que, o núcleo motivo básico - um dos motivos principais porque o Processing irá funcionar bem aqui para aprendermos a programar. Então me deixe andar até aqui e vou mudar para este desktop - o Processing é simplesmente um aplicativo. Eu baixei ele. Ele já está aqui na máquina. De onde você baixa ele? Eu acho poderia muito bem te mostrar isso agora. Se você for até o site processing.org você pode clicar aqui para baixar o Processing. Eu acho que irei mencionar que o Processing é uma fundação sem fins lucrativos. Você pode fazer uma doação quando você baixa ele e essa doação pode ser decontada de impostos mas ele fica disponibilizado de graça. Você não precisa doar e eu eu imagino que quando você testa ele pela primeira vez você vai querer ver se você gosta dele primeiro. Mas outra coisa que devo mencionar aqui é que todos estes ambientes de código criativo, Open Frameworks, Cinder, Processing, estes ambientes vivem dentro de um panorama de "Open Source." Então o que isso significa dele ser "Open Source?" Siganifica que você não somente pode pegar - você pega esse software de maneira que o fornecimento é grátis (apesar que Open Source não precisa ser de graça) o código fonte - em qual essas coisas são escritas, certo? - isso são bibliotecas que são aplicativos - você pode ir ler o código fonte e contribuir para eles, é tudo completamente aberto para você e todas esssas coisas ficam disponíveis em algo chamado GitHub que é um website, essencialmente, feito para compartilhar projetos open source. Mas estou divagando. É aqui que você pode pegar o Processing e baixar ele. Depois que você tem ele na tua máquina. Você pode executar a aplicação e você pode ver aqui quando você roda ele você terá essa janela assim e se eu aumentar o zoom até o fim, aqui você pode ver este pequeno botão chamado "Run." E se eu for realmente rodar - apertar o "Run" logo aqui nós temos essa pequena janela e veja! Aqui está ela! Nosso primeiro programa de computador que jamais escrevemos. Lá está ele rodando. Ele abriu essa janela, e veja o código! É incrível! É como "O novo código do Imperador" o sejá lá o que for. Não há nada lá. Obviamente nos vídeos futuros iremos ver os próximos passos - estamos ainda nesta fase meio que introdutória - mas você pode pular para frente - é, "O que escrevemos ali? O que escrevemos ali, e o que acontece?" e - mas - é - mas eu vou escrever só uma linha de código só para demonstrar isso - e é isso aqui - uma das coisas boas do Processing é que podemos simplesmente escrever nosso código de maneira bastante simples nessa interface, podemos executá-lo, e temos nossa janela e tudo meio que funciona. Realmente podemos sair correndo com isso rapidamente. OK, então há muito mais para se dizer sobre o Processing and porque estamos usando ele. Eu acho que - mas eu acho que este vídeo já se estendeu por muito tempo. Eu meio que divaguei por muitas coisas - então vamos - Vamos ver um pouco mais sobre o Processing, a referência, como é que você realmente está aprendendo Java enquanto escreve no Processing - acho que iremos ver isso enquanto aprendemos em alguns dos futuros vídeos. Ok, a próxima coisa que vou abordar é mostrar uma gama de projetos e coisas que são feitas com o Processing e Mídia Computacional e que poderá te ajudar a pensar sobre os tipos de projetos que você poderá fazer enquanto acompanha estes vídeos.

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Ubá:

Lorraine Patel, Franklin: Technical Career Institute College of Technology. São José dos Pinhais: Vaughn College of Aeronautics and Technology, East Elmhurst, Queens; 2015.

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Debbie Spencer, 29th Street, West zip 10001. Santa Bárbara d'Oeste: School of Music; 2020.

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