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LIM College (Laboratory Institute of Merchandising), Midtown Manhattan - LEGENDAS: Equipe NEAD/UAB Vídeos Neste primeiro módulo da Disciplina de Teorias da Administração Pública, nós iremos abordar temas extremamente relevantes, principalmente do ponto de vista de conceitualização e contextualização do nosso o assunto. Dessa forma, eu gostaria de relembrar os conceitos de Estado que são abordados e que dizem respeito à organização burocrática, através da qual um grupo ele tem o poder de particular de criar leis e de organizar e de tributar os habitantes de uma determinada região. Esse conceito, ele é fundamental para que nós possamos começar a desenhar o que é a administração pública. Devemos também lembrar que a Administração, ela pode ser trabalhada sobre 3 viés diferentes. O primeiro deles, é quando olhamos a Administração apenas do ponto de vista técnico. Ou, seja, como se fosse uma receita que pode ser aplicada a qualquer organização. Quando pensamos na administração como uma técnica, nós estamos, automaticamente, dizendo que tudo aquilo que é bom e que foi aplicado e que pode ser aplicado na nossa empresa, pode também ser aplicado em outras organizações de forma indistinta e independente do tamanho dela. E também independente daquilo que ela produz. O seguro viés que a Administração assume é do ponto de vista político. É onde nós vemos a organização através dos seus contatos pessoais, das pessoas que fazem parte da Organização e também dos conflitos que podem ser geridos e podem ser trabalhados a fim de minimizar ou, ao mesmo tempo, através desse conflitos, melhorar algumas situações organizacionais. E o terceiro ponto de vista que trabalhar é a perspectiva crítica.Quando eu falo em perspectiva crítica, eu estou automaticamente buscando os conceitos aplicados por Max Weber Onde nós trabalhamos a questão do Capital. Onde nós vimos a questão de como as pessoas são vistas dentro da organização e como a riqueza é gerada. É importante lembrarmos que nós não podemos enxergar a administração apenas sobre uma perspectiva. Não adianta eu ter uma boa técnica, ou eu gerenciar bem os conflitos se isso não nos dá resultados. A melhor forma de administrar é aquela em que eu consigo ao mesmo tempo aliar a técnica, trabalhar com as pessoas e fazer com que elas deem resultados excepcionais. Gostaria de fazer uma pequena lembrança. Para muitas pessoas, a melhor seleção Brasileira de Futebol foi a de 1982. Onde é um futebol inesquecível, com craques, com pessoas fantásticas. Porém, eu pergunto a vocês. Qual foi o resultado que ela deu? Discute-se que, muitas vezes, por exemplo, a seleção de 94, talvez, não tenha sido a melhor seleção do mundo ou a melhor seleção brasileira. No entanto, ela deu resultado. E isso faz com que o nome dela esteja para sempre na memória dos brasileiros. A organização e a Administração devem trabalhar exatamente dessa forma. Nós devemos, ainda, lembrar alguns conceitos de administração pública. Que ela deve ser usada para gerar serviços que venham a atender as necessidades das pessoas. E encontramos aí 3 entes distintos O primeiro deles é a forma unitária do estado. Ou seja, isso é gerenciado pelo poder executivo, pelo poder judiciário e pelo poder legislativo federal. Criando leis que vão abranger o país como um todo, ou o estado como um todo. Temos, ainda, o Estado Federativo, onde Estados e municípios também têm condição de gerir e de gestionar as suas necessidades, sempre calcados e encontrando guarida do que foi previamente definido pela lei. E, por fim, não podemos esquecer do serviço público, que é aquele serviço que vai ser prestado à comunidade como um todo através, muitas vezes, das altarquias que foram criadas pelo governo. Tudo isso tem um foco interessante baseado numa coisa chamada política de estado, que é aquela política que tem uma interação entre o poder executivo e 'executivo'... perdão. Entre o executivo e o legislativo através das leis. E que determinam tudo aquilo que tem que ser feito de forma equânime a todos os órgãos do governo. Um exemplo simples, existe uma lei federal que diz que toda criança com mais de 6 anos tem que estar na escola. Isso é obrigatório. Isso é uma política de estado. Temos ainda as políticas de governo, que são aquelas criadas e geridas por uma política de cada governo ou de cada governante. Então são aquelas leis específicas ou aquelas políticas e planos de ação traçados, muitas vezes, nos seus planos de governo. Encontramos a questão da governabilidade, que é muito aceita e muito se discute sobre como aliar as forças pra se fazer com que aquilo que se foi previsto, ou aquelas políticas de governo sejam executadas. Temos aí 3 dimensões da governabilidade. A primeira delas faz referência à capacidade do governo identificar esses problemas críticos. A segunda, diz respeito à capacidade do governo articular para que todas as forças ou todos os entes hajam de uma mesma forma em direção a um mesmo caminho. E o último é a capacidade de liderança do governo. Justamente para fazer com o que aquilo aconteça E o último ítem desse tópico ou dessa semana... o que nós não podemos esquecer é a questão da governança. Compreendendo um pouquinho melhor... E a teoria, vocês vão ter acesso e já estão tendo acesso. Só para esclarecer qual é a diferença entre governabilidade e governança. Nós falamos aí, e o Bresser Pereira de uma maneira muito contumaz, ele adverte que é o seguinte: governabilidade é a capacidade política de governar derivada das relações de legitimidade do estado. Enquanto que a governança e a capacidade financeira e administrativa em sentido amplo de o governo implementar as suas políticas. Vale muito a pena revisaremos de nos lembrarmos desses conceitos durante toda a nossa jornada..

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